SIMULADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – CONCURSO SEE\MG
Simulado
Lei de Diretrizes e Bases da Educação atualizada
Simulado LDB atualizada
1. Conforme a Lei de
Diretrizes e Base da Educação Nacional, Art. 26-A. Nos estabelecimentos de
ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório
o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
Assinale a alternativa CORRETA que completa o § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam:
a) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática e consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
b) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
c) a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
d) Nenhuma das alternativas.
Assinale a alternativa CORRETA que completa o § 1º O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam:
a) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática e consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
b) o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
c) a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
d) Nenhuma das alternativas.
2. Sobre a educação de
jovens e adultos marque a alternativa CORRETA.
a) A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na educação básica e no ensino superior.
b) O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
c) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, possibilitando a aprendizagem, não habilitando, porém ao prosseguimento de estudos.
d) A idade mínima necessária para a realização de exames supletivos é de mais de dezesseis anos para o nível de conclusão do ensino fundamental e de mais de dezoito anos para o nível de conclusão do ensino médio.
e) Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante a apresentação de documentos comprobatórios do trabalho.
a) A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na educação básica e no ensino superior.
b) O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
c) Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, possibilitando a aprendizagem, não habilitando, porém ao prosseguimento de estudos.
d) A idade mínima necessária para a realização de exames supletivos é de mais de dezesseis anos para o nível de conclusão do ensino fundamental e de mais de dezoito anos para o nível de conclusão do ensino médio.
e) Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante a apresentação de documentos comprobatórios do trabalho.
3. Na organização da
educação nacional, segundo a Lei Nº 9.394/96 – que estabelece as diretrizes e
bases da educação nacional, são consideradas incumbências da União, EXCETO:
a) Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
b) Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração exclusiva com os estados.
c) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
d) Estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
a) Baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação.
b) Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração exclusiva com os estados.
c) Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
d) Estabelecer, em colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, diretrizes e procedimentos para identificação, cadastramento e atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
4. Segundo o § 1º do Art. 54, da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, as universidades públicas poderão
a) ofertar, em suas dependências, todos os níveis de ensino, desde que aprovados no estatuto da instituição.
b) liberar os professores da atividade docente para que exerçam exclusivamente atividades de pesquisa, desde que respeitada a regra do desconto salarial.
c) assegurar, anualmente, a partir das receitas próprias geradas pela prestação de serviços, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento de suas atividades.
d) propor o seu quadro de pessoal docente, técnico e administrativo, assim como um plano de cargos e salários, atendidas as normas gerais pertinentes e os recursos disponíveis.
e) realizar modificações estatutárias, desde que respeitado o princípio democrático e assegurando que docentes ocupem trinta por cento das vagas do colegiado deliberativo.
Você errou!
a) ofertar, em suas dependências, todos os níveis de ensino, desde que aprovados no estatuto da instituição.
b) liberar os professores da atividade docente para que exerçam exclusivamente atividades de pesquisa, desde que respeitada a regra do desconto salarial.
c) assegurar, anualmente, a partir das receitas próprias geradas pela prestação de serviços, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento de suas atividades.
d) propor o seu quadro de pessoal docente, técnico e administrativo, assim como um plano de cargos e salários, atendidas as normas gerais pertinentes e os recursos disponíveis.
e) realizar modificações estatutárias, desde que respeitado o princípio democrático e assegurando que docentes ocupem trinta por cento das vagas do colegiado deliberativo.
Você errou!
5.Conforme a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, o acesso à educação básica
obrigatória é direito:
a) público objetivo.
b) privado.
c) institucional.
d) público subjetivo.
e) universal.
a) público objetivo.
b) privado.
c) institucional.
d) público subjetivo.
e) universal.
6.Para a valorização dos
profissionais da educação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN – Lei nº 9.394/1996) assinala uma série de requisitos. Esses requisitos
referem-se
a) à consideração prioritária para a experiência profissional em qualquer nível ou modalidade de ensino e piso salarial diferenciado, baseado, excepcionalmente, na experiência técnica.
b) às condições adequadas de trabalho e ao estabelecimento de cotas para docentes provenientes de segmentos sociais integrantes de minorias étnicas.
c) à excepcionalidade para contratação temporária por meio de indicação e seleção diferenciada fundamentada na meritocracia.
d) ao ingresso exclusivo por concurso público, aperfeiçoamento contínuo, condições de trabalho, piso salarial, progressão funcional baseada na titulação e na avaliação do desempenho.
a) à consideração prioritária para a experiência profissional em qualquer nível ou modalidade de ensino e piso salarial diferenciado, baseado, excepcionalmente, na experiência técnica.
b) às condições adequadas de trabalho e ao estabelecimento de cotas para docentes provenientes de segmentos sociais integrantes de minorias étnicas.
c) à excepcionalidade para contratação temporária por meio de indicação e seleção diferenciada fundamentada na meritocracia.
d) ao ingresso exclusivo por concurso público, aperfeiçoamento contínuo, condições de trabalho, piso salarial, progressão funcional baseada na titulação e na avaliação do desempenho.
7. A Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei nº 9.394/1996) define que a estrutura da
educação escolar brasileira compõe-se de níveis e modalidades de ensino. A
composição correta dos níveis escolares é:
a) Educação fundamental, educação tecnológica, educação de jovens e adultos e educação básica.
b) Educação básica e educação superior.
c) Educação infantil, ensino médio, educação profissional e educação básica.
d) Ensino fundamental, educação profissional, educação superior e educação do campo.
a) Educação fundamental, educação tecnológica, educação de jovens e adultos e educação básica.
b) Educação básica e educação superior.
c) Educação infantil, ensino médio, educação profissional e educação básica.
d) Ensino fundamental, educação profissional, educação superior e educação do campo.
