quinta-feira, 24 de maio de 2018

TEMPO CRONOLOGICO E TEMPO HISTÓRICO




1) Nós vimos em nossas a diferença entre tempos cronológico e histórico. Nos textos abaixo, assinale corretamente com a letra C aquele que se refere ao cronológico e com a letra H aquele que se refere ao tempo histórico.
a) Tempo registrado em calendários, que pode ser agrupado em dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios. 
b) Forma de contagem do tempo utilizada para marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional, etc... 

2) Nós vimos em nossas aulas que o tempo cronológico pode ser dividido de diversas formas, como meses, anos, séculos e milênios. Analise os fatos históricos abaixo e cite a qual século ele pertence (utilize os números romanos):
a) Neil Armstrong foi o primeiro a pisar na Lua, em 1969, no século_______
b) Pedro Alvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, no século_________ 
c) Bárbaros invadiram e derrubaram o Império Romano do Ocidente em 476, no século_______ 
d) As Torres Gêmeas sofreram um ataque terrorista em 2001, no século________ 
e) A Primeira Guerra Mundial abalou o mundo e começou em 1914, no século________
f) A Lei Áurea aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, em 1888, no século  _______

3) Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?

4)  História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

5) Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

6) De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

7)  Leia atentamente o texto abaixo para responder os próximos exercícios:
Se Charles Darwin visse alguém usar sua Teoria da Evolução para afirmar que seres humanos são descendentes de macacos, certamente morreria de raiva. Ele jamais disse isso. Embora chimpanzés e gorilas modernos lembrem bastante as criaturas que deram origem ao homem, nenhum deles é nosso ancestral. Mas temos com esses bichos, isto sim, um antepassado em comum, que viveu há mais de 6 milhões de anos em algum lugar da África. Se pudéssemos ressuscitá-lo, a criatura seguramente se pareceria com um macaco - afinal, ela também foi uma espécie de primata. Mas teria detalhes
anatômicos que não existem em nenhum animal que conhecemos hoje. (…) Nosso ancestral comum (…) acabou dando origem a duas linhagens distintas (provavelmente em virtude de mudanças climáticas e outros fatores ambientais). Uma delas seguiu a trilha evolutiva que resultaria nos macacos de hoje. A outra, contudo, percorreu um caminho diferente, até chegar ao homem moderno. Ou seja: somos primatas, sim, tanto quanto os chimpanzés. Até nossos genes são quase os mesmos, 90% iguais. Mas isso não quer dizer que sejamos a evolução [do macaco]. Tivemos um antepassado em comum, só isso.
(Texto extraído do site da SuperInteressante, acesse em: http://profjr.tk/textoprova1)
Com base no texto, assinale as afirmativas a seguir com (V)verdadeiro ou (F)falso:
(  ) Charles Darwin afirmou que os homens são descendentes diretos dos macacos.
(  ) Tanto os homens quanto os macacos tem um ancestral comum e pertencem à ordem dos primatas.
(  ) O texto afirma que um antepassado comum aos homens e aos macacos viveu no continente africano há mais de seis milhões de anos.
(  ) O texto afirma que chimpanzés e gorilas modernos não lembram em nada as criaturas que deram origem ao homem.
(  ) Segundo o texto, se pudéssemos ressuscitar a espécie que deu origem tanto aos macacos quanto aos seres humanos,ela teria características que não são encontradas em nenhum animal moderno.
(  ) Apesar de termos um ancestral comum, homens e macacos não tem nenhuma semelhança, nem mesmo nos seus genes.

8) Em nossas aulas descobrimos que o homem atual pertence à espécie:
(A) homo sapiens
(B) australopithecus
(C) homo habilis
(D) homo erectus

9) As afirmativas abaixo apresentam características dos seres humanos que viviam na pré-história. Assinale (P) para aqueles que se referem ao período Paleolítico e (N) para aqueles que se referem ao Neolítico.
( ) Tornaram-se sedentários, geralmente às margens de rios.
( ) Viviam em bandos, sem constituírem famílias.
( ) Eram nômades e sobreviviam da pesca, coleta e caça de pequenos animais.
( ) Passaram a domesticar animais que forneciam couro, leite e carne.
( ) Desenvolveram técnicas agrícolas que permitiram o aumento da produção.
( ) Produziam instrumentos rústicos de madeira, ossos e pedras lascadas.

10) Explique o que foi a Revolução Neolítica e como ela alterou a vida dos seres humanos.

11) Aprendemos que a História está presente em toda ação que o ser humano realiza, em diversos lugares ao longo do tempo. Sendo assim, você também faz parte do processo histórico.
a) Conte a história da sua vida. Lembre-se de destacar somente aquilo que você acha importante compartilhar.

Gabarito
Questão 1:
(C)
(H)
Questão 2:
a) XX
b) XV
c) V
d) XXI
e) XX
f) XIX
Questão 3:
a) Resposta pessoal do aluno
b) resposta pessoal do aluno.
Questão 4: c
Questão 5: a
Questão 6: c
Questão 7:
(F)
(V)
(V)
(F)
(V)
(F)
Questão 8: a
Questão 9:
(N)
(P)
(P)
(N)
(N)
(P)
Questão 10:
O aluno deve citar a descoberta da agricultura e as mudanças trazidas por este evento ao modo de vida dos seres humanos, que tornaram-se sedentários, passaram a criar animais, passaram a conviver nas primeiras formas de sociedade, abrirá caminho para criação das primeiras aglomerações de pessoas e também das primeiras leis. É importante que fique claro que o aluno entendeu o processo gradual de transformação do Paleolítico para o Neolítico.
Questão 11:
Resposta pessoal do aluno.

História 6 ano: Mesopotâmia e Egito



Exercícios – História – Mesopotâmia e Egito – 6º ano

1. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?
a)  Império do Nilo
b)  Terra Entre Desertos
c)  Terra Entre Rios
d)  Império do Tigre
e)  Império do Eufrates

2. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade: 
a)  Lei das Doze Tábuas. 
b)  Leis Draconianas. 
c)  Dez Mandamentos. 
d)  Código de Hamurábi. 
e)   Lei Tessalônica

3. "Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem."
          O trecho acima celebra:
a)  o Egito, região quente e seca como o Saara;
b)  a crença numa vida de além-túmulo;
c)  o relativo isolamento do vale, limitado pelos desertos da Arábia e da Líbia;
d)  as nascentes desconhecidas do Rio Nilo;
e)  o poder criador do regime das cheias e das vazantes do rio Nilo, que deixavam no solo um lodo de grande fertilidade.

4. As pirâmides são:
a) O túmulo exclusivo do faraó
b) O túmulo do faraó e sua família
c) A residência do faraó
d) A residência do faraó e sua família

5.  A vida econômica egípcia era bastante movimentada, apesar do deserto, a agricultura, a pecuária e o comércio se desenvolveram com grande esplendor (riqueza). Porém, isso só foi possível graças a um controle rígido e autoritário. Esse comando era exercido pelo:
a) Exército
b) Sacerdote
c) Faraó
d) Rio Nilo

6. Parte da geração da riqueza do Egito estava ligada às enchentes do rio Nilo, que propiciavam uma excelente agricultura na época da vazante. Todas estas terras que margeavam o rio eram:
a) De propriedade do Estado.
b) Cultivadas pelos sacerdotes.
c) Grandes propriedades pertencentes à nobreza egípcia.
d) Formadas de pequenas propriedades pertencentes aos felás

5. Leia as sentenças e classifique-as com V, caso sejam verdadeiras, e com F, caso sejam falsas.
a) ( V  ) Nos templos religiosos na Mesopotâmia, foram desenvolvidas a escrita e a astronomia.
b) ( F   ) Os textos cuneiformes mais antigos datam de 1.500 anos atrás.
c) ( V  ) Ao longo do tempo a escrita cuneiforme foi aperfeiçoada para a pictográfica e, posteriormente, para a ideográfica.
d) (  V ) Os mesopotâmicos utilizaram seus conhecimentos astronômicos para planejar a agricultura: quando deveriam ser feitas a semeadura, a colheita, entre outros processos.
e) (  F ) Na escrita cuneiforme, o texto era gravado na rocha.
f) (  V ) O conhecimento matemático auxiliou o desenvolvimento da astronomia e da agricultura.

Fonte: Escola São Domingos, Scribd







Exercícios – História – 6º ano





1. Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa para medir o tempo?
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos fazem perceber a passagem do tempo?
c) Qual a importância do calendário?
d) O que demora mais para passar: cinco minutos no recreio da escola ou cinco minutos na cadeira de um dentista? Por quê?

2. História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a
humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;
e) estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo

3. Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes escritas?
a) Diários, jornais e leis. 
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Cartões-postais, fósseis e lendas.

4. Vimos que para contar o tempo, o homem criou o calendário. Marque a opção incorreta:
a) Todos povos do planeta utilizam o mesmo calendário.
b) Em diferentes épocas as sociedades inventaram formas diferentes de medir e registrar a passagem do tempo.
c) A palavra calendário origina-se do latim calenda, nome dado pelos romanos ao primeiro dia do mês, que era o dia da cobrança dos impostos.
d) O calendário de Júlio César, com 365 dias e 6 horas, é bem próximo do ano solar com 365 dias, 5 horas e 49 minutos.

5. De acordo com a divisão tradicional da História, a evolução cronológica correta dos períodos históricos é:
a) Pré-História, Idade Antiga, Idade Contemporânea, Idade Média, e Idade Moderna.
b) Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
c) Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, e Idade Contemporânea.
d) Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Antiga e Idade Média.
e) Pré-História, Idade Contemporânea, Idade Moderna, Idade Média e Idade Antiga

5. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789: 
b)1889: 
c) 4000 a.C.: 
d) 476:
e) 1500:

6. Tendo em vista que a teoria Evolucionista é a mais aceita para a explicação da origem dos seres humanos, em qual das opções abaixo se encontra o nome do principal cientista que a defendia?
a)Leonardo da Vinci
b)Albert Einstein
c)Galileu Galilei
d)Nicolau Copérnico
e)Charles Darwin

Gabarito
1.
a) Durante muito tempo o ser humano usou relógio para medir o tempo. Atualmente usa-se, além dos relógios, também aparelhos celulares para ver as horas.
b) Podemos ver a passagem do tempo pela mudança das estações do ano, pelo envelhecimento das pessoas e dos animais, pelas mudanças da paisagem.
c) Os calendários são muito importantes para organizar as atividades dos seres humanos.
d) O que demora mais para passar é o tempo com algo que nos desagrada. Quando nos divertimos o tempo passa rápido.
 5.
a) XVIII       d) V
b) XIX         e) XV
c) IV