1- Objetivos
• Refletir sobre os processos de inclusão e exclusão das pessoas em grupos
• Vivenciar o processo de decidir quem tem o direito a ter direito
• Respeitar as diferenças
• Aprender a trabalhar em grupo
• Refletir sobre o exercício da cidadania
• Refletir sobre o sentido e a origem do que entendemos por direito
• Compreender a violência como desrespeito ao direito
• Conhecer a Declaração dos Direitos Humanos
• Desenvolver o poder da argumentação
• Desenvolver a criticidade
• Distinguir fato de opinião
• Analisar efeitos de humor e ironia
• Fazer inferências
• Introduzir o gênero textual : resenha e sinopse.
2- Material Necessário
Som e CDs
Música dos Titãs “ A gente não quer só comida”
Tirinhas e charges
Artigos da Constituição Federal
Filme : O preço do desafio ( Stand and deliver)
crepe
Folha de papel A4 ( 1 por participante)
Folhas de flip ou papel pardo para os registros
Folhas impressas com a história
A águia e a galinha
Cartaz com perguntas para discussão dialógica
Folhas de flip para o Banco de perguntas.
Pincéis para papel ( marcadores tipo Pilot)
Texto : Declaração dos direitos humanos
3- Tempo previsto: entre 3 e 4 horas
4- Aquecimento para o tema
– Como nos agrupamos?
Iniciar o assunto com o gênero textual “A águia e a galinha”.
Contar a história e
discutir com os alunos a compreensão da fábula.
Debate regrado.
a) Espalhar três tipos de figuras geométricas ( retângulo, triângulo, círculo) de três
cores ( vermelho, azul e amarelo) no centro da sala e mais duas ou três figuras
diferentes das demais ( por exemplo, o recorte de uma rosa, de um barco, de um
pássaro voando).
b) Pedir que cada participante escolha uma figura e que o grupo se subdivida em três
subgrupos, considerando as figuras e os critérios que serão decididos e negociados
pelos participantes.
c) Refazer o grande círculo e provocar a reflexão sobre o que aconteceu: como se
formaram os agrupamentos? Com base em que critérios? O grupo negociou o critério?
Foi fácil negociar? O que aconteceu com quem escolheu figuras diferentes? Algum
grupo se formou a partir das diferenças? O que perdemos e o que ganhamos ao
agrupar pela diferença? E pela semelhança? Sempre procuramos os iguais? Que
relações você estabelece entre o que aconteceu aqui e o seu dia-a-dia?
d) Levar o grupo a perceber que são as próprias pessoas que decidem como vão se
organizar em sociedade e que, a partir do estabelecimento de critérios, que podem ser
negociados ou impostos por alguns, começam a surgir questões do tipo quem pode
fazer parte de determinado grupo e quem não pode, quem pertence e quem não
pertence, quem tem direito e quem não tem direito de participar e decidir. Introduzir,
então a pergunta O que é ter direito?
5- Reflexão dialógica : o que são direitos e de onde vêm os direitos?
a) Propor que o grupo discuta o tema direitos, usando a técnica dos círculos
concêntricos: o grupo se organiza em duas rodas uma dentro da outra; as
pessoas da roda de dentro ficam de frente para as da roda de fora, formando
pares.
b) Combinar com o grupo o código da atividade: quando for dita a palavra circular,
as duas rodas vão girar para a direita, quando for dita a palavra parar, a duas
rodas vão parar, e as pessoas da roda de fora ou de dentro, conforme
instruções do facilitador, vão responder rapidamente a uma pergunta que será
feita em voz alta. Explicar que o processo se repetirá várias vezes, com
perguntas diferentes, e que ora os participantes da roda de fora vão responder
e os da roda de dentro vão ouvir, ora inverso. Ressaltar que quem estiver
ouvindo só pode fazer perguntas de esclarecimento. Não pode opinar sobre a
resposta do par.
c) Refazer o grande círculo e solicitar que os participantes comentem as
respostas que ouviram e deram às perguntas.
Sugestão de perguntas
• O que é um direito?
• Por que os seres humanos estabelecem direito?
• Quem define os direitos?
• Quem tem direito a ter direito?
• O que faz um direito valer de fato como direito, isto é, ser respeitado?
• Quem é responsável por garantir os direitos das pessoas?
• É possível viver em grupo sem estabelecer os direitos de cada um?
• Quais são os direitos das crianças?
• Os direitos das crianças estão sendo respeitados?
• Todo mundo que tem direito tem também deveres e responsabilidades?
• Quais são os deveres e responsabilidades dos alunos?
d) Finalizar esta etapa do trabalho, explicando ao grupo que a definição de
direitos e sua distribuição entre as pessoas e grupos são construções
humanas, históricas, instituídas no próprio processo de convivência e
organização social. Por isso variam, não só no tempo, mas também no espaço,
entre as culturas. Apresentar exemplos de conhecimento comum para que os
alunos entendam a idéia do processo sociocultural de construção dos direitos:
a escravidão, até o século XIX, não era considerada crime porque se
acreditava que os negros não eram iguais aos brancos; portanto, era “natural”
que não tivessem os mesmos direitos que estes últimos. Em muitos países do
mundo, ainda hoje se considera que as mulheres não podem ter os mesmos
direitos que os homens. Convidar, então o grupo a conhecer um pouco da
história dos Direitos Humanos na cultura ocidental.
6- Informação : A construção histórica dos Direitos Humanos
Alunos em círculo
• Fazer uma exposição sobre a evolução histórica dos Direitos Humanos,
desde a instituição dos direitos civis no século XVIII, passando pelos
direitos políticos, no século XIX, e chegando aos direitos políticos, nos
séculos XX. Fazer referência à Declaração Universal dos Direitos
Humanos, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 1948, como o
primeiro grande Projeto da Humanidade que expressa valores e crenças
elementares, em torno dos quais povos do mundo inteiro estabeleceram
consenso. Relacionar a cidadania com acesso pleno ao conjunto de direitos
fundamentais por parte da pessoa de uma dada sociedade e como
liberdade, autonomia e responsabilidade de exercer esses direitos em
busca do bem comum.
• Apresentar, em transparências ou cartazes, os artigos da Declaração
universal dos Direitos Humanos ( ou a síntese desses artigos), identificando
aqueles que se referem aos direitos conhecidos como civis (direitos
fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a
lei), políticos ( direitos relacionados à participação do cidadão no governo e
na sociedade) e sociais ( direitos de participação na riqueza coletiva).
• Apresentar e explicar os Artigos 1º, 3º e 227 da Constituição Universal dos
Direitos Humanos. Explicar que o artigo 227 deu origem a uma Lei, o ECA,
Estatuto da Criança e do Adolescente, que todos os cidadãos, em especial
as crianças e jovens, precisam conhecer e compreender.
7- Aplicação : que direitos estão sendo desrespeitados?
• Colocar a música dos Titãs “ A gente não quer só comida”
• Apresentar a letra e discuti-la com os alunos
• Dividir o grupo em cinco subgrupos e pedir a cada um a produção de um
gênero textual a respeito do tema : poema, crônica, resumo, resenha descritiva
e conto.
• Fazer a leitura e a discussão a respeito dos textos produzidos.
• Fazer um mural com o material produzido.
• Apresentar, em cartazes ou transparências, charges ou tirinhas que denunciem
criticamente situações de desrespeito aos Direitos Humanos.
• Estimular o grupo a interpretar as charges apresentadas, compartilhando no
coletivo sentimentos e percepções.
8- Para fixar o que foi aprendido, na sala de vídeo passar o filme “O preço do
desafio”
O enfoque deste filme é especificamente o ensino de Matemática. O professor
é um boliviano radicado nos Estados Unidos e seus alunos pertencem a uma
comunidade pobre, de origem hispânica. Percebe-se, nos diálogos, a baixa autoestima
de cada aluno; o professor tenta, de todas as maneiras, incutir-lhes orgulho e
confiança em si mesmos. A percepção que eles têm das disciplinas do currículo é de
que todas são difíceis, particularmente a matemática; rotulam-se a si mesmos de
estúpidos e incapazes de aprender. O professor os desafia a participar de um
concurso. E é através da Matemática que eles vão superar seus preconceitos e suas
frustrações. A preparação para o concurso é dura; exige persistência e determinação.
O professor os acompanha, procurando elevar o autoconceito de cada um e eliminar
o estereótipo negativo que têm de si mesmos, alimentado pelas famílias e pela
sociedade que privilegia valores e costumes anglo-saxões. Pessoas que não têm seus
direitos respeitados. Ao final, a escola e os demais professores se rendem à vitória
daqueles que eram considerados e rotulados de eternos fracassados e perdedores.
Ocorrerá uma discussão entre os grupos e em seguida apresentarão em forma
de júri simulado. Por fim será feita uma sinopse do filme.
Observação: Se as crianças forem muitas pequenas, nas série iniciais, recomenda-se
outro filme.
9- O professor de educação física irá desenvolver, paralelamente, atividades
como:
• Teatro sobre os Direitos Humanos
• Introduzir o Vôlei e trabalhar os limites, o respeito, o trabalho em equipe,
os deveres, os direitos
• O jogo de xadrez
• Festival de dança – coreografia voltada para os Direitos Humanos
• Grafitismo com o tema : Direitos Humanos
• Visitas às instituições que prestam serviços de solidariedade
• Pintura , desenhos e maquetes que ilustram situações dos Direitos
Humanos
10- Avaliação
Portfolio
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