sábado, 7 de julho de 2018

Texto e interpretação Lingua Portuguesa

Você sabia…

… que cachorros e gatos não pegam dengue, chikungunya ou zika?
    Ufa! Pelo menos nossos bichos de estimação estão livres de contrair essas três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por quê? Bem, ao que tudo indica, os vírus da dengue, chikungunya e zika infectam exclusivamente os primatas, grupo ao qual pertencem, por exemplo, os gorilas, os micos, os chimpanzés e os humanos, como eu e você.
    É bem verdade que o mosquito – ou melhor, a fêmea do Aedes aegypti, que necessita de sangue para nutrir seus ovos – pode picar cachorros, gatos, aves e outros bichos. Mas os vírus da dengue, chikungunya e zika que ela pode transmitir nessa picada só encontram organismos propícios para se desenvolver nos primatas.
    Por outro lado, há outros mosquitos que podem, sim, transmitir parasitas que causam doenças ao seu cão ou gato de estimação. O mosquito-palha, por exemplo, pode transmitir com sua picada um micro-organismo chamado Leishmania, causador da leishmaniose, doença grave que provoca lesões na pele e nos órgãos.
    Há ainda outros mosquitos que podem ser vetores da Dirofilaria, um verme que causa a dirofilariose – também conhecida como “doença do coração”.
    A leishmaniose e a dirofilariose são mais comuns em cães, mas podem também afetar gatos. Aliás, em ambientes com muitos mosquitos e pernilongos, os gatos podem desenvolver uma espécie de alergia às picadas desses insetos, que precisa ser tratada.
    Para prevenir essas e outras doenças e manter seu cachorro ou gato saudável, é importante levá-lo a um médico veterinário periodicamente e estar com a vacinação sempre em dia. Junte isso a uma boa alimentação, passeios e brincadeiras, e seu bichinho terá uma vida tranquila e saudável!
Henrique Caldeira Costa. Disponível em: <http://chc.org.br>.

Questões

Questão 1 – De acordo com o autor do texto, os cachorros e os gatos estão livres de contrair a dengue, chikungunya ou zika. Explique:
R.

Questão 2 – Releia com atenção o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, responda: o que há de comum entre as doenças dengue, chikungunya e zika?
R.

Questão 3 – Quando diz “Ufa”, o autor do texto demonstra:
a) surpresa com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.
b) alívio com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.
c) animação o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.
d) satisfação com o fato de os cachorros e os gatos não pegarem dengue, chikungunya ou zika.

Questão 4 – O autor destaca que “[…] há outros mosquitos que podem, sim, transmitir parasitas que causam doenças ao seu cão ou gato de estimação”. A que doenças ele se refere?
 R.

Questão 5 – Identifique as definições, apresentadas pelo autor do texto, para as doenças citadas em resposta à questão anterior:
R.

Questão 6 – O autor faz determinadas recomendações para que os bichinhos de estimação possam levar uma vida saudável. Aponte-as:
R.

Questão 7 – Na frase “[…] só encontram organismos propícios para se desenvolver nos primatas.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a) impróprios
b) comuns
c) pequenos
d) favoráveis

Questão 8 – As palavras Aedes aegypti, Leishmania e Dirofilaria foram escritas em itálico porque:
a) são da área científica.
b) são palavras-chave do texto.
c) são estrangeiras.
d) são pouco conhecidas.

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

ENEM- GEOGRAFIA

As 5 questões mais difíceis de Geografia do Enem 2015

Para solucionar a questão, o aluno deve interpretar o texto, que explicita a capacidade de armazenamento das veredas.

