quarta-feira, 4 de abril de 2018

RELATÓRIO DESCRITIVO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Nome do aluno:        
Data de Nascimento: 13/09/2002
Série:  3º ANO      
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

SUGESTÕES DE RELATÓRIO
Ø  Aspecto sócio-emocional

 Demonstra ser uma criança retraída, durante o ano letivo apresentou insegurança a sua
nova turma
 (resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos
ambientes
 de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
 educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.

 Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava
as atividades 
e participava mediante a intervenção da professora.  Apresentou um bom relacionamento
 com os 
colegas e professores, porém, quando não está tomando seu remédio, tornasse agressivo
 com seus pares.

 A criança manifesta  bons hábitos de higiene  e  utiliza expressões  de cortesia.      



Ø  Aspectos psicomotores

           Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os
 movimentos sugeridos
 nos jogos. Não gosta participa  ativamente das brincadeiras propostas, só quando
sente vontade.
 Possui controle na marcha, postura, pula corda, dança, realizou a atividade de recorte e
colagem com
 dificuldade por não ter desenvolvido força de apreensão, tem equilíbrio, coordenação olho-mão,
joga e
 arremessa bola, lateralidade (direita e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora,
 em pé, 
sentado, agachado) orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo, ensolarado,
 nublado, 
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc.

Esquema corporal: observar condições de equilíbrio motor aplica conceitos espaciais e
de lateralidade em 
seu próprio corpo, é capaz de reproduzir estruturas rítmicas. Coordenação - grafo - manual: observou-se 
que o educando ainda não domina totalmente a qualidade dos traçados com instrumentos grossos e finos,
 fez representação gráfica esquemática e reconhecível.

      

Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

Devido O educando faltar frequentemente na escola e posteriormente nos atendimentos, tivemos que 
retomar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, pois o mesmo regrediu na aprendizagem, 
encontrasse no nível pré-silábico. Tem dificuldade em copiar as letras e palavras; porém, no que diz 
respeito à oralidade e narrar acontecimentos do cotidiano, o mesmo descreve com perfeição, faz
 questionamentos a professora do AEE e quando sentisse a vontade na sala de aula regular, também faz
 perguntas. O aluno quando não toma seu remédio, fica agressivo com seus pares, preferindo ficar sozinho.
 Seus colegas ficam tristes e com receio de chegar perto dele; xxxx gosta de sua turma e de ficar na 
companhia de seus colegas e de sua professora. Porém, todo o trabalho que foi feito em conjunto com 
a professora do AEE e da sala regular em relação à socialização e alfabetização do educando sofreram
 uma regressão; pois o mesmo falta muito e acaba retrocedendo todo seu desenvolvimento. Sendo assim,
 necessitou da ajuda da professora para realizar a atividade proposta, pois o mesmo desconheceu grande
 parte do alfabeto, manuseou corretamente o mouse e com orientação levou a letra a figura.

            Ainda não consegue compreender as relações de igualdade e diferença, não reconhece os absurdos 
e capacidades de conclusões lógicas; não compreende os enunciados; resolução de problemas cotidianos; 
resolução de situações problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e 
enunciados, causalidade, sequência lógica, etc. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias
 e secundarias seguindo comando do avaliador; porém, não reconhece as mesmas; identifica as formas
 geométricas, não identifica os números em sua sequência de 1 a 10, quando estão desordenados, 
desconhece os mesmos. Relaciona quantidades ao numeral, não identifica os dias da semana, não tem 
noção de tempo e espaço. Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição.



Ø  Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança

            Conversamos com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer às normas 
estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção.  
Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento
 de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar  as  causas do problema
 de dicção.

            Na  sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância 
do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. 
A criança tem apresentado melhoras em obedecer às regras estabelecidas na escola. Em relação à dicção
 a criança ainda não iniciou o tratamento que está marcado para o inicio de 2012, por falta de recursos
 financeiros e pelo município não dispor de fonoaudiólogo no centro de reabilitação, sendo assim, ouve 
uma quebra no tratamento do educando.



Ø  Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

           A criança não tem apresentado um ótimo acompanhamento, devido o descaso de seus pais, ficou 
muito tempo sem vir à escola e ao acompanhamento, porque seu remédio tinha acabado e seus pais 
demoraram a procurar o especialista para que o mesmo fosse submetido a novos exames e ser receitado. 
Sendo assim, ouve uma quebra no desenvolvimento da criança.  A família e escola devem caminhar juntas
 para o desenvolvimento da criança.



Ø  Recomendações a serem seguidas no próximo ano

As dificuldades apresentadas por xxxxx são notórias. Acredita-se que ao freqüentar a sala de aula regular
 e o atendimento educacional especializado assiduamente, e periodicamente acompanhamento com a 
equipe multidisciplinar e de seus pais, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas
 dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços  na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas contribuirão no processo de 
desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos 
na sala regular como:

Ø  Trabalhar as competências e habilidades que o educando possui;

Ø  Manter uma rotina diária de trabalhos;

Ø  As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranqüila, repetindo quantas vezes forem
 necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no 
desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual;

Ø  É importante utilizar o interesse que o educando apresenta por determinados assuntos, temas e formas
 de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e planejando adequadamente os desafios

 propostos aos alunos;

Ø  Observar como o educando reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
Estar atento auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de Trabalho em duplas ou grupos em sala
 de aula;

Ø  Cantinhos, (onde o educando poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria sala 
de aula regular, como leitura, escrita, jogos, recorte, pintura, desenho, etc.);

Ø  Propor trabalhos e atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas:
 sociais, de comunicação, cuidados pessoais, autonomia;

Ø  Trabalhar partindo do concreto, visando operar com conceitos, abstrações, hipóteses, generalizações, 
propiciando atividades organizadas para desafiar o pensamento do educando;

Ø  Utilizar diferentes recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, jogos, etc.

Ø  Em atividades de matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos, calculadoras,
 dados, jogos, etc.;

Ø  Dramatizações com músicas, teatros e leituras;

Ø  Adotar procedimentos pedagógicos visando à descoberta do educando nas situações problemas;

Ø  O educando deve saber quando respondeu corretamente. Se a resposta estiver incorreta deve-se dizer 
a criança, mas faça com que esteja próxima a resposta correta;

Ø  Trabalhar juntamente com o educando a auto-correção de suas atividades;

Ø  Proporcionar maior espaço de tempo entre as repetições de temas, a acumular experiências num curto 
espaço de tempo; Cartazes: calendário, presença, rotina, aniversário, alfabeto, números, etc.;

Ø  Trabalho de campo, pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o conhecimento e 
novas ações.


O educando participará do programa Mais Educação na modalidade de judô, com o objetivo de trabalhar
 a autoconfiança, defesa, disciplina e que ele possa interagir com seus pares


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