quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Atividade de português: Vocativo


Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao aprendizado do vocativo

As variadas questões apresentadas baseiam-se no texto Tati, a garota, escrito por Aníbal Machado.

Tati, a garota

    Vendo que era mesmo impossível, Tati desistiu de pegar o raio de Sol estendido no chão. Os dedos feriam a terra inutilmente: o reflexo não tinha espessura.
    Seu capricho agora era com a água. Queria ver se retirava ao menos um pedacinho do tanque, mas o líquido suspenso em suas mãos vira uma coisa diferente que se desmancha logo, cintilando entre os dedinhos. E na superfície do tanque não ficava a menor cicatriz!
    É a primeira vez que Tati brinca na água com intenção de agarrá-la, de sentir-lhe o mistério. Fica tão absorta, que os apelos “Anda, Tati! Larga isso, menina!”, que vêm da janela, nem chegam a serem ouvidos.
    Logo depois começa a ventar. Mas, com o vento era diferente: Tati já sabia que ele nunca se deixa agarrar nem ver, embora viva sempre em toda parte dando demonstrações de sua presença. Esse vento!…
    Antes de subir, joga água em si mesma, apressadamente borrifando-se no rosto e no vestido.
    Chegando a noite, Manuela atira-se à cama, sem responder a algumas perguntas que lhe faz a filha, sempre intrigada com a água. Debaixo das cobertas, Tati ainda balbucia os últimos pedidos: um carrinho e um patinho igual ao que viu nas mãos de outra criança.
    – Esse menino tinha patinho, não sabe, mamãe? Comia cada bombom que só você vendo!… O papel era uma beleza! Aqui, eu acho que todo mundo come muita bala, também…
    – Dorme, Tati.
    – Aqui é bom.
    – Dorme […]
MACHADO, Aníbal. A morte da porta-estandarte; Tati, a garota e outras histórias. São Paulo: José Olympio, 1997. (Fragmento).

Questões

Questão 1 – O texto tem a intenção de:
a) expor um ponto de vista.
b) narrar uma história.
c) ensinar algo.
d) noticiar um acontecimento.

Questão 2 – Há o predomínio no texto de sequências:
a) expositivas
b) argumentativas
c) descritivas
d) narrativas

Questão 3 – No trecho “[…] embora viva sempre em toda parte dando demonstrações de sua presença.”, a palavra em destaque retoma, considerando-se o contexto:
R:

Questão 4 – Assinale a alternativa em que o termo “Tati” desempenha a função de vocativo:
a) “Tati, a garota”.
b) “Vendo que era mesmo impossível, Tati desistiu de pegar o raio de Sol estendido no chão.”
c) “É a primeira vez que Tati brinca na água com intenção de agarrá-la, de sentir-lhe o mistério.”
d) “Fica tão absorta, que os apelos “Anda, Tati!”

Questão 5 – Na passagem “Larga isso, menina!”, o vocativo foi direcionado:
a) à água
b) à Tati
c) à Manuela
d) à outra criança

Questão 6 – Sublinhe os vocativos que compõem as frases a seguir:
a) “– Esse menino tinha patinho, não sabe, mamãe?”
b) “– Dorme, Tati.”

Questão 7 – Compreende-se como vocativo o termo empregado para:
a) complementar o sentido de um substantivo.
b) explicar o significado de outro termo.
c) modificar o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
d) chamar alguém.

Questão 8 – Assinale o sinal de pontuação que antecede os vocativos presentes no texto:
a) vírgula
b) ponto final
c) ponto de exclamação
d) ponto de interrogação


Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Atividade de Lingua Portuguesa


Atividade de português, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, propõe o estudo do sujeito simples. As questões propostas referem-se ao texto Se o pelo esquenta, por que o árabe é peludo e o esquimó, pelado?


Se o pelo esquenta, por que o árabe é peludo e o esquimó, pelado?

    O que define a presença de maior ou menor quantidade de pelos não é apenas a temperatura do lugar onde o povo mora. No caso de povos do Oriente Médio, a grande amplitude térmica e a incidência solar são as prováveis razões para terem pelos no corpo. No inverno e à noite, eles retêm o calor do corpo, mas, sob o Sol, agem como proteção contra queimaduras. Senão seria como a marchinha: “o Sol estava quente e queimou a nossa cara”.
    Já os esquimós têm pouco pelo, provavelmente, por causa da migração do homem da Ásia para as Américas, entre 20 mil e 35 mil anos atrás. Os povos que atravessaram o estreito de Bering tinham poucos pelos, mas dominavam técnicas para manter-se aquecidos, como o uso de peles de animais. Ou seja, a adaptação cultural permitiu que vivessem em um ambiente frio mesmo que algumas características fossem propícias a climas mais mornos. Eles continuaram descendo as Américas até chegarem ao atual Brasil, com nossos índios de poucos pelos. 
“Superinteressante”, Edição especial, jan. 2012, p. 12.

Questões

Questão 1 – Identifique o sujeito das orações a seguir:
a) “[…] eles retêm o calor do corpo […]”: 
b) “Já os esquimós têm pouco pelo […]”:

Questão 2 – Por que os verbos presentes nas orações acima são acentuados?
R: 

Questão 3 – Na passagem “Eles continuaram descendo as Américas até chegarem ao atual Brasil […]”, o sujeito simples retoma:
(     ) os povos do Oriente Médio.
(     ) os povos que atravessaram o estreito de Bering.
(     ) os nossos índios.

Questão 4 – Registra-se o emprego de sujeito simples na passagem:
(     ) “[…] a grande amplitude térmica e a incidência solar são as prováveis razões […]”
(     ) “[…] mas dominavam técnicas para manter-se aquecidos, como o uso de peles de animais.”
(     ) “[…] mesmo que algumas características fossem propícias a climas mais mornos.”

Questão 5 – “Já os esquimós têm pouco pelo, provavelmente, por causa da migração do homem da Ásia para as Américas, entre 20 mil e 35 mil anos atrás.”. Aponte o núcleo do sujeito que compõe essa parte do texto:
R:


Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.