Introdução
Este projeto é voltado para o
desenvolvimento de competências linguísticas e produzido para atender à demanda
da leitura, escrita e produção de textos. Visa, ainda, trabalhar as dificuldades da leitura no
Ensino Fundamental, com a finalidade de levar o aluno a se interessar pela
leitura e a descobrir o prazer de viajar no mundo mágico da leitura.
O
importante é não fazer cobranças, ou seja, melhor trabalhar aos poucos
deixando que o aluno sinta a diferença e importância da leitura.
O projeto pode contribuir para que
os alunos tomem conhecimento dos acontecimentos do mundo e da escola.
1-
TÍTULO: INCENTIVANDO O GOSTO PELA LEITURA
2-
JUSTICATIVA:
Atualmente os alunos recebem muitas
informações através da alta tecnologia que está a nossa volta e influenciando
nossas vidas.
Por isso, os alunos devem agir como
receptores críticos dos meios de comunicação, não se deixando manipular apenas
como consumidores e sim, como cidadão.
É também consenso que a leitura tem
papel fundamental no contexto político, social e econômico das sociedades, já
que é capaz, por si só, de provocar a reflexão, integração e o crescimento
intelectual, tornando as pessoas mais conscientes do mundo que as cerca.
Sabemos que a leitura não é
exclusividade do período escolar, é uma prática de vida, usada com maior ou
menor intensidade. Se experimentada com prazer, tornará o ato de ler uma forma
de vivenciar, sentir e interpretar o mundo de forma consciente e crítica.
A importância deste projeto está em
resgatar o prazer, o gosto por uma leitura bem feita; beneficiando os alunos do
ensino Fundamental.
Apesar de os professores estarem
empenhados na aprendizagem dos alunos, não é uma tarefa fácil fazer com que eles
se interessem pela leitura. A leitura não se resume em unir as letras, formar
palavras e frases, a leitura é o melhor exercício e através dela se aprende
muito.
3- DESENVOLVIMENTO
Projeto será desenvolvido no
decorrer do ano, com visitas periódicas à Biblioteca Municipal da cidade.
4- OBJETIVOS:
4.1-
Objetivos gerais:
·
Levar o aluno a descobrir o gosto pela
leitura e fazer dela uma atividade prazerosa, frutífera e duradoura.
·
Conscientizar o aluno da importância da
leitura em sua vida.
·
Proporcionar ao aluno ampliar as
possibilidades de comunicação e expressão.
·
Permitir o registro de conhecimentos
científicos, culturais e históricos.
·
Levar o aluno a entrar em contato com
as manifestações artísticas da linguagem.
·
Provocar no jovem a reflexão sobre suas
ansiedades e expectativas.
·
Facilitar o acesso aos demais conteúdos
curriculares.
·
Ampliar as possibilidades de o
estudante reivindicar seus direitos de cidadão.
4.2- Objetivos específicos:
·
Despertar o interesse para novas
leituras.
·
Descrever novos conhecimentos ou
acontecimentos.
·
Desenvolver a expressão oral, a escrita
e a interpretação dos fatos.
·
Apreciar uma boa leitura.
·
Ampliar o vocabulário e o gosto pela
leitura e pela música.
·
Perceber a força expressiva e o
movimento dos personagens que figuram nas histórias.
·
Capacitar o aluno para ouvir, falar e
ler.
·
Levar o aluno a adquirir atenção e
compreensão na leitura.
·
Estabelecer relação entre realidade e
fantasia.
·
Manter mais diálogo, amizade e interação entre
os alunos
5- METODOLOGIA:
As atividades serão realizadas na Biblioteca Municipal da cidade ou até mesmo
ao ar livre, no decorrer do ano.
Para a realização desse trabalho,
utilizaremos jornais, cartazes, xerox, revistas, livros, som, televisão,
músicas, filmes, dentre outros materiais de apoio.
6- RESULTADOS ESPERADOS:
- Espera-se que ao final do ano
letivo os alunos estejam mais envolvidos
com a leitura, tenham mais interesse pelos estudos
e reflitam que, a melhor maneira de se aprender é com a leitura, não sendo
necessário a cobrança por parte dos professores.
-
Entender que é possível viajar sem sair do lugar.
7- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A
adolescência é um momento muito especial na vida do indivíduo onde ele não
aceita opiniões, acredita que está totalmente correto em suas ações e não se
interessa muito pelos estudos, muito menos pela leitura, só dá valor às
leituras virtuais. A adolescência é um período que merece muita atenção na vida
do indivíduo e nessa época ele não pode perceber o valor dos estudos e com a
leitura ele vai perceber, no futuro, que a leitura fará diferença em seu
futuro.
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livros da Biblioteca Municipal da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário