domingo, 12 de novembro de 2017

sequencia didática 1

Sequência didática – LIVRO DOS NÚMEROS,BICHOS E FLORES

Duração: 5 aulas

Objetivo de ensino

Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.

Objetivo de aprendizagem:

Identificar números em diferentes e funções, por exemplo: indicando
quantidade, posição ou ordem;

reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples; 

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;

Reconhecer a seqüência numérica por meio de jogo.

Constar a importância dos números e descrever sua utilização em nosso cotidiano;

Diferencias gêneros textuais

Conhecer diferentes tipos de animais

Reconhecer a importância dos animais para as industrias

Conteúdos

Números,
Ordem crescente e decrescente,
números ordinais (matemática),
adição
Gênero textual: texto,historias de repetição
 escrita de números por extenso.
Ciências : tipos de bichos( animais)
Geografia: produtos feito pelos animais
E outros




 Contar a historia do livro , tonalizando a fala onde existe o nome dos números
 Exposição de cartaz  com conjuntos de animais
 Jogo do bingo
Atividades nas folhas
Trabalhar o texto : um lindo jardim
Distribuir um texto para cada aluno e trabalhar em todos os eixos.


Um Lindo jardim

Era uma vez um lindo jardim.
Nesse moravam 2 sapos que gostavam de brincar.
Com 3 borboletas que gostavam de dançar.
De repente, 4  abelhas vieram assistir.
5  pássaros começaram  a aplaudir !
Que alegria ! todos os animais queriam se divertir!


                          










   A FILA DOS NÚMEROS

ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
            TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO. ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR O NÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O TRÊS, E EM QUARTO LUGAR O NÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRAS COM SUA ATENÇÃO TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE, DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE, OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO VIRADOS PARA TRÁS.