  1. nem 2015- 1ª Aplicação
Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas.
VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois
a) colaboram para a formação da vegetação xerófila
b) formam os leques aluviais nas planícies das bacias
c) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
d) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
e) constituem um sistema represador da água na chapada.
Para solucionar a questão, o aluno deve interpretar o texto, que explicita a capacidade de armazenamento das veredas.
Gabarito: e
Comentário:
O sistema de veredas é um ecossistema que compõe o Domínio dos Cerrados em um sentido mais restrito. Levando em consideração a abordagem da questão, há referência ao Domínio das Caatingas. De acordo com o texto, as veredas são semelhantes à caixa d´água do sertão, por ter capacidade de reter água, pois é um sistema que seu desenvolvimento se dá em solo tomado por água. O texto da questão pode confundir um pouco o candidato porque aborda um tema específico e que não é tão difundido nos materiais didáticos. O texto aponta o problema causado pelas secas, remetendo ao semiárido, que acomete o norte de Minas Gerais. A pergunta da questão, pede que o candidato faça referência ao papel específico das veredas e seu funcionamento.Sem falar que a questão faz lembrar do sério problema que preocupa a região do sertão mineiro: a proliferação do eucalipto que leva ao esgotamento as águas represadas pelo sistema de veredas.
  1. 2015- 1ª Aplicação
 
No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica
a) desertificação de áreas afetadas
b) poluição dos rios temporários.
c) queimadas dos remanescentes vegetais.
d) desmatamento das matas ciliares.
e) contaminação das águas subterrâneas.
A região destacada no mapa apresenta o processo de desertificação que ocorre, predominantemente, nas áreas do clima semiárido, presente em regiões do Nordeste e proximidades. Tal impacto é mais sentido na área da Caatinga.
Gabarito: a
Comentário:
O mapa apresenta os diferentes biomas brasileiros. Na legenda, é possível observar um problema ambiental, localizado na caatinga, sertão do nordeste brasileiro. Vamos eliminar a alternativa b, uma vez que a região que circunda os rios temporários, a agricultura pouco capitalizada, não os polui. Outra alternativa que pode ser eliminada é a letra d porque como não há rios permanentes, não há matas ciliares. Elimina-se também a alternativa e, já que se houvesse águas subterrâneas contaminadas, possivelmente, encontrar-se-iam na divisa entre Bahia e Pernambuco (Juazeiro e Petrolina), e não em toda a área em destaque. E, finalmente, elimina-se a alternativa c: as queimadas citadas ocorrem com mais frequência no Cerrado.
  1. 2015- 1ª Aplicação
Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seus pais. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultural do (a)
a) prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
c) expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação.
A questão contempla conceitos da antropologia, já que trabalha “a questão do outro” (alteridade). O pai americano disposto a morrer é herói, em contrapartida, o pai islâmico disposto a morrer é considerado, pela lógica ocidental, terrorista.
Gabarito: B
Comentário:
O texto da questão influência o candidato a presumir que o pai da menina era um combatente talibã. Ao fazer essa comparação, o autor sugere uma reflexão ao nos colocar no lugar dessa criança, isto é, um exercício de autoridade.
  1. 2015- 1ª Aplicação
O projeto Nova Cartografia Social ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. FOLHA de S. Paulo, 7 de maio 2011 (adaptado).
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
a) expansão da fronteira agrícola.
b) remoção de populações nativas.
c) superação da condição de pobreza.
d) valorização de identidades coletivas.
e) implantação de modernos projetos agroindustriais.
O texto mostra o uso de técnicas modernas de georreferenciamento por povos tradicionais na Amazônia, com o objetivo de produzir precisos mapas artesanais, o que valoriza as identidades coletivas. O texto exclui as demais alternativas.
 Gabarito: d
Comentário:
Desde a Antiguidade Clássica, os mapas são uma técnica que nos mostra o espaço geográfico, seus objetos naturais e artificiais e as relações entre os seres humanos oriundas da transformação dos objetos da natureza em objetos artificiais (casas, pontes, plantações, dentre outros). Assim, os mapas são instrumentos que representam a geografia_bannerrealidade e, também, podem ser considerados instrumentos de planejamento e poder, pois podem informar pontos particulares de diferentes grupos. Por isso, é comum serem usados na valorização das identidades coletivas, sejam elas nacionais, regionais ou locais.
  1. 2015- 1ª Aplicação
No final do século XX e em razão da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
Santos. M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
A expansão da revolução tecnocientífica informacional e o desenvolvimento do modelo flexível de produção transformaram o processo produtivo por meio da introdução da robotização, ampliando, assim, o nível de desemprego.
Gabarito: e

