sábado, 18 de março de 2017

ORIENTADOR DE ESTUDOS \ ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

PLANO DE TRABALHO:

Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico
PROFESSORA:_____________________________________  




JANAÚBA-MG
2017
EDUCAÇÃO INTEGRAL / 2017

Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Professora: _______________________________________




PLANO DE TRABALHO
Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico






JANAÚBA - MG
2017


JUSTIFICATIVA

        “Promover o desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética, estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a) Orientador de Estudos/Acompanhamento Pedagógico do Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico, desenvolvendo Oficinas e atividades que propiciem aos estudantes oportunidades educativas diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos. É que se justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no presente Plano de Trabalho Docente.

OBJETIVOS GERAIS
*  Mobilizar o grupo para a realização de tarefas planejadas com o objetivo de ampliar os conhecimentos e saberes dos alunos.
* Desenvolver oficinas e atividades que propiciem aos alunos aprender: vivências, pesquisas, leituras, experiências práticas, jogos e brincadeiras, atividades de caráter reflexivo, expressão corporal e artística entre muitas outras possibilidades. É sempre válido que essas atividades, além de variadas, se utilizem de múltiplas linguagens (visual, sonora, corporal e verbal, entre outras) e sejam desenvolvidas em contextos próximos do mundo real, para que promovam atos significativos e favoreçam o aprender fazendo.
    * Incentivar o gosto pela matemática e pela leitura levando os alunos a fruição e a desenvolver o raciocínio.

* Melhorar as habilidades que envolvem a linguagem matemática, interpretação e resolução de problemas, inclusive o desempenho escolar em todas as disciplinas.

  * Possibilitar um convívio melhor entre os alunos.

*Aprender Matemática, Língua Portuguesa e outras disciplinas através do lúdico.






ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A Matemática, na maioria das vezes, é vista como uma disciplina pronta e acabada, sem espaço para a criatividade. Isso acaba gerando uma grande aversão nos alunos, fazendo com que acreditem que é algo difícil, distante da realidade e, muitas vezes, sem utilidades, onde quem aprende ou a compreende é considerado muito inteligente. O que devemos fazer é tirar a ideia de que a matemática é para poucos e, mostrar que todas as pessoas têm a capacidade de aprendê-la e ainda explorar o lúdico.
·       PROPOSTAS DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

·         LINGUAGEM MATEMÁTICA
1- Jogos e Brincadeiras
- Dominó das quatro operações
- Bingo Matemático
- Boliche das operações
- Pescaria das operações
- Jogo Sempre Dez
- Jogo Torre de Hanói
- Outros
2 – Filmes
- O pato Donald no país da matemágica
- A história dos Números
- Gênio Indomável
- Mentes que brilham
3 – Músicas
- Tabuada cantada
- Regras dos sinais
- Outras


4 - Oficinas de Matemática
- História dos números
- História do surgimento do dinheiro
- Sistema Monetário (mercadinho na sala de aula)
- Confecção de um cofrinho com sucatas
- Caixa Matemática
- Medidas (massa, comprimento, tempo e capacidade)
- Adição, subtração, divisão e multiplicação
- Tratamento da informação (tabelas, gráficos, etc)
- Outros
5 – Oficina de Geometria
- A Lenda do Tangram
- História do quadradinho
-História: Um redondo pode ser quadrado?
- Sólidos geométricos: Poliedros
- Sólidos geométricos: Corpos redondos
6 – Oficina de Língua Portuguesa / Literatura Infantil
- Evento: Chá Literário
- Fábula Cantada
- Dramatização de Contos Literários
- Contação de História
- Teatro
- Correio da Amizade
- Jogos da memória
- Confecção de livrinhos
- jogos ortográficos
- outros

 7- Oficina: Gentileza gera Gentileza
  - Filme: Diário de um banana (Bullying)
  - História: Cabe na mala (Ana Maria Machado e Claudius)
  - Palestra (amor e respeito ao próximo)
 
 8 - Oficina: Cidadania Ativa
   - Músicas
   - Valores culturais
   - Preconceito e discriminação
   - Globalização
   - Consumismo
   - Meio Ambiente
9-   Oficina: Valores Humanos

- Dinâmica: O espelho (valorização do eu)
- Dinâmica: A colcha de retalhos (texto para reflexão e dobraduras)
- Música: Depende de nós (Ivan Lins)
      - História: O que cabe no meu mundo (apresentação em slide)
      - Texto para reflexão: Na busca da felicidade...
 - Confecção de um glossário (com palavras chave dos valores humanos e  dos direitos humanos)

10 - Oficina: Diferenças
 - Livro: Ninguém é igual a Ninguém: “O lúdico no conhecimento do ser” (Regina Otero e Regina Rennó), apresentação de slide
- Música: Você é especial (Aline Barros)
      - História: Se criança governasse o mundo... (Marcelo Xavier)





ESPAÇOS FÍSICOS

- Sala de aula
- Sala de informática
- Pátio Escolar
- Palco
- Refeitório
- Biblioteca
- Outros
RECURSOS DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS

- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Cartolinas
- Folha A4
- Tintas guache
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros
RECURSOS HUMANOS

- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Comunidade
- Outros

AVALIAÇÃO

“Em toda oficina, há o momento da avaliação, no qual as crianças  ajudam o educador a avaliar o trabalho realizado. Esta etapa retoma o percurso total da oficina e permite que os participantes percebam aprendizagens e o atendimento de expectativas anunciadas”. Podendo considerar como instrumentos de avaliação os itens citados abaixo:
- Apresentação escrita e oral de trabalhos
- Trabalhos individuais
- Trabalhos em grupo
- Relatórios
- Exposição de trabalhos
- Debates







REFERÊNCIAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.
WESTON, Denise Chapman;WESTON, Mark S. Aprender brincando: atividades divertidas para construir o caráter, a consciência e a inteligência emocional das crianças. (Trad. Marcos Vianna Van Acker). São Paulo, Paulinas, 2000.
WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2002.
Revista Projetos escolares especial. Jogos Educativos. São Paulo, Online.
FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.
MORAN, José M. et  al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, Papirus, 2003.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.
- BRASIL, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria da Educação Continuada, alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para a Educação das Relações étnico-raciais. Brasilia: MEC/SECAD,2006. Disponível em: http://mec.gov.br.

- CARVALHO, José Sérgio. (org.) Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

- CANDAU, Vera Maria Ferrão (org.). Oficinas Pedagógicas de Direitos Humanos. 5a. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. 125 p.

- SANTOS, B. S. 2000. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez

- SCHILLING, Flávia. (org.) Direitos Humanos e Educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005.







 COLABORAÇÃO E ELABORAÇÃO: MARCIA TREVESANI

PLANO DE TRABALHO : CULTURA, ARTES, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

PLANO DE TRABALHO:
Cultura, Artes, Educação Patrimonial
PROFESSORA: ______________________________________






JANAÚBA-MG
2017

EDUCAÇÃO INTEGRAL / 2017

Ensino Fundamental- Anos Iniciais
Professora: ____________________________________



PLANO DE TRABALHO
Cultura, Artes e Educação Patrimonial








JANAÚBA/2017


JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral significa que além da aquisição de conhecimentos formais, o processo educativo deve garantir o desenvolvimento do corpo, da sociabilidade, das emoções e das diferentes linguagens. O que assegura aos estudantes um tempo qualificado de vivência cultural é um currículo capaz de integrar, além da dimensão cognitiva, também as dimensões afetiva, ética, estética, cultural, social e política”. Assim, o professor (a)  de Cultura, Artes e Educação Patrimonial do Ensino Fundamental I, deverá ser dinâmico, desenvolvendo Oficinas e atividades que propiciem aos estudantes oportunidades educativas diferenciadas, contribuindo para o desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos. É que se justifica o ensino dos conteúdos propostos nas oficinas no presente Plano de Trabalho.

OBJETIVOS GERAIS

São apresentados, a seguir, os objetivos gerais a serem atingidos por área artística.
·        Música
- Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
- Conhecer e apreciar diferentes formas de expressão musical.
-Expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações, improvisações e composições musicais.
·        Dança
- Conhecer, apreciar e produzir (explorar e experimentar) diferentes formas de expressão corporal e de dança.
- Ampliar os conhecimentos sobre o corpo estético e em movimento.
- Expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio do movimento, da expressão gestual e corporal.
- Valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·        Teatro
- Desenvolver gradativamente a ideia de representação.
- Ampliar progressivamente as possibilidades de representação.
- Explorar diferentes possibilidades de representação: gestual, expressiva, entre outras.
- Criar e explorar o espaço cênico, a iluminação, os objetos cênicos, entre outros.

·        Artes Visuais
       - Conhecer gradativamente materiais e suportes diversos.
       - Aprender a utilizar materiais diversos como forma de expressão.
       - Conhecer, apreciar, produzir e respeitar diferentes formas de expressão visual.
       - Desenvolver linguagem artística própria.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A proposta para o ensino de Arte parte de problematizações que possibilitam a utilização dos repertórios preexistentes das crianças e de novos saberes artísticos. Diferentes formas de resolução de uma mesma questão levarão os alunos à compreensão de que, em arte, existem formas diferentes de representação, que se relacionam com o tempo e o espaço onde se originam. Nesse caso, o professor deve proporcionar aos alunos, por meio de experiências estéticas, inúmeras descobertas e interpretações.

·       PROPOSTAS DE OFICINAS E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
1- Artes Visuais
- Noção espacial: ocupação e exploração do espaço físico
- Cor: primárias e secundárias
- Cores complementares ou opostas
- Poesia visual
- Conceito de paisagem visual
- As brincadeiras infantis como tema para as artes visuais
- Diferentes tipos de linha: reta, curva, grossa, fina, etc
- Primeiras representações artísticas: pintura rupestre
- Tintas naturais: pigmentos de terra
- Manifestações artísticas de diferentes partes do mundo
- O corpo como suporte e instrumento: pintura corporal e pintura com partes do corpo.
- Desenhos (caricaturas, pontos, linhas, outros)
- Artesanato ( pintura, ponto cruz, dobraduras, brinquedos e instrumentos musicais com sucatas)
2 – Música
- Percepção sonora e musical: timbre, andamento, instrumentação
- Paisagem sonora: conceito e prática
- Cantigas de roda (folclore brasileiro)
- Movimentos sonoros
-Instrumentos musicais (confecção)
- Músicas com sons corporais
- Gêneros musicais brasileiros e outros

3 – Dança
- Noção espacial
- Criação coreográfica
- Consciência corporal
- Danças circulares
 - Danças brasileiras e outras. (Culturais)
- Capoeira (apoio de alunos e professores capoeiristas do nosso município)

4 - Teatro
- Teatro de sombras
- Teatro com bonecos
- Dramatização de histórias
- Contação de história
- Outros
5 – Leitura e Produção Textual
- Confecção de livrinhos
- Brincadeiras com Parlendas e trava-línguas
- Jogos ortográficos
- Contando histórias através de objetos de um baú
- Produção de gêneros a partir de imagens
- Correio da Amizade
- Oficina Pirulitando
- Leitura de todos os gêneros textuais / baú dos gêneros textuais
- Outros
ESPAÇOS FÍSICOS

- Sala de aula
- Sala de informática (pesquisas sobre os temas propostos.)
- Pátio Escolar
- Palco
- Outros
RECURSOS DIDÁTICOS /TECNOLÓGICOS
- Aparelho de som
- Microfone
- CDs, DVD, Pen drive
- Televisão
- Data show
- Pincéis atômicos
- Folha A4
- Tintas guache e outras
- Pincéis para pintura
- Fantoches
- Jogos pedagógicos
- Sucatas
- Caixa Surpresa
- EVA
- Notbook
- Computador
- Outros

RECURSOS HUMANOS

- Alunos do Ensino Fundamental I
- Gestão Escolar
- Professora
- Supervisor(a)
- Comunidade
- Outros

AVALIAÇÃO

A avaliação em Arte será processual, devendo permear todo o processo de aprendizado.
Nela, conquistas e etapas de todo o processo criativo do aluno devem ser observadas, no sentido de entender o significado que cada trabalho comporta. Dessa forma, deve-se afastar julgamentos parciais ou apenas ligados à noção de gosto. Os resultados alcançados devem ser coerentes e compatíveis com o atendimento às propostas lançadas.
            Nesse sentido, os instrumentos de avaliação a serem utilizados serão as próprias produções dos alunos: desenhos, pinturas, colagens, coreografias, jogos, brincadeiras, arranjos musicais, sonorizações, cenas, jogos dramáticos, rodas de conversa, etc. É importante estimular nos alunos a prática da autoavaliação.
            A avaliação em Arte deve considerar, ainda, a qualidade do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, sua disposição para pesquisar, bem como sua postura para o fazer artístico.






REFERÊNCIAS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 1997.

FAZENDA, Ivani (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 7, Ed. São Paulo, Cortez, 2001. 157 p.

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: Cadernos de Alfabetização e Letramento . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2012.

_ Ensino de dança hoje: textos e contextos. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

STOKOE, Lenira; LANGENDONCK, Rosana Van. Pequena viagem pelo mundo da dança. São Paulo: Moderna, 2006.
_Dança educativa moderna. São Paulo: Cortez, 2003.

FERREIRA, Tais. A escola no teatro e o teatro na escola. Porto Alegre: Meadiação,2006.

__.Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

PROENÇA, Graça. História da Arte: São Paulo: Ática, 2007.


COLABORAÇÃO : MARCIA TREVESANI