domingo, 26 de fevereiro de 2017

XADREZ NA ESCOLA

1. RESUMO


Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva, ele é um jogo dos mais populares do mundo, e praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, e pela internet. Existem estimativas que cerca de 600 milhões de pessoas em todo mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países, tendo à maior e mais antiga federação esportiva do mundo.
Características da arte e da ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as frases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristas.
O xadrez, por ser um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte. A única exceção, nesse caso, é o sorteio das cores no início do jogo, já que a cor branca faz o primeiro movimento e teriam, em tese, uma pequena vantagem por isso.
O “Projeto Xadrez na Escola” em tese trabalha todos estes aspectos, visando propiciar um desenvolvimento mental e social do estudante.

2. APRESENTAÇÃO
O xadrez caracteriza-se como sendo mais um método que um conteúdo, uma metodologia alternativa, na construção de um caráter emancipador, capaz de potencializar o aprendiz de forma a investir-lhe de força, relacionada a sua capacidade de análise e de, a partir da realidade e condições existentes, prever acontecimentos e traçar caminhos que permitam atingir certos objetivos.
A seriedade com que as crianças passam a se dedicar ao xadrez, permite que elas lidem melhor com os seus sentimentos de ansiedade, de raiva, e de frustração. A derrota, quando acontece, é racionalizada, e o desafio torna-se vencer de certa forma a si mesmo, superando-se no futuro. A competição é parte da vida, ainda mais de nossa sociedade capitalista, e uma boa parcela de energia da agressividade é sublimada em um jogo de xadrez para transformar-se em reflexão e raciocínio estratégicos. Uma partida é a sua maneira uma construção artística, pois demanda um processo criativo, com considerações estéticas: cada partida é uma reinvenção do jogo de xadrez.
Assim como na matemática, a simplicidade, associada ao antigo princípio conhecido como “navalha de Occam”, é um valor importante no xadrez, pois dentre dois movimentos com os mesmos objetivos, quanto maiores forem os condicionantes existentes, mais improvável será o desenrolar imaginado para os próximos lances de uma partida. Da mesma maneira, a separação e a classificação entre o que é relevante e o que é superficial, uma característica do jogo é a base também do método experimental: nos experimentos tenta-se sempre isolar as variáveis relevantes daquelas que não influenciam no fenômeno estudado. O trabalho de investigação e de observação, intrínseco da visão científica de mundo são vitais para o bom jogador de xadrez.
3. JUSTIFICATIVA


Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal entre outras; deixando de lado o xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dos problemas do dia a dia. Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade de trabalharem a modalidade devido a grande quantidade de alunos por turma e fazendo apenas uma pequena passagem pelo xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendo com que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar este jogo, podendo se tornar inferior aos que o praticam desde a infância. Portanto, sendo o xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita à criança o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual como motor e social. Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos professores e interessados, que o xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, no aprendizado.


4. OBJETIVO GERAL


Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, aprendem a poder tomar suas próprias decisões.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1) Ensinar a história, fundamentos e regras do jogo;
2) Observar durante as aulas de xadrez, a influência do mesmo sobre o desenvolvimento dos educandos, em conceitos como: atenção e concentração, imaginação e antecipação, memória, paciência e autocontrole, criatividade, inteligência, entre outros;
3) Inserir os educandos em competições estudantis dentro e fora do município, de forma a utilizar o aspecto de socialização do xadrez.


6. MATERIAIS E MÉTODOS


A ação deve obedecer a uma sequência, para que os resultados sejam eficientes. A sequência utilizada será a seguinte:

1) Aquisição do material para aplicação do projeto, tabuleiros e peças, assim como, um quadro tabuleiro pela escola ou por parceiros que doem ou emprestem o material para implantação do projeto;
2) Selecionar os educandos ou turmas a serem atendidos pelo projeto, dando preferência para os das séries inicias;
3) Ensinar através de projeção de imagens um pouco sobre a história e evolução do xadrez, assim como, os primeiros passos e movimentos das peças;
4) Inserir o tabuleiro e as peças gradualmente, para que os educandos vão reconhecendo os movimentos de cada peça, com jogos específicos utilizando, para que desta forma possam ser gravados os movimentos específicos de cada uma;
5) Ensinar as regras do xadrez e jogadas;
6) Fazer competições internas, dentro da sala de aula, e inseri-los em competições externas, promovendo torneios abertos na escola, e levando os educandos a participar de competições locais como: JINCOP (Jogos Intercolegias da Primavera), CEGaX (Circuito Estudantil e Gabrielense de Xadrez), Copa Feira do Livro de Xadrez, Citadino entre outros. E competições de nível estadual como: JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), Estudantil Paquetá entre outras. Para que possam melhorar o seu convívio social e até mesmo os educandos possam viajar, já que muitos deles, por serem de regiões carentes de nosso município, não possuem recursos para isso.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GABRIEL – RS
SEME - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO