Projeto Cultura, Artes e Educação Patrimonial
Escola Estadual Nossa Senhora da Guia
Introdução
Este projeto tem como objetivo incentivar o aluno o gosto pela arte de modo geral dentre eles o artesanato que é desenvolvido na nossa região.
Reconhecer que a população local e seus familiares também são produtores cultura e podem manifestar seus costumes e crenças através da arte
A motivação é a palavra chave no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Ele precisa ser estimulado a todo momento para despertar o interesse pelo lúdico, A aprendizagem pode ser bem prazerosa com a aplicação das atividades lúdicas e ,como artesanato e atividades de linguagem corporal.
Público Alvo: Alunos do 1° ao 9°ano
Objetivo Geral.
Valorizar a expressão singular do aluno, desenvolvendo sua percepção visual e
imaginação criadora, para que ele se sinta como individuo integrante de uma cultura.
Ampliar o repertório de leitura e construção de imagem por meio das leituras de
mundo e das imagens da Arte.
Objetivos específicos.
Preparar os alunos individualmente e ou em grupo de acordo com a necessidade de cada um;
Incentivar o aluno a participar e realizar as atividades relacionadas à pintura e artesanato.
Desenvolver no aluno a responsabilidade, o senso crítico e o compromisso com suas atividades.
Selecionar o material para a realização das aulas de pintura junto com os alunos.
Listar as cores primárias e suas combinações secundárias e terciárias, reforçando-as em todos os momentos possíveis.
Planejar momentos agradáveis de descontração e prazer.
Elaborar junto às aulas de pintura momentos de brincadeiras, jogos, filmes, etc.
Orientar os alunos para organizar o material e o local de trabalho
Reforçar as habilidades cognitivas do aluno
Proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental um conhecimento sobre a arte a fim de mostrar seus valores e suas manifestações.
Reconhecer que a população local e seus familiares também são produtores cultura e podem manifestar seus costumes e crenças através da arte
Tema. INCENTIVANDO O GOSTO PELA ARTE
Justificativa
Com a preocupação do desenvolvimento do potencial do aluno, as atividades são selecionadas de acordo as necessidades dos alunos.
A arte tem um poder expressivo de representar ideias através de linguagens particulares, como a Leitura e Produção Textual, a dança, a música, o teatro o artesanato Popular, Mosaico , a fotografia, o desenho, a pintura entre outras formas expressivas que a arte assume em nosso dia a dia.
A arte faz com que o ser humano possa conhecer um pouco da sua história, dos processos criativos de cada uma das linguagens artísticas, o significado de novas formas de utilizá-la, sempre se aprimorando no decorrer dos anos
Ensinar arte na escola torna-se importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois o conhecimento em arte amplia as possibilidades de compreensão do conhecimento amplia a possibilidade de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento dos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento.
A expressão artística permite ao aluno apreender o universo visível que o rodeia seja ele na sua essência natural ou criado pelo homem. Permite, a compreensão do património artístico e cultural, a percepção estética, a abordagem conceitual dos artistas e da sua sensibilidade.
A expressão dramática permite ao aluno alargar a visão da vida, aprender a fazer escolhas e a tomar decisões. Trata-se de uma atividade global que compreende uma dimensão gestual, visual, sonora, verbal e intelectual. Os conteúdos abordados enfocam a descoberta das diferenças de um desenho realizado a partir do conhecimento do objeto e a partir de um ponto de vista, a diferença entre desenho e pintura, o conhecimento de algumas relações entre cores, a percepção de texturas
É preciso ter em conta a diversidade dos alunos respeitar o ritmo de trabalho de cada um, privilegiar uma abordagem dinâmica para prevenir as dificuldades de alguns deles;
Metodologia.
As atividades serão realizadas no ambiente escolar ou até mesmo ao ar livre, no decorrer do ano.
Para a realização desse trabalho, utilizaremos jornais, cartazes, xerox, revistas, livros, som, televisão, músicas, filmes, dentre outros materiais de apoio.
Desenhar livremente e.(Ilustrar de forma pessoal) Utilizar diferentes materiais. Reproduzir modelos reais. Organizar o ‘atelier’ de pintura. Brincar com /experimentar/ explorar/ as cores. Experimentar técnicas variadas (pontilhismo, guache, aquarela).
Trabalhar com diferentes materiais ( areia, plasticina, barro, gesso ...).
Utilizar as mãos. Utilizar utensílios diferentes. Organizar um espaço.
Utilizar materiais reciclados e materiais específicos. Utilizar materiais apropriados às atividades.
Experimentar com os sentidos. Jogos sensoriais, jogos de motricidade, jogos de relação, jogos de ficção ,jogos vocais.
Seguir as regras da dinâmica de grupo. (respeitar as instruções, os outros, o espaço ).
Improvisar a partir de situações concretas, de instruções, de materiais, de histórias, de criações.
Observar, escutar, participar, cooperar, apreciar, respeitar o seu trabalho e o dos outros.
Improvisar espetáculos teatrais (gênero, aspectos técnicos, significação, valor cultural ).
Organizar o ‘atelier’ de fotografia /figuras(utilizar a máquina, a câmara digital, a câmara escura, Analisar imagens)
Analisar os programas (publicidade, ficção, telejornal, desenhos animados, vídeo clips.).
CRONOGRAMA
Durante todo o ano letivo
AVALIAÇÃO.
Através da observação da professora em todas as atividades realizadas pelo educando, não considerando apenas o produto final, mas todo o processo, reconhecendo e valorizando o esforço de cada um ,em realizar as atividades e superar suas dificuldades.
contribuição Ivone - Grupo Whats Estabilidade