domingo, 14 de outubro de 2018

Halloween


Halloween Week Games - An Interdisciplinary Project



Idealizador: Juliano de Oliveira Ramos
PCNP de Língua Estrangeira Moderna – DER - Avaré





INTRODUÇÃO:
Halloween Week Games - An Interdisciplinary Project trata-se de uma gincana escolar tematizada pelo Halloween, porém relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competência de várias outras Disciplinas do Currículo, criando o envolvimento de toda equipe escolar.
DIVISÃO DE EQUIPES:
GRUPOS MISTOS - os grupos devem ser divididos com integrantes de cada série e ano, tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, ou seja, um pouco de cada classe.
COMISSÃO ORGANIZADORA:
A comissão deverá ser composta pelos professores e mediadores da UE, professores de Língua Inglesa e componente do Grêmio Escolar (não poderão fazer parte das equipes).
FISCAIS/ORGANIZADORES DE PROVAS:
Serão fiscais/organizadores de provas os professores de cada Disciplina relacionada com a atividade. Exemplo: O conto de assombração é fiscalizado e organizado pelos professores de Língua Portuguesa ao longo da semana de atividades.
JURADOS:
Algumas provas, além dos fiscais, necessitarão de um corpo de júri, preferivelmente externo à equipe escolar. Podendo ser pessoas da sociedade, servidores públicos de outros setores (município, Diretoria de Ensino), artistas locais, etc.
DESCRIÇÃO DAS PROVAS:
Gostosuras ou travessuras - Trick or treat (pontuação máxima - 500 pontos para o 1º colocado) - Coordenada pelos alunos do 3ª série do E.M. a prova consiste em fazer uma arrecadação de doces pela cidade (residências e comércios) durante toda a semana de gincana, cada equipe também representa uma instituição de caridade para qual será doado o total de doces arrecadados pela equipe vencedora da prova dos palpites (descrita abaixo), o doador dos doces também participa preenchendo uma ficha com seus dados e seu palpite em unidade e a equipe, no final da semana de gincana, os grupos devem pesar e contar cada unidade de doce, anotar o total e entregar ao fiscal da organização. Os grupos não podem revelar, de maneira alguma, os resultados da prova. No final do dia a organização revelará os valores e a classificação de cada equipe. As equipes receberão a pontuação na ordem dos valores totais de unidades. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, MATEMÁTICA E/OU FÍSICA.
Prova dos palpites - Guess Game (700 pontos)- Além desta pontuação, a organização recolherá todos os doces arrecadados que serão colocados num recipiente grande e transparente que ficará em exibição no desfile de fantasias (prova descrita a parte), no qual três representantes de cada grupo dão palpites (apostas) do total de unidades de doces. Vence a equipe que der o palpite mais aproximado. Os doces serão doados para a instituição de caridade representada pela equipe somente se não perder na prova do sorteio (descrita abaixo). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, MATEMÁTICA E/OU FÍSICA.
Prova do sorteio - Raffle time - (1000 pontos) - Os palpites dos doadores de doces serão recolhidos em uma urna para sorteio. Vence a equipe sorteada caso o palpite do doador seja mais aproximado que o palpite dos participantes da equipe vencedora da prova dos palpites (descrita acima), e os doces serão doados para a instituição vencedora desta prova. Caso o vencedor de ambas as provas seja o mesmo grupo, soma-se mais esta pontuação. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, MATEMÁTICA E/OU FÍSICA.
Convertendo o peso - Weight Converters - (pontuação máxima - 300) - antes de revelar o total de unidades de doces a organização revelará o total em peso, porém medido em pences (lê-se pounds) /onces, as equipes que entregarem o valor convertido em quilos/gramas corretamente cumprirão a prova e receberão a pontuação, vence quem chegar ao resultado por primeiro e sequenciadamente segundo, terceiro, etc. O participante que estiver resolvendo o cálculo de conversão deverá levantar a mão ao chegar ao resultado para o fiscal conferir, se o resultado estiver incorreto a equipe é desclassificada da prova, não tendo oportunidade de refazê-la. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, MATEMÁTICA E/OU FÍSICA.
