Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do
ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. As questões
propostas baseiam-se no texto Quanto mais sol, mais rápido, que nos conta sobre
uma corrida de carrinhos, movidos por energia solar.
ESCOLA: DATA:
PROF:
TURMA:
NOME:
Leia:
Quanto mais sol, mais rápido!
Acontece a cada
dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos,
com espaço só para uma pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão
brilhante no teto… tudo para ficarem mais rápidos. E cadê gasolina?
Ahá! É nisso que
esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!
Sacou, agora, para
que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia
para o carro andar. Ops! Andar não, correr: o carro campeão da prova este ano,
da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!
A competição é um
jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro tá
aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui!
[…]
Disponível em: <http://www.canalkids.com.br>.
Questões
Questão 1 – O termo em destaque desempenha a função de
advérbio de intensidade em:
a) “Quanto mais sol, mais rápido!”
b) “Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de
carros bem”
c) “[…] com espaço só para uma pessoa […]
d) “Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui!”
Questão 2 – O advérbio que compõe a frase assinalada
anteriormente intensifica o sentido de:
a) um verbo
b) um advérbio
c) um adjetivo
d) um substantivo
Questão 3 – Transcreva a passagem do texto em que foi
empregado o mesmo advérbio de intensidade identificado na questão 1. Em
seguida, grife-o:
Questão 4 – Em todas as orações, “muito” funciona como
advérbio de intensidade, exceto em:
a) Os carrinhos, presentes na Corrida na Austrália, são
muito rápidos.
b) O uso da energia solar é muito importante para o planeta.
c) Os carrinhos são muito eficientes.
d) Havia no local muito carro de corrida.
Questão 5 – O termo “muito”, presente na oração marcada
acima, classifica-se como:
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista
em educação a distância
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