Os invertebrados

Os invertebrados


Os animais compõem um reino com mais de um milhão de espécies.
 No entanto, fósseis encontrados revelam que uma quantidade 
muito maior de espécies animais já viveu na Terra, mas hoje estão
 extintas.
Nós, os seres vivos, somos muitos e temos as mais variadas
 formas e tamanhos - desde corpos microscópicos, como o ácaro, 
até corpos gigantescos como o da baleia-azul. Alguns com
 forma, organização e funcionamento do corpo simples, como uma 
esponja-do-mar; outros, com a estrutura complexa de um mamífero.
Microscopia eletônica do Ácaros que medem cerca de 0.2 a 0.5mm 
sendo muito difíceis de ver a olhos nu
Apesar da grande diversidade, quase todos os animais apresentam 
uma característica em comum: são formados por milhares de células
 de diversos tipos. Outro aspecto comum aos seres do reino Animal
 é que obtêm o seu alimento a partir de outros seres vivos.
Os animais habitam quase todos os ambientes conhecidos do nosso 
planeta, podendo ser encontrados tanto em grandes altitudes nas
 montanhas quanto em profundas fossas marinhas.
A maioria das espécies é capaz de se locomover, isto é, mover o corpo 
de um lugar para o outro. No entanto, há espécies que vivem fixas, 
ou seja, sésseis, no ambiente, como as esponjas-do-mar.


O que é vertebrado e invertebrado?

Os animais são estudados pela zoologia - campo da ciência cujo nome
 origina-se da língua grega: zoo significa "animal", e logia, "estudo".
Para facilitar o estudo, é importante classificar os animais. Uma das
 formas de fazer essa classificação é dividi-los em dois grandes grupos: 
vertebrados e invertebrados.
No grupo dos vertebrados estão os animais que, como os seres humanos,
 possuem coluna vertebral. Já o grupo dos invertebrados é formado por
 aqueles que não possuem coluna vertebral.
coluna vertebral é um tipo de eixo esquelético formado por peças
 articuladas entre si - as vértebras-, que podem ser ósseas ou cartilaginosas. As articulações permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a
 movimentação.
Observe a coluna vertebral do homem e no detalhe a articulação entre 
as vértebras.


Em amarelo as vértebras e em azul a articulação que permite 
o movimento.
A coluna vertebral, associada ao sistema muscular, garante que os 
animais movimentem-se em mantenham a sua estrutura firme.

Poríferos

Os poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos. Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias.
Veja o texto:
Talvez ao tomar banho, você goste de se ensaboar usando uma esponja 
sintética, feita de plástico ou de borracha, ou uma bucha vegetal.

Esponjas sintéticas de banho

Bucha vegetal
Mas você já pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto 
de algum animal?
Antes da invenção das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram
 muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza doméstica, 
para esfregar panelas e copos, por exemplo.
A esponja natural é o esqueleto macio de certas espécies de animais
 do grupo dos poríferos; esses esqueletos são feitos de um emaranhado
 de delicadas fibras de uma proteína chamada espongina.
   

Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam
 órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos
predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que 
vivem em água doce.
Os poríferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, 
onde podem formar colônias de coloração variadas. Podem ses encontrados 
desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de 
aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de
 microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, 
como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas
 espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, 
peixes e tartarugas.


Organização do corpo dos poríferos

O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão
 de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira
 que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo
 do animal. é por isso que esses seres recebem o nome de poríferos 
(do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador').
Observe no esquema abaixo que a água penetra no corpo do animal através 
dos vários poros existentes em seu corpo. Ela alcança então uma cavidade
 central denominada átrio. Observe também que a parede do corpo
 é revestida externamente por células achatadas que formam a epiderme. 
Já internamente, a parede do corpo é revestida por células denominadas coanócitos.


