quarta-feira, 4 de abril de 2018

RELATÓRIO DESCRITIVO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Nome do aluno:        
Data de Nascimento: 13/09/2002
Série:  3º ANO      
Área de deficiência: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

SUGESTÕES DE RELATÓRIO
Ø  Aspecto sócio-emocional

 Demonstra ser uma criança retraída, durante o ano letivo apresentou insegurança a sua
nova turma
 (resistência em obedecer as regras estabelecidas para o desenvolvimento das atividades nos
ambientes
 de aprendizagem da escola) sendo necessário as professoras da sala regular e do
atendimento
 educacional especializado intervirem para o mesmo aceitar sua turma.

 Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava
as atividades 
e participava mediante a intervenção da professora.  Apresentou um bom relacionamento
 com os 
colegas e professores, porém, quando não está tomando seu remédio, tornasse agressivo
 com seus pares.

 A criança manifesta  bons hábitos de higiene  e  utiliza expressões  de cortesia.      



Ø  Aspectos psicomotores

           Apresenta equilíbrio corporal acompanhando com segurança e agilidade os
 movimentos sugeridos
 nos jogos. Não gosta participa  ativamente das brincadeiras propostas, só quando
sente vontade.
 Possui controle na marcha, postura, pula corda, dança, realizou a atividade de recorte e
colagem com
 dificuldade por não ter desenvolvido força de apreensão, tem equilíbrio, coordenação olho-mão,
joga e
 arremessa bola, lateralidade (direita e esquerda, encima e embaixo, frente, traz, dentro, fora,
 em pé, 
sentado, agachado) orientação espaço-temporal (longe, perto, noite, dia, chovendo, ensolarado,
 nublado, 
ontem, hoje, conseguiu realizar com auxilio) etc.

Esquema corporal: observar condições de equilíbrio motor aplica conceitos espaciais e
de lateralidade em 
seu próprio corpo, é capaz de reproduzir estruturas rítmicas. Coordenação - grafo - manual: observou-se 
que o educando ainda não domina totalmente a qualidade dos traçados com instrumentos grossos e finos,
 fez representação gráfica esquemática e reconhecível.

      

Ø  Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

Devido O educando faltar frequentemente na escola e posteriormente nos atendimentos, tivemos que 
retomar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, pois o mesmo regrediu na aprendizagem, 
encontrasse no nível pré-silábico. Tem dificuldade em copiar as letras e palavras; porém, no que diz 
respeito à oralidade e narrar acontecimentos do cotidiano, o mesmo descreve com perfeição, faz
 questionamentos a professora do AEE e quando sentisse a vontade na sala de aula regular, também faz
 perguntas. O aluno quando não toma seu remédio, fica agressivo com seus pares, preferindo ficar sozinho.
 Seus colegas ficam tristes e com receio de chegar perto dele; xxxx gosta de sua turma e de ficar na 
companhia de seus colegas e de sua professora. Porém, todo o trabalho que foi feito em conjunto com 
a professora do AEE e da sala regular em relação à socialização e alfabetização do educando sofreram
 uma regressão; pois o mesmo falta muito e acaba retrocedendo todo seu desenvolvimento. Sendo assim,
 necessitou da ajuda da professora para realizar a atividade proposta, pois o mesmo desconheceu grande
 parte do alfabeto, manuseou corretamente o mouse e com orientação levou a letra a figura.

            Ainda não consegue compreender as relações de igualdade e diferença, não reconhece os absurdos 
e capacidades de conclusões lógicas; não compreende os enunciados; resolução de problemas cotidianos; 
resolução de situações problema, compreensão do mundo que o cerca, compreensão de ordens e 
enunciados, causalidade, sequência lógica, etc. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias
 e secundarias seguindo comando do avaliador; porém, não reconhece as mesmas; identifica as formas
 geométricas, não identifica os números em sua sequência de 1 a 10, quando estão desordenados, 
desconhece os mesmos. Relaciona quantidades ao numeral, não identifica os dias da semana, não tem 
noção de tempo e espaço. Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição.



Ø  Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança

            Conversamos com a mãe sobre as dificuldades que a criança tinha em obedecer às normas 
estabelecidas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, e sobre o problema de dicção.  
Foi sugerido à família que trabalhassem a questão da autonomia com a criança através do desenvolvimento
 de atividades que a propicie em momentos de exercício dessa habilidade e manter o diálogo, orientando e trabalhando limites e sugeriu que levassem a um especialista para investigar  as  causas do problema
 de dicção.