Desfile de fantasias - Costumes on the catwalk - (pontuação máxima - 500) - No último período da semana de gincana a organização e as equipes preparam um baile à fantasia, no qual todos das equipes devem ir fantasiados ou de traje todo preto, neste baile haverá o desfile de fantasia, que consiste em cada equipe fantasiar um casal para representá-los em um desfile para uma banca de júri, que deverá classificar os melhores casais, avaliando quesitos como: desenvoltura no desfile, maquiagem, figurino, criatividade e coerência entre os pares. Vence quem tiver maior pontuação na média final dos pontos dados pelo júri. As outras equipes serão classificadas, conforme a quantidade de equipe, de 2º ao último lugar e receberão a pontuação de cada classificação pré-estabelecida pela organização. Exemplo: 1º lugar = 500 pts, 2º lugar = 400 pts, 3º lugar = 300 pts, etc. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E DE ARTE.
Classe enfeitada - Thematic Classroom - (pontuação máxima - 500) - As equipes deverão escolher uma sala de aula para enfeitar e expor trabalhos sobre o tema HALLOWEEN (esses trabalhos também pertencem a provas específicas e terão pontuação à parte). A sala deverá conter:
* 1 a 3 lanternas de abóbora de verdade. (Jack O'lantern) - alunos do(a) 8ª série/9º ano.
* 6 a 12 morcegos de papel - alunos do(a) 5ª série/6º ano.
* 2 a 5 esqueletos de papel - alunos do(a) 7ª série/8º ano.
* 6 a 12 aranhas - alunos do(a) 6ª série/7º ano.
* 4 a 10 fantasmas de papel - alunos da 1ª série EM.
* 1 a 3 vassouras de verdade enfeitadas. (A vassoura da bruxa) - alunos da 1ª série EM.
* Uma dupla de participantes da equipe vestida de bruxos (as), que serão encarregados de recepcionar e apresentar a sala para os jurados - 1 aluno da 3ª série EM - 1 aluno do(a) 8ª série/9º ano.
* Uma aluna participante da equipe vestida da personagem Katrina, a caveira mexicana, que será responsável por apresentar o painel com os trabalhos do tema HALLOWEEN - aluna da 2ª série EM.
* Um painel com os trabalhos sobre o tema HALLOWEEN - "O dia dos mortos do México", "As origens e curiosidades do Halloween", "Origem e curiosidades do dia de todos os santos e o dia de finados no Brasil", "A roda do ano celta e outros festivais sazonais de religiões pré-cristãs", "conto de assombração", " Três ilustrações do conto" "versão em Inglês do conto". A montagem dos painéis fica na responsabilidade dos alunos da 2ª série EM.
O corpo de jurado, nesta prova, julgará a criatividade da sala, verificar se completaram os itens necessários, e se todos os trabalhos estão expostos (sem julgar a qualidade dos conteúdos dos trabalhos - que serão julgados em provas à parte). Também deverá ser levado em conta, se as equipes colocaram itens extras entre os enfeites. Todas as equipes que cumprirem a proposta básica estão classificadas e receberá a pontuação conforme a classificação: de primeiro ao último lugar. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E DE ARTE.
SUGESTÃO: APÓS A VISITA DOS JURADOS PELAS SALAS, OS ENFEITES E PAINÉIS DE TRABALHOS PODERÃO SER TRANSFERIDOS PARA O LOCAL (PÁTIO/QUADRA) ONDE OCORRERÁ O BAILE A FANTASIA, PARA ENFEITAR O AMBIENTE.
Trabalhos para o painel - Classwork Panel - (pontuação máxima - 300 pontos cada trabalho):
- O dia dos mortos mexicano - Os alunos do(a) 7ª série/8º ano EF de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter texto e imagens sobre o tema e não ultrapassar de três laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, HISTÓRIA/FILOSOFIA E/OU GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA.
- As origens e curiosidades do Halloween - Os alunos do(a) 5ª série/6º ano EF de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter texto e imagens sobre o tema e não ultrapassar de três laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, HISTÓRIA/FILOSOFIA E/OU GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA.
- A roda do ano celta e outros festivais sazonais de religiões pré-cristãs - Os alunos do(a) 8ª série/9º ano EF de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter texto e imagens sobre o tema e não ultrapassar de cinco laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, HISTÓRIA E CIÊNCIAS.
- Origens e curiosidades do dia de todos os santos e o dia de finados no Brasil - Os alunos da 3ª série do EM de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter texto e imagens sobre o tema e não ultrapassar de cinco laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, HISTÓRIA/FILOSOFIA E/OU GEOGRAFIA/SOCIOLOGIA.
- Conto de Assombração (ou terror) - Os alunos do(a) 6ª série/7º ano EF de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter somente o conto em texto sobre o tema, sem gravuras e/ou imagens e não ultrapassar de três laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E LÍNGUA PORTUGUESA.
- Ilustrações do conto - Os alunos da 1ª série do EM de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que consiste em fazer três ilustrações baseadas no conto de assombração feito pelo(a) 6ª série/7º ano. Os trabalhos deverão ser fixados no painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada) e será julgado pelo mesmo corpo de jurado da prova da sala enfeitada. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS, LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE.
SUGESTÃO: OS ALUNOS NO LUGAR DE FAZER ILUSTRAÇÕES PODEM CRIAR UM PROJETO DE VÍDEO NO PROGRAMA VIDEOMAKER CONTENDO A NARRAÇÃO DO CONTO EM QUESTÃO, OS VÍDEOS PODEM SER EXIBIDOS PARA ESCOLA E PARA O CORPO DE JURI DO DESFILE DE FANTASIAS, NO MOMENTO DO BAILE.
- Versão em Inglês do Conto de Assombração - Os alunos da 2ª série do EM de cada equipe ficarão responsáveis na realização deste trabalho, que deverá conter somente a versão em Inglês do conto produzido pelo(a) 6ª série/7º ano, sem gravuras e/ou imagens e não ultrapassar de três laudas. Os trabalhos deverão ser digitalizados, impressos em quatro vias, sendo que três serão entregues a um corpo de jurados e uma delas deverá ir para o painel de trabalhos (um dos quesitos da prova da sala enfeitada). FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E LÍNGUA PORTUGUESA.
TODOS OS TRABALHOS ENTREGUES À COMISSÃO ORGANIZADORA NO TEMPO PRÉ-ESTIPULADO, CONTENDO TEXTO E IMAGENS E DENTRO DOS LIMITES DE LAUDA ESTÃO CLASSIFICADOS, CABENDO AO CORPO DE JURADOS CLASSIFICAREM NA ORDEM DE PRIMEIRO AO ÚLTIMO CONFORME A QUALIDADE DO CONTEÚDO, CRIATIVIDADE E FORMATAÇÃO.
Duelo de sangue do diabo - phenolphthalein experiment - magic blood battle - (100 pontos para cada equipe pelo preparo da solução, 200 pontos para o vencedor do duelo) - Os alunos da 3ª serie EM das equipes deverão preparar a solução de água, álcool, amoníaco e fenolftaleína; mais conhecida como "sangue do diabo" para um duelo entre duplas com componentes de equipes diferentes. Exemplo: um participante da Equipe A contra um da Equipe B, enquanto um participante da Equipe C duela contra um da Equipe D. Os vencedores de cada duelo disputam a final, só há pontuação para a equipe vencedora do duelo final. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E QUÍMICA E/OU CIÊNCIAS.
Montando o esqueleto - Skeleton blind-puzzle - (300 pontos para o esqueleto melhor montado) seis participantes de cada equipe receberá uma parte do corpo de um esqueleto (uma cabeça, um tronco, um membro inferior direito, um membro inferior esquerdo, um membro superior direito e um membro superior esquerdo), cada participante, por sua vez, será vendado e deverá girar três vezes, depois prender em um painel a sua peça do esqueleto, em seguida outro participante segue o mesmo procedimento, e assim segue até que o esqueleto fique pronto. Uma comissão de jurados deverá julgar o esqueleto melhor montado. FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E BIOLOGIA E/OU CIÊNCIAS.
Jogos de desafios - Challenge Games (100 pontos para equipe vencedora de cada prova):
- Dança das cadeiras
- Cabo de guerra
- Queimada
- Jogos em geral
FISCAIS/ORGANIZADORES DAS PROVAS - PROFESSORES DE INGLÊS E EDUCAÇÃO FÍSICA.
Caça ao tesouro - Treasure Hunt - (500 pontos)
Serão necessários três representantes de cada equipe, que levarão material (caderno e canetas) para traduzir as pistas. São dados envelopes brancos dentro de um dicionário biligue Inglês/Português a cada equipe, dada à largada da caça, por alguém da organização, as equipes podem abrir o envelope com a primeira dica, em Inglês, para que eles traduzam. As dicas baseiam-se em pistas (sempre em Inglês) dos locais onde estarão os próximos envelopes, os envelopes devem estar sempre juntos, no mesmo local, contento pistas idênticas para cada equipe, porém a cada etapa haverá entre os envelopes brancos um envelope negro contendo a mensagem "GAME OVER", eliminando assim a equipe que chegar por último ao local indicado pelas pistas. Somente na penúltima etapa as duas equipes finalistas encontrarão dois envelopes cinza idênticos escrito por fora "TRUE OR FALSE - 1" e "TRUE OR FALSE - 2”, a primeira equipe a chegar deve ler, no mesmo local o conteúdo do envelope "TRUE OR FALSE - 1". Dentro deste envelope "TRUE OR FALSE -1" antes da pista propriamente dita, em "bom e claro" Português há um aviso que naqueles envelopes estão uma pista que leva ao tesouro e outra que leva ao envelope "Game Over", e que primeira equipe a chegar pode escolher ficar imediatamente com o envelope que estão lendo ("TRUE OR FALSE -1") e deixar que cada uma das equipes finalistas traduza por si só a sua pista, ou traduzir as duas mensagens ("TRUE OR FALSE - 1" e em seguida "TRUE OR FALSE - 2") e escolher a que mais lhe pareça verdadeira e entregar a outra já traduzida para a equipe adversária. Estas dicas estarão criptografadas com símbolos, contendo uma legenda destes símbolos para que eles possam ser decodificados, desta vez, diretamente ao Português. Obviamente, esta é uma pegadinha para os egoístas e uma lição de altruísmo, pois a mensagem do envelope "TRUE OR FALSE - 1" é falsa e leva para o envelope negro "GAME OVER", escondido em qualquer lugar da escola conforme a pista indicará. Já no envelope "TRUE OR FALSE - 2", ao traduzir
os alunos descobrirão a seguinte mensagem:
"SE VOCÊS SÃO DA PRIMEIRA EQUIPE A CHEGAR E AINDA ASSIM ESCOLHEU FACILITAR A TRADUÇÃO DESTA SEGUNDA MENSAGEM PARA SEUS ADVERSÁRIOS???!!! PARABÉNS, POIS VOCÊS NÃO FORAM EGOÍSTAS E VENCERAM ESTA PROVA. MAS SE VOCÊS SÃO DA SEGUNDA EQUIPE E DEIXARAM QUE VOCÊS DESVENDASSEM SOZINHOS ESTA MENSAGEM???!!! PARABÉNS TAMBÉM, POIS A AMBIÇÃO LEVOU SEUS ADVERSÁRIOS A UMA PISTA ERRADA. "O TESOURO ESTÁ NA SALA DA DIREÇÃO NAS MÃOS DO DIRETOR, ESPERANDO POR VOCÊS!!! PORÉM PRESTEM ATENÇÃO NAS INSTRUÇÕES QUE VIRÃO JUNTO DO TESOURO, ELE PODERÁ SER MUITO VALIOSO PARA O FINAL DESTA COMPETIÇÃO."
O diretor deve entregar o tesouro aos alunos representantes da equipe junto de um envelope amarelo com a seguinte instrução:
"VOCÊS PODEM DIVIDIR ESTE TESOURO ENTRE TODA A EQUIPE OU GUARDÁ-LO PARA PODER COMPRAR O VALOR DA PONTUAÇÃO MÁXIMA DA PROVA 'GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS', ADICIONANDO MAIS PONTOS À SUA EQUIPE, DOANDO OS CHOCOLATES PARA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE QUE RECEBERÁ OS DOCES ARRECADADOS. VOCÊ DEVEM TOMAR ESTA DECISÃO E RESPONDÊ-LA LOGO APÓS O RESULTADO DAS CLASSIFICAÇÕES DA PROVA "GOSTOSURAS E TRAVESSURAS".
FISCAIS/ORGANIZADORES DA PROVA - PROFESSORES DE INGLÊS E LÍNGUA PORTUGUESA.
DESENVOLVIMENTO DA SEMANA :
a) A semana segue sua rotina normal, os professores fiscais/organizadores de cada prova podem ceder espaço em suas aulas, durante a semana do evento, para que os alunos façam seus trabalhos, visto que muitos das provas exigidas são direcionadas para séries/anos específicos, a escola também deve ceder somente as últimas aulas de cada período para que as equipes se reúnam, e alguns integrantes para já participarem das provas físicas. O resultado destas provas podem ser dados ao final das provas, para aquecer o espírito competitivo entre as equipes.
b) Os trabalhos de pesquisas deverão ser entregues à comissão organizadora até o final da tarde da quarta-feira, para que os jurados possam ter tempo de ler e avaliar os trabalhos, nos trabalhos deverá estar especificado a identificação da equipe. O resultado dos trabalhos serão revelados somente no baile à fantasia.
c) O sangue do diabo deverá ser preparado previamente pelas equipes com a supervisão/mediação dos professores de Ciências e/ou Química e finalizados até o fim da tarde da quinta-feira, pois o duelo ocorrerá na manhã de sexta-feira, enquanto o restante das equipes enfeitam as salas. O resultado deve ser divulgado de imediato para as equipes, aquecendo o espírito competitivo.
d) As peças para a montagem do esqueleto deverão ser confeccionadas previamente pela comissão organizadora e/ou professores fiscais/organizadores da prova, o prova deverá ser realizada. Na manhã de sexta-feira, enquanto o restante das equipes enfeitam as salas. O resultado deve ser divulgado de imediato para as equipes.
e) A arrecadação dos doces pelas casas e comércio deverá ter uma atenção especial, cada equipe deverá ter um bloco de comprovantes de doação para o controle dos organizadores (o mesmo que, ao final, irá para o sorteio com o palpite do doador) contendo dados do doador, o palpite do doador, o nome da equipe, o nome da instituição representada pela equipe, a descrição do item doado. Além disso, é viável que a comunidade local seja avisada previamente desta arrecadação, por meio de bilhetes (distribuídos por toda equipe e alunos) especificando o item a ser arrecadado - doces (balas, chicletes, pirulitos, etc.) e os horários da passagem das equipes para o recolhimento. Este recolhimento deve sempre ser coordenado pelos alunos da 3ª série do EM, porém todos devem participar desta arrecadação. No final da tarde da quinta-feira, os doces serão separados pela organização geral da gincana por equipe e guardados na escola para serem contados e pesados na manhã de sexta, pelos professores fiscais/organizadores da prova juntamente de dois representantes do 3º ano EM de cada equipe. A contagem devem ser feitas em locais separados,pois as equipes não devem tomar conhecimento do resultado final de pesos e unidades uma das outras. Pois a soma revelaria o total, facilitando o palpite. Somente os professores fiscais/organizadores da prova saberão antecipadamente o resultado final e a classificação do primeiro ao último lugar, que deverá ser revelada as equipes no baile à fantasia. Vale somente o total em unidades para esta classificação, o peso servirá somente para a prova da conversão de pesos.
f) A comissão deverá fazer organização prévia da prova da caça ao tesouro, decidindo os esconderijos dos envelopes e compondo as pistas, também deverá comprar os bombons e/ou moedas de chocolate com o mínimo suficiente de uma unidade para cada componente da equipe vencedora, também deverá haver um fiscal presente na etapa dos envelopes cinzas "TRUE OR FALSE", para garantir que a primeira equipe a chegar receba o envelope "TRUE OR FALSE - 1" e leia as instruções. Esta prova deverá acontecer até a quinta-feira da semana da gincana.
g) Apenas a sexta-feira deverá ser um dia atípico na rotina escolar, durante toda a manhã as equipes deverão montar os enfeites e o painel de trabalhos nas salas escolhidas por cada equipe, sempre com a supervisão dos professores do período, ao final do período deverá ocorrer o julgamento da melhor sala enfeitada e das melhores ilustrações do conto de assombração, porém o resultado da classificação destas provas deverão ocorrer somente no baile à fantasia. Após a passagem dos jurados pelas salas, toda a organização e todos os alunos das equipes deverão transferir os enfeites das salas para o local do baile. No período da tarde acontecerá o baile à fantasia.
h) O baile a fantasia iniciará com o desfile de fantasias, depois haverá tempo livre com música, enquanto a comissão organizadora tabula os resultados prévios das provas cumpridas e julgadas durante a semana, na manhã de sexta, inserindo a pontuação do desfile e da classificação da prova "gostosuras ou travessuras". Deixando apenas de preencher a pontuação extra, caso o grupo vencedor da prova da "caça ao tesouro" decida comprar e adicionar a pontuação total da prova "gostosuras ou travessuras" e a pontuação das provas de virada de jogo: "convertendo pesos", "prova do palpite", "prova do sorteio", que serão revelados e tabulados, no momento do baile a fantasia, diante dos alunos, revelando o total de pontos e equipe vencedora.
i) Após o lanche, os resultados serão revelados na seguinte ordem:
1 - total e classificação das provas de desafio
2 - classificação do duelo de sangue do diabo
3 - classificação da montagem do esqueleto
4 - total e classificação dos trabalhos do painel
5 - classificação das ilustrações do conto de assombração
6 - classificação da sala enfeitada
7 - classificação do desfile de fantasias
8 - inserir os pontos da prova da caça ao tesouro para a equipe vencedora
9 - classificação da prova gostosuras ou travessuras
10 - Adição (caso ocorra) da pontuação total da prova gostosuras ou travessuras, comprada com o tesouro da equipe vencedora na prova da caça ao tesouro
11 - Adição da pontuação para equipe vencedora da prova do palpite
12 - Adição da pontuação (caso ocorra) da prova do sorteio para a equipe sorteada, se for a mesma equipe vencedora da prova do palpite, soma-se as duas pontuações.
13 - Revelação do total de pontos e classificação das equipes.
OBSERVAÇÕES:
1 - SE O PALPITE DO DOADOR VENCER A "PROVA DO SORTEIO", A INSTIUIÇÃO REPRESENTADA PELA EQUIPE SORTEADA RECEBERÁ A DOAÇÃO DOS DOCES INDEPENDENTE DE NÃO SER A EQUIPE VENCEDORA DA GINCANA PELO TOTAL DE PONTOS.
2 - CASO CONTRÁRIO, O PALPITE MAIS APROXIMADO SEJA DE ALGUMA EQUIPE NA "PROVA DOS PALPITES" A INSTITUIÇÃO REPRESENTADA PELA EQUIPE VENCEDORA DA GINCANA PELO TOTAL DE PONTOS RECEBERÁ A DOAÇÃO DOS DOCES ARRECADADOS, INDEPENDENTE DE SER A VENCEDORA OU NÃO DA "PROVA DOS PALPITES"
3 - CASO A EQUIPE VENCEDORA DA PROVA DA "CAÇA AO TESOURO" DECIDAM DOAR SEU TESOURO, ESTE NÃO DEVERÁ SER INCLUÍDO NO TOTAL DE UNIDADES PARA AS PROVAS DO PALPITE E SORTEIO, TAMPOUCO INSERIDO AO TOTAL DE PESO NA PROVA DO "CONVERTENDO PESOS".
4 - A PREMIAÇÃO PARA EQUIPE VENCEDORA É PRÉ-COMBINADA E ESTABELECIDA PELA EQUIPE ESCOLAR.
5 - ESTE PROJETO É, NA VERDADE, UMA PROPOSTA. PODENDO (DEVENDO) SER ADEQUADO A CADA REALIDADE ESCOLAR.
6 - PROVAS PODEM SER EXCLUIDAS E OUTRAS PODEM SER ADICIONADAS, CONFORME AS ADEQUAÇÕES NECESSÁRIAS OBSERVADAS PELA ORGANIZAÇÃO.
7 – A INTERNET OFERECE DIVERSAS OPÇÕES DE MOLDES E IDEIAS PARA OS ENFEITES DE SALA, TANTO EM IMAGEM, QUANTO EM TUTORIAIS NO “YOUTUBE”, TAMBÉM EXISTE A RECEITA DA FÓRMULA DO “SANGUE DO DIABO”.



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