segunda-feira, 12 de março de 2018

jornada extraclasse

Secretaria orienta escolas sobre cumprimento da jornada extraclasse do professor

Ofício elaborado com sugestões de entidades de classe foi distribuído a todas escolas da rede estadual
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) distribuiu para todas as escolas da rede estadual e Superintendências Regionais de Ensino (SREs), na tarde desta quinta-feira (06-06), o ( segue o link)
oficio circular   link ofício
com orientações para o cumprimento de 1/3 da carga horária do professor destinada às atividades extraclasse. Essa demanda surgiu a partir de sugestões dos servidores da Educação e de discussões com entidades de classe representativas da categoria. No dia 27 de maio, em reunião na Secretaria de Educação, representantes das entidades apresentaram sugestões a serem acrescentadas no ofício e muitas delas foram incorporadas.
O documento detalha diversos pontos sobre a jornada de 1/3 para atividades extraclasse, tais como o planejamento, cumprimento e distribuição das horas destinadas a tais atividades, o papel do diretor na coordenação e desenvolvimento, cursos para fins de capacitação, além de uma lista de sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas nas atividades extraclasse.
Entre as orientações incorporadas por sugestões das entidades de classe está, por exemplo, desvinculação do cumprimento de hora-atividade à presença do inspetor escolar. Demanda apontada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), a questão foi abordada no ofício. De acordo com o documento, o cumprimento das atividades extraclasse só “deve estar vinculado aos horários de permanência inspetores e de outros profissionais externos à escola quando houver atividades concomitantes e previamente agendadas”.
Outro ponto incorporado a partir de sugestões das entidades de classe foi a utilização das chamadas “janelas” — horários vagos na grade do professor — e das trocas de turno para cumprimento das atividades extraclasse. Também está explícita no ofício a orientação de que “não é necessário que a realização das Atividades Extraclasse seja condicionada a períodos fixos diários”, podendo ser distribuídos ao longo da semana, desde que atendam ao projeto-pedagógico da escola e ao cumprimento do total da carga horária devida e programada pela direção da escola.
Além disso, o papel do diretor da escola na coordenação, programação e desenvolvimento das atividades extraclasse também ficou bem delimitado no documento. A importância do diretor no cumprimento da legislação que regulamenta a jornada de 1/3 foi ressaltado pelos representantes da Associação dos Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg) nas reuniões realizadas com representantes do Governo de Minas e as demais entidades de classe. O ofício determina, por exemplo, que os horários de reuniões serão programadas pela direção da escola, em conjunto com os especialistas em Educação Básica.

Planejamento anual 5 ano de Artes

Planejamento anual 5 ano de Artes




OBJETIVO

  • Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.

OBJETIVO COMPORTAMENTAL

  • Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
  • Música
  • Dança
  • Teatro
  • Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
  • Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
  • Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.

DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

METODOLOGIAS
Os conteúdos serão ministrados da forma mais flexível e diversificada possível, procurando-se atender às necessidades essenciais ao desenvolvimento das crianças enquanto seres em formação, despertando-lhes interesse.

Tendo em vista a flexibilidade que um planejamento deve ter, pode-se colocar que serão listadas apenas algumas estratégias, como:

  • Textos mimeografados, digitados, xerocados e no quadro de giz.
  • Recortes de jornais e revistas;
  • Debates;
  • Brincadeiras;
  • Cartazes;
  • Gráficos e tabelas;
  • CDs áudio;
  • Aparelho de som;
  • Vídeo;
  • Músicas;
  • Letras de músicas;
  • Mapas;
  • Jogos variados;
  • Leituras diversificadas;
  • Lápis de cor;
  • Materiais de texturas diferentes para colagens;
  • Rótulo de produtos;
  • Gibis;
  • Desenhos;
  • Cartolina;
  • Textos informativos: jornais, revistas, livros e outros;
  • Textos literários: poesias, histórias, contos.

Avaliação:

A avaliação de todas as disciplinas será conforme estabelecido na Proposta Pedagógica e regimento Escolar, permitindo identificar os avanços e as dificuldades que surgem durante as etapas do processo de construção do saber, possibilitando ao professor o redimensionamento de sua intervenção no processo pedagógico. A avaliação estará presente em todas as etapas do processo, assumindo um caráter abrangente e contínuo.

Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei  Teixeira Januário – 1º , 2º e  3 º  Período EJA - 2009

1 - Apresentação

                Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
                O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação. 
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 - Objetivos Específicos
  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  •   Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  •   Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  •   Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.
 LEITURA E ESCRITA 
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de idéias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica, dança e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Tonicidade;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou
  • Palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  •  Achar palavras dentro de outra;
  •  Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  •   Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  •   O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
  • Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
  • Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
  5 – Objetivos Específicos
  • Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Ler e registrar quantias.
  • Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
  • Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
  • Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
  • Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
  • Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
  • Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
  • Promover cálculo mental e estimativo.
  • Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
  • Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
  • Estabelecer relações entre as operações.
  • Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
  • Trabalhar conjuntos.
  • Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

METODOLOGIA
  • Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
  • Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
  • Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
  • Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
  • Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
  • Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
  • Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
  • Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
  • Utilizar o livro didático com suas atividades.
  • Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
  • Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
  • por extenso.
  • Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais
  • Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
  • Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
  • Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
  • Conhecer a formação do povo brasileiro;
  • Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 7 – Objetivos Específicos
  
  • Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
  • Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
  • Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
  • Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
  • Compreender as leis que regem o país;
  • Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
  •  Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
  • Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
  • Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
  • Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

METODOLOGIA
  • Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
  • Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
  • Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
  •  Uso da biblioteca para pesquisa;
  •  Uso do quadro e caderno;
  •  Trabalhar com  palestras e debates.
  • CIÊNCIAS
     8 - Objetivos Gerais
    • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
    • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

     9 – Objetivos Específicos
    • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
    • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
    • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
    • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
    • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
    • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
    • Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
    • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
    • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
    • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
    • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

    METODOLOGIA
    • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
    • Trabalhos com experimentos e pesquisa..
    • Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.

    ARTES
    10 – Objetivo  Geral
    • Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

    11 – Objetivos Específicos
    • Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
    • Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
    • Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.

    METODOLOGIA
    • Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
    • Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
    • Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.

    AVALIAÇÃO
           “Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
     ( PCN –p.94)
               A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
              A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
             Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.

Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei  Teixeira Januário – 1º , 2º e  3 º  Período EJA - 2009

1 - Apresentação

                Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências,  temores,  saber suas  opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
                O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação. 
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
  • Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
  • Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.

3 - Objetivos Específicos
  • Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
  • Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
  • Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
  • Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
  •   Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
  •   Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
  •   Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de  leitura.
 LEITURA E ESCRITA 
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Emprego adequado de letras;
  • Montagem de palavras, sentenças e textos;
  • Identificação de idéias básica do texto;
  • Sílabas, fonemas e grafemos;
  • Produção de textos;
  • Interpretação de texto;
  • Comparação e diferenciação de escritas diversas;
  • Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
  • Identificar poesia, propaganda e textos;
  • Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
  • Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
  • Relato de filmes, reportagens e causos;
  • Mímica, dança e atividades lúdica;
  • Localização e identificação de rimas;
  • Leitura e análise de texto informativo e poético;
  • Verbalização de opiniões e comentários.
 GRAMÁTICA
  • Ortografia;
  • Partição Silábica;
  • Tonicidade;
  • Ordem alfabética;
  • Alfabeto móvel;
  • Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas  ou
  • Palavras etc;
  • Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
  • Quadras e poesias;
  • Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
 METODOLOGIA
  • Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
  • O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
  • Leitura de diversos tipos de textos;
  • A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
  • Textos informativos, expositivos e prescritivos.
  • Ortografia;
  •  Achar palavras dentro de outra;
  •  Ilustrar poemas e dramatiza – los;
  •   Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
  •   O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
  • Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
  • Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
  • Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
  • Distinção entre vogal e consoante.
  • Identificação de versos e estrofes;
  • Localização e identificação de rima;
  • Atividades que envolvam classes de palavras.
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
  • Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
  • Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
  5 – Objetivos Específicos
  • Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Ler e registrar quantias.
  • Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
  • Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
  • Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
  • Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
  • Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
  • Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
  • Promover cálculo mental e estimativo.
  • Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
  • Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
  • Estabelecer relações entre as operações.
  • Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
  • Trabalhar conjuntos.
  • Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

METODOLOGIA
  • Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
  • Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
  • Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
  • Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
  • Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
  • Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
  • Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
  • Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
  • Utilizar o livro didático com suas atividades.
  • Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
  • Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
  • por extenso.
  • Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais
  • Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
  • Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
  • Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
  • Conhecer a formação do povo brasileiro;
  • Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 7 – Objetivos Específicos
  
  • Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
  • Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
  • Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
  • Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
  • Compreender as leis que regem o país;
  • Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
  •  Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
  • Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
  • Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
  • Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.

METODOLOGIA
  • Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
  • Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
  • Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
  •  Uso da biblioteca para pesquisa;
  •  Uso do quadro e caderno;
  •  Trabalhar com  palestras e debates.
  • CIÊNCIAS
     8 - Objetivos Gerais
    • Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
    • Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.

     9 – Objetivos Específicos
    • Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
    • Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
    • Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
    • Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
    • Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
    • Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
    • Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
    • Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
    • Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
    • Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
    • Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.

    METODOLOGIA
    • Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
    • Trabalhos com experimentos e pesquisa..
    • Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.

    ARTES
    10 – Objetivo  Geral
    • Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.

    11 – Objetivos Específicos
    • Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
    • Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
    • Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.

    METODOLOGIA
    • Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
    • Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
    • Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.

    AVALIAÇÃO
           “Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
     ( PCN –p.94)
               A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
              A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
             Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.