domingo, 31 de dezembro de 2017

PROVAS FURMAC : MATEMÁTICA

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Professor PEB-HE: Matemática

O preço à vista de uma mercadoria é de R$ 1.200,00. O comprador pode pagar 30% no ato da compra e o restante em uma única parcela de R$ 1.140,00, vencível em 2 meses. De acordo com o regime de juros simples comerciais, qual é a taxa de juros mensal cobrada na venda a prazo?
a) 15,78% ao mês.
b) 16,54% ao mês.
 c) 17,85% ao mês.
 d) 10,53% ao mês

LETRA D

Determine a medida do apótema da base de uma pirâmide que tem por base um triângulo eqüilátero de lado 12 cm sabendo que as faces laterais formam com o plano da base ângulos de 60°.
 a) (3)1/2 cm.
b) 6 (3)1/2 cm.
c) 4 cm.
d) 2 (3)1/2cm.

LETRA B


Dadas as equações que compõem o sistema: x + y – z = 0; x – y – 2z = 1; x + 2y + z = 4,
 resolva-o e marque a opção que indica a sua solução.
 a) S = { -5, 4, 3 }.
 b) S = { -3, 2, 1 }.
c) S = { -4, 3, 2 }.
d) S = { 5, 1, 2 }.

LETRA A

O conjunto domínio da função, definida por f(x) = log ( x2 + x – 12 ), é:
 a) {x ∈ R | x < -4 ou x >3 }.
 b) {x ∈ R | x < -3 ou x >4 }.
c) {x ∈ R |-3 < x < 4 }.
d) {x ∈ R |-4 < x < 3 }
LETRA C

Se ABCD é um trapézio de bases AB e CD, determine x e y sabendo que numa notação cíclica os ângulos internos são x + 20°, y , y – 30° e x, nesta ordem. Afirma-se então que

a) X = 60° e y = 100°.
 b) X = 80° e y = 100°.
c) X = 100° e y = 60°.
d) X = 80° e y = 105°.

LETRA B


Se P( 2,2 ) e ( r ) 3x + 2y – 6 = 0 , determine o ponto M, pé da perpendicular a r por P.
 Marque a opção correta.
a) M (13/5, 18/5).
 b) M (14/13, 18/13).
 c) M (12/7, 15/7).
d) M (7/12, 7/15).

LETRA D

A forma trigonométrica de ( -5), é:
 a) 25 (cos π + i sen π).
b) 5 (cos 2π + i sen 2π).
c) 10 (cos 0° + i sen 0°).
d) 5 (cos π + i sen π).

LETRA C


Nas opções abaixo, identifique a solução da inequação: 4x – 6 . 2x + 8 < 0:
a) {x ∈ R | 2< x < 4}.
b) {x ∈ R | 1< x < 2}.
c) {x ∈ R | 1< x < 3}.
d) {x ∈ R | 3< x < 4}.

LETRA D


LETRA C


LETRA  C

LETRA A

LETRA B


LETRA B




PROVAS DA FURMAC: CIÊNCIAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITURAMA
EDITAL 01\2015

O governo brasileiro lançou oficialmente, em 2004, o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel em todo país. A utilização do novo combustível permitiu, EXCETO a
(A) criação de empregos no meio rural, por meio da agricultura familiar, especialmente no Nordeste. (B) redução da emissão de monóxido de carbono e de óxido de enxofre, causadores de chuva ácida. (C) redução da importação do óleo diesel e o desenvolvimento da indústria nacional de pesquisa e equipamentos.
(D) redução de fumaça preta, material particulado causador de problemas respiratórios e aumento do gás carbônico responsável pelo efeito estufa.

RESPOSTA: D

Quando você leva um susto ou se vê em perigo, seu corpo entra em estado de alerta, envolvendo várias ações do corpo, possíveis em razão da integração de vários processos orgânicos. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:
 I. Há transmissão de mensagem pelo sistema nervoso para liberação de adrenalina no sangue.
 II. Há liberação de mais glicose pelo fígado e aumento rápido da circulação sanguínea pela ação da adrenalina no coração.
III. Ocorre aceleração da respiração com maior quantidade de oxigênio chegando aos músculos e permitindo enfrentar o perigo.
 IV. A palidez facial acontece porque o sangue flui menos para a pele e mais para os músculos, facilitando a fuga.

São CORRETAS as afirmações:
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III, apenas.
 (C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas

RESPOSTA: A

O sistema nervoso é um conjunto inter-relacionado. Entretanto, para efeito de estudo, foi dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. Sobre esses Sistemas, é correto afirmar, EXCETO:
 (A) O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo, onde ocorrem impulsos nervosos que permitem pensar, relembrar fatos e falar.
(B) O encéfalo é constituído pelo cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo cerebral, que possuem funções importantes e trabalham de modo integrado.
(C) O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal.
(D) Os atos reflexos permitem ao organismo reagir rapidamente em situações de emergência, após a informação chegar ao cérebro, com resposta involuntária e imediata.

RESPOSTA D


Um casal, com tipos sanguíneos diferentes no sistema ABO, teve um filho com tipo sanguíneo diferente do deles. A mãe apresenta genótipo sanguíneo heterozigoto receptor universal e o pai apresenta tipo sanguíneo conhecido como doador universal. É CORRETO afirmar que o filho poderia (A) apresentar tipo sanguíneo considerado como doador universal.
(B) apresentar tipo sanguíneo considerado como receptor universal.
 (C) ter dois fenótipos possíveis, de acordo com o genótipo dado pela mãe.
 (D) ter um irmão com tipo sanguíneo igual ao paterno ou ao materno.

RESPOSTA C

Todos os objetos refletem parte da luz que recebem e a maior parte dos objetos que nos rodeiam não emitem luz própria. Identifica corretamente os componentes do olho e sua respectiva função no processo da visão:
 (A) A córnea é uma lente de curvatura variável e o cristalino é lente de curvatura fixa, provocando assim acomodação visual.
 (B) A pupila é um orifício por onde a luz entra em nossos olhos, não sendo refletida, mas apenas absorvida.
(C) A retina é uma membrana muito sensível à luz, especializada em receber e produzir impulsos nervosos levados ao cérebro pelo nervo óptico.
 (D) Na retina, os cones nos permitem receber variedades de cores e os bastonetes favorecem enxergar em ambientes de baixa iluminação.

RESPOSTA A

Assim como vários outros animais, os seres humanos também apresentam componentes orgânicos que funcionam como mecanismos de defesa. Nosso corpo está permanentemente reagindo a agentes estranhos, tais como vírus, bactérias, fungos, poeira, pólen, toxinas e odores. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmações:
 I. O tecido epitelial que reveste as vias respiratórias produz muco e funciona como uma primeira barreira aos agentes invasores.
II. Nosso corpo produz proteínas específicas, os anticorpos, em resposta à invasão de corpos e moléculas estranhas, chamados de antígenos.
III. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos monócitos com ação generalizada contra diversos tipos de antígenos invasores do nosso corpo.
 IV. Pela memória imunológica, o organismo que já combateu determinada doença uma vez reconhece e reage mais prontamente a uma segunda invasão pelo mesmo antígeno.

São CORRETAS as afirmações:
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.

RESPOSTA B

Os vírus são muito menores que as bactérias, e as bactérias são menores que as células de nosso corpo. Por isso, os vírus não são vistos nem mesmo com o auxílio do mais potente microscópio óptico. Em relação aos vírus, é correto afirmar, EXCETO:
(A) Os vírus não são formados por células e não respiram nem se alimentam como os outros seres. (B) Os vírus podem conter material genético do tipo DNA ou RNA.
 (C) Os vírus possuem apenas metabolismo anaeróbio, sendo capazes de sintetizar suas próprias proteínas usando ATP da célula infectada.
(D) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios de células vivas.

RESPOSTA C

Hoje não é nenhuma novidade o fato de que um ser vivo se formar de outro ser vivo. Mas, desde a Antiguidade até pelo menos o início do século XVII, acreditava-se que os seres vivos podiam surgir também da matéria bruta. A respeito das Teorias sobre a origem da vida, analise as afirmativas identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A Teoria da Abiogênese afirmava que a vida poderia surgir da matéria sem vida, como larvas de moscas que aparecem em carne podre.
 ( ) A Teoria da Biogênese foi derrubada por Pasteur, que acreditava que a vida não surgia de uma matéria sem vida.
 ( ) Redi atacou a ideia da Abiogênese, demonstrando que as larvas das moscas surgiam de ovos depositados pelas moscas sobre as carnes.
( ) A prática de ferver o caldo de carne, utilizada nos experimentos de Pasteur, ficou conhecida como pasteurização e é utilizada até os dias de hoje.
 ( ) Redi conseguiu derrubar a Teoria da Abiogênese ao fazer um experimento em um balão de vidro com gargalo em forma de S, também conhecido como “pescoço de cisne”.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

(A) V, V, V, V, V

 (B) V, F, V, V, F

(C) V, F, F, V, V

(D) F, F, V, V, F


RESPOSTA B


Os seres vivos estão sempre se relacionando, entre si e com a parte não viva do planeta, como a luz, o ar, a água, o solo. Sobre esse assunto é CORRETO afirmar:
(A) A Ecologia estuda as interações entre os organismos vivos e desses com o ambiente.
(B) A sequência linear de seres vivos, em que um serve de alimento para o outro, é chamada de Teia Alimentar.
(C) Em um ecossistema, existem os elementos bióticos, que sustentam a vida, como a água e a luz, fundamentais para a produtividade primária.
(D) Os seres autótrofos, como as plantas, retiram diretamente do solo a matéria orgânica para a realização da fotossíntese

RESPOSTA A

As flores perfumadas são nossas irmãs; o corvo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos. Os picos rochosos, os sulcos úmidos nas campinas, o calor do corpo do potro, e o homem. Todos pertencem à mesma família. (Cacique Seattle, indígena norte-americano)

De acordo com o Sistema de Classificação de Lineu, analise as afirmações:
I. O cacique está certo ao dizer que flores, corvo, cavalo e águia pertencem à mesma família.
II. Cavalo, águia e corvo pertencem ao mesmo Reino, mas são de famílias diferentes.
 III. Picos rochosos, sulcos úmidos e o calor são elementos abióticos e, por isso, não entram no Sistema de Classificação de Lineu.
 IV. Cavalo e ser humano, por serem animais, pertencem à mesma família.
São afirmações CORRETAS apenas:
(A) I e III.
(B) II e III.
 (C) II e IV.
(D) III e IV.


RESPOSTA B

Leia o trecho a seguir sobre os Fungos:
Fungo cresce há 2400 anos 
Conhecido popularmente como cogumelo do mel, um fungo do gênero Armilaria é apontado pela ciência como o maior organismo já encontrado em todo o planeta. Descoberto sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, no leste do estado de Oregon, nos EUA, de acordo com especialistas o fungo vem estendendo seus filamentos entre as raízes das árvores há cerca de 2400 anos! Atualmente, esses organismo colossal ocupa uma área equivalente a 1200 campos de futebol. Na superfície, o fungo se manifesta na forma de pequenos cogumelos. 
(Adaptado de www.radiobras.gov.br/ct/curiosidades.htm)

 De acordo com o Reino Fungi, é correto afirmar, EXCETO:
(A) Alguns fungos vivem em simbiose com certas algas, o que estabelece entre ambos uma associação com benefícios mútuos.
(B) Os fungos não possuem clorofila, mas podem realizar metabolismo autótrofo utilizando sais minerais do solo.
(C) Os fungos podem ter uma ou muitas células, ou seja, são unicelulares ou pluricelulares, e esses últimos são normalmente formados por filamentos denominados hifas.
 (D) Os fungos se reproduzem assexuada ou sexuadamente, e a reprodução assexuada pode se dar por brotamento, fragmentação e esporulação mitótica e que não decorre de cariogamia.

RESPOSTA B