segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Projeto Meio Ambiente

Seqüencia Didática do Projeto 


“Meio Ambiente: meu, seu, inteiramente nosso!”

Escola Municipal
Diretora:
Coordenadora Pedagógica:
Seqüencia Didática do Projeto “Meio Ambiente: meu, seu, inteiramente nosso!”
Público Alvo: alunos da 1ª e 2ª ano, 2ª a 4ª série e Projetos
Duração: do dia 23 de maio a 03 de junho de 2011.

Objetivos específicos:

 Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
 Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
 Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
 Estimular a leitura e a escrita;
 Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);
 Desenvolver a oralidade, a socialização;
 Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.


Metodologia

A metodologia utilizada para a realização desta seqüência didática se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

MATEMÁTICA

1ª e 2ª séries
OD1. Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
OD2. Conjuntos: agrupando por tipos de embalagens, tamanhos, cores, formato.
OD3. Números cardinais e ordinais.
OD4. Adição e subtração.

3ª e 4ª séries
OD1. Situações-problemas envolvendo emba¬lagens de supermercado trabalhando o
OD2. Sistema monetário;
OD3. Adição, subtração e multiplicação;
OD4. Situações-problemas envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico de consumo de refrigerantes vendidos na cantina.

PORTUGUÊS

1ª e 2ª séries
OD1. Trabalhar, utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das marcas das embalagens trazidas pelos alunos: ltambé, Danone, Nestlé, etc.
OD2. Formar frases afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
OD3. Em grupos, apresentar propagandas so¬bre determinado produto.

TRABALHANDO COM MÚSICA.

 Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
 Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
 Ouvir e cantar a música;
 Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
 Ditado de palavras retiradas do texto.

3ª e 4ª séries
OD1. Produzir textos, peças teatrais e murais so¬bre a reciclagem e Meio Ambiente.
OD2. Os alunos confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto, ajudando na preserva¬ção do Meio Ambiente.
OD3. Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
OD4. “Apresentação de Jornal Falado”: utilizan¬do reportagens de jornais e revistas.
OD5. Produzir textos poéticos sobre o Meio Am¬biente.

TRABALHANDO COM MÚSICA.

 Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote da Poluição) e falar um pouco sobre o autor;
 Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical;
 Ouvir e cantar a música;
 Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)
 Ditado de palavras retiradas do texto.


CIÊNCIAS

1ª e 2ª séries
OD1. Aprender maneiras de acondicionar o lixo, em suas residências.
OD2. Pesquisar os processos da reciclagem.
OD3. Assistir a vídeos sobre a preservação da natureza.

3ª e 4ª séries
OD1. Pesquisar sobre o tempo de decomposi¬ção gasto para cada tipo de material.
OD2. Conhecer os cuidados que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo
mal-acondicionado.
OD3. Pesquisar a poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.

HISTÓRIA

1ª e 2ª séries
OD1. Pesquisar e debater a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.
OD2. Montar maquetes sobre o tema.

3ª e 4ª séries
OD1. Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;
OD2. A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;
OD3. Discutir os problemas criados com aterros sanitários, contaminações e polui¬ção das águas.
OD4. Fazer os registros nos cadernos.

GEOGRAFIA

1ª à 4ª série

OD1. Debater o que fazer para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais lim¬pos.
OD2. Discutir a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.
OD3. Proporcionar a classe um passeio (pelo bairro “ruas próximas a escola”), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;
OD4. Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs.: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);
OD4. Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc., que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Interdisciplinar


Professor organize uma excursão perto da escola, onde certamente houver árvores e ar¬bustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Observação: Sugira o seguinte roteiro, mas poderá modifica de acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.

1ª e 2ª séries poderão realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
OD1. Observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
OD2. Observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.

3ª e 4ª séries poderão ser orientadas para o seguinte:
OD1. Propor aos alunos que observe as árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.
OD2. Indagar: se são nativas? Foram plantadas?
OD3. Observar o solo em que nasceram;
OD4. Na vizinhança há algum córrego?

OBSERVAÇÃO: Deverá estimular os alunos nos momentos das observações e intervir, quando for necessário, no comportamento do mesmo, para não agredir a natureza. E aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a paisagem do bairro ou do município, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a diversidade da vegetação. Para que o aluno observe os mínimos aspectos da natureza. Como sugestão de atividade poderá propor aos alunos que nos seus cadernos, desenhe plantas, sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.


1ª série: examinar as sementes colhidas: Forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as semen¬tes? Após o estudo sugerir o plantio, em latinhas ou vasinhos em casa com a ajuda de um adulto. Depois de cultivada as plantas será exposta em uma stands na escola por um período de uma semana, depois será entregue aos alunos para se plantadas em casa ou doadas.

2ª série: observar as folhas colhidas: cor, tamanho, variedade de formas, verifican¬do o arranjo variado das folhas nas hastes. Levar também a observar os dois lados da folha, se são da mesma cor. Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo, as nervuras e a variedade delas nas diversas folhas, pre¬parando-as para um mostruário ou ál¬bum. Para isso, solicitar os alunos que cole na folha de sulfite branca esticada e seca, com nome da planta e o dia/mês da coleta, “mais antes deverá explicar aos alunos que a cada folha coletada devera colocar dentro de uma revista ou jornal e pressionar com um livro.
3ª e 4ª séries examinar as terras, e solos que se encontram de¬baixo de árvores. Quais as conclusões ti¬radas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro para o início de uma horta na escola.

ARTES

1ª série
OD1. Verificar, com o alunado, se os vasos e latinhas estão devidamente regados e se há sementes para serem plantadas.
OD2. Discutir com os alunos a respeito do me¬lhor lugar para os vasinhos;
OD3. Recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;
OD4. Cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.
OD5.Apresentação de um vídeo educativo infantil que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;
OD6. Comentários sobre os vídeos;
OD7. Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

2ª série:
OD1. Ajudar a organização do álbum com as folhas;
OD2. Providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;
OD3. Discutir com a classe a melhor maneira de colar as folhas;
OD4. Trocar idéias sobre a ordem de coloca¬ção dessas páginas com as folhas.

3ª série:
OD1. Ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de solo, em vidrinhos,
Latinhas ou caixinhas e rotulá-los;
OD2. Trocar idéias sobre rótulos, com indica¬ções de onde foi colhida a amostra;
OD3. Desenhar trechos de paisagem da excur¬são e escrever sobre a paisagem;
OD4. Organizar uma exposição com esses de¬senhos.

4ª série:
OD1. Ajudar na organização de um mostruário com os tipos de plantas encontradas nos vários tipos de solo, onde também poderão desenhar as plantas. Nessa atividade exigira a observação, habilidade.

A reciclagem na escola

A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.
Proporcionar ao alunado essa discussão com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta seletiva na escola e na cidade.
Atentado para transformação de papéis, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos. E para haver estas transformação do lixo é preciso ter a conscientização de todos.

Orientação didática

OD1. Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.
OD2. Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc.
Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar¬garina, etc.
OD3. Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
OD4. O que fazer com as sobras? Explicar para os alunos a importância que essas sobras como as folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.

Artes
• Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados nas aulas.
Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da escola?
c) Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha apresenta sugestão.

Reciclagem do papel
OD1. Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
OD2. Discussão - Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.
OD3. Construir um mural educativo, mostrando a composição do lixo e sugestões para diminuir a quantidade de lixo na escola.

SUGESTÃO 2- Reciclando Papel

 No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;
 O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel;
 Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;
 Digitação do trabalho.
 Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos;
 Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto).


Reciclando com garrafa “pet”

OD1. Confecção de um boliche com garrafas de “pet”;
OD2. Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche;
OD3. Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;
OD4. Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;
OD5. Inicia o jogo;
OD6. Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.



PRODUTO FINAL:

2ª SÉRIES:
 Socialização das construções e das pesquisas;
 Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado;
 Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; (OBS.: OS TEXTOS E OS DESENHOS SERÃO TRABALHADOS EM DUPLAS.);
 Apresentar a turma e permitir que eles manusear e conheçam.

3ª SÉRIES:

 Iniciar a construção da cartilha do PASSEIO
 Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles, um texto para ser organizado. ( obs.: O PROFESSOR DEVE ARRUMAR A DUPLA DE ACORDO COM OS TEXTOS PRODUZIDOS ONDE OS DOIS ALUNOS TRATEM DO MESMO PROBLEMA.);


CULMINÂNCIA NA ESCOLA

 Exposição da Feira do meio ambiente.

 Neste dia os(as) alunos(as) a Feira do Meio Ambiente, onde os mesmos irão apresentar as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.


CAMINHADA ECOLÓGICA – DIA 03 DE JUNHO NA FEIRA LIVRE (MERCADO MUNICIPAL), COM 20 ALUNOS REPRESENTANDO A ESCOLA COM FAIXA.