segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Projeto – Chá Poético

Projeto – Chá Poético

Projeto – Chá Poético
ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE TANCREDO NEVES
BIBLIOTECA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
PERÍODO: 2ª quinzena de maio / 2011
ALUNOS ATENDIDOS: 4º e 5º ano do ensino fundamental
RESPONSÁVEIS: bibliotecária e professores do 4º e 5º ano do ensino fundamental
CULNINÂNCIA: 28/05/2011




Apresentação

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (1998), é necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino. É preciso abandonar a crença na existência de um gênero prototípico que permitiria ensinar todos os gêneros em circulação social. (PCN, 1998, p.23-24)

É muito fácil verificar que, embora a diversidade de textos e gêneros seja um parâmetro nacional, as escolas priorizam as tipologias clássicas (narração, dissertação e descrição) em sua prática pedagógica. A tipologia poética é pouco explorada e muitas vezes é depreciada como instrumento didático.

Assim, o projeto “Chá temperado com Poesias” propõe eleger a linguagem, a sonoridade, o ritmo e a musicalidade da poesia não somente no intuito de sensibilizar a criança, incentivando-a a pensar seus sentimentos, mas também utilizá-la como instrumento de ensino e aprendizagem em várias disciplinas.


Justificativa

Vivemos em um mundo de muito movimento, informações e tecnologia. Tudo isso acarretou transformações na maneira do homem se expressar. Falar de emoções, aspirações, tristezas, alegrias tornou-se retrógrado e blasé. As crianças são grandemente afetadas com tudo isso. A expressão de seus sentimentos, na maioria das situações de estresse, ocorre por meio de gritos, “palavrões”, violência ou através do isolamento e da introspecção.

A poesia, nesse contexto, pode funcionar como uma oportunidade de auxiliar os alunos a repensarem o que sentem e o que pensam. Assim, o Projeto Chá Temperado com Poesias propõe exatamente auxiliar nesse processo resgatando, por meio da linguagem e da tipologia poética, o que verdadeiramente impulsiona o ser humano: suas emoções...
Nesse contexto aproveitaremos também para homenagear uma pessoa que realmente é o motivo da existência de nossos alunos e de todos os seres humanos a “mãe”, possibilitando ao aluno (a criança) pensar o quanto é importante ser mãe e ser filho. Na atualidade, sabemos o quanto nos falta tempo para cumprir essa “missão”devido a tantas atribuições que nos foram impostas pela vida moderna.
Aí está a magnitude do nosso projeto, criar situações de ensino-aprendizagem que possibilitam os alunos a pensarem em suas mãesenquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado.
Objetivos

- Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias dedicadas as mães;
- Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
- Identificar recursos linguísticos como rimas, musicalidade, versos e estrofes;
- Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;
- Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa “brincar” com a palavra;
- Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
- Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos;
- Identificar referências intertextuais presentes no texto;
- Expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da língua;
- Estimular a produção escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos são produções culturais importantes para a coletividade;
- Promover a diversidade de pontos de vista do/a aluno/a e as formas de enunciá-los;
- Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da língua escrita e falada;
- Incentivar e contribuir com o processo de reflexão e introspecção dos alunos, ensinando-os não somente a “pensar”, mas também a “sentir” e expor suas emoções de forma pessoal e artística.

Operacionalização
O projeto será desenvolvido durante a segunda quinzena do mês de maio com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Interdisciplinarmente, a poesia será explorada como descrito a seguir:
Língua Portuguesa

 - Análise e interpretação de textos poéticos.
- Compreensão das poesias no nível do conteúdo, estrutura e discurso.
-  Estudo dos elementos estruturais dos textos poéticos.
-  Reflexão sobre o sentido denotativo e conotativo das palavras, dando ênfase no poder de significação da poesia.

Redação

- Produção de texto biográfico de vários autores, bem como a interpretação de algumas de suas poesias no Chá.
- Produção de poesias utilizando temas de inspiração do aluno para posterior memorização e apresentação expressiva no programa de culminância do Projeto.

Educação Artística
- Expressão artística ao declamar os poemas.
- Apreciação e análise de obras literárias de autores renomados.
- Representação das múltiplas significações da poesia por meio de desenho.

Culminância do Projeto

No final do bimestre, a bibliotecária, juntamente com os professores dos referidos anos organizarão um Chá temperado com Poesias. Preparar um ambiente carinhosamente e sofisticadamente ornamentado (dentro da realidade da escola). É imprescindível que o ambiente esteja agradável e que tenha no ar o clima romântico típico da própria poesia e do tema proposto.
As mesas devem ser dispostas em frente a um palco e as cadeiras deverão estar em semicírculo, porque os convidados tomarão chazinho quente com biscoitos enquanto as crianças fazem as apresentações das poesias.
É importante que os convidados sejam servidos sem que a movimentação atrapalhe o desenvolvimento do programa. Contudo, se não houver essa possibilidade, deve-se colocar cestinhas com os biscoitos e o chá nas mesas para que os pais sirvam-se sem sair do lugar.

Chá Literário

PROJETO - Chá literário!

COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO
Projeto: Chá Literário                                     
Público Alvo: 9º ano “A” com participação do 9º “B”
Dinamizadoras: Neracy Garcez ,  Ivany Beltrão
Professora Regente: Luzilene Rodrigues

BIBLIOTECA  JOSÉ ALVES DE ASSIS

São João da aliança, 2010
Projeto: Chá Literário

Justificativa:
Buscando despertar o gosto pela leitura do Gênero – poema, introduzir este Gênero literário, e conhecer as produções literárias da cultura local, nos dinamizadoras da Biblioteca – Neracy Garcez da Silva, Ivany Beltrão, juntamente com a professora de Língua Portuguesa Luzilene Rodrigues da 9ª Série, elaboramos o Projeto de Leitura, utilizando as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro 2010 – Poetas da Escola.
Na realização do Projeto, os alunos conhecerão o gênero/poema, vários poetas da literatura brasileira, a poesia local e seus respectivos poetas.

Objetivo Geral:
-Proporcionar o conhecimento e a leitura do gênero poema;

Objetivos Específicos:

Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura brasileira;
Conhecer poetas da cultura local;
Descobrir a importância de ouvir e de dizer poemas.

Apresentação

Um poema pode falar de qualquer assunto:  pessoas, idéias, sentimentos, lugares ou acontecimentos comuns como: “uma pedra no meio do caminho”,  para Carlos Drummond de Andrade em seu poema e o modo pelo qual o poeta escreve seu texto.
O poema é criado como se fosse um jogo de palavras. Ele motiva o leitor a descobrir várias leituras possíveis. E o poeta faz isso... Com as palavras e com tudo o que se pode fazer com elas.
O poeta tenta mostrar o mundo com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou divertir os leitores.

Poesia

é brincar com palavras
 como se brinca 
com bola,
papagaio, pião.

(José Paulo Paes.)

Poetas da escola, Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.


Metodologias:
Aplicação das oficinas constantes do caderno o professor da Coletânea de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro – Poetas da Escola.

Recursos:
Caderno do professor, Coletânea de textos e CD-RO. Olimpíada de Língua Portuguesa – Poetas da escola.
Livro de poemas – Água em poesia. Projeto de Ed. Amb. WWF. Data show, laboratório de informática.

Cronograma:

Abertura do Projeto, com as oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa – Poetas da escola, na aula de Língua Portuguesa com a Professora da disciplina Luzilene.
Encerramento do Projeto – apresentação de slides e leitura do poema Terceiros – pela professora e dinamizadora Neracy Garcez. (Olavo Bilac)
Apresentação dos escritores (poetas, locais) , e convidados, professores e alunos.
Leitura de poemas com professores, dinamizadores de biblioteca.
Leitura de poemas do varal de poesias feitas pelos alunos da 9ª série.

Avaliação:
Confecção do varal de poesias. 
Recitação, de poesias.

Bibliografia

Coletânea de desenhos e poesia do livro, Água em poesia – Projeto de Educação Ambiental WWF- Brasil Coletânea – Olimpíada de Língua Portuguesa, Escrevendo o Futuro – Poetas da escola.
http: // recontodasletras.uol.com.br/teorialiterária/1717789.