Plano de Aula
1. Identificação
1.1. Nome: Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Luiz de Gonzaga Burity
1.2. Série: Primeira Série do Ensino Médio
1.3. Disciplina: Matemática
1.4. Data: Abril de 2013
2. Temática da Aula – Frações
O estudo das frações tem o objetivo de investigar as diversas representações de divisão de
quantidades em partes iguais, chegando a construir uma classe infinita de números com estas
representações. As frações se dividem em várias categorias, tais como;
2.1 Frações próprias, impróprias e aparentes
i) Frações próprias são aquelas em que o numerador é menor que o denominador e é diferente de
zero
ii) Frações Impróprias são aquelas em que o numerador é maior ou igual ao denominador e é
diferente de zero.
iii) Frações Aparentes são aquelas em que o numerador é múltiplo do denominador – é um caso
particular das frações próprias
2.2 Frações equivalentes
São as que representam as mesmas partes
2.3 Frações decimais
São aquelas em o denominador é uma potência de dez. A cada fração decimal está associado um
número decimal e vice-versa. Um número decimal é representado pelo zero precedido de uma
vírgula acompanhado de tantos zeros quanto for a potência do denominador seguida do
numerador. Para transformar um número decimal em fração decimal faz-se o processo inverso,
representa-se o denominador pela potência de dez, igual à quantidade de zeros e não zeros e o
numerador pelos números diferentes de zero.
2.4 Comparações de frações;
É uma estratégia que permite reconhecer quando uma fração é maior ou menor do que outra.
Para comparar duas ou mais frações é necessário convertê-las de modo que todas tenham o
mesmo denominador e, uma das estratégias mais usada é obter o menor múltiplo com de todos
os denominadores.
2.5 Simplificações de frações;
Uma fração pode estar representada de tal maneira que o numerador e o denominador sejam
múltipos de um mesmo inteiro. Simplificar uma fração significa eliminar do denominador e do
numerador números que servem de múltiplos do numerador e do denominador.
3. Objetivo Geral: Revisar e aprofundar conhecimentos sobre frações
3. Objetivos:
3.1 Levar o aluno a construir o conceito de números fracionários a partir de representações da
realidade
3.2 Construir representações do mundo real associadas às representações numéricas dos tipos de
frações próprias, impróprias, aparentes e frações equivalentes.
3.3 Construir os conceitos de operações com frações a partir de comparações com os conceitos de
herdados das operações com números inteiros.
4. Estratégias
4.1 Desenvolver experiências com materiais concretos que esteja ao alcance dos alunos para
construir conceitos. Construir desenhos de figuras geométricas que representem retângulos,
discos de frações, etc. representando realidades vivenciadas pelos alunos.
4.2 Usar Data Show acoplado a um computador com o software Geogebra para ilustrar
representações de partes de figuras geométricas representando frações.
4.3 Usar questionários com espaços vazios para ser preenchidos pelos alunos com questionamentos
que permitam a reflexão sobre os conteúdos trabalhados.
4.5 Usar listas de exercícios e problemas para os alunos construírem as soluções mediadas pelo
professor quando se fizer necessário.
5) Metodologia:
5.1 Método expositiva associado ao método de estudo dirigido.
5.2 Aplicação de questionário com mediação
5.6 Resolução de Problemas
Bibliografia
[1] GUERRA, DANIELA, et al, Maximo Divisor Comum & Mínimo Múltiplo Comum – Apostila, UFPA,
Curitiba, 2011.
[2] VORDERMAN, CAROL, Matemática Para Pais e Filhos, São Paulo, Publifolha, 2012
[3] BERTONI, NILZA EIGENHEER, Modulo IV Educação e Linguagem Matemática, UnB, 2009.
quarta-feira, 26 de julho de 2017
Projeto Alfredo Volpi
Escola Municipal Dom Miguel Fenelon Câmara
Projeto Pedagógico Alfredo Volpi
4º ano B - 2012
Professora Marli
“A gente se desliga e então só passa a existir o problema da linha,
forma e cor. Minhas bandeirinhas não são bandeirinhas; são só o problema das
bandeirinhas".
Alfredo Volpi
JUSTIFICATIVA
A Arte está em nosso cotidiano e deve ser um dos
modos do homem refletir com o seu olhar, a sua sensibilidade ao que ocorre ao
seu redor. Por outro lado, o outro deve perceber esta intenção do artista por
apreciar sua obra e refletir sobre as mudanças ambientais, culturais, físicas,
emocionais ou psicológicas que o homem pode ocasionar a si e a outros no seu meio. Esta intencionalidade deve ser
explorada na escola, especificamente na sala de aula pelo professor em
administrar suas aulas de Arte.
Estes aspectos são contemplados ao estudar artistas
com Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Romero Britto, entre outros. Este
projeto propõe sistematizar um trabalho pedagógico transversal com o artista
plástico Alfredo Volpi uma vez que o seu perfil artístico e pessoal possibilita
interligar áreas do conhecimentos, tais como História (Imigração), Geografia
(mudanças do espaço geográfico, influências culturais), Arte ( técnicas:
linhas, pontos, cores), Matemática (Geometria), entre outros que são próprias
do 4º ano no Ensino Fundamental.
A obra de Alfredo Volpi em sua fase mais conhecida
explora a Geometria, a qual possibilita desenvolver situações pedagógicas em
que o aluno irá compreender o vocabulário específico da Geometria. Em
consequência desta observação de obras do artista, o educando irá perceber,
relacionar e identificar estas formas geométricas, bem como com a harmonia das
cores com o mundo que o rodeia. Além disso, proporciona atividades que irão
desenvolver a observação. coordenação motora fina, concentração, entre outros
ao recortar, colar, dobrar, medir, comparar, delimitar com diversos materiais.
Além desse contexto, intenciona-se resgatar os
valores culturais, morais e éticos necessários para uma boa convivência em
sociedade. Bem como expor aos alunos a variação e a diversificação da expressão
artística em todos os segmentos da sociedade é possível e devem ser respeitada
por todos. Convém ressaltar que este ano
letivo foi trabalhado o Projeto Pintura Abstrata e Pintura Figurativa e dessa
forma este projeto tende a ampliar a apreciação e a reflexão na obra de Volpi e
estender este olhar para o mundo que o cerca.
PÚBLICO
ALVO:
Trinta alunos do 4º ano B.
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
a sensibilidade e criatividade ao perceber o mundo que o rodeia e
transportá-las em suas peças artísticas ou do outro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
ü Comparar
a realidade social de nossos dias com a da infância e vida adulta do artista e
perceber que há possibilidade de alterar ou conviver com este quadro.
ü Identificar
a intencionalidade do artista ao relacionar o nome dado e a própria produção
artística.
ü Localizar
os destaques dados às cores primárias e secundárias utilizadas por Alfredo
Volpi em suas obras.
ü Notar os
valores éticos abordados nas obras trabalhadas e perceber que são importantes
na convivência dos seres humanos em sociedade.
ü Aperfeiçoar
a coordenação motora fina por meio das produções deste projeto.
ü Explorar os conceitos geométricos contemplados nas telas do artista.
ü Despertar um olhar observador no mundo identificando as suas formas
geométricas contidas em seus aspectos físicos.
ü Perceber
as características das festividades culturais do povo brasileiro.
ü Identificar
as mudanças das cidades retratadas por Volpi com o passar do tempo.
ü Reconhecer
as diferenças das arquiteturas abordadas nas telas deste projeto.
ü Perceber
a diversidade de materiais que possibilitam a expressão artística.
ü Valorizar
o seu trabalho e do outro como uma variação ou releitura de uma obra de Alfredo
Volpi.
ÁREAS DO
CONHECIMENTO:
ü Arte
ü Língua
Portuguesa
ü Matemática
ü Geografia
ü História
ü Sociedade
e Cultura
ü Ética
ü Pluralidade
Cultural
METODOLOGIA
As ações metodológicas utilizados neste projeto
pedagógico serão: leitura compartilhada, textos informativos, discussão, slides
das telas e fotos de Alfredo Volpi, produções individuais de releituras de
algumas obras com tinta guache, lápis de cor, recorte e colagem. Socialização,
entre outros.
AVALIAÇÃO
Será
somativa e formativa diante das áreas do conhecimento abordadas neste trabalho
pedagógico, bem como pela participação individual ou coletiva do aluno, a
criatividade, o respeito às diferenças e diversidades durante todo o processo
de aprendizagem.
TEMPO
PREVISTO
Dois
bimestres.
CULMINÂNCIA
Socialização
das atividades produzidas pelos alunos para a família e comunidade
escolar.
ATIVIDADES
PROGRAMADAS
1º DIA: Biografia
de Alfredo Volpi. Leitura individual e compartilhada. Interpretação oral.
Identificação das palavras desconhecidas. Uso do dicionário. Trabalho em dupla.
Socialização.
2º DIA: Projeção
de slides. Obras e fotos de Alfredo Volpi. Análise das fases do artista
plástico.
3º DIA: Soltando
as pipas. Descobrindo as cores secundárias com lápis de cor ou giz cera.
Trabalho individual.
4º DIA: Tela: Barco com bandeirinhas e
pássaros. Interpretação da tela ( cores, movimento, iluminação, primeiro e
segundo planos). Releitura com lápis de cor ou giz cera e colagem. Trabalho
individual.
5º DIA: Tela:
Sem título. Interpretação oral (cores, movimento, iluminação, primeiro e
segundo planos). Releitura com lápis de cor ou giz cera e colagem. Trabalho
individual.
6º DIA: Tela:
Grande Fachada Festiva. Releitura com recorte, colagem, pintura com lápis de
cor e giz cera. Trabalho individual.
Socialização.
7º E 8º DIA:
Tela: Bandeirinhas. Releitura. Papel 40 kg. Base com tinta guache. Recorte e
colagem das bandeirinhas de revistas com gravuras coloridas. Socialização.
9º E 10º DIA: Tela: Bandeirinhas.
Releitura. Papel 40 kg. Base com tinta guache. Recorte e colagem de retalhos de
tecidos. Socialização.
11º E 12º DIA: Tela: Casario em Santos. Trabalho
em dupla. Entregar uma parte fragmentada da obra para cada dupla. Completar
como imaginam que é a tela. Socialização dos trabalhos realizados em comparação
da tela do artista.
13º E 14º DIA: Releitura em papel 40 kg de uma
das telas trabalhadas neste projeto a escolha do aluno, bem como uma ou mais
técnicas: tinta guache, lápis de cor, giz cera, recorte ou colagem.
15º DIA: Socialização dos trabalhos
desenvolvidos no projeto para a comunidade escolar e familiar.
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