domingo, 19 de fevereiro de 2017

PROJETO DE LEITURA ESCOLA ESTADUAL DOM INOCÊNCIO ( Neide Amarante)


Introdução
            Este projeto é voltado para o desenvolvimento de competências linguísticas e produzido para atender à demanda da leitura, escrita e produção de textos. Visa, ainda, trabalhar as dificuldades da leitura no Ensino Fundamental, com a finalidade de levar o aluno a se interessar pela leitura e a descobrir o prazer de viajar no mundo mágico da leitura.
            O  importante é não fazer cobranças, ou seja, melhor trabalhar aos poucos deixando que o aluno sinta a diferença e importância da leitura.
            O projeto pode contribuir para que os alunos tomem conhecimento dos acontecimentos do mundo e da escola.

1-     TÍTULO:  INCENTIVANDO O GOSTO PELA LEITURA

2-    JUSTICATIVA:
Atualmente os alunos recebem muitas informações através da alta tecnologia que está a nossa volta e influenciando nossas vidas.
            Por isso, os alunos devem agir como receptores críticos dos meios de comunicação, não se deixando manipular apenas como consumidores e sim, como cidadão.
            É também consenso que a leitura tem papel fundamental no contexto político, social e econômico das sociedades, já que é capaz, por si só, de provocar a reflexão, integração e o crescimento intelectual, tornando as pessoas mais conscientes do mundo que as cerca.
            Sabemos que a leitura não é exclusividade do período escolar, é uma prática de vida, usada com maior ou menor intensidade. Se experimentada com prazer, tornará o ato de ler uma forma de vivenciar, sentir e interpretar o mundo de forma consciente e crítica.
            A importância deste projeto está em resgatar o prazer, o gosto por uma leitura bem feita; beneficiando os alunos do ensino Fundamental.
Apesar de os professores estarem empenhados na aprendizagem dos alunos, não é uma tarefa fácil fazer com que eles se interessem pela leitura. A leitura não se resume em unir as letras, formar palavras e frases, a leitura é o melhor exercício e através dela se aprende muito.

3-     DESENVOLVIMENTO

 Projeto será desenvolvido no decorrer do ano, com visitas periódicas à Biblioteca Municipal da cidade.

      4-  OBJETIVOS:
          4.1-  Objetivos gerais:
·         Levar o aluno a descobrir o gosto pela leitura e fazer dela uma atividade prazerosa, frutífera e duradoura.

·         Conscientizar o aluno da importância da leitura em sua vida.

·         Proporcionar ao aluno ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.

·         Permitir o registro de conhecimentos científicos, culturais e históricos.

·         Levar o aluno a entrar em contato com as manifestações artísticas da linguagem.

·         Provocar no jovem a reflexão sobre suas ansiedades e expectativas.

·         Facilitar o acesso aos demais conteúdos curriculares.

·         Ampliar as possibilidades de o estudante reivindicar seus direitos de cidadão.


         4.2-  Objetivos específicos:
·         Despertar o interesse para novas leituras.

·         Descrever novos conhecimentos ou acontecimentos.

·         Desenvolver a expressão oral, a escrita e a interpretação dos fatos.

·         Apreciar uma boa leitura.

·         Ampliar o vocabulário e o gosto pela leitura e pela música.

·         Perceber a força expressiva e o movimento dos personagens que figuram nas histórias.

·         Capacitar o aluno para ouvir, falar e ler.

·         Levar o aluno a adquirir atenção e compreensão na leitura.

·         Estabelecer relação entre realidade e fantasia.

·         Manter mais diálogo, amizade e interação entre os alunos


   5-    METODOLOGIA:


As atividades serão realizadas na  Biblioteca Municipal da cidade ou até mesmo ao ar livre, no decorrer do ano. 
      Para a realização desse trabalho, utilizaremos jornais, cartazes, xerox, revistas, livros, som, televisão, músicas, filmes, dentre outros materiais de apoio.



       6-  RESULTADOS ESPERADOS:
-  Espera-se que ao final do ano letivo os alunos estejam mais envolvidos        com a  leitura, tenham mais interesse pelos estudos e reflitam que, a melhor maneira de se aprender é com a leitura, não sendo necessário a cobrança por parte dos professores. 
 -  Entender que é possível viajar sem sair do lugar.

       7-  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A adolescência é um momento muito especial na vida do indivíduo onde ele não aceita opiniões, acredita que está totalmente correto em suas ações e não se interessa muito pelos estudos, muito menos pela leitura, só dá valor às leituras virtuais. A adolescência é um período que merece muita atenção na vida do indivíduo e nessa época ele não pode perceber o valor dos estudos e com a leitura ele vai perceber, no futuro, que a leitura fará diferença em seu futuro.

      8-   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livros da Biblioteca Municipal da cidade.




 agradecimentos : Neide Amarante

Nenhum comentário: