domingo, 9 de julho de 2017

Atividade de português: Questões sobre advérbios de intensidade

Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, visa ao estudo dos advérbios de intensidade. As questões propostas baseiam-se no texto Quanto mais sol, mais rápido, que nos conta sobre uma corrida de carrinhos, movidos por energia solar.
ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:    

Leia:

Quanto mais sol, mais rápido!

    Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos, com espaço só para uma pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão brilhante no teto… tudo para ficarem mais rápidos. E cadê gasolina?

    Ahá! É nisso que esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!

    Sacou, agora, para que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia para o carro andar. Ops! Andar não, correr: o carro campeão da prova este ano, da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!

    A competição é um jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro tá aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui! […]

Disponível em: <http://www.canalkids.com.br>.



Questões

Questão 1 – O termo em destaque desempenha a função de advérbio de intensidade em:

a) “Quanto mais sol, mais rápido!”

b) “Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem”

c) “[…] com espaço só para uma pessoa […]

d) “Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui!”



Questão 2 – O advérbio que compõe a frase assinalada anteriormente intensifica o sentido de:

a) um verbo

b) um advérbio

c) um adjetivo

d) um substantivo



Questão 3 – Transcreva a passagem do texto em que foi empregado o mesmo advérbio de intensidade identificado na questão 1. Em seguida, grife-o:





Questão 4 – Em todas as orações, “muito” funciona como advérbio de intensidade, exceto em:

a) Os carrinhos, presentes na Corrida na Austrália, são muito rápidos.

b) O uso da energia solar é muito importante para o planeta.

c) Os carrinhos são muito eficientes.

d) Havia no local muito carro de corrida.



Questão 5 – O termo “muito”, presente na oração marcada acima, classifica-se como:



  


Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância



Nenhum comentário: