domingo, 20 de maio de 2018

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: VERBO INTRANSITIVO E TRANSITIVO – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS: VERBO INTRANSITIVO E TRANSITIVO – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
escrito por Denyse Lage Fonseca
 Atividade de português: Verbo intransitivo e transitivo – 1º ano do Ensino Médio
    Atividade de português, voltada aos alunos do primeiro ano ensino médio, visa ao estudo do verbo intransitivo e transitivo. Você sabe a diferença entre esses dois? Para aprimorar o seu conhecimento sobre esse tema, responda às questões com base no texto A gansa dos ovos de ouro (fábula de Esopo, recontada por Ana Maria Machado).

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

O homem que espalhou o deserto

    “Quando menino, gostava ___ apanhar a tesoura da mãe e ia para o quintal. Ficava horas distraído, podando as folhas das árvores, plec, plec, plec.” Assim começa essa pequena grande história, de Ignácio de Loyola Brandão, publicada pela primeira vez em 1989, quando a questão ambiental ainda não era discutida nas escolas. Já nessa época, o consagrado escritor coloca seu leitor diante de problemas ambientais, exigindo-lhe um posicionamento crítico, a partir da criativa e bem elaborada história do menino destruidor de árvores. A narrativa surpreende. Traça, em poucas palavras, a trajetória do descaso do personagem em relação ao ambiente que vive – de ações aparentemente inocentes, chega-se ___ atitudes absolutamente condenáveis. A leitura de O Homem que Espalhou o Deserto significa a possibilidade de refletir sobre a crença de que o homem é senhor absoluto da natureza. Significa também o privilégio de entrar em contato com um texto de inigualável qualidade literária.
Disponível em: www.travessa.com.br.

Questões

Questão 1 – O verbo “gostar”, que compõe o período inicial do texto, é regido:
(     ) da preposição “em”
(     ) da preposição “de”
(     ) da preposição “a”

Questão 2 – “[…] exigindo-lhe um posicionamento crítico […]”. Exige-se a quem?
(     ) ao menino, personagem da história.
(     ) ao consagrado escritor da obra.
(     ) ao leitor do livro O homem que espalhou o deserto.

Questão 3 – Identifique a passagem do texto que foi transcrita incorretamente no que se refere à regência verbal:
(     ) “Ficava horas distraído, podando as folhas das árvores […]”
(     ) “[…] quando a questão ambiental ainda não era discutida nas escolas.”
(     ) “[…] a trajetória do descaso do personagem em relação ao ambiente que vive […]”

Questão 4 – Reescreva a passagem do texto, identificada na questão anterior, segundo a norma culta da Língua portuguesa:
R:

Questão 5 – Seguindo a regência padrão, assinale a frase escrita corretamente:
(     ) “[…] chega-se a atitudes absolutamente condenáveis.”
(     ) “[…] chega-se à atitudes absolutamente condenáveis.”
(     ) “[…] chega-se as atitudes absolutamente condenáveis.”




PERIODO REGENCIAL ATIVIDADES

ESCOLA:                                                          DATA:
PROF:                                                              TURMA:
NOME:     

Avaliação de História – Período Regencial

1) Em 1825, rebeldes da Província Cisplatina declararam a ruptura com o Brasil e a incorporação daquela região as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina). Foi o início de uma guerra entre o Brasil e o governo de Bueno Aires, que trouxe perdas humanas e custos financeiros para os dois lados. A guerra terminou em 1828 com a independência da Província Cisplatina, que passou a se chamar:
Após a leitura do excerto acima, assinale a alternativa correta:
a) República do Uruguai.
b) Paraguai
c) Peru.
d) Chile

2) Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil _____________ para reconhecer a independência de sua ex-colônia. 
Após a leitura do trecho acima,  assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
a) Uma parte das terras brasileiras.
b) O pagamento de 2 milhões de libras esterlinas.
c) A devolução do investimento feito na colônia.
d) A devolução do investimento feito em nome dos Estados Unidos.

3) Com o golpe da maioridade, as classes dominantes e D.Pedro II procuraram deter o “carro da revolução”, como dizia na época. Por essa razão, as medidas se intensificaram. O objetivo era fortalecer novamente o poder central, diminuindo a liberdade concedida às províncias. Abaixo estão algumas medidas:
Após a leitura,  assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(   )Reforma da Guarda Nacional. 
(   )Reforma do Código do Processo Criminal.
(   ) Criação do Ato adicional.
(   )Reforma da Constituição.

4) As pressões dos exaltados levaram os regentes a tomar medidas. A principal delas foi à criação do ____________. O ato criou as Assembleias Legislativas Provinciais, dando maior autonomia para as províncias.
Após a leitura do excerto acima, assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna:
a) Regência Una.
b) Ato Adicional de 1834.
c) Partido conservador
d) Regência universal.

5) Logo após a independência ocorreram eleições para a Assembleia Constituinte, formada de advogados, padres, funcionários público-civis e militares. Chamados de Constituintes tinham por objetivo elaborar a:
Após a leitura, assinale a alternativa correta:
a) Código do processo criminal.
b) Reforma da guarda nacional.
c) Constituição do Brasil.
d) Constituição federal.

6) No final da Regência, os grupos políticos deram origem a dois grandes partidos:
Após a leitura, assinale as alternativas corretas:
a) Partido Conservador.
b) Partido Liberal.
c) Partido comunista.
d) Partido dos trabalhadores.

7) A abdicação ao trono e a volta de D. PedroI para Portugal, em 1831, agradaram as elites brasileiras. Porém, a sucessão ao trono tornou-se um grave problema político. O príncipe herdeiro tinha apenas 5 anos de idade. A situação do impedimento foi resolvida com a atribuição do governo a uma ____________ até a maioridade do imperador.
Após a leitura, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
a) Regência.
b) Assembleia.
c) Monarquia.
d) N. D. A.

8) José Bonifácio apresentou a assembleia seus apontamentos para a civilização dos índios. O documento propunha assimilar e ressocializar os indígenas, o Estado deveria amparar os índios até que eles se integrassem a sociedade. As ideias de Bonifácio desagradavam diversos setores da sociedade. Assim: as questões referentes a eles mantiveram-se ausentes na Constituição de 1824, portanto os indígenas:
 Após a leitura,  assinale a alternativa correta:
a) Eram considerados cidadãos portugueses.
b) Não eram considerados cidadãos nem brasileiros.
c) Eram considerados invasores.
d) Eram considerados amigos.

9) Durante a Regência Trina Permanente a elite brasileira estava dividida em três grandes blocos, são eles:
Após a leitura,  assinale as alternativas corretas:
a) Restauradores.
b) Liberais moderados.
c) Liberais exaltados.
d) Progressistas.

10) O sistema eleitoral do segundo reinado continuou baseado no voto censitário e masculino, ou seja, podiam exercer seus papéis de cidadãos apenas:
I.Grandes proprietários de terras.
II.Comerciantes.
III. Altos funcionários do governo.
IV.Camadas pobres do campo e das cidades.
Após a leitura,  assinale alternativa correta:
a) I, II, IV.
b) I, II, III.
c) II, III, IV.
d) I, II, III, IV.

Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras


GABARITO




autismo

Ansiedade e o autista...

A ansiedade pode ser considerada uma comorbidade, que é um transtorno decorrente do espectro autista.
Torne ela benéfica...o esperar por brincar..por estar contigo..por fazer cada parte bem feita..completa..

a presença de animais ajuda também nas tensões..um fazer carinho..por agua..alimento..  na interação social..no afeto

brincar ..cantar..bolhas de sabão...construir com peças..quebra.cabeças ajudam a reduzir ansiedade

.. a criança autista precisa de um tempo muito delimitado para iniciar, permanecer e encerrar qualquer vivência :
avisa.la pouco antes do que logo ocorrerá sempre ira ajudar o deixará mais seguro..

o lidar deve trazer naturalidade..leveza...o ajudara manter centrada/o e consequenremente mais calmo

..massagear pés ..mãos ..costas podem ajudar no banho com espuma de sabonete liquido ou deitados com algum creme suave ..ajudara concentrar nos movimentos..acalmar..
sinta seu filho ficando mais estável...tranquilo...

Desenhos feitos com tinta guache ou outros materiais;
Atividades com massinhas;
Jogos digitais;
Bolinhas coloridas;

Companhia de um animal de estimação (sobretudo aqueles que não sejam tão barulhentos: gato..porquinho da india..coelho...
Quando a criança autista tem irmãos, eles podem ser excelentes aliados no desenvolvimento da interação social..
Em sala de aula, os educadores podem estimular brincadeiras que aproximem as crianças..gerem partilha..afeto..união onde cada um participa um pouco.

..Respirar Melhor
ensinar brincando e fazer junto o correto respirar...inspire em 5 segundos e soltar dizendo a palavra em 8 segundos...ajuda acalmar..concentrar..sentir teu toque suave..seu carinho...pode combinar com ele quando se sentir agitado..mesmo na escola.. poderá fazer...para ficar bem e em paz


clique aqui para ver atividades de matemática para autista