Atribuições do professor de apoio:
• Atuar de forma colaborativa com o professor regente da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo;
• Promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola.
• Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;
• Orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos na sala de aula;
• Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;
• Desenvolver formas de comunicação simbólica, estimulando o aprendizado da linguagem expressiva;
• Preparar material específico para uso dos alunos na sala de aula;
• Prover recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa;
• Garantir o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação e outras), que atendam a necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;
• Adaptar material pedagógico (jogos e livros de histórias) com a simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com objetivo de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;
• Identificar o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda as necessidades dos alunos, de acordo com sua habilidade física e sensorial atual, e promova sua aprendizagem por meio da informática acessível;
• Ampliar o repertório comunicativo do aluno, por meio das atividades curriculares e de vida diária.
• Promover as condições para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais em todas as atividades da escola.
• Orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional;
• Orientar a elaboração de materiais didático-pedagógicos que possam ser utilizados pelos alunos na sala de aula;
• Indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade;
• Desenvolver formas de comunicação simbólica, estimulando o aprendizado da linguagem expressiva;
• Preparar material específico para uso dos alunos na sala de aula;
• Prover recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa;
• Garantir o suprimento de material específico de Comunicação Aumentativa e Alternativa (pranchas, cartões de comunicação e outras), que atendam a necessidade comunicativa do aluno no espaço escolar;
• Adaptar material pedagógico (jogos e livros de histórias) com a simbologia gráfica e construir pranchas de comunicação temáticas para cada atividade, com objetivo de proporcionar a apropriação e o aprendizado do uso do recurso de comunicação e ampliação de vocabulário de símbolos gráficos;
• Identificar o melhor recurso de tecnologia assistiva que atenda as necessidades dos alunos, de acordo com sua habilidade física e sensorial atual, e promova sua aprendizagem por meio da informática acessível;
• Ampliar o repertório comunicativo do aluno, por meio das atividades curriculares e de vida diária.
Carga horária de trabalho:
O profissional deverá cobrir a carga horária do aluno, cumprindo a exigência curricular quando necessário.
Surdocegueira
A surdocegueira é uma deficiência única com graves perdas visuais e auditivas combinadas. Essa condição leva a pessoa surdocega a ter necessidade de formas específicas de comunicação, para ter acesso à educação, lazer, trabalho, vida social, etc. Não há necessariamente, ter uma perda total dos dois sentidos.
Guia-Intérprete: é o profissional que serve de canal de comunicação e visão entre a pessoa surdocega e o meio no qual ela está interagindo (o mundo). Sendo assim, este profissional deve apresentar algumas habilidades essenciais para que consiga transmitir todas as informações de modo fidedigno e compreensível á pessoa surdocega
Atribuições do Guia Intérprete:
• Compreender a mensagem em uma língua, extrair o sentido através da informação lingüística (palavras, orações, aspectos como intensidade, tom, timbre, entonação, acentuação, ritmo e pausa), extralingüística (pistas sonoras ou visuais provenientes do emissor e da situação comunicativa) contextualizar o sentido na língua de destino – Interpretação – ou na mesma língua em outro sistema de comunicação utilizado pela pessoa surdocega;
• Descrever o que ocorre em torno da situação de comunicação, a qual inclui tanto o espaço físico em que esta se apresenta como as características e atividades das pessoas envolvidas;
• Facilitar o deslocamento e a mobilidade da pessoa surdocega no meio.
Observação: Os professores que desejam tornar-se especialistas para atuar com os alunos surdocegos deverão preencher alguns pré-requisitos, o que significa ter domínio da Libras, do Sistema Braille e de Orientação e Mobilidade.
• Descrever o que ocorre em torno da situação de comunicação, a qual inclui tanto o espaço físico em que esta se apresenta como as características e atividades das pessoas envolvidas;
• Facilitar o deslocamento e a mobilidade da pessoa surdocega no meio.
Observação: Os professores que desejam tornar-se especialistas para atuar com os alunos surdocegos deverão preencher alguns pré-requisitos, o que significa ter domínio da Libras, do Sistema Braille e de Orientação e Mobilidade.
Carga horária de trabalho:
O profissional deverá cobrir a carga horária do aluno, cumprindo a exigência curricular quando necessário.
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