ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
Leia o
texto a seguir:
As
civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não
o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos
rituais que ocorriam na época da chegada da primavera. Nesses rituais, ovos de
aves eram pintados e oferecidos aos deuses como um pedido para que propiciassem
um período de boa colheita.
Nessa
época, ovos cozidos e depois decorados eram usados para presentear parentes e
amigos. Essa tradição continua em muitos países até hoje.
Com o
advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado, relacionado não
só à fertilidade da terra, mas também à ressurreição de Cristo.
A
partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na
Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de
chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
Disponível em:
<http://blog.smartkids.com.br/>.
Questão 1 –
O texto acima tem a finalidade de informar sobre:
a) o surgimento das
primeiras fábricas de chocolate.
b) a tradição da
decoração de ovos cozidos em muitos países.
c) a origem dos ovos
de Páscoa.
d) os diversos
rituais presentes nas civilizações mais antigas.
Questão 2 –
Há uma opinião na passagem:
a) “As
civilizações mais antigas ... tinham o ovo (não o de chocolate!) [...]”
b) “Essa
tradição continua em muitos países até hoje.”
c) “Com
o advento do cristianismo, o ovo passa a ter outro significado [...]”
d) “Sem
dúvida é uma delícia!!!”
Questão 3 –
Localize os verbos que compõem essa parte do texto:
“As
civilizações mais antigas, como os romanos, egípcios e persas tinham o ovo (não
o de chocolate!) como símbolo de renovação da terra e usavam em diversos
rituais que ocorriam na época da chegada da primavera.”
______________________________________________________________________________
Questão 4 – Os verbos,
localizados na questão anterior, foram empregados no tempo:
a) pretérito
perfeito
b) pretérito
imperfeito
c) presente
d) futuro do
presente
Questão 5 –
O uso do tempo assinalado na questão anterior exprime, em
relação ao momento da fala, processos:
a) inacabados
b) hipotéticos
c) em realização
d) já concluídos
Questão 6 – Assinale a
alternativa em que o tempo do verbo em destaque foi incorretamente identificado
nos parênteses:
a) “[...] como
um pedido para que propiciassem um período de boa colheita.” (futuro do
pretérito)
b) “Essa
tradição continua em muitos países até hoje.” (presente)
c) “A
partir de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate[...]”
(pretérito imperfeito)
d) “[...] essa
tradição ganhou outro sabor [...]” (pretérito perfeito)
Questão 7 – Registra-se a presença de uma locução verbal no trecho:
a) “Nesses rituais, ovos
de aves eram pintados [...]”
b) “Essa tradição continua
em muitos países até hoje.”
c) “Com o advento do
cristianismo, o ovo passa a ter outro significado [...]”
d) “A partir de 1830,
quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra [...]”
Questão 8 – Identifique a locução verbal que compõe o trecho
marcado anteriormente. Em seguida, indique o tempo em que ela foi empregada:
______________________________________________________________________________
Questão 9 – Releia o texto com
atenção. Na sequência, assinale o tempo verbal cuja presença predominou na
construção do texto:
a) pretérito imperfeito
b) presente
c) pretérito perfeito
d) futuro do pretérito
Nenhum comentário:
Postar um comentário