Cada coanócito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove
 um contínuo fluxo de água do ambiente para o átrio do animal. 
A essa água estão misturados restos orgânicos e microorganismos, que 
são capturados e digeridos pelos coanócitos. O material digerido é então 
distribuído para as demais células do animal. Como a digestão ocorre no 
interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra
 em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, 
a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada 
para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo.
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de 
substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou 
de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina.
Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem
 a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo
 é que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza
 doméstica como no texto acima.

Espículas que sustentam o corpo dos poríferos.

Espícula em detalhe - Microscopia eletrônica   


Exercícios - Genética



Um homem doador universal casa-se com uma mulher do grupo sangüíneo B, cuja mãe é do grupo sangüíneo O. Marque a alternativa correspondente aos prováveis grupos sangüíneos dos filhos do casal.
a) Grupo B ou AB
b) Grupo B ou O
c) Grupo AB ou O
d) Apenas grupo B
e) Apenas grupo O


Resposta: 
B
Explicação da resposta: 
Questão de genética sobre os diferentes grupos sanguíneos do sistema ABO. Para resolver a referida questão, é necessário conhecer os genótipos do grupo O (ii) e do grupo B (IB IB ou IBi). Também é necessário lembrar que 50% dos genes são de origem materna e os outros 50% são paternos. Portanto, pai (ii) mãe (IBi), o filho pode ser: (ii-O) ou (IBi-B).

Crossing-over é o nome dado:
a) a) A troca de partes entre os cromossomos homólogos.
b) b) A troca de partes entre as cromátides irmãs.
c) c) A reversão de uma mutação.
d) d) A duplicação do cromossomo.



  A Segunda Lei de Mendel postula:
a) Distribuição conjugada dos genes.
b) Segregação independente.
c) Troca de partes entre cromossomos.
d) Importância da recessividade.

 Por que a freqüência de mulheres hemofílicas é muito baixa na população?
a) Porque todas morrem durante a primeira menstruação.
b) Porque a hemofilia é restrita ao sexo masculino.
c) Porque para serem hemofílicas devem apresentar alelos da doença vindos do pai e da mãe.
d) Porque apenas com a trissomia do cromossomo 21 tornam-se hemofílicas.



  A síndrome de Turner está relacionada a indivíduos:
a) X0
b) XXX
c) XXY
d) XYY



 O cruzamento entre uma planta de ervilha rugosa-verde rrvv com um planta lisa-amarela RRVV tem como descendente em F1:
a) Apenas plantas lisa-verde.
b) Plantas tanto lisa-amarela quanto rugosa-verde.
c) Apenas plantas lisa-amarela
d) Apenas plantas rugosa-verde.



 Supondo um organismo 2n=36, quantos cromossomos serão encontrados no gameta?
a) 36.
b) 72.
c) 18.
d) 9.



 Uma herança é dita quantitativa quando:
a) A soma das informações genéticas determinam o fenótipo do organismo.
b) Apenas um único par de alelos condiciona o fenótipo do organismo.
c) Existe um gradiente de fenótipos possíveis determinados pela quantidade de alelos dominantes do genótipo.
d) Dois pares de alelos condicionam o fenótipo do organismo.

 As divisões meióticas constituem os processos diretamente relacionados a:
a) Produção de novas espécies.
b) Manifestação das leis de Mendel.
c) Determinação do sexo.
d) Diferenciação da linhagem germinativa.


 “Programas intensivos de melhoramento e seleção têm levado a um estreitamento da variabilidade genética das plantas cultivadas... com isso, às vezes a resistência às doenças é perdida nos membros altamente uniformes de uma progênie que tenha sido fortemente selecionada para rendimentos crescente”. (Raven et al. 2001, pg. 803). Essa uniformidade da progênie a que o autor se refere é devida à predominância da reprodução:
a) sexuada que, através da meiose, mantém o genoma dos parentais.
b) sexuada que, através da mitose, mantém o fenótipo dos parentais.
c) sexuada que, através da meiose, aumenta a recombinação genética.
d) assexuada que, através da mitose, aumenta a recombinação genética.
e) assexuada que, através da mitose, diminui a recombinação genética

 Há cinqüenta anos, os pesquisadores Watson e Crick estabeleceram a estrutura em dupla hélice da molécula de DNA, compostas por seqüências lineares de nucleotídeos, invertidas entre si. Observando a seqüência abaixo, que apresenta uma parte da molécula de DNA, complete a segunda seqüência, permitindo o exato pareamento das bases nitrogenadas, e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. - G - A - C - A - G - T - G - - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 -
a) 1–Guanina 2 – Adenina 3 – Citosina 4 – Adenina 5 – Guanina 6 – Timina 7 – Guanina.
b) 1–Timina 2 – Citosina 3 – Guanina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Adenina 7 – Timina.
c) 1– Timina 2 – Citosina 3 – Adenina 4 – Citosina 5 – Timina 6 – Guanina 7 – Timina.
d) 1– Citosina 2 – Timina 3 – Guanina 4 – Timina 5 – Citosina 6 – Adenina 7 – Citosina.
e) 1–Adenina 2 – Guanina 3 – Citosina 4 – Guanina 5 – Adenina 6 – Timina 7 – Adenina.

 UFPI -Atualmente, nos processos de elucidação de parentescos filogenéticos de animais silvestres, ou de seres humanos, é comum o uso de técnicas moleculares utilizando o DNA mitocondrial (mtDNA). Porém, sabe-se que as mitocôndrias são heranças maternas, porque:
a) não existem no sexo masculino, portanto, não são repassadas.
b) aquelas, repassadas pelo espermatozóide, não apresentam capacidade de duplicação no embrião.
c) sofrem mutações em cada indivíduo, perdendo o alelo Y e mantendo somente o alelo X.
d) aquelas, oriundas do espermatozóide, não realizam suas funções no embrião e são descartadas pelo corpo.
e) aquelas, oriundas do pai, são perdidas juntamente com a cauda e a peça intermediária do espermatozóide, no momento da fecundação.

 Os quatro fenótipos do sistema sangüíneo ABO são determinados por três alelos múltiplos denominados IA, IB e i. Os alelos IA e IB são dominantes em relação ao alelo i, sendo a relação de dominância escrita da seguinte forma: IA = IB > i. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. V.3. São Paulo: Ed. Moderna, 2001. Com base no texto e em seus conhecimentos sobre a herança do sistema sangüíneo ABO, analise as seguintes afirmativas. I. Os alelos IA e IB apresentam co-dominância, pois ambos se expressam na condição heterozigótica e produzem, respectivamente, os aglutinogênios A e B. II. O alelo i determina a ausência de aglutinina no sangue, portanto o genótipo ii corresponde ao sangue tipo “O”, sem a aglutinina anti-A e anti-B. III. Um homem com sangue tipo “B” poderá ter filhos com o sangue tipo “A”, desde que seja heterozigoto, e somente com uma mulher com sangue do tipo “A” (homozigota ou heterozigota). IV. Um casal pode ter filhos com os quatro tipos sangüíneos, desde que um dos cônjuges tenha o sangue do tipo “A” e o outro do tipo “B” e que ambos sejam heterozigotos. Estão corretas apenas as afirmativas:
a) II e III.
b) I e IV.
c) I , III e IV
d) II e IV.
e) III e IV.

 (UFPR) Quantos pares de cromossomos homólogos existem na fase haplóide de células, cuja constante cromossomial nas células somáticas é 2n = 20?
a) 10
b) 5
c) 0
d) 2


Resposta: 
C
Explicação da resposta: 
Nenhuma (células haplóides não têm pares homólogos.