domingo, 9 de julho de 2017

Monocromia, isocromia e policromia

      AS CORES EM HARMONIA

Harmonia é a combinação entre duas ou mais cores. Há muitas maneiras de combinar as cores e, as principais formas são: a monocromia, a isocromia e a policromia.
Monocromia: essa é uma harmonia que conseguimos quando utilizamos somente uma cor com suas variações de tons, obtidas com o auxílio da cor branca ou preta. Essas colorações obtidas a partir de uma só cor são chamadas de tom sobre tom.
1.Com auxílio do seu professor pinte a imagem criando uma monocromia.


A Isocromia é outra harmonia conseguida de uma cor e seus matizes. Por exemplo: amarelo-alaranjado, amarelo esverdeado, amarelo amarronzado.
2.Com auxílio do seu professor pinte a imagem criando uma isocromia.






A Policromia é a harmonia conseguida através de várias cores.
3.Com auxílio do seu professor pinte a imagem criando uma policromia.













QUE PAÍS É ESTE

Legião Urbana - Que país é esse?

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?

Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia,
na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e
no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?

Que país é esse?

Que país é esse?


Questões
Leia e responda as questões 1 e 2.
“Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação...”

1) Explique,  porque o eu lírico diz que nas favelas e no senado tem sujeira e ninguém respeita a constituição? O que você entende por constituição? E a que tipo de sujeira ele se refere?

2) Em seguida, há uma afirmação de que “todos acreditam no futuro da nação”... Quem é o futuro da nação? E você concorda com essa afirmação do eu lírico? Por quê?

 Leia a estrofe abaixo e responda a questão 3. 
“No Amazonas, no Araguaia,
na Baixada fluminense
No Mato grosso, Minas Gerais e
no Nordeste tudo em paz...”

    Nessa estrofe é feito referências a algumas regiões do país. A região do  Amazonas , por exemplo,  está ligada diretamente ao tráfico de drogas, a Baixada Fluminense é uma das regiões mais violentas do nosso país. Podemos destacar fatos históricos como a Guerrilha do Araguaia. O Nordeste, que enfrenta problemas como a seca que traz como consequência  a concentração de renda; no Mato Grosso a luta dos índios, entre outros problemas nesse país que de Norte a Sul quem manda são pessoas com poder aquisitivo elevado.

3) Diante dessas informações explique, porque o eu lírico diz que está “tudo em paz...”. Qual é a crítica implícita nesse verso? Comente.

 Leia esta estrofe e responda a questão 4.
 " Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão..."
4) Assinale a alternativa que melhor se enquadra na interpretação da estrofe acima:
I. Há no verso destacado um duplo sentido:O sentido de que o eu lírico só irá descansar quando morrer. Outro sentido é que  a morte pode ser  vista como mecanismo dos poderosos para calar os mais fracos, pois logo em seguida, há os versos “ manchando papéis, documentos fiéis”( como se os políticos usando de influências tivessem sumindo com provas ou alterando documentos importantes).
II. Não há duplo sentido nesse trecho e a palavra morte significa descanso de tanta luta travada pela sobrevivência. E as manchas nos papéis seriam do sangue das pessoas que vivem lutando nesse país tão desigual.
 a) (   ) apenas a alternativa I está correta.
b) (   ) apenas a alternativa II está correta.
c) (   ) Nenhuma alternativa está correta.
 Leia a estrofe abaixo e responda a questão 5.
" Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão."
5) Essa canção foi composta em 1978 há muitos anos atrás. E o termo  Terceiro Mundo é como eram chamados os países pobres na época da Guerra Fria, em que  os países capitalistas disputavam a hegemonia mundial contra os países socialistas. Atualmente,  o Brasil é considerado como um país em desenvolvimento. Porém , frequentemente assistimos e ouvimos notícias sobre as desigualdades sociais, superfaturamentos, violências, desempregos, fome, etc. Faça uma pesquisa e descreva um caso de superfaturamento na política, um caso de desigualdade social e outro de violência que chocou o país. Os índices de desemprego atualmente e estado em que as pessoas mais passam fome. Apresente os dados para seu(a) professor(a) e sua turma em três slides apenas. Boa pesquisa.

6) Estamos vivendo momentos  de incertezas em nosso país, em todos os setores: na economia, na educação, na saúde, etc. Após a análise da música e as pesquisas realizadas, escreva um texto dissertativo respondendo os questionamentos a seguir: O que você espera para o futuro do seu país?; Você acredita que haverá boas mudanças?; O que é preciso para que possamos viver de forma justa?; O que é preciso fazer para gerar emprego para a população?; O que é necessário para que a saúde e a educação sejam os pilares do nosso país?
  • Não esqueça do título.
  • Não fuja do tema.
  • Escreva seu texto seguindo a norma padrão.
  • Ele deverá ter no mínimo 15 linhas distribuídas em 3 parágrafos ( introdução, desenvolvimento e conclusão).
  • Utilize elementos que deem coerência e coesão ao seu texto.

Boa produção!

Atividade de português: Questões sobre tempos verbais

ESCOLA _________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________

Leia o texto a seguir:

As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera. Nesses rituais, ovos de aves eram pintados e oferecidos aos deuses como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.
Nessa época, ovos cozidos e depois decorados eram usados para presentear parentes e amigos. Essa tradição continua em muitos países até hoje.
Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado, relacionado não só à fertilidade da terra, mas também à ressurreição de Cristo.
A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!

Disponível em: <http://blog.smartkids.com.br/>.

Questão 1 – O texto acima tem a finalidade de informar sobre:
a) o surgimento das primeiras fábricas de chocolate.
b) a tradição da decoração de ovos cozidos em muitos países.
c) a origem dos ovos de Páscoa.
d) os diversos rituais presentes nas civilizações mais antigas.

Questão 2 – Há uma opinião na passagem:
a) “As civilizações mais antigas ... tinham o ovo (não o de chocolate!) [...]”
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.”
c) “Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado [...]”
d) “Sem dúvida é uma delícia!!!”

Questão 3 – Localize os verbos que compõem essa parte do texto:
As civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos rituais que ocorriam na época da chegada da primavera.”
______________________________________________________________________________

Questão 4 – Os verbos, localizados na questão anterior, foram empregados no tempo:
a) pretérito perfeito
b) pretérito imperfeito
c) presente
d) futuro do presente

Questão 5 – O uso do tempo assinalado na questão anterior exprime, em relação ao momento da fala, processos:
a) inacabados
b) hipotéticos
c) em realização
d) já concluídos

Questão 6 – Assinale a alternativa em que o tempo do verbo em destaque foi incorretamente identificado nos parênteses:
a) “[...] como um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.” (futuro do pretérito)
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.” (presente)
c) “A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate[...]” (pretérito imperfeito)
d) “[...] essa tradição ganhou outro sabor [...]” (pretérito perfeito)

Questão 7 – Registra-se a presença de uma locução verbal no trecho:
a) “Nesses rituais, ovos de aves eram pintados [...]”
b) “Essa tradição continua em muitos países até hoje.”
c) “Com o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado [...]”
d) “A partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra [...]”

Questão 8 – Identifique a locução verbal que compõe o trecho marcado anteriormente. Em seguida, indique o tempo em que ela foi empregada:
______________________________________________________________________________

Questão 9 – Releia o texto com atenção. Na sequência, assinale o tempo verbal cuja presença predominou na construção do texto:
a) pretérito imperfeito
b) presente
c) pretérito perfeito

d) futuro do pretérito 

Atividade de ciências: Biocombustíveis – 7º ano

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – BIOCOMBUSTÍVEIS – 7º ANO

    1) O que são biocombustíveis?

    R.



