segunda-feira, 31 de julho de 2017

Competências do ENEM

Na semana passada, falamos aqui no Blog sobre algumas dicas preciosas para se escrever uma boa redação no Enem. Além das dicas básicas, como praticar bastante a leitura e a escrita, falamos também sobre estar bem informado acerca do que acontece no país e no mundo, sobre a importância de se estudar história para entender bem as questões contemporâneas, fugir dos clichês e fazer um rascunho a lápis e só depois passar o texto a limpo. Seguindo essas sugestões, você estará mais próximo de escrever um bom texto e ganhar pontos importantes na avaliação.

E para ajudar ainda mais neste desafio da redação do Enem, é importante estarmos atentos às cinco competências avaliadas pela prova:
1)    Domínio da norma padrão da língua escrita: Para a redação, os avaliadores buscam identificar a capacidade do estudante em se expressar empregando de forma correta as normas cultas da língua na modalidade escrita, que é diferente da modalidade oral.
Isso significa que há algumas diferenças entre a língua que usamos na escrita e a língua que utilizamos quando estamos falando. Um exemplo é que, na redação, não devemos utilizar gírias. Outra dica é ter precisão vocabular, ou seja, não inventar palavras, com a intenção de falar bonito.
Por fim, devemos sempre observar as regras gramaticais, segundo o último acordo ortográfico da Língua Portuguesa: concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, pontuação, flexão de nomes e verbos, pronomes, grafia correta das palavras, acentuação, além de detalhes que podem  parecer bobos, mas são importantes, como emprego correto de maiúsculas e minúsculas e divisão silábica correta na mudança de linha.
2)    Compreensão da proposta: toda redação do Enem é apresentada por um texto de apoio, também chamado de texto motivador. Este texto geralmente é acompanhado de um gráfico ou ilustração. Logo depois é apresentado o enunciado. O que os avaliadores esperam é que o estudante demonstre que compreendeu o texto motivador e o questionamento apresentado. Por isso, leia com bastante atenção o texto motivador, reflita sobre ele e comece a pensar em quais argumentos irá apresentar para desenvolver sua redação. Para ajudar nos argumentos, lembre-se de tudo o que estudou nas diversas áreas de conhecimento. E não fuja do tema proposto.
3)    Capacidade de organizar e relacionar: um bom texto é aquele em que a leitura é compreensível e lógica. E o que se espera na redação do Enem é exatamente isso: que o estudante consiga organizar as suas ideias. Essas ideias devem ser apresentadas de forma argumentativa e coerente, sempre baseadas em fatos e informações, para que os leitores (neste caso, os avaliadores) possam entender o que está escrito, sem confusão.
4)    Demonstrar capacidade e conhecimento da língua para argumentar no texto: o estudante deve ser capaz de desenvolver um texto de caráter argumentativo, apoiado nas questões formais da língua escrita. E quais seriam estas questões? Podemos começar pelos parágrafos bem construídos: ideia principal seguida de ideias secundárias. Além disso, os parágrafos devem estar conectados entre si, dando continuidade de uma ideia à outra, trazendo fluidez ao texto. Da mesma forma, os períodos devem ser bem elaborados, com uma ou mais orações, expressando causa-consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras.
5)    Elaborar uma proposta de solução para os problemas abordados, observando os direitos humanos, valores e diversidade: por último, neste quesito – um dos mais importantes -, os avaliadores do Enem esperam que as ideias apresentadas pelo estudante apontem possibilidades de intervenção na realidade social de forma viável. E, é claro, espera-se bom senso dos alunos, ou seja, que respeitem valores e direitos humanos como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

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