domingo, 30 de junho de 2019

Interjeição

Classificação da interjeição:
        As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:

Aclamação: Viva!
Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!
                       Sentido!
Agradecimento: Grato! obrigado!
Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua! Sai!
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!
Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!
Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ô!
Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!
Aversão: Xi! Ih! Credo!
Cessação: Basta! Chega!
Concordância: Claro! Ótimo! Sim!
Desapontamento: Uai! UÉ! Ah!
Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Espanto: Puxa! Nossa!
Impaciência: Hum! Puxa!
Pena: Oh! Coitado!
Reprovação: Francamente! Ora!
Satisfação: Boa! Oba! Opa!
Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!
Silêncio: Psiu, Pst! Silêncio!
Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

Atividades:
1 – Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases.
a)     Xi! meu dinheiro acabou...
b)    Bom dia, rapazes!
c)     Cuidado! Você pode se machucar!
d)    Adeus, crianças!
e)     Ai! é meu pé que está embaixo!
f)      Meu Deus! Que miséria!
g)     Ai de mim, se não fizer a lição!

2 – Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas.
     Resposta pessoal.

3 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
a)     Obrigada, é muita gentileza de sua parte.
Agradecimento.

b)    Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
Alívio.

c)     Ah! Você aqui a esta hora!
Espanto, admiração.

d)    Puxa! Pensei que não viesse mais.
Impaciência.

e)     Calma, que tudo acabará bem.
Advertência.

f)      Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão.
Reprovação.

g)     Ih, que bagunça está aqui!
Aversão.

h)    Olá! Que bom revê-lo!
Alegria.

i)       Nossa, que lugar lindo!!!
Admiração.

j)       Puxa! Você é realmente um artista.
Admiração.

k)     Oba! A festa vai começar!
Alegria.

l)       Oxalá os preços fiquem realmente estabelecidos!
Desejo.

m)  Psiu! As crianças estão dormindo.
Silêncio.

n)    Credo, que coisa horrível!
Terror, medo.

4 – Complete com Oh! ou Ó.
a)     Ó ) céus, ninguém me entende?
b)    Oh! ) voltastes!
c)     Oh! ) quantos presentes!
d)    Ó ) menino, andar aí é perigoso.
e)     Ó ) meu Deus! por que tanta injustiça?
       
EXERCÍCIOS:
1 – Identifique as interjeições:
a)     Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)    Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão?Credo!
c)     Temos a família reunida de novo. Viva!
d)    Você vai conseguir. Força!

2 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
 Alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração.
a)     Caramba! Como ela samba!
Admiração.

b)    Cuidado! Trecho sem acostamento!
Advertência.

c)     Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
Desejo.

d)    Olá! Como passou a noite?
Saudação.

e)     Oba, as férias estão aí.
Alegria.

f)      Xi! Esse cara aqui de novo.
Aborrecimento.

3 – Faça como o exercício anterior.
Espanto – aplauso – preocupação- animação – pena.

a)     Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
Aplauso.

b)    Coragem, breve chegaremos!
Animação.

c)     Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
Pena.

d)    Epa, que barulho é esse aí na porta?
Preocupação.

e)     Céus, como mentem nossos políticos.
Espanto.

4 – Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
      Alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado.
a)     Oxalá! Não chova amanhã.
b)    Cuidado! Escola!
c)     Alô?! Quem está falando?
d)    Socorro! Preciso de ajuda!
e)     Passa! Seu vira-lata sem dono!
f)      Ufa! Acabei a tarefa!

5 – Reescreva os trechos substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja o exemplo:
     Já são oito horas – disse a mãe admirada.
     Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a)     Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
Silêncio - Preciso explicar esse assunto.

b)    Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
Oba, consegui ser aprovado – gritou o menino.

c)     Agora vamos ter a nossa casa- falou o pai, com alívio.
Ufa, agora vamos ter a nossa casa – falou o pai.

d)    Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
Cuidado, não faça perguntas indiscretas – disse a mãe.

e)    O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
Cruzes, o cachorro quase me mordeu – disse a menina.

6 – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“______ que nada tenha acontecido com Maurício.” “________! Com quem eu estou falando?” “_______, você fala demais!”
a)     Oxalá, hum, irra.
b)    Tchau, que pena, claro.
c)     Hum, claro, ué.
d)    Queira Deus, alô, bico calado.

7 – “Nossa Senhora! Como você pode fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a)     Espanto.
b)    Saudação.
c)     Satisfação
d)    Desejo.

 8 – Assinale a oração que expressa pena:
     a) Chega! Não aguento mais!
     b) Quem me dera ganhar uma herança!
     c) Pobre coitado! Nem casa tem.
     d) Bravo! Cante mais uma vez.

9- Escreva frases utilizando as interjeições a seguir:
a) Epa!
b) Ai! 
c) Xi! 
d) Ué! 

10- Relacione, numerando conforme indicação:  
  1. Ufa! Cheguei na hora certa!
  2. Coitado! Mal sabe o que o espera!
  3. Cuidado! O piso está molhado!
  4. Puxa vida! O resultado da minha prova foi ruim!
(    ) pena
(    ) advertência
(    ) aborrecimento
(    ) alívio