    2) A partir de que produtos são fabricados?

    R.



    3) Como os biocombustíveis podem ser utilizados?

    R.



    4) Cite algumas vantagens desse tipo de combustível.

     R.



    5) Baseado em seus conhecimentos, dê exemplos de biocombustíveis.

    R.



Interpretação do texto: A menina dos fósforos – 6º ano

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    



Texto para as questões 1 a 5

A Menina dos Fósforos

    Fazia um frio terrível, nevava e começava a escurecer. Era a última noite do ano, a noite de ano-bom. No frio e na escuridão, andava, pela rua, uma garotinha pobre, descalça, de cabeça descoberta. Ao sair de casa tinha chinelos nos pés. Mas os chinelos eram grandes demais, sua mãe os havia usado antes, e, de tão grandes que eram, a menina os perdera ao atravessar a rua correndo, no momento em que dois carros passavam a toda velocidade. Não conseguira encontrar um dos chinelos, e o outro, um rapaz levara, dizendo que o usaria como berço quando tivesse filhos.

    Lá ia, pois, a menina, com os pezinhos nus, arroxeados de frio. Trazia num velho avental certa porção de fósforos e segurava um pacotinho deles na mão. O dia inteirinho ninguém lhe comprara um só palito de fósforo, ninguém lhe dera um níquel. Sofrendo frio e fome, a pobrezinha, andando pela rua, parecia apavorada. Os flocos de neve caíam-lhe sobre os longos cabelos louros, que formavam graciosos cachos em torno da nuca – mas a menina estava longe de pensar em cabelos bonitos.

    Todas as janelas estavam iluminadas, e chegava  até a rua um aroma delicioso de ganso assado, pois era a noite de ano-novo. Nisso, sim, ela pensava.  Por fim ela encolheu-se num canto, entre duas casas: uma delas avançava mais sobre a rua que a outra. Sentou-se, encolheu as perninhas, mas continuava a sentir frio. Não tendo vendido um único fósforo, não possuindo um único níquel, não ousava ir para casa, onde o pai bateria nela. Além disso, também fazia frio na casa onde moravam — uma casa sem forro, com o telhado cheio de fendas, por onde o vento sibilava, apesar de haverem tapado muitas delas com palha e trapos. Suas mãozinhas estavam enregeladas. Um pequenino fósforo lhes faria bem. Pudesse ela, com os dedos duros, puxar um fósforo do pacotinho, riscá-lo contra a parede e aquecer os dedos! Conseguiu-o, afinal; tirou um e riscou-o. Como o fósforo ardeu e crepitou! A chama clara e quente parecia uma velinha, quando a envolveu com a mão. Era uma luz estranha. A garotinha imaginou estar sentada em frente a uma grande lareira de ferro, com adornos e um tambor de latão polido. O fogo crepitava alegremente, e aquecia tanto… Que beleza! A pequena já ia estendendo os pés, para aquecê-los também… quando a chama se apagou e a lareira desapareceu. Ela estava sentada na rua, com um pedacinho de fósforo na mão.

    Riscou novo fósforo, que ardeu, claro, brilhante. Onde o clarão incidiu, a parede tornou-se transparente como um véu. Ela viu então o interior de uma casa, onde estava posta uma mesa, com toalha muito alva e fina porcelana. O ganso assado fumegava, recheado de ameixas e maçãs, e, o que foi ainda mais extraordinário, de repente o ganso pulou da travessa e saiu cambaleando pela sala, com o garfo e a faca espetados nas costas. Veio vindo assim até ao pé da menina pobre. Aí o fósforo se apagou, e só se via a parede, grossa e fria.  Ela acendeu outro fósforo. Viu-se sentada sob os ramos da mais linda árvore de Natal. Era ainda maior e mais enfeitada que a árvore que ela vira através da porta envidraçada, na sala do rico negociante, no Natal passado. Milhares de velas ardiam nos ramos verdes, e figuras coloridas, como as que adornam as vitrinas das lojas, a fitavam. A pequena estendeu as mãos para o alto – mas nisto o fósforo se apagou. As velas de Natal foram subindo, cada vez mais, e ela viu que eram estrelas cintilantes. Uma delas caiu, traçando um longo risco de fogo no céu. Deve ter morrido alguém – disse a pequena.  A velha avó, única pessoa que lhe quisera bem, mas que já estava morta, costumava dizer: “Quando uma estrela cai, sobe aos céus uma alma.”  A menina tornou a riscar um fósforo contra a parede. No clarão produzido em volta, ela viu, radiante e iluminada, a velha avó, meiga e bondosa.

    – Vovó! – gritou a pequena. – Leva-me contigo! Sei que não mais estarás aí quando o fósforo se apagar. Desaparecerás, como a boa lareira, o delicioso ganso assado e a grande, linda árvore de Natal!

    Riscou às pressas o resto dos fósforos que havia no pacotinho, para ter a avó ali a seu lado e retê-la. O clarão dos fósforos tornou-se mais intenso que a luz do dia. Nunca a avó fora tão grande e bela. Ergueu a menina nos braços e as duas voaram, felizes, para as alturas, onde não havia frio nem fome, nem apreensões, voaram para junto de Deus. Quando raiou a manhã, muito fria, encontraram,ali no cantinho, entre as duas casas, a menina com as faces coradas e um sorriso a brincar –lhe nos lábios.

    Morrera de frio na última noite do ano velho. A  aurora do ano-novo brilhava sobre o pequenino cadáver, que jazia com os fósforos nas mãos.  Um maço inteiro estava queimado.

    – Ela quis aquecer-se – disseram.  Ninguém sabia que maravilhas ela vira, nem imaginava o esplendor que a cercara, com a  velha avó, nas alegrias do ano-novo.

Contos de Andersen. Trad. Guttorm Hanssen. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.



Questões

1) Quem é a personagem principal do texto?





2) Descreva:

a) Como estava o clima na rua onde a menina trabalhava?



b) Como eram as vestes da menina?



c) Faça a descrição física da menina.





3) Explique porque a menina parecia apavorada?





4) Por quê a menina não quis voltar para casa?





5) Faça a descrição da moradia da menina.





6) Sentindo muito e frio a menina começa a riscar os fósforos na tentativa de se aquecer. Descreva o acontece a partir desse momento com ela?





7) Qual foi o desfecho da história.





8) Você acha que essa história só acontece nos livros ou pode acontecer na vida real? Comente.





9) Transcreva do texto  10 substantivos e 10 verbos no pretérito.

  

10) Faça uma pesquisa sobre a exploração do trabalho infantil no Brasil. Selecione textos,frases, fotos, gráficos, análises de dados estatísticos e  desenhos,  entre outros e crie um mural. Se preferir recorte as imagens em revistas ou jornais.






Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras

Atividade de inglês: Listening, reading and practicing – Música: Celebration – 9º ano

Atividade de Português para treinar o uso da vírgulas entre orações e sequência de palavras. Destina-se a alunos do último ano do ensino fundamental. É um trabalho simples, mas muito proveitoso. Hoje em dia, muitos alunos equivocam-se ao escrever seus textos nesse uso elementar da vírgula. No fim, há uma questão de múltipla escolha para treinar avaliações ao estilo do vestibular. Bom trabalho, professor(a)! 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

ATIVIDADE SOBRE O USO DA VÍRGULA

Pontue as orações e expressões adequadamente:

1) As pessoas estudam fazem as atividades e esperam o resultado.



2) Acordei tomei banho enxuguei-me e fui deitar.



3) Compramos as seguintes frutas: maçã abacate uva e mamão.



4) Evandro Jean Rogério e Juliano chegaram há pouco.



5) Gosto de ouvir música clássica música sertaneja ou Rock.



6) Estudei Português História Ciências e Geografia.



7) Viajei para Itália jantei em um belo restaurante e voltamos ao nosso hotel.

8) Estudo no sábado jogo vôlei na segunda corro aos domingos.



9) Observo o céu vejo a lua o sol e as estrelas.



10) Por que Janaína Joana Jéssica e Pâmela não vieram à aula?



11) Qual alternativa utiliza a vírgula adequadamente?

a) André fez os exercícios com muita alegria, corrigiu-os, foi descansar.

b) André, fez os exercícios com muita alegria, corrigiu-os, foi descansar.

c) André fez, os exercícios com muita alegria, corrigiu-os, foi descansar.

d) André fez os exercícios com muita alegria, corrigiu-os foi descansar.


e) André fez os exercícios, com muita alegria corrigiu-os, foi descansar.
Atividade de inglês, indicada a alunos do nono ano do ensino fundamental, com a música “Celebration” da banda kool and The Gang – Listening, reading and practicing.

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    



Celebration – kool and The Gang – Listening, reading and practicing

Yahoo! This is  your  celebration (2x)
Celebrate good  times, come  on! (Let’s celebrate) (2x)
There’s a party goin’  on right here
A celebration to last  throughout  the years
So bring your good times, and your laughter  too
We gonna celebrate your party  with  you
Come on now
Celebration
Let’s all celebrate and have  a  good  time
Celebration
We gonna celebrate and have a good time
It’s  time  to come  together
It’s  up  to you, what’s  your  pleasure
Everyone  around  the world
Come on!
Yahoo! It’s a celebration

Yahoo!
Celebrate good  times, come  on! (2x)
It’s a celebration(2x)
We’re gonna  have  a good  time  tonight (3x)
Let’s celebrate, it’s  all  right(3x)
Baby… Yahoo! Yahoo!
Celebrate good  times, come on! (Let’s celebrate)
Celebrate good  times, come  on!
It’s  a  celebration!
Celebrate good times, come on! (Let’s celebrate)
Come on and celebrate,  tonight
(Celebrate good times, come on!)
‘Cause everything’s gonna  be  all  right
Let’s celebrate (Celebrate good times, come on)

Link: http://www.vagalume.com.br/kool-





Responda em Português:

1. You liked the song?

2. What kind of music do you like?



3. How does music make you feel?



4. How often do you listen to music?



5. If you were a song, what song would you be and why?



6. What is one  of  your  favorite  songs?



7. Who sings it?



8. Você conhecia essa música? Gostou de ouvi-la?



9. Qual é a mensagem que ela traz?


10. Agora elabore uma coreografia ou faça uma dublagem dessa canção e apresente para sua turma. Lembre-se que o foco é incentivá-los a celebrar os bons momentos da vida.






Por Rosiane Fernandes Silva

Interpretação de texto: Como são feitos os dicionários? – 2º ou 3º ano do ensino médio

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  



ATIVIDADE DE COMPREENSÃO DE TEXTO

Como são feitos os dicionários?

1.O primeiro passo é preparar um grande inventário de palavras, usando como

2.material obras literárias, jornais, revistas, bulas de remédio, manuais técnicos e

3.praticamente tudo relacionado à língua corrente. É claro que o levantamento não

4.começa do zero, pois dicionários antigos também são utilizados para abastecer o

5.gigantesco arquivo. Milhões de palavras que aparecem nesse material são então

6.cadastradas com a ajuda de um leitor óptico, um tipo de scanner, que passa esses

7.dados para a memória de um computador. Novamente com o auxílio da

8.informática, o passo seguinte é cruzar as vezes que cada vocábulo surge,

9.descobrindo quais são os mais frequentes na língua e que efetivamente serão

10.publicados.
11.“Uma língua tem milhões de palavras, das quais apenas uma parte fará parte do

12.dicionário”, diz o lexicógrafo (autor de dicionários) Mauro de Salles Villar, diretor

13.do Instituto Antônio Houaiss, entidade responsável por um dos principais

14.dicionários da língua portuguesa, o Houaiss, que possui quase 230 mil verbetes.

