sábado, 19 de maio de 2018

MEIO AMBIENTE

Projeto sobre Meio Ambiente para Educação Infantil e Ensino Fundamental

As questões ambientais estão ganhando espaço, não apenas na mídia, mas também nas pautas dos governos, tanto que já não pode ser ignorada. Neste projeto, ajudamos o professor a trabalhá-las com seus alunos!




Introdução:

Todos fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental.
aquecimento global, as mudanças nos ciclos de chuvas, as secas e inundações, o derretimento das geleiras do Ártico e da Antártida, o desaparecimento da neve nos picos
montanhosos que alimentavam rios, rios que secam, a poluição e o acúmulo de lixo (que poderia ser reaproveitado/reciclado), o desmatamento, consumo desenfreado de combustíveis fósseis, a destruição de habitats e a consequente extinção de espécies vegetais e animais, os problemas são muitos e também cabe a escola, ao professor e ao aluno ajudarem a amenizá-los ou solucioná-los, e ainda que as atitudes tenham impacto apenas nos arredores – ou regionalmente – cada pequeno esforço é válido e muito necessário! Pois se todos ajudarem, mesmo os grandes desafios de hoje e do amanhã serão eventualmente superados.

Preparamos um projeto pedagógico que auxilia e fornece ideias de como trazer esta importante pauta para a sala de aula e trabalhá-la com os alunos e alunas. Confira:

PROJETO MEIO AMBIENTE

Justificativa:

Percebendo a importância das questões ambientais para todo o planeta, não podemos ficar de braços cruzados, é preciso agir. Sendo assim, sensibilizar as crianças com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel.

Objetivos:

  • Conscientizar quanto a importância do meio ambiente e sua preservação para manter o equilíbrio natural do planeta;
  • Identificar diferenças, tanto nas espécies animais como vegetais;
  • Trabalhar sobre todas as formas de vida;
  • Trabalhar a noção de interdependência entre as espécies e os habitats;
  • Ressaltar através das atividades a importância da prática e do exercício diário e constante de atitudes ecologicamente positivas.
  • Incentivar o uso consciente da água e práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais (como garrafas plásticas e papel), deixando explícitas as vantagens de o fazê-lo.
  • Identificar quais são as principais causas para os desequilíbrios e problemas ambientais atualmente;
  • Exercitar a capacidade de abstração na busca por soluções para os problemas identificados.
  • Desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora, capacidade de interpretação e análise, senso de responsabilidade, percepção visual, tátil e auditiva.

Desenvolvimento:

  • Passeio pelos arredores da escola ou em algum parque arborizado (com devido policiamento e acompanhamento, mediante aprovação dos pais) visando identificar espécies animais e vegetais e os problemas locais;
  • Plantar uma árvore, ou uma planta em um vaso (pode ser feito com feijão e algodão ou um pouco de terra em uma embalagem) e acompanhar seu crescimento;
  • Criar um jardim na escola;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Músicas;
  • Filmes;
  • Jogos;
  • Recorte e colagem;
  • Fazer e instalar latas de lixo apropriadas para coleta de material reciclável;
  • Oficina de reciclagem, ensinando a separar e como reaproveitar e construir brinquedos ou utensílios com material reciclado;
  • Trabalhar com contagem, identificação e diferenciação de espécies;
  • Fazer cartazes e montagens separando as formas de vida entre animal e vegetal;
  • Desenhos;
  • Leitura de histórias;
  • Dobraduras;
  • Fazer uma maquete;
  • Mural sobre a água, suas características e como utilizá-la corretamente, sem desperdício.


PARA MAIS ATIVIDADES E PROJETOS ENTRE NO LINK ABAIXO