PLANO
DE TRABALHO:
Orientador de
Estudos/Acompanhamento Pedagógico
PROFESSORA:_____________________________________
JANAÚBA-MG
2017
EDUCAÇÃO
INTEGRAL / 2017
Ensino Fundamental -
Anos Iniciais
Professora: _______________________________________
PLANO
DE TRABALHO
Orientador de
Estudos/Acompanhamento Pedagógico
JANAÚBA
- MG
2017
JUSTIFICATIVA
“Promover
o desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos
formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da
sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos
estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de
integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética,
estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a) Orientador de
Estudos/Acompanhamento Pedagógico do Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico,
desenvolvendo Oficinas e atividades que propiciem aos estudantes oportunidades
educativas diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem
dos mesmos. É que se justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no
presente Plano de Trabalho Docente.
OBJETIVOS
GERAIS
*
Mobilizar o grupo para a realização de tarefas planejadas com o objetivo
de ampliar os conhecimentos e saberes dos alunos.
* Desenvolver oficinas e atividades que
propiciem aos alunos aprender: vivências, pesquisas, leituras, experiências
práticas, jogos e brincadeiras, atividades de caráter reflexivo, expressão
corporal e artística entre muitas outras possibilidades. É sempre válido que
essas atividades, além de variadas, se utilizem de múltiplas linguagens
(visual, sonora, corporal e verbal, entre outras) e sejam desenvolvidas em contextos
próximos do mundo real, para que promovam atos significativos e favoreçam o
aprender fazendo.
* Incentivar o gosto pela matemática e pela leitura
levando os alunos a fruição e a desenvolver o raciocínio.
* Melhorar as
habilidades que envolvem a linguagem matemática, interpretação e resolução de
problemas, inclusive o desempenho escolar em todas as disciplinas.
*Aprender Matemática, Língua
Portuguesa e outras disciplinas através do lúdico.
ENCAMINHAMENTOS
METODOLÓGICOS
A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma
disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando
uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil,
distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a
compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a ideia
de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a
capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico.
·
PROPOSTAS
DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
·
LINGUAGEM
MATEMÁTICA
1- Jogos e Brincadeiras
- Dominó das quatro operações
- Bingo Matemático
- Boliche das operações
- Pescaria das operações
- Jogo Sempre Dez
- Jogo Torre de Hanói
- Outros
2 – Filmes
- O pato Donald no país da matemágica
- A história dos Números
- Gênio Indomável
- Mentes que brilham
3 – Músicas
- Tabuada cantada
- Regras dos sinais
- Outras
4 - Oficinas de Matemática
- História dos números
- História do surgimento do
dinheiro
- Sistema Monetário
(mercadinho na sala de aula)
- Confecção de um cofrinho com
sucatas
- Caixa Matemática
- Medidas (massa, comprimento,
tempo e capacidade)
- Adição, subtração, divisão e
multiplicação
- Tratamento da informação (tabelas,
gráficos, etc)
- Outros
5 – Oficina de Geometria
- A Lenda do Tangram
- História do quadradinho
-História: Um redondo pode ser
quadrado?
- Sólidos geométricos:
Poliedros
- Sólidos geométricos: Corpos
redondos
6 – Oficina de Língua Portuguesa /
Literatura Infantil
- Evento: Chá Literário
- Fábula Cantada
- Dramatização de Contos
Literários
- Contação de História
- Teatro
- Correio da Amizade
- Jogos da memória
- Confecção de livrinhos
- jogos ortográficos
- outros
7- Oficina: Gentileza
gera Gentileza
- Filme: Diário de
um banana (Bullying)
- História: Cabe na
mala (Ana Maria Machado e Claudius)
- Palestra (amor e
respeito ao próximo)
8 - Oficina: Cidadania
Ativa
- Músicas
- Valores
culturais
- Preconceito e
discriminação
- Globalização
- Consumismo
- Meio Ambiente
9-
Oficina: Valores Humanos
- Dinâmica: O espelho (valorização do eu)
- Dinâmica: A colcha de retalhos (texto para
reflexão e dobraduras)
- Música: Depende de nós (Ivan Lins)
- História: O que cabe no meu mundo
(apresentação em slide)
- Texto para reflexão: Na busca da
felicidade...
-
Confecção de um glossário (com palavras chave dos valores humanos e dos direitos humanos)
10 - Oficina: Diferenças
- Livro: Ninguém é igual a Ninguém: “O lúdico
no conhecimento do ser” (Regina Otero e Regina Rennó), apresentação de slide
-
Música: Você é especial (Aline Barros)
- História: Se criança governasse o
mundo... (Marcelo Xavier)
ESPAÇOS
FÍSICOS
- Sala de aula
- Sala de informática
- Pátio Escolar
- Palco
- Refeitório
- Biblioteca
- Outros
RECURSOS
DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS
- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Cartolinas
- Folha A4
- Tintas guache
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros
RECURSOS
HUMANOS
- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Comunidade
- Outros
AVALIAÇÃO
“Em
toda oficina, há o momento da avaliação, no qual as crianças ajudam o educador a avaliar o trabalho
realizado. Esta etapa retoma o percurso total da oficina e permite que os
participantes percebam aprendizagens e o atendimento de expectativas anunciadas”.
Podendo considerar como instrumentos de avaliação os itens citados abaixo:
- Apresentação escrita e oral de trabalhos
- Trabalhos individuais
- Trabalhos em grupo
- Relatórios
- Exposição de trabalhos
- Debates
REFERÊNCIAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º
e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.
WESTON, Denise Chapman;WESTON,
Mark S. Aprender brincando: atividades divertidas para
construir o caráter, a consciência e a inteligência emocional das crianças.
(Trad. Marcos Vianna Van Acker). São Paulo, Paulinas, 2000.
WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002.
Revista Projetos escolares especial. Jogos Educativos. São Paulo, Online.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola.
7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.
MORAN,
José M. et al. Novas
tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 2003.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento
. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à
Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.
- BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação
Continuada, alfabetização e Diversidade.
Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-raciais. Brasilia:
MEC/SECAD,2006. Disponível em: http://mec.gov.br.
-
CARVALHO, José Sérgio. (org.) Educação, Cidadania
e Direitos Humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
-
CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Oficinas
Pedagógicas de Direitos Humanos.
5a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 125 p.
-
SANTOS, B. S. 2000. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência.
São Paulo: Cortez
-
SCHILLING, Flávia. (org.) Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras
práticas. São Paulo: Cortez, 2005.
COLABORAÇÃO E ELABORAÇÃO: MARCIA TREVESANI