domingo, 24 de setembro de 2017

Plano de aula de Geografia: Regiões do Brasil

Plano de aula de Geografia

Nome do Professor:

Disciplina: Geografia

Período: 

Ano Referência:

Etapa Ensino: Ensino Médio

Ano/Fase/Modulo:  1º  Ano              Turmas:               Turno:

Quantidade de aulas:   8                      

Conteúdos:

Conteúdo: Brasil – aspectos naturais, humanos e quadro econômico e político atual – 8 aulas



COMPETÊNCIAS/HABILIDADES

Dominar o conceito de espaço geográfico brasileiro, suas diferentes formas de delimitação e regionalização no país.

Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômica em escala nacional e estadual.



Metodologia:

Conteúdo: Brasil- aspectos naturais, humanos, quadro econômico e político atual. 8 aulas

Apresentação no power point( elaborado pelo professor) sobre os aspectos econômicos das cinco maiores regiões do Brasil: Região Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. O professor  fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após será  registrado o resumo do Power point e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e  a correção das atividades  será oralmente.

Apresentação no power point ( elaborado pelo professor) sobre os aspectos naturais do Brasil – tipos de climas,  vegetações e paisagens brasileiras. O professor  fará a explicação do conteúdo abordado sanando as dúvidas dos estudantes, logo após o professor irá registrar o resumo do Power point e algumas questões na lousa ( elaboradas pelo professor) para os estudantes copiarem nos cadernos e  a correção das atividades será oralmente.

Após os estudantes deverão assistir vídeos do www.youtube.com denominados de:

Olhar geográfico – aspectos naturais da região nordeste, Seca no nordeste, fantástico da rede globo-20/01/2013. Em seguida, os estudantes deverão desenvolver atividades de interpretação dos vídeos assistidos.

Os estudantes serão divididos em  5 grupos para realizarem  pesquisas sobre aspectos políticos , econômicos e comidas típicas das regiões estudadas( cada grupo deverá apresentar 3 slides apenas para a turma). Os estudantes também deverão preparar dois práticos típicos da região estudada e explicar qual a importância desse prato ou bebida(sem álcool) para a região. Faremos a socialização das mesmas em  sala de aula com a participação de todos.



Avaliação de aprendizagem:

O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer do bimestre.

Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante em sala e a lição de casa serão avaliadas.

O aluno será avaliado pela participação ativa em sala.

Avaliação do seminário- coerência nos fatos apresentados.


Por Rosiane Fernandes Silva –

Exercises English 5 º ano Verb to be

01- What is your name?
02- My name is Pedro.
03- How old are you?
04- I’m 27 years old
05- Where do you live?
06- I live in Camaçari de Dentro
07- Where do you study?
08- I study at Félix, but my sister studies at Cleusa
09- Who is your English teacher?
10- My English teacher is Walmir
(__) eu moro em Camaçari de Dentro
(__) meu professor de inglês é Walmir
(__) qual é seu nome?
(__) quantos anos você tem?
(__) eu estudo no Félix e ela no Cleusa
(__) eu tenho 27 anos
(__) meu nome é Pedro
(__) quem é seu professor de inglês?
(__) onde você mora?
(__) onde você estuda?
(__) eu moro em Salvador
a) Complete corretamente
01- What ____ your name?
02- My name _______ Pedro.
03- How old ________ you?
04- I’m 27 _____ old
05- Where do ___ live?
06- I ______ in Camaçari de Dentro
07- Where do _____ study?
08- I study at Félix, but ____ sister studies at Cleusa
09- Who ______ your English teacher?
10- My English teacher ______ Walmir
b) Complete com am, is, are.
01- I____ student
02- you ____ teacher
03- he ____ doctor
04- she ____ nurse
05- it ____ door
06- we ____lawyers
07- they ____ drivers
08- Pedro ____ nurse
09- Maria ____ nurse
10- Walmir ____ teacher
11- What ____ your name?
c) Complete com am not, is not, are not.
01- I_______ student
02- you ____ ___teacher
03- he ____ ___ doctor
04- she _______ nurse
05- it _______ door
06- we _______lawyers
07- they _______ drivers
08- Pedro ____ ___nurse
09- Maria _______ nurse
10- Walmir _______ teacher
11- Marina ________an old woman
d) Complete com am, is, are como pergunta
01-____ I student
02- ____you teacher
03- ____he doctor
04- ____she nurse
05- ____it door
06- ____we lawyers
07- ____they drivers
08-____ Pedro nurse
09-____ Maria nurse
10- ____Walmir teacher
11-What ___ your name

Write in the correct Verb to be
a.Mary _______ my best friend.
b.John and Cindy _______ classmates.
c. Peter _______ my brother.
d.You _______ a good student.
e.They _______  in the classroom.
f.It _______ an orange.
g.Felicia and Mary _______ sisters.
h.I _______ her teacher.
i.It _______ a book bag.
j.You _______ a doctor.

2. Re-arrange the sentence.
a.I / not / a teacher. / am  
___________________________________________________________
b.She / my mother. / is      
_____________________________________________________________
c.The boys / playful. / are   
_______________________________________________________________
d.The girl / in the room. / is
_______________________________________________________________
e.We / not / are / at home. 
______________________________________________________________
f.My dad / smart. / is         
____________________________________________________________
g.My mother / a housewife. / is   
______________________________________________________________
h.She / not / my sister. / is 
______________________________________________________________
i.The teacher / angry. / is   
______________________________________________________________
j.The dog / in the kennel. / is
_______________________________________________________________



exemplo projeto aniversário da escola

ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

MINI-PROJETO

TEMA: ANIVERSÁRIO DA ESCOLA

SUBTEMA: “ESTE É O RETRATO DA MINHA ESCOLA.”

INTRODUÇÃO:
O projeto será aplicado em todas as turmas da escola Piloto Mandacaru. Que atende hoje 400 alunos. Está localizada no Projeto de Irrigação Mandacaru I.

JUSTIFICATIVA:
O interesse de desenvolver este projeto, surgi da necessidade de descobrir e resgatar a história da escola, bem como estender-se em homenagem ao atual prefeito da cidade, uma vez que além de ter sido aluno da escola, faz aniversário  na mesma semana da escola.
Os trabalhos desenvolvidos serão apresentados pelos alunos, durante a semana e o evento da festa, procurando com isso aproveitar para reforçar a leitura e escrita.

OBJETIVO GERAL
Resgatar a história da escola na comunidade local, buscando identificar o passado da mesma e homenagear o prefeito atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Entender como era a organização escolar no projeto e como ela está hoje;
Fazer levantamento de informações em documentos da escola;
Entrevistar pessoas mais velhas que possa dar informações sobre o início da escola;
Entrevistar gestores e profissionais que trabalharam na escola na época que ela foi fundada.
Levantar a história do atual prefeito, sua passagem na escola, sua infância e adolescência.

Desenvolvimento:
A partir de uma conversa com os professores, decidimos pesquisar junto á comunidade a história da escola, resgatando seu passado, envolvendo os alunos no projeto. “ESTE É O RETRATO DA MINHA ESCOLA.”
  
COMO: Pesquisa, teatro vivo, entrevista, cartaz, foto, desenho, produção de texto:  poesia,  poema, redação, frase, verso, entre outros).





PROJETO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA IRMÃ LEODGARD

Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Leodgard Gausepohl
Diretora: Maria Elizabeth Fernandes
Pedagogas
Ø Doriane Ezaquiel
Ø Marilena Linhares
Ø Dione Pinho Ferreira
Apoio: LABIN e PROUCA- Educadora Digital: Lúcia Maria Maia Pimentel



PROJETO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA


"A educação sozinha não    transforma    a        sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda!"  (Paulo Freire)



Tema: IRMÃ LEODGARD 11 ANOS DE HISTÓRIA!

 FUNCIONÁRIOS ENVOLVIDOS.....

Ø  DAÍZES OLIVEIRA MAIA
Ø  FILOMENA GENTIL QUEIROZ
Ø  LEILA MARIA MAIA DA SILVA
Ø  MARIA AMARAL SOUSA
Ø  MARIA DELZANIRA FLEXA DOS SANTOS
Ø  MARIA LADIR CARVALHO VALENTE
Ø  MARIA JUREMA SANTANA DE BARROS
Ø  MARLENE CAMPOS DO NASCIMENTO
Ø  ROSINETE COSTA LIMA
Ø  SIRLENE CRISTO LOPES
Ø  VANUSA CRISTINA CERDEIRA PAZ
Ø  VILMA TEREZINHA SILVA COELHO
Ø  WALDILENE CORRÊA DE SOUSA
Ø  GRACIENE SILVA TRINDADE
Ø  LUANA PINTO LIMA
Ø  JURACY DOS SANTOS REGO
Ø  GLAUCENIRA CAETENO DA SILVA
Ø  SALATIEL DOS SANTOS MELO
Ø  SIVANETE CARDOSO MARTINS
Ø  ADSON ALEXANDRE DOS S. TAVARES
Ø  FRANCILÉIA DA C. DE ARAÚJO BOTELHO
Ø  JOÃO RIBEIRO CAMPOS
Ø  GRACIENE SILVA TRINDADE
Ø  MARIA ELIZABETH DOS S. FERNANDES
Ø  MARIA ELITA SOUSA DOS SANTOS
Ø  IVONETE FERREIRA DE CASTRO
Ø  FRANCISCA ZULAIR DE ABREU TEIXEIRA
Ø  SANDRA MARIA DOS SANTOS GOMES
Ø  REINALDO SILVA DOS REIS
Ø  JOAQUIM ELBECY SANTOS
Ø  MARIA EDILEUZA DE SOUSA ANDRADE
Ø  MARIA DA CONCEIÇÃO R. CARVALHO
Ø  FRANCISCA DO MONTE ALMEIDA


JUSTIFICATVA

O tema aniversário da escola é muito importante em uma comunidade escolar no entanto deve ser trabalhado de forma diferente e significativa na vida dos educandos sendo assim, elaborou-se o PROJETO: IRMÃ LEODGARD 11 ANOS DE HISTÓRIA!  Visando aproximar mais as famílias como parceiras da escola, dando ênfase aos valores de respeito, colaboração e cidadania. Cabendo-nos motivarmos nossos alunos, pais   e comunidade escolar para participarem do projeto e das ações que serão desenvolvidas.


OBJETIVO GERAL

Ø Oportunizar à comunidade escolar o estreitamento dos laços de integração e a valorização dos 11 anos de história da Escola Irmã Leodgard no bairro Uruará.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Conhecer como foi que surgiu a escola no bairro;

Ø Fazer levantamento de informações em documentos da escola;

Ø Apresentar um teatro pelos alunos sobre a patrona da escola;

Ø Entrevistar pessoas que conhecem a história da escola desde a inauguração;

Ø Construir um Jornal Informativo contando a história dos 11 anos;

Ø Promover uma caminhada na ruas circunvizinhas da escola ao som da banda da escola pedindo PAZ no bairro. (Alunos com bandeira branca), cartazes.




RECURSOS

Alunos, pais, funcionários, banda, papel 40kg, pincel, filmadora, computador, impressora, faixa com o tema do projeto, cartazes para levar pra rua, carro som, mudas de plantas,

FAIXA:

PARABÉNS ESCOLA MUN. IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL !
     11 ANOS DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO.


AVALIAÇÃO,

Será realizada, através da participação de todos os envolvido nas    ações no projeto

PARCERIA: SMT, SINPROSAN, ESPORTE LAZER, POLÍCIA MILITAR, COMUNITÁRIOS, AMBU (ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO URUARÁ, MELO DE AZEVEDO, SOUSA MAGAZINE- BALÕES, VEREADORES, OUTDOR $ CIA. SEMED


CRONOGRAMA

25/02/2014 Elaboração do projeto
01/03/2014 Divulgação do projeto e entrega do histórico da Patrona da escola
06/03/2014 Atividades com alunos nas salas, cartazes, paródias, frases desenhos
07/03/2014 Atividades com pais e professores, RODA DE CONVERSA, dinâmicas, questionamentos sobre a escola
08/03/2014 Dia “D” Alvorada caminhada pela paz anunciando o aniversário da escola, chegada, jogos e ginástica laboral para os funcionários da escola e pais presentes.
Lanche das crianças
10/03/2014 Apresentação dos poemas paródias na  área da escola


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

1-Pesquisas nos arquivos da escola sobre a escola;

2-Apresentação do hino da escola; na área aula de educação física

3- Elaboração e ensaios do teatro;

4-Fazer uma filmagem entrevistando o morador(a) do bairro para contar a história da escola;

5- Produção de cartazes, acróstico, paródias e poemas sobre a escola;

6-Homenagem dia mulher (mensagem)

7-Roda de conversa com pais e professores sobre a escola, respeito ao outro, (nos dois turnos), socializar na área, cada professor com os pais de seus alunos

8-Arborização da frente da escola alunos do 5ᵒ ano

10- Dia "D" caminhada no bairro seguida de ginástica ou jogos para os alunos na quadra parada nas esquinas com o carro som. Anunciando o aniversário.



RODA DE CONVERSA COM OS PAIS(SUGESTÕES)

1-O que vocês gostam ou admiram na escola?

2- O que poderia melhorar em nossa escola?

3-O que você mudaria na escola?

4- Como você pode ajudar a escola de seu filho(a)?

5- Como pode melhorar o relacionamento entre pais e professores?

6- A escola que temos é essa, que escola queremos?

 PROGRAMAÇÃO DIA “D” 08 DE MARÇO DE 2013

Alvorada festiva às 06:00h da manhã

1-Abertura (Palavra da diretora) 7:30 h
2-Oração
3-Hasteamento da bandeira com Hino Nacional
4-Hino da escola slide
5- Caminhada no bairro
6- Homenagem dia da mulher
8-Jogos e ginástica laboral
9- Lanche
10- Saída

DIA 10-03- 2014 - Apresentação das paródias, marchinha de carnaval e poemas

Rota caminhada:
Saída: Escola, Rua Uruará, Gonçalves Dias, São João Batista, Antônio Simões, Orla, Uruará, Escola.


projeto DIA DA ÁRVORE

Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves
Elaboração: Maria Inês Junqueira
Rialma/Setembro
2008
PROJETO DIA DA ÁRVORE
1. Justificativa
No intenso processo de urbanização que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a natureza. A infância vivida nos quintais, o contato freqüente com o meio ambiente, têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente.
Compreendendo todo o espaço escolar como meio de interação e construção contínua de conhecimento, o presente projeto visa proporcionar momentos de reflexão sobre a preservação e mesmo de transformação do meio ambiente compreendendo a importância desta data para conscientização do nosso papel diante dos problemas ambientais ocorridos ultimamente.
2. Objetivo Geral
Promover uma melhor percepção do meio, possibilitando uma reflexão individual e coletiva das questões urbano-ambientais, utilizando experiências vividas como estímulo a mudanças de atitudes e a disseminação dessas idéias aos demais membros da comunidade escolar.
3. Objetivos Específicos
- Valorizar a data em que se comemora o Dia da Árvore;
- Despertar o interesse e a curiosidade sobre o tema do projeto;
- Desenvolver habilidades de pesquisa e leitura;
- Mostrar aos alunos as vantagens na melhoria e preservação da qualidade dos espaços verdes;
- Divulgar para a comunidade escolar, por meio das ações dos alunos envolvidos, os processos desencadeados pelas ações ambientais;
- Ter novos comportamentos e atitudes perante os problemas ambientais;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade com produção de textos;
- Desenvolver a linguagem oral e escrita.
4. Procedimentos
* Sensibilização da turma com utilização de vídeo sobre o tema;
* Discussão sobre o tema e o filme assistido;
* Contar história sobre o Dia da Árvore para os alunos na sala;
* Pedir aos alunos que produzam textos ilustrativos sobre a árvore;
* Fazer pesquisas no laboratório de informática sobre curiosidades e informações que relacionam a importância das árvores para a saúde do nosso planeta;
* Conversa informal sobre as pesquisas encontradas por eles na internet;
* Pedir aos alunos para que pintem desenhos relacionados ao Dia da Árvore fazendo uma exposição dos mesmos;
* Fazer uma pesquisa sobre: árvores frutíferas da nossa região e árvores brasileiras e trazer para sala de aula;
* Montar um painel com frases e confeccionar uma árvore para exposição no pátio;

* Ensaiar e apresentar a música: “Cuide bem da árvore” para todas as turmas no pátio.
Recursos
Ø Humanos: professores, alunos, pais, coordenação e secretário.
Ø Materiais: computador, impressora, som, CD, televisão, vídeo, livros, chamex, lápis de cor, papel crepom, EVA, cola gliter, mimeógrafo, fita adesiva, máquina fotográfica.
6. Avaliação
Será feita observando a participação, envolvimento e interesse dos alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados desperta curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e escrita de todos os participantes do processo.
Anexos
Curiosidades
Você sabia?
Se você tivesse uma árvore de 15 anos de idade e quisesse transformá-la em sacos de papel, só conseguiria fazer 700 deles?
Quanto tempo esses sacos de papel durariam? Em um grande supermercado, eles seriam usados em menos de uma hora! Ou seja, em uma hora, somos capazes de consumir uma árvore que levou quinze anos para crescer!
Você consegue imaginar alguma coisa que nos dê papel, frutas, castanhas, madeira, lugar para os pássaros e outros animais viverem, que sirva para as crianças brincarem, que nos dê sombra, ajude a manter o ar limpo, e preserve as margens dos nossos rios além das árvores? O que seria de nós sem as árvores?
Uma pessoa é capaz de consumir sete árvores por ano, na forma de papel, madeira e outros produtos. Multiplique esse número pelo total de habitantes da nossa cidade e de nosso planeta, e perceba: Quantas árvores destruímos por ano? Será que elas são capazes de crescer rápido para repor essa degradação que estamos causando ao planeta?
As árvores absorvem o gás carbônico por meio do processo da fotossíntese. Nós despejamos cada vez mais, maiores quantidades desse gás na atmosfera através da queima do petróleo e do carvão, o que está provocando um aquecimento global em nosso planeta, o chamado Efeito Estufa! Ao plantarmos mais e mais árvores, estaremos resgatando esse gás carbônico que jogamos na atmosfera!! Assim, reflorestar pode ser uma maneira de minimizar o problema do aquecimento global! Pense nisso!
As árvores conseguem manter a umidade da atmosfera elevada, ou seja, fazem com que o ciclo da água torne-se mais lento e harmônico, assegurando um equilíbrio térmico e climático em nosso planeta. Essa é a grande função das grandes florestas remanescentes, como é o caso da Floresta Amazônica! Pense nisso!
Plantar uma árvore é muito divertido! E uma das melhores coisas que podemos fazer para salvar o Planeta! A árvore reduzirá o gás carbônico da atmosfera, proporcionará beleza e sombra e atrairá a vida silvestre! Assim você poderá se orgulhar de contribuir para a preservação de nossas vidas no planeta Terra!
Somos capazes de gastar 50 milhões de toneladas de papel por ano, ou cerca de 300 kg por pessoa. Para fazermos todo esse papel, usamos mais de um bilhão de árvores! Se todo mundo reciclasse seus jornais de domingo, pouparíamos 500 mil árvores por semana!
1ª tática para amenizar o grande problema da degradação ambiental: reduzir o consumo. Consuma menos! Economize todos os materiais que puder! Desde as folhas de seu caderno, sacos plásticos, etc.
2ª tática: reutilize! Use a criatividade e dê sempre uma nova utilidade para os materiais que geralmente jogamos no lixo!
3ª tática: colabore com a coleta seletiva em nossa cidade! Ainda é uma minoria o número de pessoas que efetivamente separa o lixo que não é lixo! Separando o lixo, contribuímos com a sua reciclagem, poupando o meio ambiente e assegurando um futuro mais feliz para todos nós!