8. A Medida Provisória nº
746, de 22 de setembro de 2016, que altera alguns artigos e parágrafos da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, criou uma grande polêmica entre os
profissionais da Educação.
A mudança proposta que apresentou mais controvérsias foi quanto à:
a) flexibilidade do calendário escolar que deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino.
b) obrigatoriedade da exibição de filmes de produção nacional por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais, integrada à proposta pedagógica da escola.
c) inclusão do Ensino Religioso, de matrícula facultativa, nas escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
d) restrição do ensino da Arte e da Educação Física à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, tornando-as facultativas no Ensino Médio.
e) possibilidade não só de reprovação, mas também de avanço dos alunos nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.
A mudança proposta que apresentou mais controvérsias foi quanto à:
a) flexibilidade do calendário escolar que deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas, a critério do respectivo sistema de ensino.
b) obrigatoriedade da exibição de filmes de produção nacional por, no mínimo, 2 (duas) horas mensais, integrada à proposta pedagógica da escola.
c) inclusão do Ensino Religioso, de matrícula facultativa, nas escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.
d) restrição do ensino da Arte e da Educação Física à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, tornando-as facultativas no Ensino Médio.
e) possibilidade não só de reprovação, mas também de avanço dos alunos nos cursos e nas séries, mediante verificação do aprendizado.
9. No que concerne aos
níveis e modalidades de educação e ensino, previstos na Lei nº 9394/96, pode-se
afirmar que:
a) A educação básica é formada pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
b) A educação escolar compõe-se de educação básica, média e superior.
c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.
d) A educação básica tem a finalidade de desenvolver o educando para o exercício da cidadania, sendo a educação média e média técnica meios para progressão no trabalho e em estudos posteriores.
e) O calendário escolar do ensino básico deve ser obedecido em todo o território nacional, com a previsão de dois ciclos de férias escolares, em julho e em janeiro.
a) A educação básica é formada pela educação infantil e pelo ensino fundamental.
b) A educação escolar compõe-se de educação básica, média e superior.
c) A escola poderá reclassificar os alunos tendo como base as normas curriculares gerais.
d) A educação básica tem a finalidade de desenvolver o educando para o exercício da cidadania, sendo a educação média e média técnica meios para progressão no trabalho e em estudos posteriores.
e) O calendário escolar do ensino básico deve ser obedecido em todo o território nacional, com a previsão de dois ciclos de férias escolares, em julho e em janeiro.
10. Acerca das diretrizes
previstas no Plano Nacional de Educação está incorreto:
a) Erradicação do analfabetismo.
b) Universalização do atendimento escolar.
c) Melhoria da qualidade da educação.
d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos conhecimentos de linguagens e matemática.
e) Valorização dos(as) profissionais da educação.
a) Erradicação do analfabetismo.
b) Universalização do atendimento escolar.
c) Melhoria da qualidade da educação.
d) Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos conhecimentos de linguagens e matemática.
e) Valorização dos(as) profissionais da educação.
GABARITO
1.C
2.B
3.B
4.D
5.D
6.D
7.B
8.D
9.C
10.D
1.C
2.B
3.B
4.D
5.D
6.D
7.B
8.D
9.C
10.D
1. (VUNESP/2013) Uma das
atribuições do Diretor Escolar, previstas no edital do presente Concurso
Público, é “Gerenciar a Unidade Escolar em acordo com os princípios e
diretrizes para a Educação, [...].” Dentre as diversas diretrizes, pode-se
citar a Lei Federal n.º 9.394, de 20.12.96, que estabelece como incumbências
dos estabelecimentos de ensino:
I. coletar, analisar e disseminar
informações sobre a educação;
II. elaborar e executar sua
proposta pedagógica;
III. administrar
seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
IV. assegurar o cumprimento dos
dias letivos e horas-aula estabelecidas.
São verdadeiras apenas as informações contidas em
(A) I e II.
(B) I, II e III.
(C) II e III.
(D) II, III e IV.
(E) III e IV.
2. (VUNESP/2013) Ainda,
segundo a LDB, Lei n.º 9.394/96, a educação básica tem por finalidades
desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania, fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em
estudos posteriores,
(A) devendo organizar-se
exclusivamente em séries anuais com base na idade.
(B) podendo organizar-se por forma
diversa, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o
recomendar.
(C) sendo organizada com uma carga
horária mínima anual de seiscentas horas.
(D) devendo ter um calendário
escolar com no mínimo cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar.
(E) podendo adequar seu calendário
escolar às peculiaridades locais, inclusive reduzindo o número de horas letivas
previstas nessa Lei.
3. (VUNESP/2013) As
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e
para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem
observadas pelas Instituições de ensino que atuam nos níveis e modalidades da
Educação Brasileira, determinam que o estudo de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana na Educação
I. constitui-se em uma nova área a
ser incluída no currículo escolar, exigindo um professor específico para
desenvolvê-la;
II. exige um professor especificamente
habilitado para assumi-lo no ensino fundamental;
III. refere-se, em
especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e
História do Brasil;
IV. será desenvolvido por meio de
conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas
Instituições de ensino e seus professores.
São verdadeiras apenas as firmações contidas em
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV
4. (VUNESP/2013) As
Diretrizes Curriculares Nacionais foram fixadas pelo Conselho Nacional de
Educação em atendimento ao que está prescrito na LDB como sendo incumbência da
União “estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os
Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino
fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos
mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”. Assim, as Diretrizes
Curriculares Nacionais
(A) são normas obrigatórias que
orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de
suas propostas pedagógicas.
(B) são referenciais curriculares
elaborados pela União para garantir a qualidade da educação básica.
(C) abrangem as orientações
práticas de organização de conteúdos e formas de abordagem das matérias com os
alunos.
(D) correspondem à grade curricular
a ser seguida pelas escolas públicas e particulares com a definição da base
nacional comum.
(E) definem a proposta pedagógica
das escolas no que se refere ao reconhecimento da identidade pessoal de alunos
da unidade escolar.
5. (VUNESP/2013) As
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial, na Educação Básica,
se aplicam às escolas para a organização da educação de alunos que apresentem
necessidades educacionais especiais, em todas as suas etapas e modalidades.
Essas diretrizes definem a educação especial como
(A) um nível da educação escolar
brasileira.
(B) uma etapa da educação
básica.
(C) um desdobramento do ensino
fundamental.
(D) uma forma de tratar as crianças
com necessidades especiais.
(E) uma modalidade da educação
escolar.
6. (VUNESP/2013) A LDB
estabelece que a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do
educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o
trabalho e que o ensino público deve ser ministrado com base na gestão
democrática. Assim, a democratização na escola passa, necessariamente,
(A) pelo envolvimento dos pais e
responsáveis pelos alunos na realização de festas e comemorações, tendo em
vista arrecadar recursos paras as reformas necessárias.
(B) pela presença dos pais na
escola para desenvolver trabalhos e atividades comunitárias.
(C) pela eleição de diretores das
unidades escolares pela comunidade escolar que faz a indicação em uma lista
tríplice a ser analisada pela Secretaria da Educação.
(D) pela participação dos segmentos
representativos da comunidade escolar na ação de planejar, executar e avaliar o
seu projeto político-pedagógico.
(E) pela implantação da Associação
de Pais e Mestres, cuja gestão deverá ser entregue à direção da unidade escolar
para garantir a aplicação correta dos recursos.
7. (VUNESP/2013) Um
professor, na sua atividade de sala de aula, tem atitudes de apreço à
tolerância e estabelece relações entre o conteúdo escolar, o trabalho e as
práticas sociais. À luz do que estabelece a LDBEN (Lei n.º 9.394/96), pode-se
afirmar que
(A) na sua ação, o docente
desenvolve princípios do movimento de Educação para a Paz.
(B) o professor cumpre o
estabelecido nos princípios regimentais das escolas públicas.
(C) essa ação docente é definida
como ética e obrigatória na escola pública.
(D) a ação do professor é definida
como de gestão democrática do ensino público.
(E) o professor, em suas aulas,
observa princípios do ensino estabelecidos na lei.
8. (VUNESP/2013) No
Brasil, entende-se que, a partir da LDBEN, a Educação tem uma concepção
(A) restrita, porque embora direito
de todos os cidadãos, limita-se a educação escolar àquela que se desenvolve
predominantemente por meio das instituições públicas de ensino.
(B) abrangente, porque inclui
processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência
humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos
sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
(C) restrita, porque não prevê que
todas as instituições, públicas e particulares, tenham deveres, limitando as
obrigações às ações das instituições organizadas pelo Estado para atender a
todos os cidadãos.
(D) ampla, porque embora sua oferta
seja exclusiva do Estado, ela é extensiva a todos os cidadãos, sem
discriminação.
(E) restrita, porque sua finalidade
não é destinada à formação para o trabalho.
9. (VUNESP/2013) Ao
elaborar e cumprir o seu plano de trabalho, o professor deve
I. atender a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. zelar pela aprendizagem do aluno;
III. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Dos itens relacionados, são incumbências dos docentes previstas na LDBEN o contido em
I. atender a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II. zelar pela aprendizagem do aluno;
III. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
Dos itens relacionados, são incumbências dos docentes previstas na LDBEN o contido em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
10. (VUNESP/2013) A
educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a
formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios
para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (LDBEN – art. 22) Quando a
LDBEN trata da educação básica, está referindo-se
(A) ao ensino fundamental.
(B) à educação infantil e ao ensino
fundamental.
(C) ao ensino fundamental e ao
ensino médio.
(D) à educação infantil e aos
ensinos fundamental e médio.
(E) à educação infantil e aos
ensinos de níveis fundamental, médio e superior.
11. (VUNESP/2013) O
ensino fundamental, com o advento da LDBEN, teve o regime seriado substituído
pela organização em ciclos em várias partes do país. Isso ocorre porque a LDBEN
(art. 23) apresenta diferentes possibilidades de organização da educação
básica. De acordo com a lei, essa mudança deve ser implantada:
(A) sempre que o processo de
aprendizagem assim o recomendar.
(B) porque o processo de avaliação
é utilizado como instrumento de exclusão de alunos.
(C) nos locais em que os índices de
retenção afetarem a imagem do país no exterior.
(D) para cumprir um acordo
internacional assinado pelo Brasil.
(E) para evitar maiores
investimentos com a educação no país.
12. (VUNESP/2013) Leia
os excertos para responder à questão.
[...exercer ação redistributiva em relação às suas escolas...]
[...baixar normas complementares para o seu sistema de ensino...]
[...autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino...]
[...oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento de ensino...]
A partir da leitura e de
conhecimentos sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),
artigo 11, pode-se afirmar que as incumbências elencadas cabem
(A) aos Municípios.
(B) ao Estado.
(C) à União.
(D) às Escolas Privadas.
(E) ao Distrito Federal.
13. (VUNESP/2013) O
artigo 14 da LDB estabelece que cada sistema de ensino tem autonomia para a
elaboração de normas próprias de gestão democrática. Refletindo sobre as
peculiaridades e os princípios que as norteiam, é correto afirmar que
(A) a escola elaborará e executará
políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos
nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus
Municípios.
(B) a participação dos
profissionais da educação deve ser assegurada e incentivada na preparação do
projeto pedagógico da escola, assim como a das comunidades escolar e
local.
(C) para garantir o cumprimento da
obrigatoriedade de ensino, o Poder Público criará formas alternativas de acesso
aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização
anterior.
(D) a política nacional de
educação, articulada aos diferentes níveis e sistemas, deverá exercer a função
normativa, redistributiva e supletiva em relação às demais instâncias
educacionais.
(E) haverá autonomia na criação do
seu quadro de pessoal docente, técnico e administrativo, assim como um plano de
cargos e salários, atendidas as normas gerais pertinentes e os recursos
disponíveis.
14. (VUNESP/2013) Em
uma reunião na escola para discutir o seu Projeto Pedagógico, percebeu-se a
resistência e a falta de envolvimento de alguns professores. Naquele momento, a
diretora resolveu retomar com os docentes a importância da participação e da
construção coletiva, buscando a melhoria da qualidade de ensino, bem como de
suas atribuições legais, entre elas:
I. Participar da elaboração da
proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Elaborar e cumprir plano de
trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III. Zelar pela
aprendizagem, higiene, saúde e educação dos alunos.
IV. Estabelecer estratégias de
recuperação para os alunos de menor rendimento.
V. Ministrar os dias letivos e
horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos
dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
Com relação às atribuições previstas na LDB, estão corretos apenas os
itens
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) I, II, III e IV.
(D) I, II, IV e V.
(E) II, III, IV e V.
15. (VUNESP/2013) A Lei
Federal n.º 10.639/2003, altera a Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de
1996 e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no
currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e
Cultura Afro-Brasileira”, prevendo que
(A) apenas nos estabelecimentos de
ensino fundamental da rede pública, torna-se obrigatório o ensino sobre
História e Cultura Afro-Brasileira.
(B) o conteúdo programático
incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos indígenas
no Brasil, a cultura europeia e sua influência na formação da sociedade
nacional.
(C) as disciplinas de História e
Geografia resgatarão a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e
política, justificando o alto índice de discriminação no Brasil.
(D) os conteúdos referentes à
História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados em todo o currículo
escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História
Brasileiras.
(E) o calendário escolar incluirá o
dia 20 de abril como “Dia Nacional da Consciência Negra”, comemorando a relação
entre as diferentes etnias no Brasil.
16. (VUNESP/2013) Tanto
a Constituição quanto a LDB definem que todas as crianças têm direito à
educação, sendo o ensino fundamental um direito público subjetivo. Mesmo assim,
atualmente é muito comum reclamações sobre o não atendimento a esse dispositivo
constitucional. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa
correta.
(A) Quando há problemas de falta de
vagas, sobretudo no ensino fundamental, o poder público é responsável,
isentando tanto a rede municipal como a estadual.
(B) O problema de escassez de vagas
ocorre em regiões superlotadas e cabe à equipe gestora da escola, articular-se
com a Secretaria da Educação para o atendimento da demanda.
(C) A maioria das escolas são
pequenas e não comportam o número de crianças que querem matricular-se nos
ensinos fundamental e médio.
(D) O remanejamento entre escolas é
uma alternativa possível para atender a demanda, mas a proximidade da
residência do aluno é uma condição obrigatória.
(E) A luta para que as crianças
tenham acesso à escola é legítima e deve ser assumida pelos dirigentes
escolares e não pela comunidade, familiares e políticos.
17. (VUNESP/2013) Consta
na LDB, artigo 24, que a verificação do rendimento escolar na educação básica,
níveis fundamental e médio, observará o seguinte critério:
(A) avaliação contínua e cumulativa
do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos e dos resultados ao longo do período.
(B) obrigatoriedade de estudos de
recuperação paralela e contínua, para todos os alunos, ao longo do período
letivo.
(C) possibilidade de avanço nas
séries subsequentes, através de cursos oferecidos paralelamente pelas escolas
profissionalizantes.
(D) aproveitamento de estudos,
desde o 1.º ano do ensino fundamental, com exceção dos alunos que se enquadram
na condição de alunos especiais.
(E) possibilidade de aceleração de
estudos, através da progressão automática, para alunos com atraso escolar.
18. (VUNESP/2013) A Lei
n.º 11.274, de 06.02.2006, altera a redação dos artigos números 29, 30, 32 e 87
da LDB – Lei n.º 9.394, de 20.12.1996, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, e dispõe sobre
(A) expectativas de aprendizagem
para os alunos do Ciclo I.
(B) duração de 9 (nove) anos para o
ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de
idade.
(C) educação de jovens e adultos
como modalidade da Educação Básica.
(D) sistemas de ensino na
organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas
pedagógicas.
(E) diretrizes curriculares nacionais
para a Educação Infantil, a serem observadas na organização das propostas
pedagógicas
19. (VUNESP/2013) Os
conteúdos que compõe o Currículo da educação básica devem ser dinâmicos, porém
fundamentados em diretrizes muito bem definidas, conforme consta na LDB:
I. a difusão de valores
fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de
respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II. consideração das condições de
escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III. orientação
para o trabalho;
IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
IV. promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.
Com relação às diretrizes apontadas, pode-se afirmar que estão corretos
os itens
(A) I e II, apenas.
(B) II e III, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) I, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
20. (VUNESP/2013) O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6.º ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n.º 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes
(A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos líderes da comunidade e à Diretoria de Ensino.
(B) à Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Município e ao Conselho Estadual de Educação.
(C) ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do
Ministério Público.
(D) aos pais ou responsáveis, à Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministério Público.
(E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Município e ao Conselho Estadual de
Educação.
21. (VUNESP/2013) De acordo com a LDB n.º 9.394/96, atualmente em vigor, entende-se por Educação Especial
(A) o atendimento educacional especializado oferecido em turno diverso do ensino regular, a todos os
alunos com deficiência que dele necessitarem, nas escolas especiais ou regulares.
(B) o nível de ensino em que se encaixam os portadores de necessidades educacionais especiais, após avaliação psicopedagógica, no seu respectivo contraturno, nas escolas regulares.
(C) a modalidade de ensino oferecida no contraturno a todas as crianças com deficiências físicas, mentais
e sensoriais, em instituições especializadas, com professores capacitados.
(D) a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(E) o conjunto de adaptações curriculares constantes do Projeto Político-Pedagógico das escolas que recebem alunos de inclusão, com qualquer deficiência em suas classes regulares.
22. (VUNESP/2013) De acordo como o parágrafo 2.º do art. 58 da LDB n.º 9.394/96, o atendimento educacional será feito
(A) nas escolas especializadas, criadas com essa exclusiva finalidade, enquanto a demanda não for totalmente atendida.
(B) em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos
alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
(C) nos postos de saúde para o diagnóstico e nas classes especiais ou comuns da rede pública ou particular
de ensino.
(D) onde for necessário, independentemente das características específicas da clientela escolar brasileira,
em qualquer tipo de escola, pública ou privada.
(E) nas escolas rurais, creches e clínicas especializadas até que seja possível a inclusão dos portadores de
qualquer tipo de deficiência no sistema regular de ensino.
23. (VUNESP/2013) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96, art. 3.º, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, dentre outros:
(A) distinção de classes sociais e respeito à pluralidade de opiniões.
(B) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
(C) autonomia de gestão e economia de recursos financeiros.
(D) direito à diversidade.
(E) reconsideração dos critérios de avaliação e promoção.
24. (VUNESP/2013) Após um longo período de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9.º ano, em função de suas deficiências, não pode atingir o nível exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situação, de acordo com a Lei n.º 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele
(A) aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar.
(B) terminalidade específica de estudos.
(C) aulas de recuperação paralela.
(D) professor auxiliar para recuperação intensiva.
(E) transferência para uma escola especializada.
20. (VUNESP/2013) O aluno Walter, adolescente regularmente matriculado no 6.º ano do ensino fundamental de uma determinada escola, apresenta quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei. Segundo a Lei n.º 9.394/1996, artigo 12, compete ao estabelecimento de ensino notificar esse e os demais casos semelhantes
(A) ao Conselho de Pais e Mestres, aos líderes da comunidade e à Diretoria de Ensino.
(B) à Diretoria de Ensino, ao Conselho Tutelar do Município e ao Conselho Estadual de Educação.
(C) ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do
Ministério Público.
(D) aos pais ou responsáveis, à Diretoria de Ensino e ao respectivo representante do Ministério Público.
(E) ao Supervisor da Unidade Escolar, ao Conselho Tutelar do Município e ao Conselho Estadual de
Educação.
21. (VUNESP/2013) De acordo com a LDB n.º 9.394/96, atualmente em vigor, entende-se por Educação Especial
(A) o atendimento educacional especializado oferecido em turno diverso do ensino regular, a todos os
alunos com deficiência que dele necessitarem, nas escolas especiais ou regulares.
(B) o nível de ensino em que se encaixam os portadores de necessidades educacionais especiais, após avaliação psicopedagógica, no seu respectivo contraturno, nas escolas regulares.
(C) a modalidade de ensino oferecida no contraturno a todas as crianças com deficiências físicas, mentais
e sensoriais, em instituições especializadas, com professores capacitados.
(D) a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
(E) o conjunto de adaptações curriculares constantes do Projeto Político-Pedagógico das escolas que recebem alunos de inclusão, com qualquer deficiência em suas classes regulares.
22. (VUNESP/2013) De acordo como o parágrafo 2.º do art. 58 da LDB n.º 9.394/96, o atendimento educacional será feito
(A) nas escolas especializadas, criadas com essa exclusiva finalidade, enquanto a demanda não for totalmente atendida.
(B) em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos
alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
(C) nos postos de saúde para o diagnóstico e nas classes especiais ou comuns da rede pública ou particular
de ensino.
(D) onde for necessário, independentemente das características específicas da clientela escolar brasileira,
em qualquer tipo de escola, pública ou privada.
(E) nas escolas rurais, creches e clínicas especializadas até que seja possível a inclusão dos portadores de
qualquer tipo de deficiência no sistema regular de ensino.
23. (VUNESP/2013) Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96, art. 3.º, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, dentre outros:
(A) distinção de classes sociais e respeito à pluralidade de opiniões.
(B) igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
(C) autonomia de gestão e economia de recursos financeiros.
(D) direito à diversidade.
(E) reconsideração dos critérios de avaliação e promoção.
24. (VUNESP/2013) Após um longo período de acompanhamento, ficou comprovado que Ruy, aluno do 9.º ano, em função de suas deficiências, não pode atingir o nível exigido para concluir o ensino fundamental. Diante dessa situação, de acordo com a Lei n.º 9.394/1996, artigo 59, o sistema de ensino deve garantir a ele
(A) aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar.
(B) terminalidade específica de estudos.
(C) aulas de recuperação paralela.
(D) professor auxiliar para recuperação intensiva.
(E) transferência para uma escola especializada.
GABARITO
01 - D
02 - B
03 - E
04 - A
05 - E
06 - D
07 - E
08 - B
09 - E
10 - D
11 - A
12 - A
13 - B
14 - D
15 - D
16 - B
17 - A
18 - B
19 - E
20 - C
21 - D
22 - B
23 - B
24 – B
01 - D
02 - B
03 - E
04 - A
05 - E
06 - D
07 - E
08 - B
09 - E
10 - D
11 - A
12 - A
13 - B
14 - D
15 - D
16 - B
17 - A
18 - B
19 - E
20 - C
21 - D
22 - B
23 - B
24 – B
1. A Lei de
Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu artigo 3º enfatiza os
princípios
norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:
I. Liberdade
de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o
pensamento,
a arte e o saber.
II.
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III.
Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Está(ão)
correto(s) apenas o(s) princípio(s):
a) I, II
b) II
c) III
d) I, II,
III
e) I, III
2. O acesso
ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo
qualquer
cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária,
organização
sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída,
e, ainda, o
Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo.
a) incluindo
o Controle Social
b) incluindo
tão somente o Controle Social
c) incluindo
as comunidades carentes
d) não
incluindo o Controle Social
e) todas as
alternativas estão incorretas
3. NÃO é uma
prática correta do Projeto Pedagógico na escola:
a) Ensinar a
partir de valores da visão do homem, da sociedade em geral e do
conhecimento.
b)
Reconhecer o referencial teórico e a filosofia da escola.
c) Definir
metas de avaliação, na intenção de classificar a aprendizagem dos
alunos.
d) Propor a
prática de projetos coletivos na escola.
e) Todas as
alternativas estão corretas
4. Visando à
formação básica do cidadão, a LDBEN, Lei de Diretrizes e
Bases da
Educação Nacional, dispõe para o Ensino Fundamental que a
escola
deverá promover, EXCETO:
a) O
desenvolvimento da capacidade de aprender, a partir do domínio da
leitura, da
escrita e do cálculo.
b) A
preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para
continuar
aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a
novas
condições de ocupação ou aperfeiçoamento superiores.
c) O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana
e de
tolerância recíproca e, que assenta a vida social.
d) O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a
aquisição de
conhecimentos, habilidades e formação de valores.
e) A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da
tecnologia,
das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
5. O ensino
médio, etapa final da Educação Básica, com duração mínima
de três (3)
anos, terá como finalidades:
a) Ouvir as
entidades civis, para proceder na definição dos currículos.
b) O
aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação
ética e o
desenvolvimento da autonomia intelectual, possibilitando o
prosseguimento
dos estudos.
c) Sugere a
adequação do currículo escolar à realidade educacional e a
peculiaridade
da clientela que atende.
d) Os temas
transversais dos currículos tratam da interdisciplinaridade, como
proposta de
estabelecer comunicações entre as disciplinas escolares.
e) As normas
complementares estabelecidas pela legislação vigente.
6. A
avaliação do aproveitamento escolar, praticada como atribuição de
qualidade
aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO:
a) Coletar,
analisar e sintetizar as manifestações das condutas dos educandos.
b) O aspecto
classificatório sob a forma de verificação.
c) A
reorientação imediata da aprendizagem, caso se mostre com resultados insatisfatórios.
d) O
encaminhamento dos educandos para passos subsequentes da
aprendizagem,
caso se considere satisfatório os resultados da avaliação.
e) As letras
“a” e “c” estão corretas.
7. A
importância de trabalhar os conteúdos de ciências naturais nos anos
iniciais do
ensino fundamental têm grande contribuição na formação e
desenvolvimento
dos alunos. Faça a correspondência dos pressupostos
metodológicos
e assinale a alternativa correta.
a. Conteúdos
conceituais.
b. Conteúdos
procedimentais.
c. Conteúdos
atitudinais.
I. Envolvem
fatos e princípios.
II. Abrangem
regras, técnicas, habilidades e modo de agir.
III.
Envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
a) AIII – BI
– CII.
b) AII – BI
– CIII.
c) AI – BIII
– CII.
d) AI – BII
– CIII.
e) AIII –
BII – CI.
8. O
Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90, no parágrafo
único do
artigo 4º diz que a garantia de prioridade compreende:
I. primazia
de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
II.
precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III.
preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV.
destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção
à infância e à juventude.
a) Apenas I
e II estão corretas.
b) Apenas II
e III estão corretas.
c) Apenas I,
II e III estão corretas.
d) Apenas
II, III e IV estão corretas.
e) I, II,
III e IV estão corretas
9. A
educação básica poderá organizar-se
a) em séries
anuais, períodos semestrais e ciclos.
b) em séries
anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de
períodos de
estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros
critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do
processo de aprendizagem assim o recomendar.
c) em séries
anuais, períodos semestrais, ciclos ou por forma diversa de
organização,
sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
d) em séries
anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de
períodos de
estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros
critérios.
e) em séries
anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com
base na
idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização.
10. A
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui
direito da
criança de:
a) zero a
seis anos de idade.
b) zero a
quatro anos e onze meses.
c) zero a
três anos e onze meses.
d) zero a
seis anos e onze meses.
e) todas as
alternativas estão erradas
11. A
Educação Infantil será oferecida em Creches ou entidades
equivalentes
para crianças de até
a) 1 (um)
ano e 11(onze) meses de idade.
b) 2 (anos)
anos e 11(onze) meses de idade.
c) até 3
(três) anos de idade.
d) 4
(quatro) anos e 11(onze) meses de idade.
e) 4
(quatro) anos de idade.
12.
Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico
e do pensamento
reflexivo é finalidade da:
a) educação
superior
b) educação
de ensino médio
c) educação
de ensino fundamental
d) educação
do ensino infantil
e) educação
de jovens e adultos
13. A escola
de Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá
cumprir um
mínimo de:
a) 200 dias
letivos e 800 horas.
b) 200 dias
letivos e 600 horas.
c) 200 dias
letivos e 700 horas.
d) 180 dias
letivos e 800 horas.
e) 180 dias
letivos e 600 horas
14. A
educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de
maneira
formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo
de
aprendizagem formal.
a) A rotina
de atividades desenvolvidas na escola não interfere o processo de
aprendizagem.
b) As
atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilação do
conteúdo,
mas não com a formação do indivíduo.
c) A
mediação realizada pelo professor é importante para a aprendizagem
consistente.
d) O
indivíduo aprenderá de qualquer forma, independentemente de recursos e
mediações.
e) Recursos
materiais por si só, são capazes de produzir conhecimento
15. Assinale
os quatro programas suplementares de assistência ao
estudante.
a)
professor, ambiência física, recurso material e alimentação;
b) material
didático-escolar, professor, merendeira e medico;
c)
transporte, alimentação, assistência à saúde e material didático-escolar;
d)
transporte, alimentação, recursos financeiros e professor;
e)
assistência financeira, professor, transporte e uniforme.
16. Cabe
recensear a população territorializada em idade escolar:
I. Estados,
Municípios e a União
II. Somente
a União
III. Somente
o Estado e a União
IV. Somente
cada Município
V. Estados e
Municípios
A
alternativa correta é:
a) I, II e
III
b) V
c) III e a V
d) III
e) I
17. Algumas
concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas
instituições
de ensino. Dentre elas destacamos a concepção da
Pedagogia
Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras
concepções.
Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a
Pedagogia
Tradicional.
a) Defende
que aluno participe e construa seus conhecimentos através de
exercícios
de memorização.
b) É uma
proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o conteúdo
através de
aulas expositivas e com exercícios de memorização.
c)
Caracteriza-se pela construção do conhecimento através da interação entre
professor e
aluno.
d) Evidencia
o professor como o defensor do saber e o principal agente de
transformação
da aprendizagem.
e) Enfoca um
processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende.
18. Assinale
a alternativa INCORRETA.
Quem
assegura a criança, direitos previstos na LDBEN, que tem por
finalidade
protegê-la e proporcionar uma formação consistente?
a) O pleno
desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psicológico,
intelectual
e social deve ser garantido até os seis anos de idade.
b) As
funções de educar e cuidar devem estar integradas, para que haja a
promoção do
desenvolvimento da criança.
c) A
avaliação deve visar o aprimoramento da ação educativa.
d) As
habilidades da criança, a observação e o registro do desenvolvimento da
criança é de
responsabilidade do profissional do ensino fundamental e não da
educação
infantil.
e) A
reflexão da prática pedagógica do profissional da educação infantil deve
ocorrer para
o alcance dos objetivos estabelecidos.
Considere a
Lei Federal n° 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação
Nacional e responda às questões abaixo.
19) O artigo
3° relaciona alguns princípios que servem de base para o
desenvolvimento
do ensino no Brasil. Dentre as recomendações abaixo, a
única que
está em desacordo com os princípios a que se refere o artigo 3°
é:
a) A
experiência extraescolar.
b) Deve ser
utilizada uma única concepção pedagógica em todo o território
nacional.
c) O acesso
gratuito ao ensino público em estabelecimentos oficiais é um
direito de
todos.
d) Deve-se
garantir, a todos os cidadãos, igualdade de condição de condições
de acesso e
permanência na escola.
e) A
educação escolar deve estar vinculada ao trabalho e às práticas sociais.
20)
Considere as instituições listadas abaixo.
I –
Instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.
II –
Instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal.
III –
Instituições de ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas
pelo poder
Público municipal.
IV –
Instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela
iniciativa
privada.
De acordo
com a LDBEN, dentre as instituições apresentadas acima,
integram os
Sistemas Municipais de Ensino as número:
a) II e III
b) I e IV
c) I,II e
III
d) I e III
e) III e IV
21) De
acordo com a LDBEN, a denominada Educação Básica é composta
por:
a) Educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio.
b) Ensino
Fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
c) Creche,
educação infantil e ensino fundamental.
d) Educação
Infantil, ensino fundamental e ensino supletivo.
e)
Pré-escolar, educação infantil e ensino fundamental.
22) O artigo
24 da LDBEN determina que, no ensino médio, deve ser
cumprida a
caga horária mínima anual de oitocentas horas de trabalho
escolar.
Essa carga horária deve estar distribuída no seguinte número de
dias de
efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames
finais:
a) Duzentos
e sessenta dias
b) Duzentos
e quarenta dias
c) Duzentos
dias
d) Cento e
oitenta dias
e) Cento e
sessenta dias
23) O artigo
34 da LDBEN recomenda que o ensino fundamental seja
progressivamente
ministrado em horário integral. Por outro lado,
determina
que, nesse nível de ensino, a jornada escolar de trabalho
efetivo em
sala de aula deve ser de, no mínimo:
a) Três
horas e meia
b) Quatro
horas
c) Quatro
horas e meia
d) Cinco
horas
e) Cinco
horas e meia
24) De
acordo com o artigo 38 da LDBEN, os sistemas de ensino devem
manter
cursos e exames supletivos, compreendendo a base nacional
comum do
currículo e habilitando o candidato ao prosseguimento de
estudos em
caráter regular.
Essa
modalidade ou subprograma de curso e exame, no nível de
conclusão do
ensino fundamental, está disponível para interessados
maiores de:
a) Doze anos
de idade
b) Treze
Anos de idade
c) Quatorze
anos de idade
d) Quinze
anos de idade
e) Dezoito
anos de idade
25) O artigo
5° da LDBEN estabelece que o acesso ao ensino fundamental
é um direito
de toda a população, podendo qualquer cidadão acionar o
poder
público para exigi-lo. Por outro lado, o artigo 6°, que foi alterado
pela Lei n°
11.114/2005, determina que é um dever dos pais ou
responsáveis
efetuar a matrícula dos menores no ensino fundamental a
partir dos:
a) Três anos
de idade
b) Quatro
anos de idade
c) Cinco
anos de idade
d) Seis anos
de idade
e) Sete anos
de idade
26) No
artigo 14 da LDBEN considere a “participação das comunidades
escolar e
local em conselhos escolares ou equivalentes” um principio que
os sistemas
de ensino devem respeitar, a fim de:
a) Escolher,
por eleição direta, os Secretários de Educação.
b) Manter a
segurança e a tranquilidade dos alunos.
c) Garantir
a gestão democrática do ensino público.
d) Conseguir
a ajuda das famílias dos alunos em tarefas de apoio à escola.
e)
Possibilitar a centralização das decisões sobre o processo pedagógico.
27) De
acordo com a composição dos níveis escolares estabelecida pelo
artigo 21 da
LDBEN, a educação infantil é um dos componentes:
a) Do ensino
primário
b) Da
educação básica
c) Da
educação média
d) Do ensino
fundamental
e) Da
educação especial
28) O artigo
30 da LDEN estabelece que a educação infantil será oferecida
em creches
ou em pré-escolas. Define também que as creches estão
destinadas a
crianças na seguinte faixa etária:
a) Até três
anos de idade
b) Entre um
e três anos de idade
c) Até quatro
anos de idade
d) Até dois
anos de idade
e) Entre
dois e quatro anos de idade
29) A
LDBEN/1996, em relação ao Ensino Médio, traça o perfil de uma
escola que
deve ter na interdisciplinaridade dos conteúdos, na
flexibilidade
do currículo e no trabalho em equipe as estratégias
fundamentais
de sua organização e de seu funcionamento. Para que a
interdisciplinaridade
se torne uma realidade, é necessário que se façam
esforços
coletivos nas escolas no sentido da sua construção. Considere
algumas
possíveis características do processo de construção de uma
prática
interdisciplinar:
I-
Engajamento de técnicos e professores no processo
II- Visão
idealizada de comportamento
III-
Estabelecimento de amplo diálogo entre professores
IV –
Questionamento do próprio conhecimento
V-
Questionamento da prática pedagógica
As
afirmativas que indicam características da interdisciplinaridade são
apenas as de
número:
a) I – II –
IV - V
b) I – III –
IV – V
c) II – III
– IV – V
d) I – II –
III – IV
e) I – II –
III - V
30. A
legislação que rege a educação de jovens e adultos está contida no
Art. 37 da
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ela assegura
acesso e
gratuidade ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio aos
brasileiros
que não puderam efetuar ou terminar seus estudos na idade
regular. De
acordo com a LDBEN, a Educação de Jovens e Adultos, é:
a) Forma
alternativa de aplicação da educação básica.
b) Uma
modalidade ou subprograma da educação básica.
c) Forma
alternativa de aplicação do ensino fundamental e do ensino médio.
d) Segmento
integrante da educação básica regular.
e)
Atendimento educacional especializado para pessoas com necessidades especiais.
GABARITO:
1 – D 11 – C 21
– A
2 – A 12 – A 22 – C
3 – C 13 – A 23 – B
4 – B 14 – C 24 – D
5 – B 15 – C 25 – D
6 – B 16 – B 26 – C
7 – D 17 – C 27 – B
8 – E 18 – D 28 – A
9 – B 19 – B 29 – B
10 – A 20 – D 30 – B