quinta-feira, 31 de maio de 2018

Revolução Industrial.

Capitalismo Financeiro - Fase da especulação 

monetária

O Capitalismo Financeiro representa a fase do sistema capitalista marcada
pela especulação 
monetária e pelo maior peso do setor bancário na economia.
Esse período é marcado pelo surgimento de muitas das grandes corporações
 da atualidade,
 é o período em que vai haver as fusões de empresas com o objetivo de
dominar o mercado.

Bolsa de Valores de New York (Imagem: Pixabay)


A mão de obra infantil na Revolução Industrial

Esse vídeo mostra o trabalho do sociólogo e fotógrafo norte americano,
Lewis Hine, que denunciou através das suas fotografias, as terríveis condições
 de trabalho das crianças durante a Segunda Revolução Industrial, como jornadas
 de trabalho longas de até 16 horas  por dia, poucas horas de sono, o que
frequentemente ocasionava acidentes e até mortes.
O trabalho e a denúncia de Lewis Hine foi muito importante
para que legislações fossem criadas nos Estados Unidos para proteger
as crianças.
No mundo, a exploração do trabalho infantil ainda existe, sob as mais diversas
alegações.



As crianças como mão de obra na Revolução Industrial



Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa 
nos  séculos XVIII e XIX. O trabalho, que antes era artesanal, passa a fazer uso 
de máquinas e o trabalhador torna-se assalariado.Nesse contexto, países enriqueceram
 e tornaram-se nações muito poderosas, enquanto seus trabalhadores viviam na mais
 completa miséria.
  A Inglaterra era a maior potência industrial desse período. 

Trabalho infantil na era vitoriana

Na Inglaterra, durante a era vitoriana, o trabalho infantil foi norma durante 
os anos 1800.Crianças tinham que trabalhar a partir dos cinco anos de idade 
para aumentar a pequena  renda da família, Não existia na época um serviço 
de proteção à infância como existe  atualmente. Ao longo de várias décadas 
leis foram sendo criadas, que melhoraram um  pouco as condições de trabalho 
e o tratamento dados às crianças. Isso aconteceu porque
 pessoas como Lord Shaftesbury e Thomas Agnew tomaram medidas 
para que as mudanças acontecessem. Mas até que essas leis fossem  aprovadas,
o trabalho infantil nos tempos vitorianos era desenfreado. Os proprietários das
fábricas viam as crianças como mão de obra barata e eficaz. Elas trabalhavam por
uma mera fração do que um adulto ganhava. E as meninas eram ainda mais baratas.
 Devido ao seu tamanho e energia jovem havia trabalhos que as crianças
desempenhavam bem ou mesmo melhor do que os adultos. Às vezes havia mais
crianças do que adultos nas fábricas. As crianças não tinham direitos. Os trabalhos
 mais sujos foram dados à elas. Muitas vezes uma criança tinha que limpar sob as
máquinas, mesmo enquanto elas estivessem funcionando.
Havia pouca ou nenhuma medida de segurança posta em prática nos tempos
vitorianos para a ocorrência de uma lesão ou até mesmo de morte, o que não era
incomum.
 O trabalho infantil vitoriano consistia em horas de trabalho muito longas.
A semana de trabalho normal era de segunda a sábado, a partir das 6 da manhã até as
20 horas. As crianças eram espancadas ou multadas caso adormecessem, cometessem
um erro ou se atrasassem o serviço.

Em 1881 Thomas Agnew, um homem de negócios de Liverpool visitou a
Sociedade de New York para a Prevenção da Crueldade às Crianças.
Ficou tão impressionado como que viu que voltou para a Inglaterra e criou a
Sociedade de Liverpool para a Prevenção da Crueldade às Crianças.
A Sociedade Nacional para a Prevenção da
Crueldade às Crianças (SPCC) foi criada em 1891.

Abaixo depoimentos das crianças durante a fase mais dura da Revolução Industrial.

"Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez 
da noite.
 No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a
 limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da 
manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para 
o chá da tarde. 
Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove
 horas quando vinha o nosso café, que consistia de flocos de aveia com água, 
acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. 
Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e
 depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar 
para a refeição."
(Esse depoimento faz parte do livro “Capítulos da vida de um garoto nas fábricas de
 Dundee”, de Frank Forrest).

"São constantes as informações sobre crianças que trabalham em fábricas e que são 
cruelmente agredidas pelos supervisores a ponto de seus membros se tornarem
 distorcidos pelo constante ficar de pé e curvar-se (para apanhar). 
Por isso eles crescem e se tornam aleijados. Eles são obrigados a trabalhar treze, 
quatorze ou até quinze horas por dia."
(Trecho do livro “A História da produção de algodão”, de Edward Baines).

As crianças ocupavam todos os tipos de postos de trabalho, incluindo mineração, 
trabalho nas indústrias têxteis, na agricultura, como limpadores de chaminés e servos.

Quadro síntese as três fases da Revolução Industrial

Trabalhei nos segundos anos do ensino médio com esse quadro comparativo. 
Eles recebiam a folha em branco e pesquisavam com o material que tinham, como 
livros e internet.
Esse quadro foi feito a partir de um quadro publicado na assessoria pedagógica do livro 
Geografia: leituras e interação, de Antonio Luís Joia e Arno Aloísio Goettems.



ATIVIDADES SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Menina operária, suja e descalça, trabalhando numa jornada de
 quase 11  horas na 
Nova Inglaterra, em 1910, quando o capitalismo era livre e a organização 
sindical e as greves eram proibidas.

Questões sobre a Revolução Industrial

1) Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das fábricas) na época da
 Revolução Industrial é correto afirmar que:
a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista, podiam se organizar
 livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e ganhavam pouco,
 o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários benefícios trabalhistas, 

tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de trabalho, não apresentavam 
problemas de saúde relacionados ao trabalho.

 2) Leia o texto e, a seguir, aponte a alternativa que se adeque à sua interpretação:
“A máquina a vapor, tornando possível o uso da energia em todos os artifícios mecânicos,
 em quantidades maiores do que qualquer outra coisa conseguiria realizar no passado, 
foi a chave para tudo o que ocorreu em seguida, sob o nome de Revolução Industrial.
 A face do mundo mudou mais drasticamente (e mais rapidamente) do que em qualquer 
outra época desde a invenção da agricultura, cerca de 10 mil anos antes.”
 (ASIMOV, I. Cronologia das Ciências e das Descobertas. Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 1993, p. 395).
a) O autor acentua o caráter prejudicial da máquina a vapor para a agricultura.
b) Segundo o texto, a máquia a vapor foi decisiva para o advento da Revolução 
Industrial, já que este foi o primeiro dispositivo tecnológico que realizou uma
 transformação profunda no âmbito da produção.
c) O autor aponta o caráter negativo da mudança drástica e rápida que a Revolução 
Industrial provocou no mundo contemporâneo.
d) Segundo o texto, a máquina a vapor era eficiente porque funcionava à base de eletricidade.
e) O texto indica que a agricultura, durante 10.000 anos, impediu que a indústria se 
desenvolvesse.

3) Leia o texto a seguir:
“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção
 em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já não são mais 
pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar de outras pessoas;
 são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que as fábricas produzem.
 A grande empresa depende do consumo de massa. Em um livre mercado, não há uma 
só grande empresa que não atenda aos desejos das massas. A própria essência da atividade 
empresarial capitalista é a de prover para o homem comum. Na qualidade de consumidor,
 o homem comum é o soberano que, ao comprar ou ao se abster de comprar, decide os 
rumos da atividade empresarial. ” (MISES, L. Von. Fatos e mitos sobre a Revolução
 Industrial.)
De acordo com o economista austríaco, L. Von Mises, a importância das massas de 
trabalhadores assalariados para a consolidação da Revolução Industrial consiste:
a) no fato de terem sido explorados pelos industriais capitalistas que compravam sua 
força de trabalho e não pagavam o que era proporcional a essa força.
b) no caráter defensivo dos sindicatos que essas massas de trabalhadores formaram 
nesta época.
c) no caráter inexpressivo do consumo dos trabalhadores, já que a indústria não precisava, 
na Inglaterra do século XIX, de seu mercado consumidor interno.
d) no fato de ser a própria massa de trabalhadores, que também era o contingente
 populacional dos grandes centros urbanos, a massa de consumidores que 
demandavam os produtos industrializados.
e) no fato de o homem comum, apontado no texto, ter ser tornado soberano e instituído 
um regime político anarquista após a Revolução Industrial.

4) A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a partir
 do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se expandiu para
outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a
 chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram
durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?
a) Portugal.
b) EUA.
c) Alemanha.
d) França.
e) Japão.

5) (Pucsp) Podemos dizer que, na segunda metade do século XIX, iniciou-se a "era do
 petróleo e da eletricidade". A partir de 1870, principalmente, houve não só uma gigantesca
expansão da economia mundial, firmemente sustentada na industrialização de numerosos
países, como a aceleração da produção de mercadorias e grande concentração de capitais
 para investimento.
A respeito dessas transformações, é correto afirmar que
a) marcaram a passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção
 fabril, concentrando-se, principalmente, na produção têxtil destinada ao mercado interno.
b) demonstraram o declínio do capitalismo monopolista, com a perda de poder das grandes 
corporações, e a sua substituição por um sistema de livre concorrência.
c) estão relacionadas à chamada Segunda Revolução Industrial, marcada pela
 substituição das pequenas unidades fabris por complexos industriais com processos 
de produção mais sofisticados e pela concentração maciça de capital para os
 investimentos de base.
d) ficaram restritas à Europa, não chegando a atingir os Estados Unidos, que só se
 industrializaram a partir do período pós-guerras.
e) tornaram possível prescindir de mercados fornecedores de matérias-primas, em 
vista das transformações tecnológicas ocorridas, o que fortaleceu o isolamento da Europa.

6)  A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em meados do século XVIII. 
Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo inglês na Revolução Industrial?
a)  Presença de petróleo no território; mão-de-obra em abundância; capital da nobreza 
para investimentos; presença de grande quantidade de máquinas importadas da França.
b)  Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de artesãos; boas reservas de 
carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
c)  Presença de grandes reservas de carvão mineral e minério de ferro em seu território;
 mão-de-obra em abundância; capital da burguesia para investimentos em indústrias;
 mercado consumidor.
d) Grandes investimentos em transporte marítimo; grandes reservas de petróleo;
 mão-de-obra estrangeira em abundância; relações comerciais com o Brasil.

7) Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais para a Revolução Industrial?
a)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte ferroviário
 (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário (locomotivas a vapor).
c)  Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte veicular (automóveis e
 caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal (bois, cavalos, etc).

8) (G1) Analise os seguintes itens:
I - Robotização da produção.
II - Especialização e qualificação da mão-de-obra.
III - Colonização da África e América Latina para suprimento das necessidades de novos 
mercados e matérias-primas.
IV - Emprego do petróleo e da eletricidade como fontes de energia.
V - Introdução de novos materiais: fibra óptica e cerâmica.
Os itens correspondentes à Terceira Revolução Industrial são apenas
a) I e III.
b) III e IV.
c) I, II e V.
d) II, IV e V.

9) (Puc-rio) A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas 
do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo.
 Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.
a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.
b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.
c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.
d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes 
mais eficientes.
e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

10) O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas,
 como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria
 não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao
 tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.
a) Indústria moderna
b) Indústria de ponta
c) Indústria tradicional
d) Indústria de bens de consumo
e) Indústria de bens intermediários

11) (UEMA) São indústrias de ponta na terceira Revolução Industrial:
a) metalúrgica – construção civil – naval.
b) petroquímica – automobilística – siderúrgica.
c) elétrica – eletrônica – têxtil.
d) informática – microeletrônica – biotecnológica.
e) alimentícia – de bebidas finas – de cosméticos.

12) (Unirio) - RJ) Desde o seu advento até os dias de hoje, a atividade industrial passou
 por várias transformações e teve várias etapas ou fases. São características da Segunda 
Revolução Industrial a(o):
a) liderança dos Estados Unidos, o petróleo como principal fonte de energia e a
 indústria automobilística.
b) liderança inglesa, o predomínio da máquina a vapor e as indústrias têxteis.
c) disputa pela liderança entre Japão, Estados Unidos e Europa Ocidental, a robótica, 
a informática e a biotecnologia.
d) dispersão espacial da indústria e a utilização de várias fontes de energia como a nuclear,
 a solar e a eólica.
e) uso do carvão mineral como principal fonte de energia, o Taylorismo e o Fordismo.

13) (UNIOESTE) É possível indicar a indústria como um dos principais agentes
 de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias,
 assinale a alternativa INCORRETA.
a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um momento 
importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.
b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não é definida
 pela proximidade das matérias-primas, e sim pela proximidade de importantes centros 
de pesquisa e ensino universitários.
c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução 
do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimento da indústria
 automobilística.
d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico-científica e
 é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, telecomunicações e 
microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão.
e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os 
EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Fonte: Exercícios Mundo Educação, tudo SIM é História, Old Picz, Planeta Educação, O Historiador, Chá com bolachas...(Condições e Modos de Vida do Operariado Inglês da Primeira Revolução Industrial (1780 - 1840).

BLOG  REGINA BOLICO

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