quarta-feira, 23 de maio de 2018

TEXTO NARRATIVO

Texto Narrativo



Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço.
Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos.
Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Estrutura da Narrativa

  • Apresentação: também chamada de introdução, nessa parte inicial o autor do texto 
  • apresenta os personagens, o local e o tempo em que se desenvolverá a trama.
  • Desenvolvimento: aqui grande parte da história é desenvolvida com foco nas ações                          dos personagens.
  • Clímax: parte do desenvolvimento da história, o clímax designa o momento mais
  •        emocionante da narrativa.
  • Desfecho: também chamada de conclusão, ele é determinado pela parte final                                            da narrativa, 
  • onde a partir dos acontecimentos, os conflitos vão sendo desenvolvidos.

Elementos da Narrativa

  • Narrador - é aquele que narra a história. Dividem-se em: narrador observador,                                   narrador personagem e narrador onisciente.
  • Enredo - trata-se da estrutura da narrativa, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações. 
  • São classificados em: enredo linear, enredo não linear, enredo psicológico e                                          enredo cronológico.
  • Personagens - são aqueles que compõem a narrativa sendo classificados em:                         personagens principais (protagonista e antagonista) e personagens secundários                    (adjuvante ou coadjuvante).
  • Tempo - está relacionado com a marcação do tempo dentro da narrativa, por                           exemplo  uma data ou um momento específico. O tempo pode ser cronológico                                    ou psicológico.
  • Espaço - local (s) onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer num                                                ambiente físico, ambiente psicológico ou ambiente social.
Leia mais sobre os Elementos da Narrativa.

Tipos de Narrador

Os tipos de narrador, também chamado de foco narrativo, representam a "voz textual"                                     da narração,  sendo classifcados em:
  • Narrador Personagem - a história é narrada em 1ª pessoa onde o narrador é um personagem e participa das ações.
  • Narrador Observador - narrado em 3ª pessoa, esse tipo de narrador conhece os fatos porém,
  •  não participa da ação.
  • Narrador Onisciente - esse narrador conhece todos os personagens e a trama. Nesse caso,
  •  a história é narrada em 3ª pessoa. No entanto, quando apresenta fluxo de pensamentos dos personagens, ela é narrada em 1ª pessoa.

Tipos de Discurso Narrativo

  • Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala.
  • Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. 
  • Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.
  • Discurso Indireto Livre - no discurso indireto livre há intervenções do narrador e das falas 
  • dos personagens. Nesse caso, funde-se o discurso direto com o indireto
Para saber mais sobre esse tema leia também: Discurso Direto, Discurso Indireto e Indireto Livre

Exemplos de Discurso

Discurso Direto

Texto Narrativo


DISCURSO INDIRETO

Texto Narrativo


DISCURSO INDIRETO LIVRE

Texto Narrativo




RELATO PESSOAL

Relato Pessoal



O Relato Pessoal é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
Tal qual uma narração o relato pessoal apresenta um tempo e espaços bem definidos donde o narrador torna-se o protagonista da história.
Note que além de narrativo, o relato pessoal pode ser descritivo, com a descrição do local, personagens e objetos.
De acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores (emissor e o receptor), a linguagem utilizada no relato pessoal pode ser formal ou informal.
Observe que o relato possui uma função comunicativa muito importante na construção das subjetividades podendo ser nas modalidades: escrito ou oral.
Os relatos pessoais podem ser divulgados pelos meios de comunicação, por exemplo, jornal, revista, livro, internet, redes sociais, dentre outros.

Relato Oral e Relato Escrito

Ainda que sejam textos que possuam a mesma função comunicativa, ou seja, de relatar um episódio relevante da vida do protagonista (narrador), os relatos pessoais podem surgir de maneira oral ou escrita.
A grande diferença entre as duas modalidades é certamente a linguagem empregada em cada uma delas.
Enquanto no relato oral notamos a presença da oralidade com uma linguagem mais descontraída, no relato escrito, a linguagem formal é utilizada seguindo as normas da língua como concordâncias, pontuação, ortografia, dentre outros.
É possível que um relato oral seja transformado em escrito por meio da técnica de transcrição da fala do protagonista.
Nesse caso, faz se necessário organizar o texto e incluir pontuação, concordância e nalguns casos, substituir algumas expressões populares (por exemplo, gírias) que marcam oralidade do discurso.

Características

As principais características do relato pessoal são:
  • Textos narrados em 1ª pessoa
  • Verbos no presente e em grande parte no pretérito (passado)
  • Caráter subjetivo
  • Experiências pessoais
  • Presença de emissor e receptor

Estrutura: Como Fazer um Relato Pessoal?

Ainda que não exista uma estrutura fixa, para produzir um relato pessoal é essencial estarmos atentos a alguns pontos, por exemplo: quem? (narrador que produz o relato), o que? (fato a ser narrado), quando? (tempo), onde? (local que ocorreu), como? (de que maneira aconteceu o fato) e porque? (qual o causador do fato):
  • Título: ainda que não seja necessário em todos os relatos, há alguns indicados com um título referente ao tema que será abordado.
  • Tema: primeiramente é importante delimitar o tema (assunto) que será abordado no relato pessoal, seja um evento que ocorreu, uma fase da vida, uma conquista, uma superação, ou até mesmo uma história triste.
  • Introdução: pequeno trecho em que aparecem as principais ideias que se quer relatar. Nessa parte é possível encontrar o local, tempo e personagens que fazem parte da narrativa.
  • Contexto: observe em que contexto se passa o relato que será narrado. Fique atento a utilização dos tempos verbais no presente e no passado e ainda ao espaço (local) que ocorrem os fatos.
  • Personagens: observe no seu relato quais são as pessoas envolvidas e de qual maneira devemos mencioná-las no texto. Por exemplo se elas são relevantes e fazem parte do acontecimento.
  • Desfecho: após apresentar a sequência de fatos (ordem dos acontecimentos), é extremamente importante pensar numa conclusão para seu relato, seja uma questão que surgiu com a escrita, ou mesmo uma sugestão para as pessoas enfrentam tal problema.

Exemplos de Relato Pessoal

Segue abaixo dois exemplos de relato pessoal, um escrito e outro oral:
Exemplo 1: Trecho de Relato Pessoal Escrito da Artista Plástica Martha Cavalcanti Poppe
“Meu nome é Martha Cavalcanti Poppe, nome de casada, eu nasci no dia 16 de abril de 1940 no Rio de Janeiro. Meus pais se chamam Carmem Cordeiro Cavalcanti, de Pernambuco, e Fernando de Lima Cavalcanti, também de Pernambuco, minha família toda é de Pernambuco, eu é que nasci aqui por acaso.
A família da minha mãe é Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar uma nova vida.
Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, desde seis anos de idade que maior prazer sempre foi desenhar, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque.
Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito, fiquei interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos pais em relação a isso, meu pai era um desenhista, desenhava muito bem, a minha mãe, ela bordava, costurava e também tinha muito talento para desenho, eles sempre foram muito ligados a essa parte artística.”


GÊNERO TEXTUAL RELATÓRIO

Gênero Textual Relatório



Relatório é um tipo de texto que como o próprio nome indica relata sobre algo. Trata-se de um texto que apresenta um conjunto de informações pormenorizadas sobre determinado tema.
A linguagem presente nos relatórios é formal e cuidada, donde é utilizada a norma culta pautados na coerência e coesão textual.
Os relatórios podem ser textos escritos ou orais. Além disso, são textos expositivos de caráter narrativo e descritivo, no entanto, alguns relatórios podem ser críticos, com presença de argumentação e considerações pessoais.
Os relatórios fazem parte das redações técnicas sendo muito importantes para registrar uma atividade (participação num evento, visita a um equipamento cultural, atividade em sala e em grupo, relatar uma experiência, detalhes de uma pesquisa, apreciações sobre um livro, um filme, etc.) seja na escola, na universidade ou no trabalho

Tipos de Relatório

De acordo com sua finalidade, os relatórios são classificados em diversos tipos:
  • Relatório Escolar: são os textos escolares em que o aluno pode relatar sobre um evento ou uma atividade proposta pelo professor.
  • Relatório Científico: são os relatórios acadêmicos produzidos após uma pesquisa. Geralmente são produzidos por pessoas do ensino superior, por exemplo, o relatório de estágio, relatório de finalização de curso, relatório de participação num evento acadêmico.
  • Relatório Administrativo: são aqueles registros em que a empresa realiza diariamente ou mensalmente. São produzidos pelos empregados do setor administrativo, por exemplo, os “relatórios de contas”.
Além disso, eles podem ser classificados em:
  • Relatório Crítico: quando surge opiniões apreciações do autor no corpo do texto.
  • Relatório de Síntese: são relatórios mais simples que apresentam um resumo sobre determinada atividade, por exemplo, um relatório sobre o filme assistido em sala.
  • Relatório de Formação: quando há o desenvolvimento de um projeto ou pesquisa, são desenvolvidos relatórios conforme o desenvolvimento da pesquisa. Ou seja, eles relatam os estágios de desenvolvimento do trabalho.

Estrutura Textual: Como Elaborar um Relatório?

Dependendo do tipo de relatório, eles seguem um padrão estrutural definido, a saber:
  • Capa: também chamada de “folha de rosto”, geralmente os relatórios possuem uma capa, com o título do trabalho, nome do aluno ou do grupo, do professor, da instituição e a data. Alguns modelos exigem a inclusão da marca da instituição em que foi desenvolvido o trabalho.
  • Índice: quando se trata de trabalhos mais longos e desenvolvidos em várias etapas, antes de iniciar o texto, surge o índice (ou sumário), com o nome de cada subtítulo e ainda, o número das páginas onde está localizada cada informação.
  • Título: na página seguinte, e antes de começar a escrever o relatório, esse deve apresentar um título referente ao trabalho que fora desenvolvido (o mesmo que apareceu na capa). Abaixo pode surgir uma epígrafe, ou seja, uma frase em letra menor e localizada na parte direita do texto, a qual faz referência ao tema do trabalho.
  • Introdução: na introdução do relatório, as informações sobre a descrição do trabalho e dos métodos utilizados devem aparecer, por exemplo, em que local foi desenvolvido, a qual disciplina pertence o relatório, qual professor que pediu, quais objetivos e justificativas, em quais circunstâncias foi desenvolvido, dentre outros.
  • Desenvolvimento: a maior parte de seu texto está no desenvolvimento; parte em que são relatadas todas as etapas de seu trabalho apontando dados sobre a pesquisa que podem conter gráficos, tabelas, figuras, fotos, dentre outros.
  • Conclusão: na conclusão do relatório ocorre o arremate do texto, ou seja, um resumo do que foi descrito anteriormente. Ou seja, as principais ideias expostas em todo o trabalho devem ser concluídas, por exemplo, os resultados obtidos e os resultados esperados. E, se for um relatório de caráter crítico, o aluno pode acrescentar algumas observações pessoais referentes ao desenvolvimento do trabalho.
  • Considerações Finais: se forem relatórios críticos, no final do texto acrescenta-se as considerações finais, que engloba as apreciações do autor sobre a experiência retratada. Podem ser apontadas soluções, sugestões e problemas que surgiram no desenvolvimento do trabalho.
  • Bibliografia: inclui-se todo o conteúdo teórico utilizado para o desenvolvimento do trabalho seja a bibliografia ou webgrafia. Elas seguem a forma padrão estipulada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Atividade

Para fixar seus conhecimentos sobre esse tipo de texto tão importante, faça um relatório crítico sobre a última atividade em grupo que realizou na escola.
Siga a estrutura de apresentação proposta acima com capa, índice, título, corpo de texto e considerações finais.

WHAT TIME IS IT ?

Como dizer as horas em inglês



De férias, no trabalho, passeando… Saber as horas é sempre importante. Isso porque elas norteiam nosso dia. Já falamos um pouco sobre os números em inglês. E saiba que, para responder a pergunta What time is it?, você vai usar muito esses números – os cardinais, claro. Aliás, o jeito mais simples de dizer as horas em inglês é usando “It is…” seguido simplesmente dos números em inglês:
7:20 – seven twenty
4:35 – four thirty-five
2:10 – two ten
É claro que, em inglês, como em português, há um jeito diferente de dizer o número 30 para horas. Nosso “e meia” vira half past:
8:30 – half past eight
11:30 – half past eleven
Só que o inglês é mais arrojado e tem um jeito especial de dizer “quinze minutos” também: a quarter.
3:15 – three and a quarter ou a quarter past three.
Aliás, esta estrutura com past pode ser usada com qualquer quantidade de minutos abaixo de 30:
6:20 – six twenty ou twenty past six
5:10 – five ten ou ten past five
E quando estão faltando menos de 30 minutos para um determinado horário? Usamos to com a próxima hora, assim:
6:45 – a quarter to seven
8:55 – five to nine
Você deve ter reparado que, até agora, só usamos horas de 1 a 12, né? Isso porque, em inglês, é mais comum usar horas de 1 a 12 e, depois, usar PM para indicar se é um horário da tarde ou da noite e AM para dizer que é um horário da madrugada ou da manhã. Falando nisso, quando falamos do horário das 12h, podemos diferenciar com AM e PM ou dizer:
Midday – meio-dia
Midnight – meia-noite
Só tome cuidado com as expressões para 12h, porque elas são mais comuns com horas cheias. E, falando em horas cheias, com todas elas, podemos usar a expressão o’clock:
8:00 – eight o’clock
10:00 – ten o’clock
As aulas de conversação em inglês da Englishtown, por exemplo, acontecem sempre em horas terminadas com o’clock ou em horas com half past, já que começam a cada 30 minutos.
Sua vez – vamos treinar? Conte para a gente em inglês nos comentários: que horas são agora, enquanto você lê este artigo? Ou melhor, what time is it?


As horas em inglês podem vir acompanhadas de algumas expressões de tempo, por exemplo:
  • Day: dia
  • Today: hoje
  • Yesterday: ontem
  • The day before yesterday: anteontem
  • Tomorrow: amanhã
  • The day after tomorrow: depois de amanhã
  • Morning: manhã
  • Afternoon: tarde
  • Evening: noite
  • Night: noite
  • Tonight: esta noite
  • Midday: meio-dia
  • At noon: ao meio-dia
  • Midnight: meia noite
  • At midnight: à meia-noite

Regras e Exemplos

Como perguntar as horas em inglês?

Para perguntar as horas em inglês utiliza-se as seguintes expressões:
  • What time is it? (Que horas são?)
  • What is the time? (Qual é a hora?)
  • Have you got the time? (Você tem hora?)
  • Do you have the time? (Você tem horas?)
  • Could you tell me the time? (Você poderia me dizer as horas?)
No inglês britânico, também é comum o uso das expressões:
  • What time do you make it? (Que horas você tem?)
  • What do you make the time? (Que horas você tem?)