domingo, 11 de março de 2018

PROJETO TEMPO INTEGRAL 1


Plano de Trabalho
 EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Oficina: Conservação do solo e composteira: canteiros sustentáveis (horta) e/ou Jardinagem escolar .
Tempo Integral 2017
‘’E.E Belchior de Faria’’

Justificativa

 Compreender e promover mudanças de valores, hábitos e mudanças de atitudes com plantio da horta e por meio da educação ambiental usando a sensibilização com a participação dos alunos e de todo comunidade escolar. Conhecer o meio ambiente em que nos vivemos e fazendo com que, desenvolvam  um vínculo positivo com a natureza, fazendo da escola, do lar um exemplo destas mudanças. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, discentes, funcionários em geral e também a comunidade.







Objetivo
O projeto tem por objetivo continuar  implantando a horta na escola, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação Ambiental, além de trazer melhor qualidade à alimentação servida na escola, oferecer um laboratório natural aos alunos. Promovendo uma mobilização social com a finalidade de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar, para disponibilizar uma melhoria na alimentação da população em geral e, principalmente, das comunidades mais carentes. Incentivando os alunos a permanecerem no campo e agregar valor nos lotes que residem, além de intervir na cultura alimentar dos alunos.








Metodologia
O processo de transformação do espaço será planejado e construído participativamente com os alunos. Além das atividades práticas de plantio, outras atividades relacionadas também serão executadas, como a montagem de uma composteira para utilização na adubação orgânica da horta, o estudo e a avaliação das características do solo na área utilizada e a utilização de práticas de manejo da sanidade vegetal com base em princípios de agricultura orgânica.
Este espaço – verdadeiro laboratório vivo - servirá ainda para o desenvolvimento de aulas das mais diversas áreas do conhecimento escolar, sobretudo nas discussões sobre educação ambiental, ecológica e alimentar.






Sugestões de algumas atividades
  Manutenção do jardim e horta para produção de alimentos, plantas medicinais, fibras e bioenergia por meio de um sistema que una coleta seletiva e triagem de lixo; compostagem; minhocário; sistemas de captação, tratamento e reaproveitamento de águas; energias renováveis; bioconstrução; produção de alimentos;

Alunos juntamente com professores, ficarão responsáveis pelo manejo da horta:

·       Irrigação diariamente observando o melhor horário para sua efetivação;

·       Retirada de plantas invasoras;

·       Observação do aparecimento de pragas;

·       Afofar a terra próxima ás mudas;

·       Completar nível de terra em plantas descobertas;



Avaliação: Será individual e contínua no decorrer das oficinas, através da participação, interesse, desempenho e disciplina nas atividades realizadas.




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Professora: Danielle Santana Arantes
Centralina, Fevereiro de 2017



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