domingo, 18 de março de 2018

ATIVIDADES PARA EXPLORAR A SENSIBILIDADE EM CRIANÇAS E JOVENS NA ESCOLA



1. Explore os seus sentidos
Idade: 4 a 6 anos.
Local: sala de aula ou refeitório.
Materiais necessários: um bolo de chocolate, suco de laranja, pratos e copos de plástico e lenços para vendar todos os alunos participantes. O sabor do bolo e do suco devem ser mantidos em segredo dos alunos até o início da atividade.
Preparação: Oriente os alunos a formar uma roda e que o responsável sente atrás ou do lado.  Escolha e coloque uma música tranquila ou relaxante no ambiente para que os alunos se mantenham tranquilos.
Dinâmica: Peça que cada familiar vende os alunos. Com todos prontos e sentados, corte o bolo em fatias, sirva-as nos pratos e ponha na frente de cada aluno. Faça o mesmo com o suco, deixando copo um pouco mais à frente para que os alunos não corram o risco de derrubar enquanto realizam a atividade. Oriente que eles se aproximem do alimento e mantenham o prato ao alcance das mãos. A atividade pode ser feita em mesas individuais ou até mesmo no chão. Peça que eles cheirem o que tem em cima do prato, que ponham os dedos e as mãos. Vá dando essas orientações e fazendo perguntas do tipo: Tem cheiro de quê? É gelado ou quente? Fofinho ou duro? É doce ou azedo? Ao lado, os pais podem ir encorajando e orientando cada etapa e até mesmo ir fazendo perguntas que agucem os sentidos. Depois desse primeiro momento de experimentação, o educador orienta que os alunos devem então pegar o alimento e prová-lo. O mesmo deve ser feito com suco, explorando questões como sabor e temperatura.
Objetivo: aguçar os sentidos como o olfato, o tato e o paladar.
Tempo da atividade: não determinado, depende do ritmo da turma na tarefa de explorar o alimento.
Finalização: oriente a retirada das vendas e faça perguntas como: o que acharam da atividade? Era isso mesmo o que esperavam? Qual sentimento tiveram ao ter de manusear algo sem saber do que se trata? Sentiram-se inseguros ou vulneráveis? Como se sentiram com a ajuda e o encorajamento do adulto? Ajudou? Depois dessa reflexão, levar o tema das pessoas com deficiência visual e da necessidade que elas têm de ter pessoas em quem confiam para fazer as tarefas cotidianas e diárias, como comer, por exemplo. Também é recomendável frisar que as pessoas com deficiência fazem tarefas iguais aos alunos todos os dias, como se alimentar, tomar banho, fazer necessidades, entre outras, porém, a única diferença é que as pessoas com deficiência confiam nas suas pessoas de referência, pessoas queridas que eles confiam para poder realizar essas tarefas, como comer, por exemplo. Por isso a importância de contar com a presença de um responsável, para que os alunos percebam o valor das pessoas de referência na vida das pessoas com deficiência.
Observação: o pai, a mãe ou o representante familiar responsável presente não podem sugerir de qual alimento se trata nem o sabor do suco, apenas encorajar que a criança os explore. Magda orienta que nessa atividade cada aluno seja acompanhado por um responsável, que vai atuar como um guia ou orientador durante o processo.

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