segunda-feira, 4 de setembro de 2017

bullying


Bars and Melody - Do bullying ao sucesso mundial.


A dupla formada por Charlie Lenehan, de 17 anos (o da esquerda), e Leondre Devries (da direita), de 14, participou da 8ª edição do Britain's Got Talent, em 2014.
Os garotos chegaram ao palco esbanjando simpatia e o jurado David Walliams foi responsável por fazer todos os espectadores rirem bastante com seus comentários engraçados com as respostas dos garotos. 

...

Depois de rirem muito e já estarem super à vontade no palco, Devries anuncia que vai cantar a música Hope, de Twista e Faith Evans, adaptado com um rap que ele mesmo compôs. Quando perguntaram do que se tratava o rap, ele surpreende a todos dizendo ser um "anti bullying". Dos sorrisos no início da apresentação às lágrimas de emoção quando é contado sobre a fase difícil que Drevies teve na escola. Ele é um garoto que enfrentou o bullying e, entre poucos, conseguiu superar e se reerguer. 
A música é emocionante e relata o que o garoto passou, além de  motivar as pessoas que passam por isso a crer  que tudo vai melhorar.

 A história dos dois garotos ficou conhecida mundialmente e um vídeo no youtube com essa apresentação teve mais de 70 MILHÕES de visualizações!! Infelizmente eles não venceram essa edição do programa, mas ficaram em terceiro lugar e logo assinaram contrato com a gravadora Syco Music. O single "Hopeful", foi lançado em julho de 2014 e chegou a ficar em 5º lugar nos mais vendidos. http://mundoemcartas.blogspot.com.br/2015/05/bars-and-melody-do-bullying-ao-sucesso.html

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na                              palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. 
https://novaescola.org.br/conteudo/336/bullying-escola

Após ouvir a música, ler uma pequena biografia dos intérpretes da canção e o texto informativo sobre o significado da palavra “Bullying” responda:

1.Qual é a possível tradução para o título do Rap “ Hopeful”, use um dicionário?
a.(   )Esperançoso
b.(  )  Tristonho
c.(   ) Feliz
d.(   )Solitário

2.Analise o verso a seguir”… Please help me God…”. Os termos destacados significam que:
a.(   ) O eu lírico pede  ajuda para Deus.
b.(   ) O eu lírico pede socorro a Deus.
c.(   ) O eu lírico pede perdão a Deus.
d.(   ) O eu lírico pede a compaixão de Deus.

3. Analise os versos abaixo:
“…I feel so alone
I'm just a kid…”
 …” Esses  versos nos faz refletir como  uma criança ou adolescente sofre ao ser vítima de bullying.

a.Você já sofreu bullying na escola ou na sua casa? Comente.

b.Ao sofrer bullying, qual atitude você tomou? Ficou se sentindo como o eu lírico relata nos versos acima ou pediu  a ajuda de alguém?

c. O eu lírico faz um questionamento no verso “How can I take it on my own?” Que resposta você daria para ele(a) se ele(a) fosse  seu amigo(a)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________
4. “…My momma's askin' me why I'm always alone… Too scared to say, too scared to holler” O que o eu lírico relata nesses versos?
a.(   ) Ele diz que o pai dele pergunta porque ele está sempre sozinho e ele tem medo de contar ou gritar.
b.(   ) Ele diz que a mãe dele pergunta porque ele está sempre sozinho e ele tem medo de contar ou gritar.
c.(   ) Ele diz que o tio dele pergunta porque ele está sempre sozinho e ele tem medo de contar ou gritar.
d.(   ) Ele diz que o avô dele pergunta porque ele está sempre sozinho e ele tem medo de contar ou gritar.

5. Encontre na letra da música o verso que corresponde a “...Os nomes que você me chama, eles doem demais...”
____________________________________________________________________

6.Observe:
“Come to school
Don't wanna fight, I wanna learn
So please Mr. Bully
Tell me what I've done…”
Uma possível tradução desses versos está presente na alternativa:
a.(   ) Venho à escola
Não quero brigar, só quero aprender
Então, por favor, Sr. Valentão
Me diga o que eu fiz.

b.(   ) Venho à escola
Só quero  brigar, só quero aprender
Então, por favor, Sr. Valentão
Procure o que fazer.



7.” Take this music and use it… Qual é o conselho do eu lírico nesse verso?
a.(   ) Ele diz para seu agressor pegar a música e usá-la, ou seja, refletir sobre a canção e parar com a   prática do bullying.
b.(   ) Ele ofende o agressor nesse  verso e diz para ele se preocupar mais com a vida dele.
c.(   )Ele aconselha as pessoas a procurarem ajuda.
d.(   )Ele diz que a música cura tudo.

8. Faça a relação dos versos a seguir com suas traduções.
( A ) -“...Você me chuta, me soca, me joga no chão
Quando eu pergunto, "Cara, o que é que eu te fiz"?
Você me bate de novo e tira sarro da minha mãe...”

( B ) “Não pedi pra nascer, mas agora eu tenho que pagar
Não tenho dinheiro, você sempre pega tudo
Quando o dou pra você, procuro nos meus bolsos
Tenho tanto medo quando você grita me intimidando...”

( C ). “Ei, Sr. Valentão, não tenho ideia do que fazer
Minha cabeça, ela não consegue explicar
O que é que eu fiz a você
Sr. Valentão, considere todas as minhas súplicas
Todo dia, você me faz ficar de joelhos...”

(   )”I didn't ask to be born but now I have to pay
I ain't got no money, you take all I have
When I give it to you, I search through my bags
I feel so scared when you shout me down…”  

(   )”You kick me, punch me, throw me to the ground
When I ask you, "Yo, what have I done"?
You hit me again, and make fun of my mom!...”

(   )”Hey, mr. Bully, I don't know what to do
My mind, it can't explain
What I did to you
Mr. Bully, take in all my pleas
Every single day you bring me to my knees…”
9.Analise a imagem ao lado, após retire da letra da música um trecho que exemplifique-a.


10.O Bullying não ocorre somente nas escolas. Ele pode ocorrer também no mundo virtual. Analise a imagem abaixo: