domingo, 2 de julho de 2017

PROJETO VIAJANDO NA LEITURA I

PROJETO VIAJANDO NA LEITURA I –

 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO
 Título: Viajando na Leitura
 Instituição: Escola Estadual Felipe Orro 
Público Alvo: Ensino Fundamental I e II 
Mês: Março a dezembro de 2014
 Duração: 1º, 2º, 3º e 4º bimestre de 2014 Período: 05/03 a 10/12 de 2014
 Data da elaboração: 18/03 a 28/04/2013
 Encerramento: 10/12/2014
 Equipe elaboradora: Auxiliar de coordenação: Regina Célia M. da Costa 
Auxiliar de coordenação: Margarida de Arruda Moura
 Coordenadora de Língua Portuguesa: Elis de Fátima Lima de Moura 
Coordenadora de Matemática: Eliane Rodrigues C. França 
Professoras: Márcia Carolina M. de S. N. Silva 
Equipe realizadora: direção, coordenação, alunos, funcionários e todos os professores : Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Arte, Produção Interativa e Educação Física. 

II – OBJETIVOS Geral Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação. 
Específicos
 - Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos; - Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais; 
- Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar;
 - Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar; - Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola;
 - Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção; - Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.

 III – DESENVOLVIMENTO 
1ª Etapa: Elaboração do Projeto e Preparação
 -Preparação do Carrinho da Leitura( carrinho de supermercado) com enfeites de personagens dos Clássicos da Literatura;
 -Seleção dos materiais: livros, gibis, revistas Ciência Hoje das Crianças, jornais locais, encartes da Folha de São Paulo, Fichas de leitura e um caderno para registro de empréstimos; -Elaboração do horário de atendimentopara cada turma do ensino fundamental
 – 1º ao 9º ano – Matutino e Vespertino.

 2ª Etapa;
 Motivação para o desenvolvimento do projeto
 -Apresentação do Vídeo: A menina que odiava livros -8 minutos 
-Clip musical: O mundo da Leitura – 3 minutos 
-Slide de frases de grandes pensadores sobre a importância da leitura -Slide : Os benefícios da leitura 

3ª Etapa: 
Ações 
Os coordenadores, professores de Produções Interativas, professores de Língua Portuguesa e monitores de Língua Portuguesa, desenvolverão as seguintes ações:
 - Produção de Murais: “Li, gostei e recomendo”; 
- rodas de leituras; 
- dramatizações; 
- fantoches;
 - leitura livre; 
- fichamento; 
- interpretação oral;
 - leitura compartilhada em voz alta; 
- audição de histórias em CDs e DVDs; 
- declamações de poesias;
 - reescrita de histórias; 
- produção de textos;
 - adivinhas 
- parlendas; 
- confecção de mini livros; 
- dobraduras;
- recorte e colagens, 
- palavras cruzadas;]
 - charadas;
 - caça palavras; 
- pinturas; 

As obras ficarão no carrinho, juntamente com o Caderno de Empréstimo, onde será anotado, pelo professor responsável, o nome da obra, o nome do autor, nome do aluno, série que estuda, a data que tomou emprestado e a data da devolução. 
- O empréstimo dos livros será permitido apenas nas sextas-feiras e deverãoser devolvidos na segundas-feiras.

 IV – CULMINÂNCIA 
Noite Cultural
 – Sarau  Bimestral 
– Será organizado um sarau por bimestre. Cada turma escolherá uma atividade que foi desenvolvida para apresentar na Noite Cultural, com a presença dos pais. 

V – RESULTADO A leitura como facilitadora do processo ensino e aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, a qualidade de vida das pessoas da comunidade e do meio em que vivem. Como afirma Harold Bloom: “Uma das funções da leitura é nos preparar para uma transformação, e a transformação final tem caráter universal” (2001)