15.Após serem definidas as palavras que entrarão na obra, é hora de preparar o texto

16.dos seus significados, além de pesquisar outras informações que podem

17.complementar os verbetes, como a origem do vocábulo e a data em que ele

18.passou a ser usado na língua. Todo esse trabalho pode levar anos ou até décadas

19.e, invariavelmente, envolve uma grande equipe de pesquisadores. O dicionário

20.Houaiss levou 15 anos para ser feito, contando com mais de 200 colaboradores e

21.lexicógrafos do Brasil e de outros países de língua portuguesa.

(adaptado de http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/como-sao-feitos-os-dicionarios/)



1. Em relação à criação de um dicionário, podemos dizer que, segundo o texto:
a) é necessário ignorar os dicionários anteriores para realizar um bom trabalho.
b) não é preciso o auxílio da tecnologia para a pesquisa de palavras.
c) um dicionário, após ser concluído, deve ter pelo menos 230 mil verbetes.
d) um lexicógrafo não deve pesquisar palavras de outros dicionários.
e) um dicionário pode demorar muito tempo para ser terminado.



2. Analise as alternativas abaixo:
I – apenas uma parte da língua é dicionarizada.
II – o lexicógrafo Mauro de Salles Villar fez um dicionário sozinho.
III – o dicionário Houaiss tem exatamente 230 mil verbetes.

As alternativas que não condizem com as informações do texto são:
a) I.
b) II.
c) I e II.
d) II e III.
e) I, II e III.



3. Em relação ao primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de publicação das palavras mais frequentes.



4. Em relação ao primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que:
a) faz um resgate histórico sobre criação de dicionários.
b) aborda o benefício da tecnologia para pesquisa de novas palavras.
c) apresenta etapas, em amplos traços, da criação de um dicionário.
d) valoriza as palavras mais utilizadas no meio jornalístico.
e) um dicionário prescinde de publicação das palavras mais frequentes.



5. Analise as alternativas a seguir:
I – inventário (linha 1)
II – corrente (linha 3)
III – zero (linha 4)
Se fizéssemos um verbete de dicionário para essas palavras, no contexto em que aparecem, quais significados textuais possíveis teríamos?
(    ) algo ou alguém que vem em primeiro lugar.
(    ) descrição detalhada de algo.
(    ) algo que flui e é aceito por muitos.


Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal  www.acessaber.com.br.


As respostas estão no link acima do cabeçalho.

Atividade de inglês: Música de homenagem ao dia das mães – 7º ao 9º ano

Atividade de Inglês, indicada a alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental, utilizando como base a música : Rockabye (feat. Sean Paul & Anne-Marie) Clean Bandit. Esta foi elaborada com o intuito de desenvolver  listening,  reading,  speaking e apresentar aos estudantes uma canção que traz uma bela homenagem para mães que criam seus filhos sozinhas( mães solteiras).

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Rockabye (feat. Sean Paul & Anne-Marie)

Clean Bandit

Mother´s Day

1) Read the lyrics and choose the sentence that best fits the idea of the song

Call it love and devotion

Call it the mom’s adoration (foundation)

A special bond of creation, hah

For all the single mums out there

Going through frustration

Clean Bandit, Sean-Da-Paul, Anne-marie, sing, make them hear



She works the night, by the water

She’s gonna stress, so far away from her father’s daughter

She just wants a life for her baby

All on her own, no one will come

She’s got to save him (daily struggle)

(   ) Na primeira estrofe o compositor deixa claro que essa canção é para todas as mães solteiras que, estão passando pela frustração de ter que criar seu filho (a) sozinha.

