Sequência didática – LIVRO DOS NÚMEROS,BICHOS E FLORES
Duração: 5 aulas
Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal
na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.
Objetivo de aprendizagem:
Identificar números em diferentes e funções, por
exemplo: indicando
quantidade, posição ou ordem;
reconhecer padrões de uma sequência para
identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões
numéricos simples;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a
capacidade de efetuar a ordenação numérica;
Constar a importância dos números e descrever sua
utilização em nosso cotidiano;
Diferencias gêneros textuais
Conhecer diferentes tipos de animais
Reconhecer a importância dos animais para as
industrias
Conteúdos
Números,
Ordem crescente e decrescente,
números ordinais (matemática),
adição
Gênero textual: texto,historias de repetição
escrita de
números por extenso.
Ciências : tipos de bichos( animais)
Geografia: produtos feito pelos animais
E outros
Contar
a historia do livro , tonalizando a fala onde existe o nome dos números
Exposição de cartaz com conjuntos de animais
Jogo do bingo
Atividades nas folhas
Trabalhar o texto : um lindo jardim
Distribuir um texto para cada aluno e trabalhar em
todos os eixos.
Um Lindo jardim
Era uma vez um lindo jardim.
Nesse moravam 2 sapos que
gostavam de brincar.
Com 3 borboletas que gostavam de
dançar.
De repente, 4 abelhas vieram assistir.
5
pássaros começaram a aplaudir !
Que alegria ! todos os animais
queriam se divertir!
A FILA DOS NÚMEROS
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS
ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO.
ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO
UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA
FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU
EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR O NÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O
TRÊS, E EM QUARTO LUGAR O NÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA
ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRAS COM SUA ATENÇÃO
TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA
PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE,
DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO
TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE,
OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA
VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A
FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO
VIRADOS PARA TRÁS.