PROJETO VIAJANDO NA LEITURA
I –
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO
Título: Viajando na Leitura
Instituição: Escola Estadual Felipe Orro
Público Alvo: Ensino Fundamental I e II
Mês: Março a dezembro de 2014
Duração: 1º, 2º, 3º e 4º bimestre de 2014
Período: 05/03 a 10/12 de 2014
Data da elaboração: 18/03 a 28/04/2013
Encerramento: 10/12/2014
Equipe elaboradora:
Auxiliar de coordenação: Regina Célia M. da Costa
Auxiliar de coordenação: Margarida de Arruda Moura
Coordenadora de Língua Portuguesa: Elis de Fátima Lima de Moura
Coordenadora de Matemática: Eliane Rodrigues C. França
Professoras: Márcia Carolina M. de S. N. Silva
Equipe realizadora: direção, coordenação, alunos, funcionários e todos os professores : Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Arte, Produção Interativa e Educação Física.
II – OBJETIVOS
Geral
Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas
possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.
Específicos
- Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos;
- Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais;
- Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;
- Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar;
- Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola;
- Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção;
- Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.
III – DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa: Elaboração do Projeto e Preparação
-Preparação do Carrinho da Leitura( carrinho de supermercado) com enfeites de personagens dos Clássicos da
Literatura;
-Seleção dos materiais: livros, gibis, revistas Ciência Hoje das Crianças, jornais locais, encartes da Folha de São
Paulo, Fichas de leitura e um caderno para registro de empréstimos;
-Elaboração do horário de atendimentopara cada turma do ensino fundamental
– 1º ao 9º ano – Matutino e
Vespertino.
2ª Etapa;
Motivação para o desenvolvimento do projeto
-Apresentação do Vídeo: A menina que odiava livros -8 minutos
-Clip musical: O mundo da Leitura – 3 minutos
-Slide de frases de grandes pensadores sobre a importância da leitura
-Slide : Os benefícios da leitura
3ª Etapa:
Ações
Os coordenadores, professores de Produções Interativas, professores de Língua Portuguesa e monitores de
Língua Portuguesa, desenvolverão as seguintes ações:
- Produção de Murais: “Li, gostei e recomendo”;
- rodas de leituras;
- dramatizações;
- fantoches;
- leitura livre;
- fichamento;
- interpretação oral;
- leitura compartilhada em voz alta;
- audição de histórias em CDs e DVDs;
- declamações de poesias;
- reescrita de histórias;
- produção de textos;
- adivinhas
- parlendas;
- confecção de mini livros;
- dobraduras;
- recorte e colagens,
- palavras cruzadas;]
- charadas;
- caça palavras;
- pinturas;
As obras ficarão no carrinho, juntamente com o Caderno de Empréstimo, onde será anotado, pelo
professor responsável, o nome da obra, o nome do autor, nome do aluno, série que estuda, a data que tomou
emprestado e a data da devolução.
- O empréstimo dos livros será permitido apenas nas sextas-feiras e deverãoser devolvidos na segundas-feiras.
IV – CULMINÂNCIA
Noite Cultural
– Sarau Bimestral
– Será organizado um sarau por bimestre. Cada turma escolherá uma atividade que foi desenvolvida para
apresentar na Noite Cultural, com a presença dos pais.
V – RESULTADO
A leitura como facilitadora do processo ensino e aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de
aproveitamento do rendimento escolar, a qualidade de vida das pessoas da comunidade e do meio em que vivem.
Como afirma Harold Bloom: “Uma das funções da leitura é nos preparar para uma transformação, e a
transformação final tem caráter universal” (2001)