domingo, 5 de março de 2017

PROJETO VIAJANDO NA LEITURA

PROJETO VIAJANDO NA LEITURA



I – INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROJETO

Título: Viajando na Leitura

Instituição: Escola Estadual Felipe Orro

Público Alvo: Ensino Fundamental I e II

Mês: Março a dezembro de 2014

Duração: 1º, 2º, 3º e 4º bimestre de 2014

Período: 05/03 a 10/12 de 2014

Data da elaboração: 18/03 a 28/04/2013

Encerramento: 10/12/2014

Equipe elaboradora:

Auxiliar de coordenação: Regina Célia M. da Costa

Auxiliar de coordenação: Margarida de Arruda Moura

Coordenadora de Língua Portuguesa: Elis de Fátima Lima de Moura

Coordenadora de Matemática: Eliane Rodrigues C. França

Professoras: Márcia Carolina M. de S. N. Silva

Equipe realizadora: direção, coordenação, alunos, funcionários e todos os professores : Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Historia, Geografia, Arte, Produção Interativa e Educação Física.

II – OBJETIVOS 
Geral 
Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação. 
Específicos 
- Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos; 
- Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, as revistas e aos jornais locais; 
- Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar; 
- Melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar; 
- Diminuir a evasão e o analfabetismo funcional na escola;  
- Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção; 
- Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania. 
III – DESENVOLVIMENTO 
1ª Etapa: Elaboração do Projeto e Preparação 
-Preparação do Carrinho da Leitura( carrinho de supermercado) com enfeites de personagens dos Clássicos da Literatura; 
-Seleção dos materiais: livros, gibis, revistas Ciência Hoje das Crianças, jornais locais, encartes da Folha de São Paulo, Fichas de leitura e um caderno para registro de empréstimos; 
-Elaboração do horário de atendimentopara cada turma do ensino fundamental – 1º ao 9º ano – Matutino e Vespertino. 
2ª Etapa; Motivação para o desenvolvimento do projeto 
-Apresentação do Vídeo: A menina que odiava livros -8 minutos 
-Clip musical: O mundo da Leitura – 3 minutos 
-Slide de frases de grandes pensadores sobre a importância da leitura 
-Slide : Os benefícios da leitura 
3ª Etapa: Ações 
Os coordenadores, professores de Produções Interativas, professores de Língua Portuguesa e monitores de Língua Portuguesa, desenvolverão as seguintes ações: 
- Produção de Murais: “Li, gostei e recomendo”;                        - rodas de leituras;  
- dramatizações;                                                                                 - fantoches; 
- leitura livre;                                                                                       - fichamento; 
- interpretação oral;                                                                           - leitura compartilhada em voz alta; 
- audição de histórias em CDs e DVDs;                                           - declamações de poesias; 
- reescrita de histórias;                                                                      - produção de textos; 
- adivinhas                                                                                             - parlendas; 
- confecção de mini livros;                                                                - dobraduras;- recorte e colagens, 
- palavras cruzadas;                                                                        - charadas; 
- caça palavras;                                                                                - pinturas;                                                                       
As obras ficarão no carrinho, juntamente com o Caderno de Empréstimo, onde será anotado, pelo professor responsável, o nome da obra, o nome do autor, nome do aluno, série que estuda, a data que tomou emprestado e a data da devolução. 
- O empréstimo dos livros será permitido apenas nas sextas-feiras e deverãoser devolvidos na segundas-feiras. 
IV – CULMINÂNCIA 
Noite Cultural – Sarau - Bimestral 
 – Será organizado um sarau por bimestre. Cada turma escolherá uma atividade que foi desenvolvida para apresentar na Noite Cultural, com a presença dos pais. 
V – RESULTADO 
A leitura como facilitadora do processo ensino e aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, a qualidade de vida das pessoas dacomunidade e do meio em que vivem.  
Como afirma Harold Bloom: “Uma das funções da leitura é nos preparar para uma transformação, e a transformação final tem caráter universal” (2001). 



ATIVIDADES PARA PROFESSORES DE INGLÊS



ATIVIDADES DE TODAS AS DISCIPLINAS




Nenhum comentário: