terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PROJETO: LITERATURA EM FAMÍLIA: UMA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA.

PROJETO: LITERATURA EM FAMÍLIA: UMA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA.


                         
1- JUSTIFICATIVA


A literatura é um excelente exercício para à mente. É comprovado cientificamente que quando lemos, retardamos o envelhecimento do cérebro. São doses de informação, misturados a sonhos e fantasias que irrigam nossa mente e impulsionam a querer saber sempre mais.
A intenção do projeto é estimular o nosso aluno e a família a ler. Toda a família participará deste momento coletivamente, lendo e produzindo atividades previamente sugeridas. 
   “De tudo o que a escola pode oferecer de bom aos alunos é a leitura,  sem dúvida, a melhor,   a   grande   herança   da   educação”   (Luis   Carlos   Cagliari   –   Alfabetização   e  lingüística. P. 184).


2- OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral:

· Estimular a leitura oferecendo ao nosso aluno uma atividade prazerosa e coletiva
de leitura, incentivando toda a família a ler e participar da vida escolar.


2.2-  Objetivo específico

· Ampliar o vocabulário.
· Incentivar o hábito da leitura.
· Adquirir o prazer de ler com significado de aprender.

3- PUBLICO ALVO:


Alunos do Ensino Fundamental do  6º  ao 8º ano.
Família dos alunos.



4- DESENVOLVIMENTO

O   projeto   é   uma   atividade   pedagógica   criada   e   exercida   diretamente   pelo Supervisor Pedagógico. O papel do Professor é de intermediar suas atividades, ele deve estimular os alunos resgatando as atividades em sala de aula, atribuindo significados ao projeto.
O projeto será desenvolvido da seguinte forma:
ü  -Cada turma receberá uma bolsa decorativa contendo 02 cadernos para registro da atividade e 01 livro de leitura.
ü  -Às sextas- feiras a bolsa irá para uma família que deverá realizar a leitura do livro e as atividades propostas.
ü  -O aluno deverá ter como responsabilidade zelar pelo material e convidar a família a ler juntos o livro de leitura e fazer as atividades propostas, registrando-as no caderno.
ü  O 1º caderno, para o aluno ilustrar a parte que mais gostou e comentar.
ü  O 2º caderno, para a família preencher a ficha e comentar a importância da
atividade em família.
Esse momento deverá ser de prazer para o aluno e família.

5- DURAÇÃO
Maio a dezembro de 2016.

6- AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado pela supervisão e pela professora regente a cada retorno do
material entregue pelo aluno.















ANEXO

ATIVIDADE DA FAMÍLIA

NOME DA FAMÍLIA:___________________________________________________
1- Escreva o nome das familiares que participaram da leitura do livro:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
2- Nome do livro:
___________________________________________________________________
3- O responsável pelo sucesso deste é o seu filho (a), nome do aluno:
___________________________________________________________________


4-Escreva o que você gostaria de deixar registrado para o seu (sua) filho(o):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________


5- Como você avalia o livro que foi lido pela família?
(    ) – ÓTIMO
(    ) – BOM
(    ) – PODE MELHORAR


6- Com relação ao projeto, o que você achou?
(    )- ÓTIMO
(    )- BOM
(    )- PODE MELHORAR , SUGESTÕES:____________________________
_______________________________________________________________