sexta-feira, 13 de abril de 2018

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA










trabalhando com cores em inglês ( 5 ano)









para mais atividades 


atividadesde texto

Leia o texto com atenção. Em seguida, responda o que se pede.

A menininha foi visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menininha, que morava na cidade, ficou encantada. De repente, passeando pelos arredores da fazenda da vovó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre, avisou para a vovó:
– Vovó… vovó… uma de suas galinhas está dando flor!
(Ziraldo)

1- Que situação gera o humor do texto?

2- Circule todas as formas verbais encontradas no texto.

3- Reescreva todas as formas verbais circuladas no texto passando-as para o infinitivo.

4- Circule a vogal temática de cada verbo da questão anterior.

5- Indique a conjugação de cada verbo da questão 3, com base na vogal temática identificada na questão 4.

6- Identifique e descreva os elementos da estrutura das seguintes formas verbais, retiradas do texto:

VISITAR      CORRENDO      MORAVA

7- Leia o seguinte trecho: “A menininha foi visitar a avó no campo”. 

a) Quantos verbos há no trecho?
b) O que esses verbos formam? 
c) Classifique esses verbos em auxiliar ou principal.

8- Quais verbos do texto estão no gerúndio? Escreva-os.

9- Leia o seguinte trecho: “Uma de suas galinhas está dando flor”.

a) Quantos verbos há no trecho?
b) O que esses verbos formam? 
c) Classifique esses verbos em auxiliar ou principal.

10- Como é formada uma locução verbal?

11- Qual a terminação que indica que os verbos estão no gerúndio?

12- O que é gerundismo e como ele é formado?

13- Dê um exemplo de gerundismo.

14- Quais são as três formas nominais do verbo e qual a terminação de cada uma delas?

15- Diga o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) em que cada verbo foi empregado nas seguintes frases.

a) “Venha para casa, senhora, por favor.”
b) Dê-me um pouco de água.
c) “Voltou correndo para casa.”
d) “A avó tinha uma criação enorme de aves.”
e) Talvez eu volte atrás na minha decisão.
f) Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana.

16- Identifique o número (singular/plural) e a pessoa (1ª/2ª/3ª) de cada forma verbal a seguir.

a) cantou
b) andamos
c) falo
d) estudas
e) amais
f) pulam

17- Identifique o tempo (pretérito perfeito, presente, futuro do presente) de cada um dos seguintes verbos.

a) cantei
b) ando
c) falarei
d) pulaste
e) falas
f) estudaremos

18- O que são verbos regulares e verbos irregulares e como podemos fazer para identificá-los?

19- Conjugue os seguintes verbos no presente e no pretérito perfeito (do modo indicativo) e classifique-os em regulares ou irregulares.

a) vir
b) cantar
c) trazer
d) fazer
e) amarLeia o texto com atenção. Em seguida, responda o que se pede.

A menininha foi visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menininha, que morava na cidade, ficou encantada. De repente, passeando pelos arredores da fazenda da vovó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre, avisou para a vovó:
– Vovó… vovó… uma de suas galinhas está dando flor!
(Ziraldo)

1- Que situação gera o humor do texto?

2- Circule todas as formas verbais encontradas no texto.

3- Reescreva todas as formas verbais circuladas no texto passando-as para o infinitivo.

4- Circule a vogal temática de cada verbo da questão anterior.

5- Indique a conjugação de cada verbo da questão 3, com base na vogal temática identificada na questão 4.

6- Identifique e descreva os elementos da estrutura das seguintes formas verbais, retiradas do texto:

VISITAR      CORRENDO      MORAVA

7- Leia o seguinte trecho: “A menininha foi visitar a avó no campo”. 

a) Quantos verbos há no trecho?
b) O que esses verbos formam? 
c) Classifique esses verbos em auxiliar ou principal.

8- Quais verbos do texto estão no gerúndio? Escreva-os.

9- Leia o seguinte trecho: “Uma de suas galinhas está dando flor”.

a) Quantos verbos há no trecho?
b) O que esses verbos formam? 
c) Classifique esses verbos em auxiliar ou principal.

10- Como é formada uma locução verbal?

11- Qual a terminação que indica que os verbos estão no gerúndio?

12- O que é gerundismo e como ele é formado?

13- Dê um exemplo de gerundismo.

14- Quais são as três formas nominais do verbo e qual a terminação de cada uma delas?

15- Diga o modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo) em que cada verbo foi empregado nas seguintes frases.

a) “Venha para casa, senhora, por favor.”
b) Dê-me um pouco de água.
c) “Voltou correndo para casa.”
d) “A avó tinha uma criação enorme de aves.”
e) Talvez eu volte atrás na minha decisão.
f) Se tudo der certo, terminarei o trabalho esta semana.

16- Identifique o número (singular/plural) e a pessoa (1ª/2ª/3ª) de cada forma verbal a seguir.

a) cantou
b) andamos
c) falo
d) estudas
e) amais
f) pulam

17- Identifique o tempo (pretérito perfeito, presente, futuro do presente) de cada um dos seguintes verbos.

a) cantei
b) ando
c) falarei
d) pulaste
e) falas
f) estudaremos

18- O que são verbos regulares e verbos irregulares e como podemos fazer para identificá-los?

19- Conjugue os seguintes verbos no presente e no pretérito perfeito (do modo indicativo) e classifique-os em regulares ou irregulares.

a) vir
b) cantar
c) trazer
d) fazer
e) amar
f) andar
g) ver
h) saber
i) estudar

20- Identifique os verbos que estão no particípio e diga se o particípio é regular ou irregular.

a) A garota havia falado besteira no discurso.
b) O menino já tinha aberto o presente.
c) O rapaz chegou ao trabalho todo molhado.
d) Ele tinha partido pela manhã.
e) Nós já tínhamos caminhado pela manhã.
f) A mãe tinha coberto o filho.
g) Os alunos tinham feito o trabalho.
f) andar
g) ver
h) saber
i) estudar

20- Identifique os verbos que estão no particípio e diga se o particípio é regular ou irregular.

a) A garota havia falado besteira no discurso.
b) O menino já tinha aberto o presente.
c) O rapaz chegou ao trabalho todo molhado.
d) Ele tinha partido pela manhã.
e) Nós já tínhamos caminhado pela manhã.
f) A mãe tinha coberto o filho.
g) Os alunos tinham feito o trabalho.