sábado, 15 de abril de 2017

PAPEL DE CADA UM NO APOIO PEDAGÓGICO

O papel de cada um no apoio pedagógico

Conheça as ações das Secretarias de Educação, da direção, da coordenação pedagógica e do professor para a implantação de grupos de apoio

Secretaria da Educação 
- Realizar um levantamento da situação real da rede sobre os índices de aprendizagem dos alunos 
- Definir critérios para a formação dos grupos de apoio 
- Estabelecer parâmetros para a seleção de professores 
- Definir as questões operacionais junto aos diretores 
- Analisar os aspectos financeiros para implantação dos grupos de apoio 
- Acompanhar periodicamente o desempenho dos alunos 
- Buscar a legislação que subsidia as tomadas de decisão, por exemplo: pagamento dos professores de apoio, remanejamento de alunos, transporte, seleção de professores, reclassificação alunos 

Diretor 
- Analisar os índices de aprendizagem dos alunos de sua escola em parceria com o supervisor/coordenador 
- Analisar, junto com o supervisor/coordenador, as variantes sobre o processo de ensino 
- Formar classes de acordo com o critério pré-estabelecido pela rede 
- Garantir as condições físicas da escola para atendimento destes alunos (gestão do espaço) 
- Definir horários para as aulas de apoio (gestão do tempo) 
- Manter a comunicação com os pais (gestão das relações interpessoais) 
- Indicar professores (gestão dos recursos humanos) 
- Garantir os materiais necessários para as aulas (gestão material) 
- Compreender o processo de ensino e de aprendizagem para respeitar e assegurar o apoio pedagógico na escola (gestão pedagógica) 
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio (gestão administrativa) 
- Acompanhar a aprendizagem dos alunos (gestão administrativa) 
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o supervisor do processo da implantação do grupo de apoio na escola (gestão administrativa) 
- Assegurar que o professor de apoio cumpra com as suas atividades de apoio regularmente (gestão administrativa) 

Formador ou supervisor 
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para a formação de grupo de apoio 
- Definir critérios de avaliação para a indicação de alunos para o grupo de apoio 
- Acompanhar as aprendizagens dos alunos 
- Fazer avaliação permanente e compartilhada com o diretor do processo da implantação do grupo de apoio na escola 
- Analisar as variantes sobre o processo de ensino 
- Participar da indicação de professores 
- Ter conhecimentos didáticos para fazer a formação dos professores 
- Acompanhar e orientar o planejamento dos professores 
- Articular o trabalho do professor regente e o do professor de apoio 
- Acompanhar a frequência de professores e de alunos no grupo de apoio 
- Acompanhar, registrar e avaliar o desenvolvimento do aluno e compartilhar os apontamentos com os professores 

Professor 
- Conhecer os critérios pré-estabelecidos para enviar alunos para o apoio 
- Ter conhecimentos didáticos para planejar as atividades 
- Dominar conhecimentos pedagógicos para saber acompanhar as aprendizagens dos alunos 
- Preencher instrumentos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens dos alunos


https://gestaoescolar.org.br/conteudo/672/o-papel-de-cada-um-no-apoio-pedagogico

Nenhum comentário: