O papel de cada um no apoio pedagógico
Conheça as ações das Secretarias de Educação, da direção, da coordenação pedagógica e do professor para a implantação de grupos de apoio
Secretaria da Educação
- Realizar um levantamento da situação real da rede sobre os índices de aprendizagem dos alunos
- Definir critérios para a formação dos grupos de apoio
- Estabelecer parâmetros para a seleção de professores
- Definir as questões operacionais junto aos diretores
- Analisar os aspectos financeiros para implantação dos grupos de apoio
- Acompanhar periodicamente o desempenho dos alunos
- Buscar a legislação que subsidia as tomadas de decisão, por exemplo: pagamento dos professores de apoio, remanejamento de alunos, transporte, seleção de professores, reclassificação alunos
Diretor
- Analisar os índices de aprendizagem dos alunos de sua escola em parceria com o supervisor/coordenador
- Analisar, junto com o supervisor/coordenador, as variantes sobre o processo de ensino
- Formar classes de acordo com o critério pré-estabelecido pela rede
- Garantir as condições físicas da escola para atendimento destes alunos (gestão do espaço)
- Definir horários para as aulas de apoio (gestão do tempo)
- Manter a comunicação com os pais (gestão das relações interpessoais)
- Indicar professores (gestão dos recursos humanos)
- Garantir os materiais necessários para as aulas (gestão material)
- Compreender o processo de ensino e de aprendizagem para respeitar e assegurar o apoio pedagógico na escola (gestão pedagógica)
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio (gestão administrativa)
- Acompanhar a aprendizagem dos alunos (gestão administrativa)
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o supervisor do processo da implantação do grupo de apoio na escola (gestão administrativa)
- Assegurar que o professor de apoio cumpra com as suas atividades de apoio regularmente (gestão administrativa)
Formador ou supervisor
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para a formação de grupo de apoio
- Definir critérios de avaliação para a indicação de alunos para o grupo de apoio
- Acompanhar as aprendizagens dos alunos
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o diretor do processo da implantação do grupo de apoio na escola
- Analisar as variantes sobre o processo de ensino
- Participar da indicação de professores
- Ter conhecimentos didáticos para fazer a formação dos professores
- Acompanhar e orientar o planejamento dos professores
- Articular o trabalho do professor regente e o do professor de apoio
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio
- Acompanhar, registrar e avaliar o desenvolvimento do aluno e compartilhar os apontamentos com os professores
Professor
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para enviar alunos para o apoio
- Ter conhecimentos didáticos para planejar as atividades
- Dominar conhecimentos pedagógicos para saber acompanhar as aprendizagens dos alunos
- Preencher instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos
- Realizar um levantamento da situação real da rede sobre os índices de aprendizagem dos alunos
- Definir critérios para a formação dos grupos de apoio
- Estabelecer parâmetros para a seleção de professores
- Definir as questões operacionais junto aos diretores
- Analisar os aspectos financeiros para implantação dos grupos de apoio
- Acompanhar periodicamente o desempenho dos alunos
- Buscar a legislação que subsidia as tomadas de decisão, por exemplo: pagamento dos professores de apoio, remanejamento de alunos, transporte, seleção de professores, reclassificação alunos
Diretor
- Analisar os índices de aprendizagem dos alunos de sua escola em parceria com o supervisor/coordenador
- Analisar, junto com o supervisor/coordenador, as variantes sobre o processo de ensino
- Formar classes de acordo com o critério pré-estabelecido pela rede
- Garantir as condições físicas da escola para atendimento destes alunos (gestão do espaço)
- Definir horários para as aulas de apoio (gestão do tempo)
- Manter a comunicação com os pais (gestão das relações interpessoais)
- Indicar professores (gestão dos recursos humanos)
- Garantir os materiais necessários para as aulas (gestão material)
- Compreender o processo de ensino e de aprendizagem para respeitar e assegurar o apoio pedagógico na escola (gestão pedagógica)
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio (gestão administrativa)
- Acompanhar a aprendizagem dos alunos (gestão administrativa)
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o supervisor do processo da implantação do grupo de apoio na escola (gestão administrativa)
- Assegurar que o professor de apoio cumpra com as suas atividades de apoio regularmente (gestão administrativa)
Formador ou supervisor
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para a formação de grupo de apoio
- Definir critérios de avaliação para a indicação de alunos para o grupo de apoio
- Acompanhar as aprendizagens dos alunos
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o diretor do processo da implantação do grupo de apoio na escola
- Analisar as variantes sobre o processo de ensino
- Participar da indicação de professores
- Ter conhecimentos didáticos para fazer a formação dos professores
- Acompanhar e orientar o planejamento dos professores
- Articular o trabalho do professor regente e o do professor de apoio
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio
- Acompanhar, registrar e avaliar o desenvolvimento do aluno e compartilhar os apontamentos com os professores
Professor
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para enviar alunos para o apoio
- Ter conhecimentos didáticos para planejar as atividades
- Dominar conhecimentos pedagógicos para saber acompanhar as aprendizagens dos alunos
- Preencher instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/672/o-papel-de-cada-um-no-apoio-pedagogico
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