terça-feira, 11 de julho de 2017

ORIENTAÇÕES SOBRE O CURSO NORMAL

ORIENTAÇÕES SOBRE O CURSO NORMAL
Por meio do Ofício Circular SB/SEE/MG nº 167/2017, foram autorizadas novas turmas do Curso Normal em Nível Médio, para o 2º semestre/2017. Assim, esclarecemos:
1) As escolas devem considerar as instruções da orientação complementar nº 04/2017/SB/SEM encaminhada em 10/02/2017 para a organização das turmas e da distribuição das aulas aos professores.
2) As escolas que já possuem turmas iniciadas no 1º semestre do ano letivo de 2017, deverão seguir as orientações da Resolução SEE nº 3.191, de 05/12/2016 e distribuir as aulas das turmas em continuidade e das novas turmas entre os professores já designados, observando o mínimo de 12h/a e até o limite do cargo de professor, conforme disposto no Art. 8º da Resolução SEE nº 3.205/2016. Não havendo, pois necessidade de novas inscrições/classificação.
3) Escolas que foram autorizadas a implementar turmas do Curso Normal pela primeira vez deverão seguir as orientações da Resolução SEE nº 3.191, de 05/12/2016, para a inscrição e classificação dos candidatos a designação para PEB regente de aulas do Curso Normal e a Resolução SEE nº 3.205, de 26/12/2016, que estabelece as normas para organização do quadro de pessoal e a designação para o exercício da função pública na Rede Estadual de Ensino. Os prazos para a inscrição/classificação deverão ser acordados com a Superintendência Regional de Ensino e a escola, assegurando uma ampla divulgação e conhecimento por parte dos profissionais de ensino habilitados a lecionar nas turmas de Curso Normal em Nível Médio. A Atribuição de aulas entre os professores deve ser feita com, no mínimo de 12 h/a e até o limite do cargo de Professor da Educação Básica.
4) As escolas onde ocorreu a conclusão de turmas do 3º período do Curso Normal em Nível Médio e não houve autorização de novas turmas para este 2º semestre, deverão reorganizar o seu quadro aulas/professores, mantendo a disposição da Resolução SEE nº 3.191, de 05/12/2016, respeitando a classificação inicial dos professores e o dispositivo que determina a distribuição de no mínimo de 12 h/a e até o limite do cargo de Professor de Educação Básica.
5) A Resolução SEE nº 3.511/2017 de 30/06/2017 e suas retificações, que estabelece critérios para inscrição e classificação de candidatos a designação para PEB na Educação Profissional técnica em nível médio, não se aplica ao Curso Normal. ( Roseli Lima - Curso Normal em Nível Médio/SEE/MG)
Atenciosamente,

SOBRE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

SOBRE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
Prezados (as)
Estamos chegando ao período de recesso escolar de julho e acreditamos que o trabalho do Projeto Acompanhamento Pedagógico Diferenciado - APD, iniciado a pouco mais de um mês já está dando resultados positivos.
Como é de conhecimento de todos a data para envio da planilha com os dados do 2º acompanhamento do projeto é até dia 25/08/2017 e para subsidiar este momento de acompanhamento em relação ao diagnostico realizado no inicio do projeto, sugerimos que em agosto a escola realize um diagnostico para este 2º momento de acompanhamento no sentido de verificar a evolução do aprendizado deste estudantes.
Para este diagnóstico a escola pode utilizar as estratégias do 1º acompanhamento com avaliações mais adequadas a realidade dos estudantes do projeto e estamos encaminhando também, como sugestão, as avaliações diagnosticas aplicadas aos estudantes do programa do governo federal, Novo Mais Educação.
Salientamos que estas avaliações podem ser usadas como bloco completo ou questões em separado de acordo com o que a escola achar conveniente e com o perfil dos estudantes do projeto APD.
Estamos encaminhando uma avaliação para cada segmento.
ALFABETIZAÇÃO - 1º ao 3º ano EF
LETRAMENTO I 5º ano
LETRAMENTO II 9º ano
Em relação ao gabarito, assim que o CAED disponibilizar os resultados no sistema, encaminharemos para esta SRE.
Por fim destacamos mais uma vez a importância dos registros do trabalho desenvolvido no projeto no sentido de subsidiar futuras trocas de experiencias e divulgação.
Certo da Compreensão e do envolvimento de todos, agradecemos.
Equipe de Currículo e Formação
DIEF /SEEMG
CurtirComentarCompartilhar