segunda-feira, 12 de junho de 2017

poesias em prosa


Objetivos

Ouvir (ou ler) atentamente poemas, parlendas e quadrinhas.
· Sentir prazer em ouvir ler e falar textos poéticos.
· Escrever textos de acordo com o conhecimento que possuem sobre a escrita e trocar informações sobre os mesmos   com os colegas.
· Conhecer portadores de textos poéticos.
· Expressar-se oralmente com fluência, entonação e ritmo.
· Participar de encontros literários na própria classe e em outros.
· Diferenciar o texto poético dos demais textos lidos na sala.
· Desenvolver a sensibilidade com relação ao texto poético.
· Produzir uma fita cassete com poemas recitados.

ETAPAS / ENCAMINHAMENTOS / ORIENTAÇÔES DIDÁTICAS >>
1. Seleção de portadores de poemas para serem lidos para as crianças

- Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles
- Poemas para brincar – José Paulo Paes
- A Arca de Noé – Vinícius Moraes
- Para Gostar de ler – Cecília Meireles, Henriqueta, Lisboa, Mário Quintana e Vinícius de Moraes
- A Palavra Mágica – Carlos Drummond
- Classificados poéticos – Roseana Murray
- A TV da Bicharada – Sidônio Muralha

Outros poetas farão parte do cotidiano das crianças durante o desenvolvimento da seqüência didática como: Castro Alves, Fernando Pessoa, Camões, Álvares de Azevedo, Olavo Bilac e Paulo Leminsk.

Os poemas serão apresentados de forma significativa por meio de brincadeiras e jogos. Os jogos de palavras memorizados e repetidos, possibilitam às crianças atentarem à forma, aos aspectos sonoros da linguagem.

As crianças de 5 anos, ainda não sabem ler convencionalmente mas podem fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possam decifrar tudo que ouvem.

Diferentes formas serão pensadas para despertar o desejo e a paixão pela poesia:

· Leitura diária de um poema feita pelo professor, coordenador ou outros adultos da escola, levando em conta os   procedimentos adequados para um leitor de poemas. O professor deve ser um bom modelo para os seus   alunos visando a formação de leitores autônomos. Esta prática deverá ser realizada simplesmente pelo prazer.   Prazer de recitar e prazer de ouvir. A criança deve ter muito claro qual o propósito da leitura escutada e falada.
· Será organizado na sala um canto de poesia com o objetivo de possibilitar a criança o contato com livros de   poemas, apreciando sua estrutura e suas ilustrações e buscando a “leitura” dos poemas que conhecem de   memória, de forma prazerosa e aqueles que gostariam que fossem lidos pelo professor.

“Quando o professor realiza com freqüência leituras de um mesmo gênero está propiciando às crianças oportunidades para que conheçam as características próprias de cada gênero.”

O professor, além de ler para as crianças, pode organizar situações de leitura para que elas próprias leiam:

· Situações em que as crianças estabelecem uma relação entre o que é falado e o que está escrito (embora não   saibam ler convencionalmente). Nessas atividades de “leitura”, as crianças devem saber o texto de cor e tentar   localizar onde estão escritas determinadas palavras. Os poemas são bastante adequados para esta prática por   permitir que a criança atribua significados a escrita levando-a a refletir e aprender e também por focalizar a   sonoridade da linguagem (ritmos, rimos, repetições), permitindo localizar o que o texto diz em cada verso.
· Organizar momentos de leitura livre nos quais o professor também leia para si.
· Possibilitar às crianças a escolha de suas leituras e o contato com os livros, de forma a que possam manuseá-  los, por exemplo, nos momentos de atividades diversificadas.
· Leitura compartilhada de poemas, parlendas e quadrinhas com cópias para as crianças.
· Regularmente, enviar para casa um poema para ser apreciado junto com os familiares.
· Leitura para identificar palavras trocadas num poema conhecido.
· Possibilitar a leitura para memorização de um poema para ser comunicado a um auditório.
· Leitura de poemas trazidos pelas crianças.

“Para atuar como leitores, é preciso que os alunos façam parte de um comunidade de leitores na qual se recorra cotidianamente aos textos para viver juntos a emoção suscitada por um poema. Estejam envolvidos em situações que lhes habilitem progressivamente para detectar as intenções-explícitas ou implícitas-apresentadas nos textos que lêem ... ‘entra’ nos textos que revelam outras idéias e outros mundos possíveis, serem sensíveis à beleza e a força da expressão literária, apreciar a qualidade estética das obras que lêem ...”
(Délia Lerner)



2. Rodas de recitação coletivas:



3. Participação em encontros literários:

Preparar em casa, uma declamação para apresentar em encontros literários na própria sala ou em outras.



4. Escrever poemas conhecidos (poeta escolhido):

Nesta proposta de escrita, o professor deve garantir que todos conheçam o texto a ser escrito, assim como os motivos dessa produção que pode ser um portfólio coletivo ou um mural de poemas.



5. Escrever poemas, parlendas e quadrinhas de autoria:



6. Caracterização de poema.

*Chamar atenção para aspectos que caracterizam um poema e o diferenciam de outros textos: estrutura, (versos e estrofes), expressões próprias do texto literário, dos poemas em particular (rimas, musicalidade e ritmo).



7. Elaboração de uma fita cassete com poemas recitados pelos alunos.

A gravação da fita acontecerá no final do estudo quando as crianças já se apropriaram de alguns aspectos específicos da estrutura de um poema, de estratégias de leitura de poema.

A referida gravação será apresentada para a turma para ser realizado uma auto-avaliação. Num momento posterior será mostrada as crianças de outras classes.


O trabalho será avaliado durante o seu desenvolvimento por meio de produções escritas, encontros literários etc.

ESTUDANTE MONITOR

PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 5: Estudante monitor
Objetivos:
· Selecionar alunos com alto desempenho médio por disciplina para atuarem como monitores.
· Desenvolver o sentimento de compromisso para o desenvolvimento da turma como um todo.
· Incentivar, através do instrumento da monitoria, o desempenho acadêmico.
Justificativa:
Instrumentos de incentivo aos alunos com trajetória escolar de referência constituem uma oportunidade para a irradiação de boas experiências. Ao atuar como monitores, aumentarão o seu sentimento de pertencimento à escola e ao seu projeto político-pedagógico, bem como irão colaborar para uma maior universalização do bom desempenho nas disciplinas.

PROJETO XADREZ NA ESCOLA

PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 2: Xadrez na escola
Objetivos:
· Desenvolver a capacidade intelectual e do raciocínio lógico;
· Promover a observação, a reflexão e a análise de problemas, bem como a busca de soluções, a socialização, a inclusão e a melhoria do desempenho escolar.
Justificativa:
· O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
· Um estudo feito pelo Ministério da Educação (MEC) mostrou que a prática do xadrez ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a memória, o raciocínio lógico e a imaginação.
· O xadrez nas escolas é considerado um esporte pedagógico, que auxilia no desenvolvimento das demais disciplinas curriculares e oferece um ambiente ímpar para o desenvolvimento da criatividade, sendo ainda um excelente meio de recreação e de formação do caráter dos jovens.
Tempo de duração:
02 horas semanais, durante 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do ensino médio.

PROJETO TEMPO INTEGRAL : ROBÓTICA

PROJETO EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Ação 1: Robótica
Objetivos:
· Incorporar diversas habilidades e capacidades psicomotoras por meio do desenvolvimento de projetos.
· Desenvolver atitudes e habilidades intelectuais complexas.
· Aprender a mobilizar recursos, tomar decisões e ativar esquemas mentais.
· Saber cooperar, agir em sinergia, participar de uma atividade coletiva e partilhar liderança.
Justificativa:
O final do Século XX trouxe a revolução do conhecimento e da tecnologia e, ela, novas exigências pessoais e profissionais. O mundo de hoje necessita mais de pessoas criativas, autônomas e flexíveis do que de especialistas superinformados.
É nessa perspectiva que se pretende proporcionar aos alunos do ensino médio uma proposta de desenvolvimento de novas competências e habilidades, por meio de projetos de robótica que abordem a experiência de aprendizagem mediada, o trabalho em equipe, as habilidades pessoais, a resolução de situações-problema e iniciação científica.
Tempo de duração:
02 horas semanais, durante de 5 meses.
Público alvo:
25 alunos do Ensino Médio.
Custo estimado:

TABELA

o suicídio e o bullying na adolescência

Tema: o suicídio e o bullying na adolescência

material: 

1 caixa 
1 um envelope para cada aluno da sala ( colocar os nomes).


objetivo: promover a auto estima.

metodologia: aula expositiva
cabe ao professor abordar o ema de preconceito, bullying, suicídio, exclusão e o mal que traz a sociedade cada um deles, é muito importante deixar que os alunos participem dessa aula estimulando sua participação a todo momento.
Atividade: no final da aula pedir para que os alunos escrevam ao menos um elogio a um colega de sala ou mais de um, o aluno pode ou não se identificar, de acordo com sua preferência.
Ao final o professor recolhe todos os bilhetes coloca nos envelopes e entrega aos respectivos destinatários.
obs: Se algum aluno não receber nenhum bilhete de elogio, o próprio professor "fabrica" um com elogio ou frase de auto estima e coloca em seu envelope.