terça-feira, 29 de maio de 2018

jogos educativos

Sugestões de atividades retiradas do caderno de atividades – Projeto Alfabetizar com Sucesso. Secretaria de Educação e Cultura. Governo do Estado de Pernambuco. 2005. JOGOS DAS PALAVRAS Criação Fernanda Michelle Pereira Girão, Izaurina Borges Lima, Rodrigo Soares de Oliveira, Jonathan de Lira Brito- alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco.

Componentes 10 fichas com pares de palavras que rimam
 (cada par de palavras aparece em duas fichas iguais) 
e 10 fichas com desenhos correspondentes às palavras 
(para cada dupla de palavras, existem duas ficha de figuras, uma correspondente a cada palavra.
 Assim, existem quatro fichas de cada cor: duas com os pares de palavras e duas com os pares de figuras correspondentes.
 A cor não deve aparecer no verso, para que o jogo fique mais emocionante.
 Vermelha – 2 fichas com pares de palavras marreco e caneco,1 ficha coma figura do marreco e 1 com a figura do caneco. 
Azul – 2 fichas com pares de palavras cavalo e galo, 1 ficha coma figura do cavalo e 1 com a figura do galo. 
Amarela – 2 fichas com pares de palavras jenipapo e papo, 1 ficha coma figura do jenipapo e 1 com a figura do papo. 
Verde – 2 fichas com pares de palavras moço e poço, 1 ficha coma figura do moço e 1 com a figura do poço. 
Rosa – 2 fichas com pares de palavras panela e tigela, 1 ficha coma figura da panela e 1 com a figura do tigela. 

Finalidade Descobrir os pares das duas fichas com desenhos. 

Número de jogadores: 5 

Regras
 • Distribuem-se duas fichas com desenhos para cada jogador. As fichas de palavras devem ficar espalhadas na mesa, voltadas para baixo.
 • Um dos jogadores deve desvirar uma ficha. Se a ficha desvirada for da mesma cor de uma de suas fichas, o jogador deve apontar qual das duas palavras escritas na ficha correspondem ao desenho de sua ficha.Se acertar,guarda para si o par das fichas; se errar desvira a ficha e passa a vez para o outro jogador. 
• O jogador prossegue até que um dos jogadores forme os dois pares.



BARALHO FORMA-PALAVRA
 Criação Amanda França Vicente; Gleice Kelly de Souza; Irlânia do Nascimento Silva; Kátia Barros Cabral dos Santos Alunas do curso de Pedagogia da UFPE.

Componentes: 54 cartelas com sílabas. 

Finalidade Vence a partida que conseguir formar três palavras, e, ao final de cinco partidas, ganha o jogo quem tiver mais pontos. 

Quantidade jogadores: no máximo 5.

 Regras • As cartelas com as sílabas devem ser embaralhadas e, logo depois, devem ser distribuídas nove delas para cada jogador. - As cartelas que sobrarem devem ficar na mesa viradas para baixo. 
• O participante deverá tentar formar, com as sílabas que estão na sua mão, três palavras. 
• Cada participante, na sua vez de jogar, deve pegar uma cartela que está virada (no “dorme”) ou uma das descartadas.
 • O participante observa se a cartela que pegou lhe interessa para formar alguma palavra no seu jogo. • Se servir a cartela que o participante pegar, ele a segura e descarta outra do seu jogo, devendo permanecer sempre com nove depois da jogada. Se a cartela não servir, ele a descarta. – O participante poderá formar palavras com números de sílabas diversos, contanto que dê para formar três palavras com apenas nove cartas. 
• Para palavras de uma sílaba, o participante ganha um ponto; para palavras de duas sílabas, o participante ganha dois pontos, para palavras de três sílabas, três pontos e para palavras de quatro sílabas ou mais, quatro pontos. Os jogadores somam os pontos das palavras que conseguirem formar. Ao final de três partidas, comparam-se os pontos e elege-se o vencedor.



CAÇA-LETRAS
 Criação Ana Célia Feitoza Guimarães, Maria de Fátima Cavalcante Fernandes, Sandra de Sousa de Silva, Sônia Melo da Silva e Vânia Maria das Chagas – alunas do curso de Pedagogia da UFPE. 

Componentes 13 cartelas com figuras de animais e cartelas de letras (contendo a quantidade de letras que formam as 13 palavras: boi,gato, rato,porco, pato,peixe, coelho, girafa, cachorro, cavalo, galinha, pássaro e elefante).

 Finalidade Formar o maior número de nomes de animais. 

Números de participantes No máximo 4.

 Regras 
• As cartelas de animais devem ficar sobre a mesa, viradas para baixo.
 • As cartelas de letras devem ficar sobre a mesa, em ordem alfabética, viradas para cima (pode-se organizar uma caixa dividida por letras para colocar fichas).
 • Cada participante pega uma cartela de animal para formar a palavra correspondente à figura, usando as cartelas de letras. - Só poderá pegar outra cartela de animal quando terminar de formar a cartela que está em mãos.
 • O jogo só termina após a utilização de todas as cartelas de animais. Vence o jogo quem formar corretamente o maior número de palavras correspondentes às cartelas de animais.