PROJETO DE LEITURA E ESCRITA: “LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA”
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: ESC. DE ENSINO FUNDAMENTAL “PLÁCIDO DE CASTRO”
ENDEREÇO: AVENIDA ANTONIO FROTA, 377
TELEFONE: (68) 3462-1768
E-MAIL: placidodecastro2012@hotmail.com
TEMA: LEITURA E ESCRITA
TÍTULO: LENDO E ESCREVENDO NA ESCOLA
TEMPO PREVISTO: 08 MESES
EQUIPE GESTORA:
• MARIA NEUSA ARAÚJO REGO – DIRETORA
• MARIA DA LIBERDADE BAYMA SARAIVA – COORD. DE ENSINO
• JOCILENE MARIA DA COSTA OZÓRIO – COORD. ADMINISTRATIVA
• VALDERNILSON DE LIMA GOMES – COORD. PEDAGÓGICO
• ÉRICA ALESSANDRA QUIRINO GOMES – COORD. PEDAGÓGICA
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
• ANNA ALINNE CORREIA PATRICIO
• EDILENE DE OLIVEIRA DA SILVA
• MARIA TERESINHA DA SILVA CRUZ
• CARLA MARIA MAIA VERAS
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)
JUSTIFICATIVA: Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora.
A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites, MSN e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e, agora, navegantes.
A escola é um ambiente privilegiado por garantir muito contato com os livros. Entretanto, habilitar-se como leitor depende não apenas das oportunidades de acesso que se venha a ter aos livros em sua diversidade e riqueza de quantidade, nem da exercitação e riqueza de quantidade, nem da exercitação de uma capacidade supostamente especial da interpretação de textos. Isso vai além. Passar a gostar ou a detestar a leitura, tem a ver com a qualidade das interações com aquele que intermédia os encontros com os textos e, também, com as situações em que as leituras ocorrem.
Com o propósito de formar alunos capazes de usar adequadamente a língua materna em suas modalidades escrita e oral, e refletir criticamente sobre o que lêem e escrevem, a Escola Plácido de Castro, desenvolve o Projeto de Leitura “Lendo e Escrevendo na Escola”, trabalhando não apenas “leitura”, mas todas as leituras que apresentam no dia-a-dia a fim de que os alunos possam ver a leitura não como uma tarefa escolar, mas como um hábito cotidiano e prazeroso.
Objetivo - Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores;
Objetivos Específicos;
• Desenvolver estratégias e procedimentos de leitura eficientes para ensinar os alunos;
• Propor situações didáticas que garantam, de maneira contínua, a abordagem de gêneros diversos selecionados em função de temas de estudo e com grau de dificuldade crescente;
• Fazer parte de situações sociais de leitura, como as discussões sobre obras lidas e a indicação das apreciadas;
• Buscar informações, selecionar estratégias de leitura conforme os propósitos específicos;
• Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
• Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;
• Identificar as características dos gêneros estudados;
• Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos lingüísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
• Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
• Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;
Conteúdos:
• Leitura
• Procedimentos de leitura;
• Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel;
• Produção de textos;
• Revisão de textos;
Situações de aprendizagem:
6º ano
• Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente aos alunos as características do gênero Poema;
• Faça a leitura de um poema bem interessante para turma;
• Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Faça leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
• Apresente a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade) e outros que o professor considera interessante;
• Proponha que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
• Peça que os alunos façam a reescrita de poemas;
• Desafie os alunos a declamarem os poemas;
7º ano
• Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente aos alunos as características do gênero Conto;
• Selecione vários contos para que os alunos leiam;
• Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Realizar a oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde;
• Proponha a reescrita de um conto com um novo enfoque;
• Organize uma coletânea de contos reescritos pelos alunos;
• Prepare uma peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;
8º ano
• Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Apresente aos alunos as características do gênero Memória Literárias;
• Selecione livros e textos de Memórias literárias para que os alunos leiam;
• Leituras de memórias literárias pelo professor;
• Leitura pelo professor da produção literária da Clarisse, fazendo as marcações necessárias;
• Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
• Incentive os alunos a escreveram suas memórias e/ou as de outra pessoa;
• Organize uma coletânea de Memórias Literárias;
9º ano
• Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
• Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
• Realize pesquisas sobre a origem do cordel e dos principais cordelistas brasileiros no Laboratório de Informática e Biblioteca;
• Apresente aos alunos as características do gênero Literatura de Cordel;
• Selecione livros de Literatura de Cordel para que os alunos leiam;
• Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
• Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
• Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
• Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
• Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
• Solicite que em duplas os alunos escrevam um livro de Literatura de Cordel;
• Faça a reescrita dos textos de cordel;
• Organize uma coletânea dos livros escritos pelos alunos;
• Incentive os alunos declamar os textos poéticos para a comunidade escolar.
• Criar um jornal mural;
Produto final – Realizar uma amostra de todo o projeto.
Recursos: Livros literários, livros infanto-juvenil, revistas, jornais, literatura de cordel, caixinha de leitura, data show, computador, cartaz, televisão, DVD, quadro de giz.
Avaliação - Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
Bibliografia:
Nova escola – Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola – Ed – Especial Planejamento;
Nova escola – Ed. Especial Produção de texto;
Nova escola – Ler na escola – Ago/ 2010;
Nova escola – Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010 ;
Nova escola – Leitura – as melhores estratégias para ler por prazer, para estudar, para se informar Ago/ 2006;
Revista Mundo Jovem – Encarte “Leitura, uma atitude inteligente – Set/ 2010.
Tarauacá-AC, Março de 2012.
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