Projeto: Jornal
Ensino Fundamental I
Todos os dias são publicados em jornais e revistas, matérias com os últimos acontecimentos que fazem parte de nosso cotidiano.
A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam e/ou modificam nossa sociedade.
Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
A maioria dos jornais publicam fatos de origem regional, nacional e internacional e nas mais diversas áreas como: política, esporte, economia, ciências, artes e cultura, classificados, moda, clima. Há também noticiários sobre crimes, catástrofes, acidentes e acontecimentos diversos que abalam e/ou modificam nossa sociedade.
Baseado nestes fatores citados, é de suma importância que este gênero seja abordado nas escolas, pois é fonte inesgotável de possibilidades que abrange todas as áreas do conhecimento.
Trabalhar com o jornal em sala de aula, possibilita a apropriação de um texto verídico, do cotidiano de todos os alunos, famílias, escola e sociedade. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e principalmente como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive.
Objetivos:
- Estimular o raciocínio, através de ações individuais e coletivas;
- Desenvolver a atenção, concentração e observação para as manchetes, notícias, local dos acontecimentos, datas, assuntos, imagens e legendas que compõem um jornal escrito;
- Desenvolver e aprimorar a interpretação e produção de textos informativos, neste caso o jornalístico.