quinta-feira, 12 de abril de 2018
Atividades de matemática
Marcadores:
MATEMÁTICA
sexta-feira, 6 de abril de 2018
Greetings
Greetings - Cumprimentos
Nessa postagem iremos observar e aprender os “greetings”, eles são muito importantes também e nas escolas as crianças adoram.
No 1º dia de aula algumas crianças ficam acanhadas e sentem vergonha ou medo de se comunicar com o colega, é aí que você teacher, deverá tornar o 1º dia de aula e o 1º contato com a língua inglesa bem divertido e descontraído.
Segue abaixo alguns “greetings”:
Portuguese > English
Ei ! – Hey !
Olá ! – Hello !
Oi ! – Hi !
Tchau! – Goodbye ! / Bye !
Bom dia! – Good morning!
Boa tarde! – Good afternoon!
Boa noite! – Good evening! (ao chegar)
Boa noite! – Good night! (na despedida)
Como vai? – How are you?
Bem, obrigado(a). – Fine, thank you.
Oi. Como vai? – Hi. How are you doing?
Como vai? – How do you do?
Oi, tudo bem? – Hi. How are you?
Tudo bem, e você? – Fine, and you?
Bem, obrigado(a). – Fine thanks.
Bem, e você? – Fine, and you?
Eu estou bem! – I’m ok!
Como estão as coisas! – How’s everything?
Tudo bem, e você? – All right, and you?
Nada mal. – Not too bad.
Ótimo! – Great!
O que foi? / O que se passa? – What’s up?
Nada demais. – Nothing much.
Até logo! – See you!
Te vejo mais tarde / depois! – See you later!
Foi um prazer conhecê-lo! – Pleased to meet you!
Prazer em conhecê-lo! – Nice to meet you!
Prazer em conhecê-lo também! – Nice to meet you too!
Prazer em conhecê-lo! – Glad to meet you!
What’s your name? – Qual é o seu nome?
What is your name? – Qual é o seu nome?
My name’s Peter. – Meu nome é Peter.
My name is Peter. – Meu nome é Peter.
I am Peter. – Eu sou Peter.
I’m Peter. – Eu sou Peter.
***Verbo ser, estar, permanecer, ficar… de forma contraída:
is = ‘s
am = ‘m
Nessa postagem iremos observar e aprender os “greetings”, eles são muito importantes também e nas escolas as crianças adoram.
No 1º dia de aula algumas crianças ficam acanhadas e sentem vergonha ou medo de se comunicar com o colega, é aí que você teacher, deverá tornar o 1º dia de aula e o 1º contato com a língua inglesa bem divertido e descontraído.
Segue abaixo alguns “greetings”:
Portuguese > English
Ei ! – Hey !
Olá ! – Hello !
Oi ! – Hi !
Tchau! – Goodbye ! / Bye !
Bom dia! – Good morning!
Boa tarde! – Good afternoon!
Boa noite! – Good evening! (ao chegar)
Boa noite! – Good night! (na despedida)
Como vai? – How are you?
Bem, obrigado(a). – Fine, thank you.
Oi. Como vai? – Hi. How are you doing?
Como vai? – How do you do?
Oi, tudo bem? – Hi. How are you?
Tudo bem, e você? – Fine, and you?
Bem, obrigado(a). – Fine thanks.
Bem, e você? – Fine, and you?
Eu estou bem! – I’m ok!
Como estão as coisas! – How’s everything?
Tudo bem, e você? – All right, and you?
Nada mal. – Not too bad.
Ótimo! – Great!
O que foi? / O que se passa? – What’s up?
Nada demais. – Nothing much.
Até logo! – See you!
Te vejo mais tarde / depois! – See you later!
Foi um prazer conhecê-lo! – Pleased to meet you!
Prazer em conhecê-lo! – Nice to meet you!
Prazer em conhecê-lo também! – Nice to meet you too!
Prazer em conhecê-lo! – Glad to meet you!
What’s your name? – Qual é o seu nome?
What is your name? – Qual é o seu nome?
My name’s Peter. – Meu nome é Peter.
My name is Peter. – Meu nome é Peter.
I am Peter. – Eu sou Peter.
I’m Peter. – Eu sou Peter.
***Verbo ser, estar, permanecer, ficar… de forma contraída:
is = ‘s
am = ‘m
Marcadores:
INGLÊS
quarta-feira, 4 de abril de 2018
RELATÓRIO DESCRITIVO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Nome do aluno:
Data de Nascimento: 13/09/2002
Série: 3º ANO
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
SUGESTÕES DE RELATÓRIO
Ø Aspecto
sócio-emocional
Demonstra ser uma
criança retraída, durante o ano letivo apresentou insegurança a sua
nova turma
nova turma
(resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das
atividades nos
ambientes
de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.
ambientes
de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.
Nos momentos de
realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava
as atividades
as atividades
e participava mediante a intervenção da professora. Apresentou um bom relacionamento
com os
com os
colegas e professores, porém, quando não está tomando seu remédio, tornasse
agressivo
com seus pares.
com seus pares.
A criança
manifesta bons hábitos de higiene e
utiliza expressões de
cortesia.
Ø Aspectos
psicomotores
Apresenta
equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os
movimentos sugeridos
movimentos sugeridos
nos jogos. Não gosta participa
ativamente das brincadeiras propostas, só quando
sente vontade.
sente vontade.
Possui
controle na marcha, postura, pula corda, dança, realizou a atividade de recorte
e
colagem com
colagem com
dificuldade por não ter desenvolvido força de apreensão, tem
equilíbrio, coordenação olho-mão,
joga e
joga e
arremessa bola, lateralidade (direita
e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora,
em pé,
em pé,
sentado,
agachado) orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo,
ensolarado,
nublado,
nublado,
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc.
Esquema corporal: observar condições de equilíbrio motor
aplica conceitos espaciais e
de lateralidade em
de lateralidade em
seu próprio corpo, é capaz de
reproduzir estruturas rítmicas. Coordenação - grafo - manual: observou-se
que o
educando ainda não domina totalmente a qualidade dos traçados com instrumentos
grossos e finos,
fez representação gráfica esquemática e reconhecível.
Ø Aspecto cognitivo (aprendizagem)
Devido O educando faltar frequentemente na escola e
posteriormente nos atendimentos, tivemos que
retomar as atividades
desenvolvidas no primeiro semestre, pois o mesmo regrediu na aprendizagem,
encontrasse no nível pré-silábico. Tem dificuldade em copiar as letras e
palavras; porém, no que diz
respeito à oralidade e narrar acontecimentos do
cotidiano, o mesmo descreve com perfeição, faz
questionamentos a professora do
AEE e quando sentisse a vontade na sala de aula regular, também faz
perguntas. O
aluno quando não toma seu remédio, fica agressivo com seus pares, preferindo
ficar sozinho.
Seus colegas ficam tristes e com receio de chegar perto dele;
xxxx gosta de sua turma e de ficar na
companhia de seus colegas e de sua
professora. Porém, todo o trabalho que foi feito em conjunto com
a professora
do AEE e da sala regular em relação à socialização e alfabetização do educando
sofreram
uma regressão; pois o mesmo falta muito e acaba retrocedendo todo seu
desenvolvimento. Sendo assim,
necessitou da ajuda da professora para realizar a
atividade proposta, pois o mesmo desconheceu grande
parte do alfabeto, manuseou
corretamente o mouse e com orientação levou a letra a figura.
Ainda não
consegue compreender as relações de igualdade e diferença, não reconhece os
absurdos
e capacidades de conclusões lógicas; não compreende os enunciados;
resolução de problemas cotidianos;
resolução de situações problema, compreensão
do mundo que o cerca, compreensão de ordens e
enunciados, causalidade,
sequência lógica, etc. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias
e secundarias seguindo comando do avaliador; porém, não reconhece as mesmas;
identifica as formas
geométricas, não identifica os números em sua sequência de
1 a 10, quando estão desordenados,
desconhece os mesmos. Relaciona quantidades
ao numeral, não identifica os dias da semana, não tem
noção de tempo e espaço.
Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição.
Ø Trabalho realizado
pela escola referente à dificuldade da criança
Conversamos com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em
obedecer às normas
estabelecidas para o desenvolvimento das atividades
pedagógicas, e sobre o problema de dicção.
Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a
criança através do desenvolvimento
de atividades que a propicie em momentos de
exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites
e sugeriu que levassem a um especialista para investigar as
causas do problema
de dicção.
Na sala de aula a professora sempre procurou
trabalhar através de conversas sobre a importância
do cumprimento das regras e
limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas.
A criança
tem apresentado melhoras em obedecer às regras estabelecidas na escola. Em
relação à dicção
a criança ainda não iniciou o tratamento que está marcado para
o inicio de 2012, por falta de recursos
financeiros e pelo município não dispor
de fonoaudiólogo no centro de reabilitação, sendo assim, ouve
uma quebra no
tratamento do educando.
Ø Aspectos
relacionados ao acompanhamento familiar
A criança
não tem apresentado um ótimo acompanhamento, devido o descaso de seus pais,
ficou
muito tempo sem vir à escola e ao acompanhamento, porque seu remédio
tinha acabado e seus pais
demoraram a procurar o especialista para que o mesmo
fosse submetido a novos exames e ser receitado.
Sendo assim, ouve uma quebra no
desenvolvimento da criança. A família e escola
devem caminhar juntas
para o desenvolvimento da criança.
Ø Recomendações a
serem seguidas no próximo ano
As dificuldades apresentadas por xxxxx são notórias.
Acredita-se que ao freqüentar a sala de aula regular
e o atendimento
educacional especializado assiduamente, e periodicamente acompanhamento com a
equipe multidisciplinar e de seus pais, exista a oportunidade de um atendimento
mais focado nas
dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os
avanços na conquista de sua autonomia e
aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas
contribuirão no processo de
desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto
este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos
na sala regular como:
Ø Trabalhar as
competências e habilidades que o educando possui;
Ø Manter uma rotina
diária de trabalhos;
Ø As atividades devem
ser explicadas de forma lenta e tranqüila, repetindo quantas vezes forem
necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande
importância no
desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com
deficiência intelectual;
Ø É importante
utilizar o interesse que o educando apresenta por determinados assuntos, temas
e formas
de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e
planejando adequadamente os desafios
propostos aos alunos;
Ø Observar como o
educando reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
Estar atento auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de Trabalho em
duplas ou grupos em sala
de aula;
Ø Cantinhos, (onde o
educando poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria sala
de aula regular, como leitura, escrita, jogos, recorte, pintura, desenho,
etc.);
Ø Propor trabalhos e
atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas:
sociais, de comunicação, cuidados pessoais, autonomia;
Ø Trabalhar partindo
do concreto, visando operar com conceitos, abstrações, hipóteses,
generalizações,
propiciando atividades organizadas para desafiar o pensamento
do educando;
Ø Utilizar diferentes
recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, jogos, etc.
Ø Em atividades de
matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos,
calculadoras,
dados, jogos, etc.;
Ø Dramatizações com
músicas, teatros e leituras;
Ø Adotar
procedimentos pedagógicos visando à descoberta do educando nas situações
problemas;
Ø O educando deve
saber quando respondeu corretamente. Se a resposta estiver incorreta deve-se
dizer
a criança, mas faça com que esteja próxima a resposta correta;
Ø Trabalhar
juntamente com o educando a auto-correção de suas atividades;
Ø Proporcionar maior
espaço de tempo entre as repetições de temas, a acumular experiências num curto
espaço de tempo; Cartazes: calendário, presença, rotina, aniversário, alfabeto,
números, etc.;
Ø Trabalho de campo,
pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o conhecimento e
novas ações.
O educando participará do programa Mais Educação na
modalidade de judô, com o objetivo de trabalhar
a autoconfiança, defesa,
disciplina e que ele possa interagir com seus pares
By Ting a Ling
SUGESTÃO DE RELATÓRIOS
O relatório de desempenho escolar deve ser elaborado
considerando o desenvolvimento do aluno e as intervenções realizadas. Utilizar
vocabulário de linguagem culta dando ênfase para os avanços do alunos. As
dificuldades a serem trabalhadas, devem ser indicadas como possibilidades e um
bom prognóstico apontando sugestões viáveis de serem realizadas para a
superação das dificuldades. O relatório de desempenho, deve sempre enfatizar os
avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que
aspecto progrediu, valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como:
participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos. Diversificar a
redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi
possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi
constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou
habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que
o aluno...
Português.
• faz uso de linguagem para comunicar-se,expressar idéias e
opiniões;
• elabora perguntas e respostas de acordo com o contexto;
• faz pratica de escrita de próprio punho, utilizando o
conhecimento que dispõe, quanto ao sistema de escrita;
• forma grupos de acordo com critérios estabelecidos;
• participa nas situações em que a professora lê textos de
diferentes gêneros como historias, musica adivinhas, noticias;
• com auxilio identifica letras e silabas que compõem
palavras contextualizadas;
• com auxilio observa a relação entre fonema e grafema;
• participa em atividades que envolvam pesquisas;
• valoriza suas próprias produções e a dos outros;
• participa de atividades que envolvem a linguagem musical e
faz interpretações;
• participa de atividades que envolvem leitura, mesmo que de
forma não convencional;
• com auxilio forma palavras a partir de uma determinada
letra;
• com auxilio organiza as partes (silabas) para a composição
do todo (palavras);
• faz leitura de uma paisagem a partir da observação,
narração, descrição e interpretação de imagens;
• conhece quase todas as letras do alfabeto;
• encontra-se no nível pré-silábico.
Matemática.
• percebe as semelhanças entre objetos redondos e não
redondos e explora com auxilio diferentes procedimentos para comparar
grandezas;
• com auxilio, explora medidas de comprimento utilizando
unidades não convencionais;
• compõe e decompõe quantidades através da escrita numérica;
• participa de atividades que envolva pesquisa;
• com auxilio identifica números nos diferentes contextos
de: posição, comparação, ordenação;
• explora e identifica as formas geométricas pela observação
de objetos;
• percebe semelhanças e diferenças entre as figuras;
• identifica quantidades de elementos e faz correspondência
um a um;
• com auxilio identifica a posição de um numa série
numérica.
Artes.
• Produz trabalhos como desenhos, pinturas, modelagens,
colagens desenvolvendo gosto pelo processo de produção e criação;
• reconhece formas, tamanhos, texturas e algumas cores
realizando as atividades com coordenação motora fina e ampla;
• participa de atividades que envolvam regras, hesitando um
pouco em respeitá-las;
• expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras
e de outros movimentos;
• participa de atividades que envolvam a linguagem musical;
• faz interpretações musicais;
• expressa a produção de som e de silencio com voz, o corpo
e objetos sonoros;
• percebe com auxilio de estrutura rítmica para expressar-se
corporalmente, por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos;
• expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos,
posturas e da linguagem oral.
Geografia.
• reconhece a importância da moradia;
• explora e identifica objetos que tem casa;
• identifica animais que constroem a própria casa;
• identifica pontos para situar e deslocar-se no espaço;
• participa da construção de painéis referentes a diferentes
lugares;
• tem noção de atitudes perante a preservação e conservação
do meio ambiente.
Ciências.
• valoriza suas conquistas corporais;
• aprecia imagens e faz relação com experiências vividas e
pessoais;
• percebe a importância de conhecer as características do
próprio corpo e asseio corporal para manter uma boa saúde;
• reconhece as fases do desenvolvimento das pessoas;
• importância dos alimentos.
História.
• interessa-se pelo patrimônio cultural de seu grupo social
e em conhecer diferentes formas de expressões culturais;
• reconhece nomes de familiares.
• faz relatos de noticias ouvidas ou histórias vivenciadas;
• participação nas atividades;
• tem idéia formada sobre crenças, valores, religiosidade;
• datas comemorativas e religiosas;
Educação Física.
• vivencia e participa de atividades recreativas,
respeitando total ou parcialmente as regras;
• apropriou-se de habilidades especificas à cultura corporal
tendo um ótimo desenvolvimento psicomotor;
• interage com grupo envolvido agindo na maioria das vezes
de maneira cooperativa;
• ajusta-se parcialmente à normas da escola.
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Como ficou? Como
evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, Equipe Multiprofissional,
Atendentes, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo
professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se?
Lidera? É agressiva?
Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É
capaz de ouvir os outros?
Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pátio?
Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre
combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de
escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os
resolve? Encontra suas próprias respostas?
Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo,
imagem corporal.
Lateralidade. Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido,
lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio
inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira
cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá
nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas,
amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear
talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu
pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais?
Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido,
muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas
imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta
suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a
etapa em que se encontra
(garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou
incompleta da figura humana,
etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa
letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em
que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica,
silábico-alfabéticas, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e
dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa?
Apresenta soluções originais?
Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem
destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e
atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
• Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de
seriação e
classificação.
• Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
• Encontra soluções para resoluções de problemas?
• Reconhece numerais?
• Relaciona número e quantidade?
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de
suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões
afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema
alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que
possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando
gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas
compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar
letras de números, desenhos ou símbolos.
Obs:
Adequar relatório para as atividades das turmas das Oficinas
Profissionalizantes, relatando os trabalhos realizados e as habilidade
desenvolvidas de acordo com Plano de Trabalho Docente.
Alunos de 0 a 3 anos fazer relatório geral, com enfoque nas
áreas do desenvolvimento.
Religião, se contida no PPP ou se não, incorporar na
disciplina de História;
Adaptação: Lides Maria Baldissera - Pedagoga - FEAPAEs/PR
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terça-feira, 3 de abril de 2018
SÉRIE ALGODÃO DOCE
OUTROS LIVROS
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segunda-feira, 2 de abril de 2018
FRUIT VOCABULARY
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