Atividade de Inglês, indicada a alunos do sétimo ao nono ano
do ensino fundamental, utilizando como base a música : Rockabye (feat. Sean
Paul & Anne-Marie) Clean Bandit. Esta foi elaborada com o intuito de
desenvolver listening, reading,
speaking e apresentar aos estudantes uma canção que traz uma bela
homenagem para mães que criam seus filhos sozinhas( mães solteiras).
ESCOLA:
DATA:
PROF:
TURMA:
NOME:
Rockabye
(feat. Sean Paul & Anne-Marie)
Clean Bandit
Mother´s
Day
1) Read the
lyrics and choose the sentence that best fits the idea of the song
Call it
love and devotion
Call it the
mom’s adoration (foundation)
A special
bond of creation, hah
For all the
single mums out there
Going
through frustration
Clean
Bandit, Sean-Da-Paul, Anne-marie, sing, make them hear
She works
the night, by the water
She’s gonna
stress, so far away from her father’s daughter
She just
wants a life for her baby
All on her
own, no one will come
She’s got
to save him (daily struggle)
( ) Na primeira
estrofe o compositor deixa claro que essa canção é para todas as mães solteiras
que, estão passando pela frustração de ter que criar seu filho (a) sozinha.
( ) Na segunda
estrofe o compositor relata sobre uma mãe solteira que trabalha arduamente e
diariamente para manter uma vida digna
ao seu filho. Ela se sente estressada longe do pai do filho, porém sabe que
terá que lutar sozinha porque não tem ninguém por ela.
( ) Na primeira
estrofe o compositor deixa claro que essa canção é para todas as mães que,
estão passando pela frustração de ter que criar seu filho com ou sem a ajuda do
marido.
2) Listen
to the song and order the sentences in the lyrics.
___No one’s
ever gonna hurt you, love
___I’m
gonna give you all of my love
___She
tells him: Ooh love
___You’re
gonna grow and have a good life
___Nobody
matters like you (stay up there, stay up there)
___She
tells him: Your life ain’t gonna be nothing like my life (straight)
___So,
rockabye baby, rockabye
___I’m
gonna do what I’ve got to do (stay up there, stay up there)
___Rockabye
baby, don’t you cry
___I’m
gonna rock you
___Somebody’s
got you ( 2x)
___Rockabye,
no (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (oh)
___Rockabye,
yeah, yeah (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye)
___Facing
the hard life without no fear
___Single
mom what you doing out there?
___’Cause
any obstacle come you well prepared
___Just see
and know that you really care
___’Cause
you haffi set things year after year
___And no
mamma you never shed tear
___You find
the school fee and the bus fare
___And you
give the youth love beyond compare
3) Read the
lyrics and answer the questions about it. In Portuguese.
Hmmmm more
when paps disappear
In a wrong
bar can’t find him nowhere
Steadily
you work flow, heavily you know so you nah stop
No time no
time fi a jeer
Now she
gotta a six year old
Trying to
keep him warm
Trying to
keep all the cold
When he
looks her in the eyes
He don’t
know he’s safe when she says
Ooh love
No one’s
ever gonna hurt you, love
I’m gonna
give you all of my love
Nobody
matters like you
So,
rockabye baby, rockabye
I’m gonna
rock you
Rockabye
baby, don’t you cry
Somebody’s
got you
Rockabye
baby, rockabye
I’m gonna
rock you
Rockabye
baby, don’t you cry (bidda-bang-bang-bang, alright then)
Rockabye,
no (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (oh)
Rockabye,
yeah (rockabye-rocka-rocka-rocka-bye) (yeah)
Rockabye
don’t bother cry
Lift up
your head, lift it up to the sky, yo
Rockabye
don’t bother cry
Angels
around you, just joy your eye
A) De acordo com a música quem desapareceu?
a. ( ) o pai da
criança
b. ( ) a criança
c. ( ) a mãe da
criança
B) Quem trabalha o dia todo e está sem tempo(No time no
time)?
a. ( ) o pai da criança
b. ( ) a mãe da
criança.
c. ( ) os avós da
criança.
C) Retire da canção o trecho que corresponde a:
Oh amor
Ninguém nunca vai te machucar, amor
Eu vou te dar todo o meu amor…
D) Observe
os versos a seguir:“So, rockabye baby, rockabye/I’m gonna rock you/Rockabye
baby, don’t you cry
Somebody’s got you…”
Assinale a alternativa que melhor traduz os versos acima:
a. ( ) “…Então,
durma bebê, durma/Eu vou ninar você/Durma bebê, não chore/Alguém está com
você…”
b. ( )”…Então, durma
menina, durma/Eu não vou ninar você.Durma, não chore/Alguém vem buscar você.
c. ( ) ”…Então,
durma menino, durma /Eu vou ninar você.Durma, não chore/Ninguém vem buscar
você.
E) Quem o eu lírico sugere que esteja em volta da criança?
a. ( ) anjos
b. ( ) crianças
c. ( ) borboletas
4) Escreva em inglês uma linda mensagem para todas as mães
que, sozinhas lutam diariamente para manter a dignidade de seus filhos.
5) Elabore frases criativas em inglês para homenagear ao dia
das mães e faça a exposição destas no mural da escola.
6) Com auxílio de seu professor faça uma paródia ou traduza
a canção e faça uma apresentação no dia das mães.
Por Rosiane Fernandes Silva – Graduada em Letras