sábado, 2 de setembro de 2017

Dinamica em grupos

Dinâmicas para Grandes Grupos:

O tormento de todos os Professores é realizar trabalhos em grupo dentro da sala de aula e ter de conduzir dinâmicas de grupo quando na sala de aula há acima de 35 alunos. Para estes casos há dinâmicas de grupo específicas, pois o objetivo é manter TODO o grupo ocupado, focado na tarefa, trabalhando, produzindo, aprendendo.

Não são todas dinâmicas de Grupos que servem para trabalhar grupos grandes, porém a melhor técnica para trabalhar os grandes grupos são as dinâmicas de grupo.

Situação Exemplo: O Professor precisa trabalhar um Livro EM sala de aula. O livro contém 10 capítulos, e se fosse pedir para cada aluno ler o livro em casa para posteriormente ser debatido a leitura, isso levaria, no pior das hipóteses um bimestre inteiro. Porém com o uso de dinâmicas de grupo esta atividade poderia ser executada em algumas aulas.

Situação Prática: Em uma sala de 50 alunos o Professor realiza uma dinâmica para executar a formação de 10 grupos de 5 alunos.

1º. Momento da Dinâmica: Cada qual fica encarregado de ler, debater, resumir aquele capítulo.

2º. Momento da Dinâmica: Com o resumo em mãos cada grupo vai escolher uma forma de “ contar” o que há no resumo. O grupo pode escolher criar um “Rap”, uma dramatização, escolher o formato “Stand Up”, utilizar o recurso de “ Storytelling”. Nesta etapa o Professor passa de grupo em grupo e auxilia na re-elaboração e ajustes do resumo de forma que o mesmo reflita com clareza o conteúdo do capítulo resumido.

3º.Momento da Dinâmica: Alunos entregam os resumos para o Professor que faz a correção final. Os alunos ensaiam a apresentação para a classe

4º. Momento da Dinâmica: Na próxima aula o Professor devolve os resumos e os grupos fazem reescrita transcrevendo a essência do texto com seus pontos principais. Esta reescrita de todos os grupos é unida em um único trabalho , copiada e distribuída para os alunos.

Nesta etapa o Professor pode fazer com que cada grupo leia a sua transcrição para a sala e seja debatido o assunto em conjunto.

5º. Momento da Dinâmica: Os grupos assistem e realizam as apresentações já com a reescrita de todos em mãos para acompanhamento da sequência do trabalho já debatido anteriormente.


6º. Momento da Dinâmica: Fechamento. Cada grupo dá sua opinião de a respeito da fidelidade da apresentação com relação a transcrição

DINÂMICA DO INTERROGATÓRIO



DINÂMICA DO INTERROGATÓRIO



 Mais uma dinâmica para você trabalhar a partir do  Fundamental II e Ensino Médio. Chama-se Dinâmica do Interrogatório e pode ser usada não apenas no início das aulas, como também no decorrer do ano letivo, pois revela-se uma excelente estratégia pedagógica para o desenvolvimento dos conteúdos. 

IDADE: 9 a 12 anos   

MATERIAL: Nenhum 

OBJETIVOS: - Integração do grupo; - Atenção; - Observação; - Elaboração de perguntas; - Raciocínio; - Percepção auditiva; - Pensamento crítico; - Aquisição de linguagem. O professor escolherá um aluno pra fazer o papel ideias para ganhar dinheiro do interrogado. Este não poderá utilizar as palavras  NÃO, SIM e PORQUE em seus argumentos.  Os colegas deverão fazer perguntas que induza o interrogado a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá pagar uma prenda. Em seguida passa a vez a outro colega. Espero que você tenha gostado das Dinâmicas e comece a utilizá-las na sua sala de aula. Lembre-se sempre: há vários caminhos para atingir os objetivos pedagógicos do seu planejamento, e as Dinâmicas mostram-se um excelente recurso para fazer isso.

Dinamica escolar

O Gato e o Rato - Dinâmica de integração para sala de aula



Objetivo principal é a integração em sala de aula. Duração: 10 minutos.

Público: crianças ou jovens. Material: nenhum.

As crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?" As crianças da roda respondem : "Não" O Gato pergunta: "A que horas ele chega?" As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo. Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interess