terça-feira, 25 de julho de 2017

Poesia

PROJETO LITERÁRIO POESIA



4° ano do Ensino Fundamental
 1º trimestre de 2010
 l.Introdução Temos como suporte didático deste projeto o poema Caixa Mágica de Surpresas, que será a introdução para o trabalho com o livro "Poesia fora da estante” da Editora Projetos e partes do livro didático adotado: “Aprender Juntos” de Português do 4º ano da Editora SM. A princípio, a poesia permitirá que a criança aprenda a olhar e sentir o mundo de uma forma lúdica e emotiva, posteriormente por meio da leitura do livro construirá a idéia de rima e será convidada a aplicar o conhecimento adquirido. A magia dos versos abre inúmeras portas de sonhos, lembranças e fantasia. Segundo as coordenadoras do livro, os versos imitam os sentimentos humanos, através de arranjos de sons e imagens, que podem ser interiorizados...

2.JUSTIFICATIVA “Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa” (Cecília Meireles). Os caminhos para a cultura são muitos, porém poucos têm acesso a ela se a escola não proporcionar: "A singularidade da "minha" escola é transformar os conteúdos escolares a ponto de colocar em primeiro plano a obra-prima e a alegria que o aluno pode extrair da obra prima; uma escola que ambiciona confrontar o aluno com as conquistas humanas essenciais, na esperança de que ele alcance assim as alegrias essenciais. (Georges Snyders)

3. Objetivos Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e conteúdos disciplinares do 4º Ano do Ensino Fundamental sem fragmentá-los; Dominar diferentes linguagens; Construir o conceito de rima e aplicá-la; Identificar o poema como gênero textual; comparando-o a outros gêneros e reconhecer suas características; Ler e conhecer poesias de autores diversos; Interpretar o texto poético, desenvolvendo um pensamento reflexivo; Perceber as mensagens nas entrelinhas durante a leitura dos diferentes poemas; Proporcionar ambiente de interação entre diferentes grupos de alunos; Permiti-los brincar com as palavras e expressar-se por meio de diferentes linguagens; Resgatar sentimentos e valores.




Nenhum comentário: