LÍNGUA Portuguesa
NOME:__________________________________________ TURMA _____________________
PROF:______________________________________________________DATA____________
As orações em destaque retratam termos que se encontram em
evidência. Substitua-os
por adjuntos adnominais:
a – Compramos um eletrodoméstico que não tem utilidade.
b – Uma pessoa que sempre diz mentiras não é digna de
confiança.
c – Alguns alunos tinham uma letra que não se podia ler.
d – O assunto da reunião foi sobre as pessoas que não
estavam presentes.
e – A recepção está repleta de pessoas que não têm paciência.
Inútil
- impacientes -
mentirosa - ausentes
- ilegível
2. Aponte a oração em que o sujeito é
simples:
a. (
) Você e ele também são importantes.
b. (
) Fala-se muito.
c. (
) Há muitas vagas.
d. (
) Chegaram ele e o irmão.
e. (
) Apareceu no bairro um novo circo.
3. Assinale a oração sem sujeito:
a. (
) Iremos à festa.
b. (
) Chove muito nesta cidade.
c. (
) Regressaram os trabalhadores.
d. (
) Perdeu-se uma boa oportunidade.
e. (
) Estou aqui.
4- Sublinhe o sujeito e identifique o(s)
núcleo(s); depois diga se o sujeito é simples ou composto:
a) A batucada continuou madrugada afora.
_____________________________________________
b) A animada orquestra volta de novo à
cidade. _________________________________________
c) Patrões e empregados continuam as
negociações. ______________________________________
d) Deixou rápido o palco o engraçado palhaço.
__________________________________________
e) Greves e passeatas são formas de luta dos
estudantes. ___________________________________
f) O longo desabafo trouxe-lhe a paz.
_________________________________________________
g) A psicóloga, o professor e a diretora
analisaram o caso. _________________________________
h) As duas meninas passeavam pela calçada.
____________________________________________
i) Todos os atletas foram homenageados.
_______________________________________________
j) O prefeito e os vereadores se reuniram na
Câmara. _____________________________________
Transforme o sujeito simples em sujeito composto, usando a
palavra entre parênteses, e fazendo as adaptações necessárias na frase:
a) A mãe estava eufórica. (filhos)
b) O terreno é nosso. (casa)
c) A jabuticabeira está carregada de frutos. (abacateiro)
d) O jasmim perfuma o ar. (cravo)
e) A casa é nossa. (cachoeira)
f) O vale é verde. (montanha)
g) O filho concordou. (filha)
h) Desculpou-se o rapaz. (moça)
No Lugar dos Asteriscos Coloque: Por Que,
Porque, Por Quê Ou Porquê:
01. Quero saber ** estou assim.
02. Foi reprovado e não sabe **.
03. **
você está tão aborrecida?
04. Não vais à aula **?
05. Reagi à ofensa ** não sou covarde.
06. Ignora-se o ** da sua renúncia.
07.
São ásperos os caminhos ** passei.
08. Não saí de casa, ** estava doente.
09. Não foi ao baile, ** não tinha roupa.
10. Quero saber ** não me disse a verdade.
11. Quero saber ** foste reprovado.
12. ** os países vivem em guerra?
13. Quero saber o ** de sua decisão.
14. **sinais o reconheceram?
15. Não sei ** motivo ele deixou o emprego
Nas frases abaixo, coloque dentro dos parênteses, a letra que indica a
classificação das palavras em negrito.
1 – Numeral cardinal.
2 – Numeral ordinal.
3 – Numeral multiplicativo.
4 – Numeral fracionário.
5 – Numeral coletivo.
( ) José chega ao
aeroporto; duas horas depois do avião ter decolado.
( ) Consegui a vigésima
terceira classificação no concurso de contos da escola.
( ) Ainda resta a metade da
torta.
( ) Ele trabalhou o dobro do
que havia planejado.
( )
Recebi um doze avos do meu salário.
( ) Ele recebeu dois
terços da herança paterna.
( ) Vendi duas dúzias de
ovos.
Escreva por extenso os numerais:
a) Rodrigo e Rafael,
fizeram pontos no jogo de
basquete. (16).
b) Estamos no mês do ano (12º).
c) Vinícius é o
vigésimo da chamada (29º).
d) Leonardo comemorou o aniversário
do seu avó (60º).
e) Joaquim tem anos (11).
f) Marcos mora no
décimo andar daquele prédio (16º).
g) Esta é a vez que lhe telefono
(1000º)
Dê o número de letras e fonemas das
seguintes palavras:
a – Baú:
b – Ascensorista:
c – Atóxico:
d – Quinquênio:
e – Floricultura:
f – Antiguidade:
g – Encantamento:
h – Excursão:
i – Explosão:
j – Piauí:
l – Guilhotina:
m – Taxímetro:
Classifique as palavras de acordo
como número de sílabas:
a)
Cheiro:
b) Acompanhou:
c) Ascender:
d)
Tungstênio:
e)
Infeliz:
f)
Interurbano: .
g)
Pseudônimo:
h)
Exceção:
i) Ritmo:
j) Semeia:
k) Circuito:
l)
Secretária:
m) Subestimar:
n)
Apoio:
Relacione
as colunas de acordo com a classificação das orações coordenadas.
a) ( ) Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante.
b) ( ) Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar
amanhã.
c) ( ) Os anos passavam, a responsabilidade crescia.
d) ( ) Irei de avião ou pegarei um ônibus.
e) ( ) Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião.
f) ( ) Ela estava comemorando porque foi aprovada.
I. Oração coordenada sindética conclusiva.
II. Oração coordenada sindética explicativa
III. Oração coordenada sindética aditiva.
IV. Oração coordenada assindética.
V. Oração coordenada sindética adversativa.
VI. Oração coordenada sindética alternativa
Em: “Estava feliz como pinto no lixo.” O síndeto
sublinhado expressa:
a) causa
b) explicação
c) conclusão
d) comparação
Relacione as colunas de
acordo com a classificação das orações subordinadas:
a)( ) Quanto mais se estuda,
mais se aprende.
b) ( ) “Quando os porcos
bailam adivinham chuva.”
c) ( ) Se queres ser
aprovado, estude muito.
d) ( ) Embora estudasse
muito, não foi aprovado.
e) ( ) Ela se vestia conforme
dita a moda.
f) ( ) Ficou irritado, porque
foi impedido de entrar.
g) ( ) O carro era tão caro que
desistiu da compra.
h) ( ) Estude para não travar
na prova.
i) ( ) “Mais fácil conquistar
uma cidade inteira do que conquistar um amigo ferido”.
I.Oração subordinada
adverbial final.
II. Oração subordinada
adverbial conformativa.
III. Oração subordinada
adverbial proporcional.
IV. Oração subordinada
adverbial condicional.
V. Oração subordinada
adverbial comparativa.
VI. Oração subordinada
adverbial temporal.
VII. Oração subordinada
adverbial concessiva.
VIII.Oração subordinada
adverbial consecutiva.
IX. Oração subordinada
adverbial causal.