domingo, 23 de julho de 2017

Dicas de Língua Portuguesa
























Plano de Curso Anual Educação Infantil




Creche S.C.Mª e Santo Antônio


Plano de Curso anual
Educação Infantil





APRESENTAÇÃO

                             "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”

Amiga professora,
             Um novo ano se inicia, com ele novos desafios, que nortearão a sua prática pedagógica.  A fim de auxiliar o planejamento de suas ações didáticas pedagógicas a curto, médio e longo prazo, apresento o Plano de Curso da Educação Infantil.
             Utilize este plano e as orientações didáticas a fim de construir com autonomia, o melhor percurso pedagógico junto a seus alunos.
Estrutura do Plano de curso da Educação Infantil:
·          Objetivos gerais, apontam o que se espera que a criança domine a longo prazo;
·          Objetivos específicos de cada eixo de trabalho;
·          Conteúdos dos eixos de trabalhos:
       - conteúdos conceituais: dizem respeito ao conhecimento de conceitos, fatos          e princípios;
      - conteúdos procedimentais: referem-se ao saber fazer;
      - conteúdos atitudinais: associados a atitudes, valores e normas;










Creche S.C.Mª e Antônio

      O trabalho na Educação Infantil está relacionado a especificidade de cada faixa etária, portanto é muito importante a postura e a escolha das situações didáticas a serem utilizadas pelo professor, a fim de que as competências infantis sejam estimuladas e habilidades desenvolvidas.
      O aspecto lúdico merece destaque, por ser tão presente e necessário no universo infantil. Brincar é uma prática pedagógica que muito favorece o desenvolvimento, pois atende tanto a aprendizagem quanto ao ensino.
      Há conceitos que pertencem a mais de um eixo, construindo assim a interdisciplinaridade entre eles.
      Buscando auxiliá-lo no planejamento de suas ações e intervenções em sala de aula e na elaboração de atividades para a aprendizagem de seus alunos, apresento algumas orientações didáticos para cada eixo de trabalho.
      Estou à sua disposição para esclarecer eventuais dúvidas, apontar sugestões, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha de recursos pedagógicos mais adequados para efetiva aprendizagem dos nossos alunos. Lembrando que todo trabalho é em conjunto com a turma que corresponda principalmente a sua faixa etária.
      Todas as datas comemorativas devem ser trabalhadas com objetivo de fortalecer o trabalho de toda equipe. A intenção é fortalecer, a parceria entre nós educadores, cujo objetivo comum é a excelência de qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos.

Bom trabalho a todos!

                                      Michele Nascimento
                                         Coordenadora pedagógica






IDENTIDADE E AUTONOMIA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Brincar;
·         Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seu limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
·         Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

ACOLHIMENTO:

·         Estabelecer vínculos de afetividade, de confiança e de segurança;
·         Criar ambiente que atenda a segurança física e emocional da criança;
·         Planejar situações que ofereçam à criança, o aconchego, a atenção e os estímulos necessários para o seu pleno desenvolvimento;
·         Estabelecer vínculos entre a família e a escola, priorizando as necessidades das crianças.

CONTEÚDOS

Conteúdos Procedimentais

·         Participação em brincadeiras de “esconder e achar” e em
brincadeiras de imitação.
·         Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.
·         Higiene das mãos e dos dentes com ajuda.
·         Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas.
·         Interesse em experimentar novos alimentos e comer com ajuda.


Conteúdos Atitudinais

·         Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.
·         Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
·         Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos.
·         Desprender-se, progressivamente, das fraldas e utilizar o vaso sanitário com ajuda.

MOVIMENTO

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
·         Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao engatinhar, andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
·         Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.

CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais

EXPRESSIVIDADE

·         Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

·         Exploração de diferentes posturas corporais, como:  sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, erguer-se com ou sem apoio, manter-se de pé com ou sem apoio, dar passos com ou sem apoio etc.

·         Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar etc.

Conteúdo Atitudinal

EXPRESSIVIDADE

·         Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.









LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Participar de variadas situações de comunicação, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos.

CONTEÚDOS
Conteúdos Procedimentais

FALAR E ESCUTAR

·         Uso da linguagem oral para comunicar-se nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

·         Participação em situações de leitura com o reconhecimento de imagens do cotidiano.
·         Participação em situações de leitura, feita por adultos, por meio de livros com dobraduras e pequenas histórias.

Conteúdo programático

·         Desenho livre
·         Pintura
·         Traçado de linhas
·         Traçado de linhas com movimentos dirigidos
·         Cores
·         Colagem
·         Recorte
·         Traçado de letras
·         Vozes de animais
·         Labirinto
·         Relações e afinidades
·         Análise - síntese







MATEMÁTICA

OBJETIVO ESPECÍFICO

·         Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como:  contagem, relações espaciais etc.

CONTEÙDOS

Conteúdo Procedimental

·         ESPAÇO E FORMA

Conteúdo programático

·         Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, para descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, encaixar etc.

Conteúdo programático

·         Forma
·         Tamanho
·         Figura-fundo
·         Semelhança e diferença
·         Numerais


NATUREZA E SOCIEDADE

OBJETIVO ESPECÍFICO

·         Explorar o ambiente, estabelecendo contato com pessoas, animais, plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.

CONTEÚDOS

Conteúdos Procedimentais
ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS E SEU MODO DE SER, VIVER E TRABALHAR

·         Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.

OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
·         Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades e de relações simples de causa e efeito.

OS SERES VIVOS

·         Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
·         Contato com pequenos animais e plantas.



Conteúdo programático
·         Escola
·         Casa
·         Animais
·         Higiene e saúde
·         Datas comemorativas


MÚSICA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Ouvir, perceber e discriminar sons diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir sons.

CONTEÙDOS
Conteúdos Procedimentais

O FAZER MUSICAL

·         Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.
·         Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

PRECIAÇÃO MUSICAL

·         Escuta de obras musicais variadas.
·         Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.




ARTES VISUAIS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

CONTEÙDOS
O FAZER ARTÍSTICO

·         Exploração e manipulação de materiais como brochas, carimbos, giz de cera, esponja, rolinho etc.; de meios, como tintas, água, areia, terra, argila, massa de modelar etc.; e de variados suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, chão, caixas, madeiras etc.

 APRECIAÇÃO

·         Observação e identificação de imagens diversas.


AVALIAÇÃO PROCESSUAL

·         DIAGNÓSTICO / ACOLHIDA / AÇÃO / INTERVENÇÃO/ OBSERVAÇÃO / REGISTRO.

DIVISÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO POR BIMESTRE
MATERNAL 1
1º Bimestre (Fevereiro, março e abril)
Visualização do 1º nome
Apresentação da vogal A
Apresentação do numeral 1
Tamanho: Maior e menor
Forma: Círculo
Cor amarela/ azul
Escola
Casa
Animais
Datas comemorativas: 
·         Seguem no calendário de 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas com folhinhas, teatrinhos, músicas, ornamentos, entre outros.
2º Bimestre (maio, junho e julho)
Visualização e identificação  do 1º nome
Apresentação da vogal E
Apresentação do numeral 2
Massa: Pesado/leve
Longe/perto
Cor: Branco/ verde
Forma: quadrado
Animais
Datas comemorativas:
·         Seguem no calendário de 2015
3º Bimestre ( agosto, setembro e Outubro)
Visualização e reconhecimento 
 1º nome e do coleguinha
Apresentação da vogal  I ; O
Apresentação do numeral 3,4
Posição: em cima /embaixo
Cor azul e rosa
Forma: triângulo
Higiene e saúde
Trânsito
·         Datas comemorativas seguem no calendário 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas

4º Bimestre (novembro e dezembro)
Visualização e reconhecimento do 1º nome
Nome do coleguinha
Apresentação da vogal U
Apresentação do numeral 5
Quantidade: cheio/vazio 3 formas
Forma: revisão
Cor preto/ vermelho
Datas comemorativas seguem no calendário 2015
As datas comemorativas devem ser exploradas




Michele Nascimento
Coordenadora Pedagógica