domingo, 23 de julho de 2017
Dicas de Língua Portuguesa
Plano de Curso Anual Educação Infantil
Creche S.C.Mª e Santo Antônio
Plano
de Curso anual
Educação
Infantil
APRESENTAÇÃO
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”
Amiga professora,
Um novo ano se inicia, com ele
novos desafios, que nortearão a sua prática pedagógica. A fim de auxiliar o planejamento de suas
ações didáticas pedagógicas a curto, médio e longo prazo, apresento o Plano de
Curso da Educação Infantil.
Utilize este plano e as
orientações didáticas a fim de construir com autonomia, o melhor percurso
pedagógico junto a seus alunos.
Estrutura do Plano de curso
da Educação Infantil:
·
Objetivos gerais, apontam o que se espera que
a criança domine a longo prazo;
·
Objetivos específicos de cada eixo de
trabalho;
·
Conteúdos dos eixos de trabalhos:
- conteúdos conceituais: dizem
respeito ao conhecimento de conceitos, fatos e princípios;
- conteúdos procedimentais:
referem-se ao saber fazer;
- conteúdos atitudinais:
associados a atitudes, valores e normas;
Creche S.C.Mª e Antônio
O trabalho na Educação Infantil está
relacionado a especificidade de cada faixa etária, portanto é muito importante
a postura e a escolha das situações didáticas a serem utilizadas pelo
professor, a fim de que as competências infantis sejam estimuladas e
habilidades desenvolvidas.
O aspecto lúdico merece destaque, por ser
tão presente e necessário no universo infantil. Brincar é uma prática
pedagógica que muito favorece o desenvolvimento, pois atende tanto a
aprendizagem quanto ao ensino.
Há conceitos que pertencem a mais de um
eixo, construindo assim a interdisciplinaridade entre eles.
Buscando auxiliá-lo no planejamento de
suas ações e intervenções em sala de aula e na elaboração de atividades para a
aprendizagem de seus alunos, apresento algumas orientações didáticos para cada
eixo de trabalho.
Estou à sua disposição para esclarecer
eventuais dúvidas, apontar sugestões, analisar coletivamente as dificuldades, a
fim de colaborar na escolha de recursos pedagógicos mais adequados para efetiva
aprendizagem dos nossos alunos. Lembrando que todo trabalho é em conjunto com a
turma que corresponda principalmente a sua faixa etária.
Todas as datas comemorativas devem ser
trabalhadas com objetivo de fortalecer o trabalho de toda equipe. A intenção é
fortalecer, a parceria entre nós educadores, cujo objetivo comum é a excelência
de qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de
nossos alunos.
Bom
trabalho a todos!
Michele Nascimento
Coordenadora pedagógica
IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Brincar;
·
Experimentar e utilizar os
recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando
seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva
autonomia;
·
Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seu limites, sua unidade e
as sensações que ele produz;
·
Relacionar-se progressivamente
com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da
instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
ACOLHIMENTO:
·
Estabelecer vínculos de
afetividade, de confiança e de segurança;
·
Criar ambiente que atenda a
segurança física e emocional da criança;
·
Planejar situações que
ofereçam à criança, o aconchego, a atenção e os estímulos necessários para o
seu pleno desenvolvimento;
·
Estabelecer vínculos entre
a família e a escola, priorizando as necessidades das crianças.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
·
Participação em
brincadeiras de “esconder e achar” e em
brincadeiras de imitação.
·
Escolha de brinquedos,
objetos e espaços para brincar.
·
Higiene das mãos e dos
dentes com ajuda.
·
Expressão e manifestação de
desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
·
Interesse em experimentar
novos alimentos e comer com ajuda.
Conteúdos Atitudinais
·
Comunicação e expressão de
seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras
e nas atividades cotidianas.
·
Identificação progressiva
de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu
cotidiano em situações de interação.
·
Interesse pelas
brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
·
Desprender-se, progressivamente,
das fraldas e utilizar o vaso sanitário com ajuda.
MOVIMENTO
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Familiarizar-se com a
imagem do próprio corpo;
·
Explorar as possibilidades
de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
·
Deslocar-se com destreza
progressiva no espaço ao engatinhar, andar, correr, pular etc., desenvolvendo
atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·
Explorar e utilizar os
movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos
diversos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
EXPRESSIVIDADE
·
Reconhecimento progressivo
de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das
brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
·
Exploração de diferentes
posturas corporais, como: sentar-se em
diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, erguer-se com ou sem
apoio, manter-se de pé com ou sem apoio, dar passos com ou sem apoio etc.
·
Ampliação progressiva da
destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de
arrastar-se, engatinhar, rolar, andar etc.
Conteúdo Atitudinal
EXPRESSIVIDADE
·
Expressão de sensações e
ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
LINGUAGEM ORAL E
ESCRITA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Participar de variadas
situações de comunicação, para interagir e expressar desejos, necessidades e
sentimentos.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
FALAR E ESCUTAR
·
Uso da linguagem oral para
comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
·
Participação em situações
de leitura com o reconhecimento de imagens do cotidiano.
·
Participação em situações
de leitura, feita por adultos, por meio de livros com dobraduras e pequenas
histórias.
Conteúdo programático
·
Desenho livre
·
Pintura
·
Traçado
de linhas
·
Traçado
de linhas com movimentos dirigidos
·
Cores
·
Colagem
·
Recorte
·
Traçado
de letras
·
Vozes de animais
·
Labirinto
·
Relações e
afinidades
·
Análise
- síntese
MATEMÁTICA
OBJETIVO ESPECÍFICO
·
Estabelecer aproximações a
algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como: contagem, relações espaciais etc.
CONTEÙDOS
Conteúdo Procedimental
·
ESPAÇO
E FORMA
Conteúdo programático
·
Manipulação e exploração de
objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar etc.
Conteúdo programático
·
Forma
·
Tamanho
·
Figura-fundo
·
Semelhança e
diferença
·
Numerais
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO ESPECÍFICO
·
Explorar o ambiente,
estabelecendo contato com pessoas, animais, plantas e objetos diversos,
manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER,
VIVER E TRABALHAR
·
Participação em atividades
que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às
tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
·
Exploração de diferentes objetos,
de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.
OS SERES VIVOS
·
Conhecimento do próprio
corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e
perceptivas.
·
Contato com pequenos
animais e plantas.
Conteúdo programático
·
Escola
·
Casa
·
Animais
·
Higiene e saúde
·
Datas comemorativas
MÚSICA
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Ouvir, perceber e
discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·
Brincar com a música,
imitar, inventar e reproduzir sons.
CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais
O FAZER MUSICAL
·
Exploração, expressão e
produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais
sonoros diversos.
·
Participação em
brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
PRECIAÇÃO MUSICAL
·
Escuta de obras musicais
variadas.
·
Participação em situações
que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
ARTES VISUAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas
diversas de expressão artística;
·
Utilizar diversos materiais
gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas
possibilidades de expressão e comunicação.
CONTEÙDOS
O FAZER ARTÍSTICO
·
Exploração e manipulação de
materiais como brochas, carimbos, giz de cera, esponja, rolinho etc.; de meios,
como tintas, água, areia, terra, argila, massa de modelar etc.; e de variados
suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, chão, caixas, madeiras etc.
APRECIAÇÃO
·
Observação e identificação
de imagens diversas.
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
·
DIAGNÓSTICO / ACOLHIDA /
AÇÃO / INTERVENÇÃO/ OBSERVAÇÃO / REGISTRO.
DIVISÃO
DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO POR BIMESTRE
MATERNAL
1
1º
Bimestre (Fevereiro, março e abril)
Visualização do 1º nome
Apresentação da vogal A
Apresentação do numeral 1
Tamanho: Maior e menor
Forma: Círculo
Cor amarela/ azul
Escola
Casa
Animais
Datas comemorativas:
·
Seguem no calendário de 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas com
folhinhas, teatrinhos, músicas, ornamentos, entre outros.
2º
Bimestre (maio, junho e julho)
Visualização e identificação do 1º nome
Apresentação da vogal E
Apresentação do numeral 2
Massa: Pesado/leve
Longe/perto
Cor: Branco/ verde
Forma: quadrado
Animais
Datas comemorativas:
·
Seguem no calendário de 2015
3º
Bimestre ( agosto, setembro e Outubro)
Visualização e reconhecimento
1º nome e do coleguinha
Apresentação da vogal I ; O
Apresentação do numeral 3,4
Posição: em cima /embaixo
Cor azul e rosa
Forma: triângulo
Higiene e saúde
Trânsito
·
Datas comemorativas seguem no calendário 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas
4º
Bimestre (novembro e dezembro)
Visualização e reconhecimento
do 1º nome
Nome do coleguinha
Apresentação da vogal U
Apresentação do numeral 5
Quantidade: cheio/vazio 3
formas
Forma: revisão
Cor preto/ vermelho
Datas comemorativas seguem no calendário 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas
Michele
Nascimento
Coordenadora
Pedagógica
Assinar:
Postagens (Atom)