            Na  sala de aula a professora sempre procurou trabalhar através de conversas sobre a importância 
do cumprimento das regras e limites para poder ter um melhor desempenho nas atividades propostas. 
A criança tem apresentado melhoras em obedecer às regras estabelecidas na escola. Em relação à dicção
 a criança ainda não iniciou o tratamento que está marcado para o inicio de 2012, por falta de recursos
 financeiros e pelo município não dispor de fonoaudiólogo no centro de reabilitação, sendo assim, ouve 
uma quebra no tratamento do educando.



Ø  Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

           A criança não tem apresentado um ótimo acompanhamento, devido o descaso de seus pais, ficou 
muito tempo sem vir à escola e ao acompanhamento, porque seu remédio tinha acabado e seus pais 
demoraram a procurar o especialista para que o mesmo fosse submetido a novos exames e ser receitado. 
Sendo assim, ouve uma quebra no desenvolvimento da criança.  A família e escola devem caminhar juntas
 para o desenvolvimento da criança.



Ø  Recomendações a serem seguidas no próximo ano

As dificuldades apresentadas por xxxxx são notórias. Acredita-se que ao freqüentar a sala de aula regular
 e o atendimento educacional especializado assiduamente, e periodicamente acompanhamento com a 
equipe multidisciplinar e de seus pais, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas
 dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços  na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas contribuirão no processo de 
desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este que pode ser trabalhado junto aos demais alunos 
na sala regular como:

Ø  Trabalhar as competências e habilidades que o educando possui;

Ø  Manter uma rotina diária de trabalhos;

Ø  As atividades devem ser explicadas de forma lenta e tranqüila, repetindo quantas vezes forem
 necessárias, (a repetição e rotina de aplicação das atividades, possui grande importância no 
desenvolvimento, compreensão e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual;

Ø  É importante utilizar o interesse que o educando apresenta por determinados assuntos, temas e formas
 de realizar as atividades, (assim é possível estar organizando e planejando adequadamente os desafios

 propostos aos alunos;

Ø  Observar como o educando reage e age em cada situação e atividades aplicadas, como as realiza.
Estar atento auxiliá-lo, para que desenvolva uma melhor forma de Trabalho em duplas ou grupos em sala
 de aula;

Ø  Cantinhos, (onde o educando poderá estar realizando atividades diversificadas em sua própria sala 
de aula regular, como leitura, escrita, jogos, recorte, pintura, desenho, etc.);

Ø  Propor trabalhos e atividades que possam auxiliar o desenvolvimento de habilidades adaptativas:
 sociais, de comunicação, cuidados pessoais, autonomia;

Ø  Trabalhar partindo do concreto, visando operar com conceitos, abstrações, hipóteses, generalizações, 
propiciando atividades organizadas para desafiar o pensamento do educando;

Ø  Utilizar diferentes recursos para produção de escrita e leitura: letras móveis, jogos, etc.

Ø  Em atividades de matemática poderão ser utilizados os seguintes recursos: blocos lógicos, calculadoras,
 dados, jogos, etc.;

Ø  Dramatizações com músicas, teatros e leituras;

Ø  Adotar procedimentos pedagógicos visando à descoberta do educando nas situações problemas;

Ø  O educando deve saber quando respondeu corretamente. Se a resposta estiver incorreta deve-se dizer 
a criança, mas faça com que esteja próxima a resposta correta;

Ø  Trabalhar juntamente com o educando a auto-correção de suas atividades;

Ø  Proporcionar maior espaço de tempo entre as repetições de temas, a acumular experiências num curto 
espaço de tempo; Cartazes: calendário, presença, rotina, aniversário, alfabeto, números, etc.;

Ø  Trabalho de campo, pesquisas, atividades com práticas e vivências estimulando o conhecimento e 
novas ações.


O educando participará do programa Mais Educação na modalidade de judô, com o objetivo de trabalhar
 a autoconfiança, defesa, disciplina e que ele possa interagir com seus pares


SUGESTÃO DE RELATÓRIOS


O relatório de desempenho escolar deve ser elaborado considerando o desenvolvimento do aluno e as intervenções realizadas. Utilizar vocabulário de linguagem culta dando ênfase para os avanços do alunos. As dificuldades a serem trabalhadas, devem ser indicadas como possibilidades e um bom prognóstico apontando sugestões viáveis de serem realizadas para a superação das dificuldades. O relatório de desempenho, deve sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que aspecto progrediu, valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos. Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando ser fiel em suas colocações.
Sugestões para iniciar relatórios
• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...
• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...
• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...
• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...
Português.
• faz uso de linguagem para comunicar-se,expressar idéias e opiniões;
• elabora perguntas e respostas de acordo com o contexto;
• faz pratica de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento que dispõe, quanto ao sistema de escrita;
• forma grupos de acordo com critérios estabelecidos;
• participa nas situações em que a professora lê textos de diferentes gêneros como historias, musica adivinhas, noticias;
• com auxilio identifica letras e silabas que compõem palavras contextualizadas;
• com auxilio observa a relação entre fonema e grafema;
• participa em atividades que envolvam pesquisas;
• valoriza suas próprias produções e a dos outros;
• participa de atividades que envolvem a linguagem musical e faz interpretações;
• participa de atividades que envolvem leitura, mesmo que de forma não convencional;
• com auxilio forma palavras a partir de uma determinada letra;
• com auxilio organiza as partes (silabas) para a composição do todo (palavras);
• faz leitura de uma paisagem a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens;
• conhece quase todas as letras do alfabeto;
• encontra-se no nível pré-silábico.
Matemática.
• percebe as semelhanças entre objetos redondos e não redondos e explora com auxilio diferentes procedimentos para comparar grandezas;
• com auxilio, explora medidas de comprimento utilizando unidades não convencionais;
• compõe e decompõe quantidades através da escrita numérica;
• participa de atividades que envolva pesquisa;
• com auxilio identifica números nos diferentes contextos de: posição, comparação, ordenação;
• explora e identifica as formas geométricas pela observação de objetos;
• percebe semelhanças e diferenças entre as figuras;
• identifica quantidades de elementos e faz correspondência um a um;
• com auxilio identifica a posição de um numa série numérica.
Artes.
• Produz trabalhos como desenhos, pinturas, modelagens, colagens desenvolvendo gosto pelo processo de produção e criação;
• reconhece formas, tamanhos, texturas e algumas cores realizando as atividades com coordenação motora fina e ampla;
• participa de atividades que envolvam regras, hesitando um pouco em respeitá-las;
• expressa-se corporalmente por meio de dança, brincadeiras e de outros movimentos;
• participa de atividades que envolvam a linguagem musical;
• faz interpretações musicais;
• expressa a produção de som e de silencio com voz, o corpo e objetos sonoros;
• percebe com auxilio de estrutura rítmica para expressar-se corporalmente, por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos;
• expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Geografia.
• reconhece a importância da moradia;
• explora e identifica objetos que tem casa;
• identifica animais que constroem a própria casa;
• identifica pontos para situar e deslocar-se no espaço;
• participa da construção de painéis referentes a diferentes lugares;
• tem noção de atitudes perante a preservação e conservação do meio ambiente.
Ciências.
• valoriza suas conquistas corporais;
• aprecia imagens e faz relação com experiências vividas e pessoais;
• percebe a importância de conhecer as características do próprio corpo e asseio corporal para manter uma boa saúde;
• reconhece as fases do desenvolvimento das pessoas;
• importância dos alimentos.
História.
• interessa-se pelo patrimônio cultural de seu grupo social e em conhecer diferentes formas de expressões culturais;
• reconhece nomes de familiares.
• faz relatos de noticias ouvidas ou histórias vivenciadas;
• participação nas atividades;
• tem idéia formada sobre crenças, valores, religiosidade;
• datas comemorativas e religiosas;
Educação Física.
• vivencia e participa de atividades recreativas, respeitando total ou parcialmente as regras;
• apropriou-se de habilidades especificas à cultura corporal tendo um ótimo desenvolvimento psicomotor;
• interage com grupo envolvido agindo na maioria das vezes de maneira cooperativa;
• ajusta-se parcialmente à normas da escola.
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, Equipe Multiprofissional, Atendentes, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva?
Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros?
Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no pátio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas?
Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal.
Lateralidade. Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra
(garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana,
etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábico-alfabéticas, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais?
Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
• Noções de espaço-tempo, conservação de quantidades, de seriação e
classificação.
• Identifica propriedades, atributos de cor, forma, etc.
• Encontra soluções para resoluções de problemas?
• Reconhece numerais?
• Relaciona número e quantidade?
• Reconhece as relações entre fala e escrita;
• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
• Distingue a língua escrita da língua oral;
• Demonstra compreensão do sistema alfabético;
• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
• Produz frases com lógica;
• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
• Distingue letras na linguagem oral e escrita;
• Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Obs:
Adequar relatório para as atividades das turmas das Oficinas Profissionalizantes, relatando os trabalhos realizados e as habilidade desenvolvidas de acordo com Plano de Trabalho Docente.
Alunos de 0 a 3 anos fazer relatório geral, com enfoque nas áreas do desenvolvimento.
Religião, se contida no PPP ou se não, incorporar na disciplina de História;
Adaptação: Lides Maria Baldissera - Pedagoga - FEAPAEs/PR




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