(   ) Na segunda estrofe o compositor relata sobre uma mãe solteira que trabalha arduamente e diariamente para manter  uma vida digna ao seu filho. Ela se sente estressada longe do pai do filho, porém sabe que terá que lutar sozinha porque não tem ninguém por ela.

(  ) Na primeira estrofe o compositor deixa claro que essa canção é para todas as mães que, estão passando pela frustração de ter que criar seu filho com ou sem a ajuda do marido.



2) Listen to the song and order the sentences in the lyrics.

___No one’s ever gonna hurt you, love                                                

___I’m gonna give you all of my love

___She tells him: Ooh love

___You’re gonna grow and have a good life

___Nobody matters like you (stay up there, stay up there)

___She tells him: Your life ain’t gonna be nothing like my life (straight)

___So, rockabye baby, rockabye

___I’m gonna do what I’ve got to do (stay up there, stay up there)

___Rockabye baby, don’t you cry

___I’m gonna rock you

___Somebody’s got you ( 2x)

___Rockabye, no (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (oh)

___Rockabye, yeah, yeah (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye)

___Facing the hard life without no fear

___Single mom what you doing out there?

___’Cause any obstacle come you well prepared

___Just see and know that you really care

___’Cause you haffi set things year after year

___And no mamma you never shed tear

___You find the school fee and the bus fare

___And you give the youth love beyond compare



3) Read the lyrics and answer the questions about it. In Portuguese.

Hmmmm more when paps disappear

In a wrong bar can’t find him nowhere

Steadily you work flow, heavily you know so you nah stop

No time no time fi a jeer

Now she gotta a six year old

Trying to keep him warm

Trying to keep all the cold

When he looks her in the eyes

He don’t know he’s safe when she says

Ooh love

No one’s ever gonna hurt you, love

I’m gonna give you all of my love

Nobody matters like you

So, rockabye baby, rockabye

I’m gonna rock you

Rockabye baby, don’t you cry

Somebody’s got you

Rockabye baby, rockabye

I’m gonna rock you

Rockabye baby, don’t you cry (bidda-bang-bang-bang, alright then)

Rockabye, no (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (oh)

Rockabye, yeah (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (yeah)

Rockabye don’t bother cry

Lift up your head, lift it up to the sky, yo

Rockabye don’t bother cry

Angels around you, just joy your eye



A) De acordo com a música quem desapareceu?

a. (   ) o pai da criança

b. (   ) a criança

c. (   ) a mãe da criança



B) Quem trabalha o dia todo e está sem tempo(No time no time)?

a. (   )  o pai da criança

b. (   ) a mãe da criança.

c. (   ) os avós da criança.



C) Retire da canção o trecho que corresponde a:

Oh amor

Ninguém nunca vai te machucar, amor

Eu vou te dar todo o meu amor…







D) Observe os versos a seguir:“So, rockabye baby, rockabye/I’m gonna rock you/Rockabye baby, don’t you cry

Somebody’s got you…”

Assinale a alternativa que melhor traduz os versos acima:

a. (   ) “…Então, durma bebê, durma/Eu vou ninar você/Durma bebê, não chore/Alguém está com você…”

b. (   )”…Então, durma menina, durma/Eu não vou ninar você.Durma, não chore/Alguém vem buscar você.

c. (   ) ”…Então, durma menino, durma /Eu vou ninar você.Durma, não chore/Ninguém vem buscar você.



E) Quem o eu lírico sugere que esteja em volta da criança?

a. (   ) anjos

b. (   ) crianças

c. (   ) borboletas



4) Escreva em inglês uma linda mensagem para todas as mães que, sozinhas lutam diariamente para manter a dignidade de seus filhos.


  

5) Elabore frases criativas em inglês para homenagear ao dia das mães e faça a exposição destas no mural da escola.



6) Com auxílio de seu professor faça uma paródia ou traduza a canção e faça uma apresentação no dia das mães.


  

Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras